Nesta segunda-feira (23), antevéspera de Natal, as ruas de Araruama estão movimentadas. A expectativa dos comerciantes é que isso reflita nas vendas, fazendo com que esse seja o melhor Natal desde o período da pandemia no quesito econômico.
Segundo os lojistas, a expectativa está refletindo a realidade. Eles afirmam que o comércio local tem registrado um grande aumento no fluxo de consumidores, com muitos em busca de presentes no mês de dezembro.
Jonathan, do “Gatão Lojas Utilidades”, afirma que a expectativa é grande e que espera que este Natal supere o anterior.
“A expectativa é sempre alta, né? [Durante] o período de Natal [a expectativa] é sempre elevada. (…) Ano passado foi bom, e esse ano esperamos que seja melhor. A cada ano [esperamos que] seja melhor que o outro”, destaca, observando que, desde o período da pandemia, a movimentação tem aumentando gradativamente.
Elisângela, funcionária da loja, complementa: “Está muito melhor do que o ano passado. Está bem movimentado. Mais do que a pandemia e dos outros anos também.”
No estado do Rio de Janeiro, as vendas de Natal deste ano devem movimentar R$ 5,86 bilhões, representando um crescimento de 13,1% em relação ao ano passado, conforme estimativas da Confederação Nacional do Comércio (CNC). A expectativa dos comerciantes de Araruama, é que isso reflita nas vendas da cidade.
A Confederação também destaca que os setores de super e hipermercados, lojas de vestuário, calçados e acessórios, além de artigos de uso pessoal e doméstico, devem liderar as vendas neste período.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).