InícioRegião dos LagosArmação dos BúziosBúzios adota tratamento com Cannabis Medicinal para Autistas

Búzios adota tratamento com Cannabis Medicinal para Autistas

O objetivo é que, com o tempo, outras patologias como Alzheimer e Câncer sejam tratadas

O tratamento com Cannabis Medicial teve início nesta quarta-feira (1º) em Búzios. Inicialmente, abrangerá apenas crianças autistas, depois será ampliado para outras patologias, como Alzheimer, Câncer e Parkinson.

A liberação da medicação foi feita através da Associação Brasileira de Acesso do Rio de Janeiro (AbraRio), mediante prescrição do médico neurologista responsável pela criança. É necessário o responsável da criança ser associado da associação. Atualmente, o município tem 300 crianças autistas cadastradas na rede pública e privada de saúde da cidade.

A Secretaria de Saúde de Búzios está estudando incluir o medicamento na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) para ser distribuído gratuitamente.

De acordo com o secretário de Saúde Leônidas Heringer Fernandes, o passo mais importante foi colocar a saúde mental como ponto de prioridade na saúde pública do município.

“E um dos pontos que discutimos inclusive foi tema da nossa Conferência Municipal de Saúde, foi a utilização dos medicamentos derivados da cannabis em especial neste primeiro momento em crianças com autismo. São mais de 300 crianças com autismo no município, iniciamos este projeto alguns meses atrás e constatamos um resultado muito positivo, tanto para essas crianças quanto para suas famílias. Tudo que for importante no ponto de vista farmacológico e do tratamento, vamos estar trabalhando para oferecer em menor prazo possível para a cidade”.

A comissão de revisão da REMUME está trabalhando para ser publicada a inclusão do medicamento ainda nesta semana. Após 30 dias o município vai estar adequado à nova realidade e poderá distribuir a medicação gratuitamente.

O cadastro na Associação Brasileira de Acesso do Rio de Janeiro pode ser feito através deste link.

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida e pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo