Escolas da Região dos Lagos recebem ecoponto para coleta de óleo de cozinha usado

Para doar, basta armazenar o líquido frio em uma garrafa pet e levar até às escolas. Em troca do material arrecadado, que será reciclado, unidades escolares receberão detergentes

267

Cinco escolas da rede municipal de ensino da Região dos Lagos, nas cidades de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, receberam nesta semana um totem para arrecadação do óleo de cozinha usado. O objetivo é evitar o descarte irregular do óleo de cozinha usado, estimulando atitudes mais sustentáveis, a preservação do meio ambiente e evitando a degradação das redes de esgoto. As unidades se unem a outros ecopontos integrantes do programa “De Olho no Óleo”, promovido pela Prolagos.

Os locais receberão doações do comércio, da comunidade e dos próprios alunos. Para doar, basta armazenar o óleo frio em uma garrafa pet e levar até às escolas. O material será encaminhado para reciclagem, podendo ser transformado em sabão, biodiesel ou tinta. O valor arrecadado com o reaproveitamento é revertido em detergentes para o ponto de coleta.

“Essa é uma forma de conscientizarmos a população e darmos a destinação correta para o óleo, que é tão prejudicial para o meio ambiente quando para a rede de esgoto, pois quando jogado na pia, ele pode causar entupimento da tubulação da residência, e no caso da rede de drenagem, ao ser misturado com areia ou outros resíduos sólidos, é formada uma espécie de concreto, causando obstruções que podem provocar alagamentos em períodos de chuva”, pontua Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.

Além dos totens, as escolas que foram vencedoras da gincana ‘De Olho no Óleo’, realizada no fim do ano passado, também receberam doações de detergentes. “O projeto foi de suma importância para toda a comunidade escolar. Eles tiveram conhecimento do descarte adequado do óleo e as formas de reciclagem. Durante a coleta nos estabelecimentos, também orientávamos os comerciantes sobre a necessidade de dar a destinação correta para o resíduo”, relata Bianca Cardoso, professora do Ciep 147 Municipalizado Cecílio Barros Pessoa Cívico Militar.

Confira as escolas que se tornaram ecoponto de coleta do ‘De Olho no Óleo’:

  • Armação dos Búzios – Instituto Educacional de habilitação profissional e formação Integral (INEFI)
  • Arraial do Cabo – Ciep 147 Municipalizado Cecílio Barros Pessoa Cívico Militar
  • Cabo Frio – Escola Municipal Evaldo Sales
  • Iguaba Grande – Escola Municipal Claudio Moacyr Azevedo
  • São Pedro da Aldeia – Escola Municipal Antônio Vaz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui