A Semana do Esporte Adaptado Paradesporto para pessoas com deficiência é agora uma realidade no Rio de Janeiro. A decisão parte de um projeto de lei sancionado nesta sexta-feira (10) pelo governador Cláudio Castro, que institui a medida no calendário de datas comemorativas do Estado.
A lei orienta a sociedade com palestras educativas, simpósios, divulgação, boletins informativos e diversos outros veículos de mídia, incentivando a prática de esporte adaptado a pessoas com deficiência.
“O esporte é apaixonante e uma grande ferramenta de inclusão, qualidade de vida e transformação. Mostrar as habilidades através do esporte ajuda a combater estereótipos e preconceitos, promovendo a valorização da diversidade e o respeito pela inclusão”, diz o deputado e também autor da lei Pedro Ricardo (SDD).
Kauã Barreto tem 19 anos e é um jovem estudante cabo-friense (RJ). É também um apaixonado pela literatura e apreciador do ofício jornalístico, com fervor pela escrita. Nascido em berço nada afeito a literatura, não fora estimulado em tenra idade. Mas sente que desde o começo atraía-se pelas palavras, lembrando que já pequeno, num caderninho de capa amarela, desatava a emular a escrita, grafando equivocadamente, da direita para esquerda, símbolos cursivos semelhantes às letras. Em criança, foi malsucedido em tudo quanto é tipo de atividades, quer atléticas ou em joguinhos de celular, só lhe restando o manejo com as palavras, que tinha certa facilidade. Depois veio o contato com a literatura e abriu-se as comportas da sua imaginação, suas perspectivas se dilataram. Tem lido e aprendido muito. E, jovem adulto que é, está só se descobrindo.