BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (28)

Zé Bonifácio anuncia nova secretária da Saúde e tem mais troca; Segurança no réveillon de Cabo Frio; Protesto contra 'Capitão Diogo' mobiliza lesados por empresa; Vantoil Martins cumpre obra prometida; Búzios com 300 mil na virada; Marcelo Magno confere uniformes que serão distribuídos; Lívia no 15MinutosNoRC; Fábio do Pastel sanciona LOA e PPA... E muito mais!

1378

TROCAS DE ZÉ

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (28), começa por Cabo Frio, onde o prefeito, José Bonifácio (PDT), confirmou, com exclusividade ao Portal RC24h, que a secretaria de Saúde tem nova titular: Érika Borges, que era subsecretária da pasta. Segundo Zé, ela já está exercendo a função. Felipe Fernandes, titular da secretaria desde o começo do Governo, pediu para deixar o cargo com o intuito de fazer um curso de pós-graduação em 2022. O prefeito afirmou que “a saída do secretário é consensual, tranquila e sem brigas”. Bonifácio lamentou a decisão e disse que até tentou argumentar dizendo: “na fase mais difícil da pandemia, conseguiu atravessar, agora, que está mais tranquilo, você quer sair?”. Mas não teve jeito. A bem da verdade, é que a estrutura da secretaria se mantém. Vale ressaltar que é mais uma mulher alçada a titular de secretaria.

PRÓXIMOS PASSOS

Agora, a missão de José Bonifácio é encontrar um substituto para Daniella Mendes na secretaria de Fazenda. Na segunda (27), a filha do braço direito do prefeito, Janio Mendes, foi nomeada para a secretaria de Administração, como substituta do Cel. Ruy França, que assumiu a secretaria de Direitos Humanos e Segurança. O prefeito afirmou a coluna que esse acúmulo de funções para Daniella é provisório e que vai pensar em um novo nome para assumir a Fazenda, já que a nova função de Mendes, na Administração, demanda muito tempo. Por enquanto, ela segue nas duas funções, porque o prefeito gosta de estar sempre de olho nas informações da secretaria de Fazenda, do que entra, do que sai, e o trabalho de Dani por lá é dos mais elogiados. “Ela tem minha total confiança”, disse Zé. E essa confiança nela não é porque é filha de Janio, visto que seria reduzir a capacidade da gestora, mas porque ela é competente no papel que vem desempenhando, segundo prefeito. Ah, importante destacar que ela acumula cargos, mas não salários, ou seja, trabalha por duas, mas recebe como uma só. E nem poderia ser diferente, é claro.

QG NO MIGUEL COUTO

Ainda sobre Cabo Frio, o colégio estadual Miguel Couto, que fica próximo da Praia do Forte, vai funcionar como base de operações durante a virada de ano, de onde todo o policiamento será irradiado durante o Réveillon. Essa foi uma das definições da reunião desta terça (28), entre o secretário de Segurança Pública e Direitos Humanos de Cabo Frio, coronel Ruy França e o 25º BPM. O intuito foi discutir as operações que serão desencadeadas especificamente no Réveillon. Além disso, os representantes das pastas de Turismo, Carlos Cunha, Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago, e o coordenador-geral de Posturas e Licenciamento, Paulo César Pereira Alves, além do chefe de Operações do 25º BPM, major Alcântara também estiveram presentes. Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO

Continuando em Cabo Frio, o secretário de Turismo, Carlos Cunha recebeu nesta segunda-feira (27), o titular da pasta em Arraial do Cabo, Marco Simas, e o representante de Búzios, Eduardo Barros. O secretário de Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago também participou. Na pauta, ações a serem tomadas em conjunto pelas secretarias. O convite para afinar as ideias partiu do anfitrião. “A regionalização do turismo é um sonho antigo dos militantes do turismo da região”, disse. No encontro, ficou definido que os três municípios – Cabo Frio, Arraial e Búzios – vão enviar documentos ao Detro e à Vigilância Sanitária pedindo aumento na fiscalização das estradas de acesso às três cidades. A ideia é que o Detro-RJ fiscalize e cobre que os ônibus de excursão tenham um guia turístico abordo, conforme previsto em lei federal. E, à Vigilância Sanitária que fiscalize o transporte irregular de insumos, como alimentos e gás de cozinha nos bagageiros dos ônibus. “Após a temporada, nos reuniremos novamente para tratar da participação dos três municípios juntos em feiras de turismo, vendendo o destino turístico único, em que as cidades se complementam e não competem entre si”, afirma Carlos Cunha.

NÃO TÃO LESADOS ASSIM

Clientes lesados pela Spartacus Consultoria, escritório de ‘investimentos em criptomoedas’ – mas com cara de pirâmide financeira – com sede em Cabo Frio, do ex-capitão da PM Diogo Souza, se reuniram na frente do bar e restaurante Buda Beach, de propriedade do empresário, nesta terça (28), para protestar pedindo pela devolução do dinheiro investido, estimado em quase R$ 100 milhões. O grupo exibiu faixas perguntando “Capitão Diogo, cadê nosso dinheiro?”. Eles ainda voltaram a provocar o deputado estadual bolsonarista Filippe Poubel (PSL), sócio e amigo pessoal de Diogo com a faixa “Você não disse na Alerj que seu sócio era de confiança?”. E olha que o encontro foi só um esquenta para a noite, quando eles prometem uma manifestação maior, também na frente do Buda. A expectativa é que consigam cobrar o empresário pessoalmente. Esse caso ainda promete fortes emoções antes do ano acabar.

PROMETEU E FEZ

A Prefeitura de Iguaba Grande iniciou na manhã desta terça-feira (28), a primeira etapa da pavimentação asfáltica da rua Alfeu Ferreira, no bairro Iguaba Pequena. O prefeito, Vantoil Martins (CID), fez uma live pela manhã para mostrar os trabalhos. Ao todo, serão aproximadamente dois quilômetros de asfalto. A rua teve todo o sistema de manilhamento revisado e ampliado com mais 1.500 metros de manilhas. “Essa pavimentação asfáltica é uma obra aguardada há mais de 25 anos pelos moradores da rua Alfeu e quem ganha com essa obra é a nossa população”, afirmou Vantoil. Realizado através de convênio com o Departamento de Estrada de Rodagens (DER), a prefeitura está custeando 80% de toda a obra com verba própria e o Governo do Estado fez o complemento do valor por meio de insumos utilizados para a fabricação da massa asfáltica. Os moradores ficaram numa euforia tremenda.

2022 VEM AÍ

A coluna conversou com o secretário de Turismo de Armação dos Búzios, Dom, nesta terça-feira (28), sobre as expectativas para a festa de Réveillon que se aproxima. Segundo o vereador licenciado, a taxa de ocupação hoteleira está em 95% e a cidade espera receber de 250 a 300 mil pessoas para a virada do ano. Sobre fogos, a Prefeitura estabeleceu que serão cinco pontos: Praia de Geribá, Praia de Manguinhos (ali na região do Porto da Barra), Centro, Rasa e Tucuns. Isso sem falar nas festas privadas que também costumam ter fogos. A madrugada de sexta (31) para sábado (1º) promete show no céu buziano, hein?

INÉDITO NO CABO

De Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) foi conferir de perto os uniformes que serão distribuídos aos sete mil alunos da rede municipal de ensino, junto com a secretária de Educação, Isalira Gomes. O destaque aqui se dá pelo fato inédito: pela primeira vez a Prefeitura vai dar uniformes completos – de verão, de inverno e de educação física – além de tênis. Antes do atual prefeito, a prefeitura só havia distribuído uniforme (camisa e bermuda) na época de Henrique Melman. Os uniformes serão entregues aos estudantes durante o período de matrículas, que começa dia 10 de janeiro. Mochilas e material didático para discentes e docentes também serão distribuídos pela Educação. “Hoje, a rede pública municipal possui em torno de 5 mil alunos e a expectativa, pro ano que vem, é que esse número cresça, pelo menos, 10%”, afirmou Isalira.

PARA ALIVIAR O FLUXO

Ainda de Arraial, a Prefeitura mudou de local o totem “Eu amo Arraial”, que ficava bem no pórtico de entrada da cidade e o colocou ao lado da secretaria de Turismo. A mudança atende solicitação do BPRv, com o objetivo é evitar congestionamentos no acesso ao município, já que muitos param para tirar foto. A ideia é garantir mais fluidez no trânsito.

LÍVIA NO RC

Depois de muita expectativa, está mais do que confirmada a entrevista da prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), no #15MinutosNoRC. A gestora vai falar sobre as realizações e desafios de 2021 e quais são as prioridades da gestão para 2022. Claro, com participação e interação dos internautas. Postura durante a pandemia, as obras pela cidade e as polêmicas, com vereadores e professores, é claro, não podem ficar de fora. A conversa será nesta quarta-feira (29), a partir das 11h, ao vivo pela página do Portal RC24h e pela fanpage da rádio Costa do Sol FM. Não dá para perder.

LOA E PPA SANCIONADAS

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), sancionou a Lei Orçamentária e o Plano Plurianual do município. As leis direcionam as ações governamentais para o período de 2022 a 2025. Estão previstas uma receita orçamentária e uma despesa fixada para o quadriênio 2022-2025 no valor de cerca de R$ 1,7 bilhão, superando em 47% o Plano Plurianual do Quadriênio 2018-2021. Os moradores tiveram a oportunidade de opinar na elaboração do Plano Plurianual e da Lei Orçamentária Anual por meio de consulta pública online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui