15/04/2025 — 05:48
  (Horário de Brasília)

Búzios recebe audiência pública sobre exploração de petróleo na Bacia de Campos

Prefeitura propõe criação de brigada ambiental e centro emergencial para resposta a possíveis acidentes na costa

Compartilhe

Foi realizada nesta segunda-feira (7) uma audiência pública no Hotel Atlântico Búzios, promovida pela empresa internacional de energia Equinor, para apresentar os impactos ambientais da produção de óleo e gás no Bloco BM-C-33, do Projeto Raia, localizado no pré-sal da Bacia de Campos. A iniciativa atendeu a um pedido da prefeitura buziana, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo.

Localizado a cerca de 175 quilômetros da costa de Búzios, o Bloco BM-C-33 envolve atividades de exploração, desenvolvimento, produção e escoamento em águas profundas. O empreendimento está dentro da área de influência de unidades de conservação do município, o que motivou a solicitação por parte da gestão local.

Durante a audiência, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, destacou a necessidade de medidas preventivas diante da sensibilidade ambiental da região. “Solicitamos à Equinor a realização da audiência, e também um espaço para apresentar os resultados da II Conferência Municipal de Meio Ambiente de 2024. Discutimos ali a criação de uma brigada especializada, treinada pela Petrobras e pelas empresas de exploração da região”, afirmou.

Nascimento também propôs a implantação de um Centro de Defesa Ambiental (CDA) para resposta a possíveis acidentes com impacto na costa buziana. Ele ressaltou que o município depende economicamente do mar territorial, em razão da atividade turística. “Qualquer tipo de acidente potencial que ocorra na exploração de petróleo e gás pode nos atingir de forma irreversível”, completou.

Estiveram presentes representantes da Equinor, autoridades civis e municipais, além de integrantes de outras cidades da região. A Secretaria de Meio Ambiente de Búzios reforçou que segue empenhada em adotar medidas que garantam a preservação ambiental e a segurança da população diante da expansão da atividade petrolífera na Bacia de Campos.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias