A Região dos Lagos tem recebido grande fluxo de turistas durante esta alta temporada, que começou em dezembro e termina após o Carnaval. Em Cabo Frio não é diferente. Por conta disso, desde o fim do ano passado até o início de fevereiro, o número de ocorrências aumentou e, consequentemente, o efetivo de segurança pública também.
Neste período, uma ação conjunta denominada “Operação Verão”, coordenada pelas forças de segurança pública, é realizada com o objetivo de reforçar a segurança e ordenamento nas áreas turísticas, tendo em vista que os municípios costumam recepcionar centenas de milhares de visitantes. Mais de 60 policiais foram destinados a suprir as demandas do período.
Diante disso, na cidade cabo-friense, que, de acordo com a prefeitura, deve receber cerca de 550 mil visitantes durante o período de Carnaval (reuniu aproximadamente 1,8 milhão de turistas no período do Réveillon), as ações preventivas têm dado resultado.
De acordo com a Guarda Municipal de Cabo Frio, até o início de fevereiro, 2.087 veículos foram notificados, enquanto 57 acabaram sendo removidos para o depósito da cidade. Ao todo, 60 caixas de som foram recolhidas; 57 crianças/adolescentes localizadas e entregues aos responsáveis; 43 flanelinhas encaminhados à 126ª DP; duas pessoas foram presas em detrimento da lei Maria da Penha e oito encaminhadas à DEAM; e 42 animais resgatados.
Já a Polícia Militar, diariamente, realiza patrulhamentos preventivos em pontos estratégicos da cidade, inclusive com quadriciclo, além de trailers de apoio na Praça do Moinho e na Praia do Forte.
O RC24h entrou em contato com a Polícia Militar, pedindo um balanço de ocorrências do período, e aguarda retorno.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.