12/07/2025 — 09:21
  (Horário de Brasília)

Búzios adota tratamento com Cannabis Medicinal para Autistas

O objetivo é que, com o tempo, outras patologias como Alzheimer e Câncer sejam tratadas

Compartilhe

O tratamento com Cannabis Medicial teve início nesta quarta-feira (1º) em Búzios. Inicialmente, abrangerá apenas crianças autistas, depois será ampliado para outras patologias, como Alzheimer, Câncer e Parkinson.

A liberação da medicação foi feita através da Associação Brasileira de Acesso do Rio de Janeiro (AbraRio), mediante prescrição do médico neurologista responsável pela criança. É necessário o responsável da criança ser associado da associação. Atualmente, o município tem 300 crianças autistas cadastradas na rede pública e privada de saúde da cidade.

A Secretaria de Saúde de Búzios está estudando incluir o medicamento na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) para ser distribuído gratuitamente.

De acordo com o secretário de Saúde Leônidas Heringer Fernandes, o passo mais importante foi colocar a saúde mental como ponto de prioridade na saúde pública do município.

“E um dos pontos que discutimos inclusive foi tema da nossa Conferência Municipal de Saúde, foi a utilização dos medicamentos derivados da cannabis em especial neste primeiro momento em crianças com autismo. São mais de 300 crianças com autismo no município, iniciamos este projeto alguns meses atrás e constatamos um resultado muito positivo, tanto para essas crianças quanto para suas famílias. Tudo que for importante no ponto de vista farmacológico e do tratamento, vamos estar trabalhando para oferecer em menor prazo possível para a cidade”.

A comissão de revisão da REMUME está trabalhando para ser publicada a inclusão do medicamento ainda nesta semana. Após 30 dias o município vai estar adequado à nova realidade e poderá distribuir a medicação gratuitamente.

O cadastro na Associação Brasileira de Acesso do Rio de Janeiro pode ser feito através deste link.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias