BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (7)

A novela sem fim do transporte público em São Pedro da Aldeia; a declaração de Cláudio Castro para Alexandre Martins; a polêmica envolvendo Plano de Cargos e Salários de Cabo Frio; o antes e depois de Iguaba Grande às vésperas de completar 27 anos; Câmara de Araruama pega fogo com continuação de discussões dentro e fora do parlamento; secretária de Educação de Arraial vai à Brasília receber certificação; e muito mais...

1242

QUIPROQUÓ DO TRANSPORTE

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (7) começa por São Pedro da Aldeia com a iminente interrupção das atividades da Auto Viação Salineira nas linhas municipais a partir de 0h desta quarta (8). A polêmica começou no ano passado e, de lá para cá, várias reviravoltas se sucederam, incluindo substituição do pagamento do vale transporte dos servidores para manter a empresa. A bola da vez foi a falta de pagamento de um acordo que o município fez com a Salineira. A Prefeitura tentou passar na Câmara um PL que providenciava o subsídio para a empresa, mas os vereadores sentaram em cima. O prefeito Fábio do Pastel fez uma live no fim do dia para dar esclarecimentos. O jeito é cruzar os dedinhos e seja o que Deus quiser e a justiça deixar.

“PÔNCIO PILATOS MANDOU ABRAÇOS”

A verdade é que a Câmara age como quem não tem nada a ver com a treta: lava as mãos. Desde 12 de maio na casa, sem previsão de ser votado, o PL do subsídio é controverso, mas poderia ser a solução, ao menos a curto prazo, até que se encontre uma outra saída. Sem entrar no mérito das motivações dos parlamentares, mas eles já se aperceberam que a população está refém disso? A Procuradoria do prefeito Fábio do Pastel (PL), leia-se Dr. Peter Samerson, entrou com ação na Justiça para impedir que a empresa deixe de operar no município. A expectativa é que saia uma liminar favorável. No entanto, isso teria que acontecer nas próximas horas. Mas a situação atual se desenha num cenário de insegurança absoluta: vendados andando na corda bamba. Até o fechamento desta coluna, mesmo com pronunciamento do prefeito – onde ele lembrou que o que está sendo discutida não é a dívida da Salineira com o município, mas sim a prestação do serviço de transporte à população -, a novidade é zero. Amanhã pode ser um dia caótico para os aldeenses. Não os vereadores, afinal, todos têm carro, mas para a população que depende de condução.

GOVERNADOR DIZ QUE PREFEITO DE BÚZIOS “É DO CA***O”

Em Armação dos Búzios, repercutiu à beça o evento de prestação de contas que o prefeito Alexandre Martins (REP) fez na noite desta segunda-feira (6), no Geribá Tennis Park, sobre as obras que estão sendo feitas em parceria com o Estado. As presenças do governador Cláudio Castro (PL), do senador Romário (PL), dos deputados federal Altineu Côrtes (PL) e estadual Rodrigo Bacellar (PL), deram o tom da noite e mostraram que o clima era de fechamento político, daqueles ‘olho no olho’. O público lotou o evento e ficou atento o tempo todo. O auge dos discursos teve dois momentos que não poderíamos deixar de destacar aqui. Sobre as melhorias no balneário, Romário disse a Alexandre: “É uma honra ter apoiado você, está demonstrando que foi uma escolha certa. Eu frequento aqui há muito tempo e posso dizer que Búzios está entre as três cidades mais fodas”, ressaltou. E não parou por aí, o próprio Castro se rendeu à fala do ex-jogador de futebol: “Vou dar uma de Romário aqui: o prefeito é do caralho mesmo”, emendou o governador (veja o vídeo desse momento abaixo). “Óbvio que receber esse elogio direto do Romário e em seguida do governador, dizendo ‘vou parafrasear você’ é bom. Importante entender que o governador está valorizando o trabalho de um prefeito pequenininho como eu, de uma cidadezinha do interior”, comentou Alexandre. Cidadezinha só se for pelo tamanho, né prefeito? Afinal de contas, Búzios aparece no ranking como 6º destino turístico entre os 5.570 municípios do Brasil.

OUTRAS PRESENÇAS

Como dissemos, o evento de Búzios estava lotado. Além das autoridades já citadas, o secretariado de Alexandre Martins compareceu em peso e teve até ex-secretário de gestões anteriores que apareceu por lá, como Robinho Mota, que já trabalhou com os ex-prefeitos André Granado e Henrique Gomes. Claro que também não poderiam deixar de comparecer o indefectível trio de advogados Pedro Canellas, Thiago Ferreira e Peter Samerson. Evento concorridíssimo.

PARLAMENTO BUZIANO

Ainda falando de Búzios, mas, agora, da Câmara, na sessão desta terça-feira (7) foi encaminhado o projeto de lei que visa criar funções gratificadas para o cargo de merendeira. São 28 funções gratificadas de chefe de merenda e 28 de monitor de merenda, os valores da gratificação serão respectivamente de R$ 300,00 e R$ 150,00. O projeto do Poder Executivo será analisado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Também foi aprovada a indicação do vereador Victor Santos (REP), que sugere ao prefeito de Búzios a implantação de unidade transfusional no Hospital Rodolpho Perissé. A indicação será encaminhada ao Poder Executivo. “Essa unidade transfusional é um local de armazenamento de pequenas quantidades de sangue dentro do hospital, que traz mais agilidade ao atendimento dos pacientes quando precisarem de sangue, sem ter que acessar ao Hemolagos ou Hemorio”, justificou o vereador. O parlamentar também lembrou da lei de sua autoria, que instituiu o Junho Vermelho em Búzios, prevendo campanhas de conscientização e ações de incentivo à doação de sangue na cidade durante este mês.

PCCR DA DISCÓRDIA

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), enviou à Câmara um Projeto de Lei com alterações no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores municipais. Segundo funcionários da rede municipal de ensino, o prefeito não quer homologar o concurso de 2020 sem antes “mudar as regras para retirar direitos”. A novela envolvendo o concurso público tem agitado a política cabo-friense e gerado repercussão faz tempo. A falta de respostas tem deixado o povo apreensivo. A coluna procurou a Prefeitura, que respondeu que José Bonifácio recebeu, por diversas vezes, representantes dos concursados de 2021 e esclareceu a eles que haveria necessidade de aprovação de um novo Plano de Cargos e Salários, tendo em vista que o plano existente não está sendo cumprido em sua totalidade desde a aprovação, em 2012, por impossibilidade financeira e orçamentária. A Prefeitura esclareceu que o novo Plano, enviado à Camara Municipal, valerá apenas para os aprovados no concurso de 2021 e os próximos a serem realizados, sem retirar nenhum direito dos atuais funcionários efetivos. “A homologação do concurso se dará tão logo o Plano seja aprovado na Câmara Municipal”, finalizou o município.

NOVA SECRETÁRIA NA CASA

Na coluna Boca Miúda desta segunda-feira (6), informamos que chamou atenção a ausência de programação relacionada ao Dia Mundial de Meio Ambiente em Cabo Frio no domingo (5). Também mencionamos que o município estava sem um titular na pasta do Ambiente desde a saída de Juarez Lopes, no fim de janeiro. Pois bem, fomos procurados por uma servidora que nos informou que Cabo Frio teve ação no dia do meio ambiente e terá a semana inteira. “Eu trabalhei o domingo interior incansavelmente limpando o mangue e no sábado tivermos uma linda ação também de soltura de guaiamuns”, escreveu a funcionária. O problema é que faltou comunicação. Assim como no caso da nova secretária de Meio Ambiente, Rosalice Fernandes, que, segundo a servidora, mudou na sexta-feira (3), mas só foi apresentada a imprensa nesta terça (7), curiosamente, após a nota publicada neste espaço. Rosalice, segundo servidores, é uma pessoa muito competente e que vem transformando o Parque do Mico-leão-dourado, em Tamoios, onde era secretária adjunta da pasta. A coluna deixa registrada a retífica e deseja sorte a nova titular do Ambiente cabo-friense.

ABRIU O BAÚ

Ainda em Cabo Frio, a terça-feira (7) foi dia de festa para o presidente do Legislativo, Miguel Alencar (UNIÃO). O vereador completou 41 anos de idade e ganhou um “feliz aniversário” com direito a foto direto do fundo do baú publicada pelo ex-vereador e pré-candidato a deputado federal Aquiles Barreto (PSD). Os dois foram amigos de infância, como dá para ver no registro acima. Inclusive, que gracinhas, hein? Fofos demais, né não? A coluna estima muita saúde para o parlamentar cabo-friense.

FURTOS DE LIXEIRA

Agora, falando da sessão da Câmara desta terça, o vereador Thiago Vasconcelos (Avante) utilizou a tribuna para falar da violência na cidade. Ele exibiu imagens de uma câmera de segurança de uma casa no Parque Burle, que teve a lixeira furtada por um homem. Pelas imagens, é possível ver que o sujeito se aproxima da residência por volta das 5h50, rapidamente arranca o objeto e o leva. Outros dois homens também aparecem nas imagens. Que fase, hein? Nem lixeira está escapando hoje em dia. Não perdoam nada. O vereador fez uma indicação ao prefeito para que faça parceria com o governo estadual junto ao PROEIS para aumentar o efetivo de policiamento não só nesse bairro, mas como no Jardim Excelsior e Braga.

CURSO DE MEDICINA DA UERJ

Continuando em Cabo Frio, o governador Cláudio Castro (PL) volta à Região dos Lagos na próxima sexta-feira (10), quando será lançado o curso de Medicina da Uerj na cidade. Esse momento já estava sendo aguardado desde outubro do ano passado, quando o então reitor Ricardo Lodi fez o anúncio do curso. A demora foi por questões jurídicas, as quais foram dirimidas há cerca de três semanas, quando o Tribunal de Justiça publicou a imissão na posse do antigo prédio da Ferlagos, que vai abrigar o campus da Uerj. Com a decisão, a universidade vai poder publicar o edital de vestibular para os cursos de Medicina, Ciências Ambientais e Geografia.

ANTES E DEPOIS

Em Iguaba Grande, cidade que completa 27 anos de emancipação político-administrativa nesta quarta-feira (8), a turma da Comunicação da Prefeitura mandou bem nas postagens “antes e depois”, que têm sido divulgadas em suas redes sociais. Nestas, especificamente, os vídeos mostram a situação em que estavam ruas sem pavimentação e outras melhorias e como estão agora, após quase um ano do Programa Iguaba Melhor (PIM). Até mês passado, por exemplo foram mais de 17 ruas drenadas e pavimentadas, totalizando 2,5 quilômetros. “Já estamos em diversos cantos da cidade transformando o cotidiano dos moradores. Hoje o bairro Iguabela, por exemplo, que antes era 80% de terra, está todo pavimentado. Essa conquista é de todos”, declarou o prefeito, Vantoil Martins. A propósito dos festejos de aniversário, como vimos divulgando aqui na coluna, a programação começa na noite desta terça (7), com a banda gospel ‘Preto no Branco’. Clique aqui para conferir.

DISCUSSÃO RENDENDO

Na sessão da Câmara de Araruama desta terça-feira (7), o vereador Oliveira da Guarda (MDB) fez o uso da palavra para dizer que registrou uma ocorrência contra Rodrigo Meira, cabo eleitoral do ex-prefeito da cidade Francisco Ribeiro, que acusou o parlamentar de ter envolvimentos escusos com empresários da cidade. Rodrigo e o jornalista Arlindo Júnior pediram direito de resposta na Câmara a apontamentos feitos pelo vereador. Arlindo também foi alvo das críticas do edil, que apontou o silenciamento do profissional de imprensa a questões como a morte de Léo Pinheiro. “Estou sentindo falta do senhor na rede social. O senhor não cobra mais nada da prefeita”, cutucou Oliveira. O vereador ainda lembrou o ataque que Arlindo sofreu na Câmara na Legislatura anterior “a mando de quem hoje é seu amigo”. Para atacar os oposicionistas de Lívia de Chiquinho (PP) em uma discussão, Júnior havia usado o argumento da agressão a ele afirmando que a presidente da Casa na época, Penha Bernardes (PL), não havia feito nada em defesa dele.

LEMBROU LÉO PINHEIRO

A vereadora Penha Bernardes (PL) também usou a palavra neste Dia da Liberdade de Imprensa no Brasil para relembrar a morte do jornalista Léo Pinheiro, que recém-completou dois anos. A parlamentar fez um discurso em defesa da liberdade e mencionou a questão dos direitos de resposta e disparou: “não faço perseguição política. Defendo e denuncio aquilo que eu acredito. Quando me posiciono contra o governo municipal, é porque eu tenho meus motivos”.

ISALIRA EM BRASÍLIA

Nesta terça-feira (7), o CIEP 147 Municipalizado Cecílio Barros Pessoa recebeu, através do Programa das Escolas Civico-Militares, a certificação de escola com a melhor avaliação do Brasil. A análise, que garantiu o primeiro lugar à escola cabista, segue as diretrizes da implantação do programa. A cerimônia que certificou a escola, realizada em Brasília, foi acompanhada pela secretária de Educação, Isalira Gomes, pela diretora da Escola Cívico-Militar (ECIM), Júlia Barreto e pela Ponto Focal do ECIM, Katthy Valle. “Essa certificação compreende todo os esforço da Secretaria de Educação e Prefeitura de Arraial do Cabo em organizar estruturalmente a escola. É a certeza que estamos no caminho certo: transformar Arraial, através da educação de excelência”, disse Isalira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui