Servidores da Agência da Caixa Econômica Federal de Cabo Frio, localizada na Av. Assunção, no Centro, entraram em contato com o Portal RC24H para denunciar o funcionamento do banco sem desinfecção após funcionários testarem positivo para Covid-19.
Ao se dirigirem à superintendência para efetuar reclamação, obtiveram como orientação não alarmar os colegas, para que não tenham medo de se contaminar. “Já tiveram vários casos na agência e não fazem nada”, disse um funcionário, que preferiu não se identificar.
De acordo com informações, quem trabalha no local não pode contar com o plano de saúde dos funcionários, pois está suspenso. Portanto, os próprios empregados devem arcar com o custeamento dos exames e consulta.
O protocolo tomado pelo banco, em casos positivos de Covid-19, é de que o local seja fechado para sanitização e todos os funcionários que tiveram contato com o colega precisam ser testados. Se tiver sintomas, mesmo com resultado negativo, deve ficar afastado por 72h.
A Diretora de Políticas Sociais da FENAE (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal), Rachel de Araújo Weber, pontua a “importância dos bancários estarem atentos ao cumprimentos das medidas e informarem seu Sindicato quando algum item não for cumprido”.
Em nota nesta quarta-feira (26), a Caixa informou que adota todas as medidas sanitárias recomendadas para prevenção à Covid-19, além de contar com protocolo de prevenção referência no setor. O banco esclareceu que a Agência Cabo Frio passou por higienização completa quando uma empregada testou positivo para a doença.
“A unidade segue funcionando com fluxo de pessoas no interior reduzido e limitado a 50% dos lugares e com higienização ampliada e frequente. A CAIXA informa ainda que todos os seus empregados contam com reembolso integral do valor para testagem de casos comprovadamente suspeitos de COVID-19 quando inexistir convênio habilitado na região”, finalizou.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.