Uma série de melhorias foram concluídas no Bolsão da Juju, na Praia do Forte, em Cabo Frio, nesta quarta-feira (5). O município informou que a iniciativa, iniciada na segunda-feira (3), incluiu o reforço da sinalização do estacionamento, a recolocação de mourões para proteger a vegetação e o plantio de novas árvores nativas.

“O Bolsão da Juju é uma área de vegetação nativa essencial para a manutenção da biodiversidade e a proteção contra erosões e inundações”, explicou a prefeitura.
“Seguimos avançando no ordenamento de Cabo Frio. Essa parceria entre a Secretaria de Mobilidade Urbana e a pasta do Meio Ambiente nos permitiu realizar melhorias no Bolsão da Juju, na Praia do Forte. Reforçamos a sinalização, recolocamos os mourões para proteger a vegetação e plantamos novas árvores nativas. Contamos com a colaboração de todos para preservar o que é nosso”, destacou Josias da Swell, secretário de Mobilidade Urbana.
Segundo a Equipe Verde, da secretaria de Meio Ambiente, o novo cercamento e o canteiro foram projetados para garantir um crescimento harmonioso das mudas, intercalando as espécies conforme seu porte.
“Esse planejamento ajudará a reduzir a competição entre as plantas e, com o desenvolvimento delas, formará um núcleo verde que contribuirá para a proteção contra os fortes ventos. A utilização de hidrogel garantirá a hidratação das mudas nos primeiros meses, facilitando seu crescimento. Além disso, o cercamento orientará os pedestres pelos caminhos designados, protegendo as mudas e evitando o trânsito desordenado”, informou a equipe.
Outra medida importante foi a instalação de placas proibindo o estacionamento em áreas verdes e sob a vegetação, garantindo o cumprimento das normas de preservação e contribuindo para a qualidade ambiental da região.
“O ordenamento no Bolsão da Juju é um passo fundamental para garantir a preservação ambiental e a recuperação da vegetação de restinga que cerca o espaço. Durante as altas temporadas, a área sofre com o uso indevido para estacionamento, impactando negativamente a natureza local. O plantio de mudas nativas, além de proteger o meio ambiente, também ajudará a amenizar a temperatura, beneficiando tanto a fauna quanto a paisagem da região”, disse Jaiton Nogueira, secretário de Meio Ambiente,
Nogueira também destacou que a intenção é dar continuidade à recomposição da restinga, removendo espécies exóticas que competem com a flora nativa.
“Com isso, não só melhoramos a qualidade ambiental da área, mas também criamos um microclima mais adequado, valorizando nossas espécies nativas. Ao retirar as exóticas, que são agressivas e prejudicam a vegetação local, estamos proporcionando um cenário ainda mais bonito e saudável para a Praia do Forte, que já é reconhecida como uma das mais belas do Brasil e do mundo. Essa ação visa aprimorar e valorizar ainda mais nosso patrimônio natural.”
A ação também contou com ações de educação ambiental. Durante o plantio, crianças que passaram pelo local puderam participar do processo, plantando mudas e aprendendo sobre a importância da preservação da vegetação nativa.
