Nesta quarta-feira (11), trabalhadores da Criar Consultoria, empresa contratada para a construção de laboratórios no campus Cabo Frio do Instituto Federal Fluminense (IFF), foram demitidos por meio de uma circular, sem aviso prévio. A situação ocorre após aproximadamente três meses de problemas enfrentados pelos funcionários.
A circular divulgada pela empresa reconhece as dificuldades financeiras e menciona a suspensão de grande parte de seus contratos vigentes. No documento, a Criar Consultoria admite problemas relacionados à execução de serviços sem formalização adequada e a consequente falta de regularização dos créditos, o que teria comprometido sua capacidade de cumprir obrigações, incluindo o pagamento a colaboradores e fornecedores.
Apesar disso, o comunicado não apresenta medidas concretas para a quitação dos débitos trabalhistas ou solução imediata para os problemas relatados. Segundo os relatos, os funcionários estão sem receber os salários de novembro, os dias trabalhados em dezembro e os direitos rescisórios, incluindo 13º salário, férias, multa de 40% do Fundo de Garantia, aviso prévio e seguro-desemprego.
Ainda de acordo com os trabalhadores, o SINTICON, sindicato representante da categoria, tentou diversas vezes contato com o IFF para tratar e resolver a situação, mas não obteve retorno. Denúncias anteriores apontaram condições precárias de trabalho, como atrasos salariais, falta de benefícios e de equipamentos de proteção individual.
As denúncias incluem relatos de que os trabalhadores não recebiam vale-alimentação ou cesta básica, conforme estipulado nas convenções coletivas da categoria. Também foi informado que, em alguns casos, o fornecimento de refeições apresentava problemas de qualidade. A ausência de equipamentos de proteção individual (EPIs), obrigatórios para a segurança no trabalho, também foi apontada. Agora, os denunciantes não têm previsão de receber seus direitos.
O contrato entre o IFF e a Criar Consultoria, no valor de R$ 3.943.820,52, envolve a construção de laboratórios no campus Cabo Frio. Diante das denúncias, o Portal RC24h entrou em contato com os envolvidos, solicitando um posicionamento.
Em resposta, o IFF enviou a seguinte nota:
“Informamos que no dia 11 de dezembro de 2024, a empresa CRIAR CONSULTORIA E SERVIÇOS LTDA, informou a Reitoria, através de Ofício , o pedido de rescisão do contrato. Este contrato, feito com a reitoria.
1) Recebemos o sindicato em outubro de 2024, no campus Cabo Frio, para tratar das seguintes alegações: Pagamento em desacordo com a convenção da Região dos Lagos e sim da Cidade de Campos dos Goytacazes, local sede da empresa, Ausência de fornecimento de vale alimentação, ausência no fornecimento de EPI e reclamações a respeito da alimentação oferecida.
2) não houve informações a respeito de salários atrasados até o momento
3) Foi dado o esclarecimento de que o contrato é gerenciado pela reitoria e todas as alegações foram encaminhadas para a abertura de processo administrativo para averiguação e que as sanções que prevêem o contrato, seriam aplicadas.
4) Para maiores informações, entrar em contato com a reitoria do Instituto Federal Fluminense, pelo e-mail: gabinete@iff.edu.br“
Já a Criar Consultoria não retornou.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).