Ana Paula Mendes, âncora e editora-chefe da InterTV RJ, afiliada da TV Globo com sede em Cabo Frio, foi dispensada da emissora na terça-feira (4) logo após retornar de licença-maternidade. A jornalista comunicou a decisão em suas redes sociais, expressando tristeza e gratidão. A notícia repercutiu mal para os seguidores da ex-âncora, que lamentaram e julgaram injusta a decisão da emissora.
“Ao voltar das minhas férias e licença-maternidade, infelizmente, fui desligada pela emissora”, revelou Ana Paula.
Com quase 16 anos de carreira na InterTV, a jornalista agradeceu aos telespectadores que a acompanharam durante esse tempo. “Que honra me permitir entrar na sua casa e levar a notícia até você. Os ciclos têm seu início, meio e fim. Nem sempre comandamos esses interstícios”, lamentou.
Ana Paula tirou licença-maternidade após engravidar do delegado Alessandro Gabri, com quem é casada. Embora tenha enfrentado uma perda em março de 2021, a jornalista engravidou novamente no ano passado e deu à luz seu filho, João Mendes, em outubro.
Agradecendo às oportunidades e aprendizados na InterTV, Ana Paula expressou otimismo quanto ao seu futuro profissional. “A vida sempre trabalha para o bem”, afirmou. Durante seus 16 anos na emissora, ela comandou o “RJ2” por 12 anos.
Colegas de profissão e seguidores lamentaram a decisão da emissora e desejaram sucesso a Ana Paula em sua carreira futura. Muitos internautas no Instagram e Twitter criticaram a decisão, afirmando ser injusta a demissão da ex-âncora logo após a volta da licença. “Ser mulher no Brasil é difícil demais. Se escolhemos não ter filho, somos criticadas. Quando temos, somos demitidas”, disse uma seguidora da jornalista.
Veja a despedida:
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.