No último dia 16, durante o movimento “Clean Up Day 2023” em Saquarema, foram retirados, em um período de quatro horas, cerca de 30 kg de resíduos de um trecho da Praia do Jaconé.
Durante as atividades, que também aconteceram em mais de 180 países, moradores e voluntários puderam contar com atividades socioeducativas sobre saneamento básico e cuidados com a água, ministradas pela Águas do Rio, que marcou presença durante o evento ambiental.
Durante a ação nas areias e no mar, os participantes puderam aliviar o calor provocado pelo sol forte bebendo uma água tratada e geladinha oferecida pela concessionária. Adriana Lo Preste, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas do Rio, explicou que o lixo e outros materiais descartados de forma incorreta causam enormes transtornos para a população.
“O lixo e o óleo de cozinha jogados na pia ou vaso sanitário, por exemplo, entopem a rede coletora de esgoto e causam danos ao processo de tratamento. Quando vão parar na galeria de água de chuva, podem chegar aos corpos hídricos, e muitos deles são nossas fontes de água potável”, ressaltou Adriana.
Mais de 60 pessoas participaram do Jogo da Memória do Saneamento, criado pela companhia. A brincadeira ensina as pessoas a tomarem atitudes corretas na utilização do recurso hídrico e a evitar poluir o meio ambiente. Na oportunidade, todos também aprenderam que podem contribuir com o processo de abastecimento das cidades. Havia uma atividade em que a bolinha azul representava a água tratada que sai da estação de tratamento da Águas do Rio, e os participantes conduziam o “recurso” por dentro da tubulação, de forma colaborativa, até a porta da casa do cliente, que ficava a uma certa distância da “estação”. Se caísse no caminho, houve desperdício, e isso não pode acontecer!
Saiba mais sobre o movimento
A natureza do planeta tem a capacidade de se regenerar. O Dia Mundial da Limpeza, ou “Clean Up Day”, não se trata apenas de mutirões de limpezas, mas é uma rede forte que dá visibilidade para as causas ambientais e potencializa a participação da sociedade civil.
Se cada pessoa fizer sua parte hoje, mais a natureza agradecerá amanhã, e todos desfrutarão de dias e mares mais azuis, como os vistos em Jaconé.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.