Em combate à intolerância religiosa, a “Primeira Semana do Axé em Búzios”, uma realização do Terreiro Kwê Asé de Oyá, acontece entre os dias 2 e 4 de fevereiro no Balneário.
A abertura da programação será na quinta-feira (2), às 6h. Já no dia 3 de fevereiro, às 18h, será o lançamento do livro “O Sagrado e o Profano”, de Nilma Accioli, Professora doutora em História pela UFRJ. No mesmo dia também será exibido o documentário Kwê Asé de Oyá, de Milton Alencar e também acontecerá um debate.
Também no dia 3 de fevereiro, haverá a abertura das exposições “Trajes do Candomblé” e a Exposição “Barcos”, de artistas da região, no Espaço Cultural Zanine, a partir das 18h.
No dia 4 de fevereiro, a partir das 7h, será exibido filmagens do documentário “Dia de festa no axé”. E às 15h, no Píer de Manguinhos, acontecerá a XIV festa de Iemanjá- Projeto Candomblé e Saúde.
O Foco do projeto é o combate a intolerância religiosa, como meio de promover o respeito e a diversidade entre as pessoas. Durante os dias de festa, acontecerão atividades educacionais a todos que participarem, com a finalidade de promover um maior conhecimento sobre a diversidade religiosa presente no município. A ideia é que o evento “Semana do Axé” leve conhecimento e respeito às múltiplas denominações existentes em Armação dos Búzios.
Programação
Abertura:
Dia 2 fevereiro, quinta feira às 6h.
Momento “Reflexão no Terreiro Kwê Asé de Oyá”.
Dia 3 de fevereiro, sexta feira às 18h
Lançamento de livro “O Sagrado e o profano” de Nilma Accioli – Professora doutora em História – UFRJ.
Exibição de documentário Kwê Asé de Oyá – Milton Alencar.
Debate
Abertura das exposições “Trajes do Candomblé” e
Exposição “Barcos” – Artistas da região – Espaço Zanine 18h,
Dia 4 de fevereiro, sábado às 7h
Filmagens do documentário “Dia de festa no axé”. Terreiro Kwê Asé de Oyá .
XIV Grande Festa de Iemanjá às 15h – Píer de Manguinhos.
Projeto “Candomblé e saúde”