back to top
sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioDestaqueEstado do Rio pode ter programa para melhorar rendimento escolar; entenda

Estado do Rio pode ter programa para melhorar rendimento escolar; entenda

A medida, que autoriza o Poder Executivo a implementar o programa em todas as escolas de ensino básico do sistema estadual, tanto públicas quanto privadas, ainda precisa passar por uma segunda discussão em plenário

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira (29), em primeira discussão, o Projeto de Lei 4.239/21 de autoria do deputado Márcio Gualberto (PL), que autoriza a criação do Programa Aprender e Vencer, com o objetivo de melhorar a aprendizagem e os índices de rendimento escolar em todo o Estado do Rio de Janeiro.

A medida, que autoriza o Poder Executivo a implementar o programa em todas as escolas de Ensino Básico do sistema estadual, tanto públicas quanto privadas, incluindo as unidades da Faetec, ainda precisa passar por uma segunda discussão em plenário.

O programa busca oferecer uma atenção personalizada aos estudantes, desde o diagnóstico inicial de sua aprendizagem até a elaboração, o acompanhamento e a avaliação individualizada do seu percurso escolar.

O texto propõe a criação de diagnósticos detalhados para identificar as necessidades individuais de cada aluno, acompanhando seu progresso ao longo do ano letivo. Também prevê a formação de pequenos grupos baseados no nível de aprendizagem, onde estudantes com maior domínio de determinados conteúdos ajudam seus colegas com dificuldades, promovendo trocas cognitivas.

Além disso, incentiva o avanço acadêmico dos professores, apoiando a especialização, o mestrado e o doutorado, em parceria com universidades, com ajustes correspondentes na remuneração e no plano de carreira.

O projeto prevê a criação de oportunidades de reforço escolar, com a reunião de alunos de diferentes turmas para monitoria em disciplinas específicas. Por fim, as Secretarias de Estado de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação poderão desenvolver e implementar novas metodologias de estudo, promovendo uma cultura de estudo constante e disciplinado entre professores e alunos.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo