InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (20)

Marquinho Mendes assume possibilidade de lançar Kamila Mendes em outubro; Pais de alunos protestam no Peró enquanto Magdala Furtado visita escola em Tamoios; CPI dos Eventos tem 1ª reunião; Búzios terá eleição suplementar em abril; Nova reportagem do 'Conexão' de Manoela Peres; Marcelo Magno acompanha 1ª sessão do ano da Câmara; Secretário iguabense participa de reunião com PMERJ; Vereador aldeense vistoria serviços de manutenção; Araruama inaugura superintendência da Terceira Idade; Fabiano Horta inspeciona casas populares... E muito mais!

MARQUINHO OU KAMILA?

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (20) começa com o ex-prefeito de Cabo Frio Marquinho Mendes (MDB), que nesta terça-feira (20), assumiu a possibilidade de lançar a esposa, Kamila Mendes, como candidata em seu lugar no pleito de outubro. É que na realidade, a expectativa dele de voltar a administrar Cabo Frio fica cada vez mais remota, dada a situação judicial que o impede. Ele teve as contas reprovadas, no fim do ano passado, pela Câmara Municipal, a qual seguiu o parecer prévio do TCE que já as havia rejeitado. Ou seja, sobram poucos caminhos. Ou zero caminho. Só teria um, que é a Kamila, né? “É uma mulher competente, tem tudo pra ser excelente prefeita se for candidata. Uma coisa eu garanto: será ela ou eu”, disse Marquinho à coluna.

COINCIDÊNCIA?

A informação de que Marquinho Mendes poderia lançar a esposa nos foi passada por uma fonte, coincidentemente, no dia seguinte a um post que a prefeita cabo-friense, Magdala Furtado (sem partido), fez de uma foto dela com os “Reis” – leia-se Washington, Gutemberg e Rosenverg, e com o secretário de Captação e Relações Institucionais da Prefeitura, Alan Silva, num encontro no Rio, nesta segunda (19). Ligamos pra Marquinho para saber o que ele achou da imagem, atendeu o telefone com a voz fanha, estava super gripado. Disse que Washington havia ligado pra ele logo em seguida à postagem de Magdala. Contou que o encontro de Magdala teve o objetivo de pedir dinheiro para reformar a rodoviária e sondar o MDB. “Mas Washington é muito firme”, disse MM, garantindo que o MDB está com ele. Aliás, o ex-prefeito emedebista adiantou que vai assumir a presidência de executiva municipal do partido na próxima semana.

COMO PODE FICAR O CENÁRIO?

Embora Marquinho diga que confia em Washington, há quem acredite que o cacique do MDB pode ter pressionado o velho amigo para que apresente logo seu plano B (ou K?) Agora, todos querem saber como ficará o cenário. Pesquisa recente da Paraná na cidade, registro TSE nº RJ-00578/2024, apresenta Dr. Serginho (PL) líder com 38,2%; Marquinho em segundo com 23,9%; e a atual prefeita, Magdala Furtado (sem partido) com 12,9%. Será que MM consegue a transferência de intenções de votos na totalidade para sua esposa? Temos exemplos aqui na região de que isso é possível, como em Araruama e Saquarema, onde as respectivas esposas representaram os maridos nas urnas e se elegeram, no caso, Lívia de Chiquinho (REP) e Manoela Peres (PL). Na foto da Paraná, com a saída de MM da disputa, Serginho atrai a maioria de seus eleitores batendo 47,4%; prefeita Magdala vai a 17,4% e Rafael Peçanha chega 10,3%. Qual sua aposta?

PROTESTO NA ESCOLA

Ainda em Cabo Frio, pais e responsáveis de alunos da EM Evaldo Salles, no Peró, fizeram um protesto no momento da abertura dos portões para as aulas, nesta terça-feira (20), como antecipado aqui na coluna. A manifestação acontece devido do estado do prédio, que entrou em obra no final de 2023, e, mesmo nessas condições, a secretaria municipal de Educação permitiu o início do ano letivo na unidade escolar. O Portal RC24h acompanhou essa situação (confira a matéria aqui). O vereador Davi Souza (PDT) também esteve na escola acompanhando a manifestação. No fim da tarde, uma das professoras contou que teve reunião com a secretária de Educação, Rejane Jorge e definiram pela paralisação das aulas presenciais. Os alunos receberão material para estudar em casa. Nesta quarta (21) haverá nova reunião para definir os próximos passos, incluindo quando será o retorno presencial.

ENQUANTO ISSO…

Enquanto o pau quebrava no Peró pela manhã, a prefeita Magdala Furtado (sem partido) estava em Tamoios, segundo distrito, na EM Edith Castro dos Santos, para acompanhar o início das aulas e entrega de uniformes. A secretária de Educação, Rejane Jorge, e o vereador Oseias de Tamoios (PDT) acompanharam essa agenda. Magdala deve ter escolhido a dedo qual unidade escolar iria visitar, já que a Edith Castro é uma das escolas melhor estruturadas na cidade. Quem disse isso foram os próprios pais de alunos e professores, entre eles o pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, Rafael Peçanha (PT), que leciona lá. Para Rafael, essa visita de Magdala foi “marketing político, escondendo a realidade da rede municipal”.

CPI DOS EVENTOS FORMADA

Nesta terça-feira (20) teve a primeira reunião da CPI dos Eventos da Câmara Municipal de Cabo Frio e conforme antecipado na coluna anterior, foram eleitos presidente, vice e relator, respectivamente Davi Souza (PDT), Douglas Felizardo (Avante) e Josias da Swell (PL). No encontro, foram elencados os cinco pontos que a CPI vai explorar, na investigação inicial, que podem ser aprofundados e estendidos para mais pontos, de acordo com a necessidade. Na verdade, serão quatro pontos-chaves – aniversário da cidade, Expo Cabo Frio, decoração de Natal e a adesão da ata de R$ 20 milhões em estrutura para o ano de 2024 e um subponto, que está ligado à adesão da ata e são as contratações dos shows de Carnaval. A próxima reunião acontece na quinta-feira (22), depois da sessão, já para começar a aprovar as demandas de trabalho. Vale ressaltar que além dos três vereadores que estão na coordenação do grupo de trabalho, também compõem a Comissão Rodolfo Machado (SDD) e Luís Geraldo (REP).

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR DE BÚZIOS

A eleição suplementar para definir o novo prefeito e vice de Búzios foi marcada para o dia 28 de abril pelo TRE, durante sessão nesta terça-feira (20). As eleições suplementares acontecem em um cenário político turbulento na cidade, onde, no dia 2 de fevereiro, a ministra Isabel Gallotti, do TSE, decidiu por rejeitar o recurso e manter a cassação do prefeito Alexandre Martins (REP) e do vice, Miguel Pereira (PL), por abuso do poder econômico nas eleições de 2020. Diante da decisão, quatro dias depois, o presidente da Câmara e filho do vice-prefeito, Rafael Aguiar (REP), assumiu interinamente a prefeitura da cidade. Os advogados do prefeito afastado ainda acreditam na possibilidade de reversão da decisão, embora o TRE tenha aprovado as eleições suplementares por unanimidade. Agora, faltando cerca de dois meses, os candidatos terão um tempo curto para se organizarem e conquistarem a população.

SAÚDE, GOVERNO E SEGURANÇA PÚBLICA

O prefeito interino de Armação dos Búzios, Rafael Aguiar (REP) fez mais uma mudança no secretariado e designou Geraldo Borges (imagem) como o novo titular da Segurança e Ordem Pública do balneário, no lugar de Sérgio Ferreira. O secretário, que é policial militar, já chefiou a pasta em gestões anteriores. Além disso, também foi nomeado para comandar interinamente a Secretaria de Planejamento de Ações Estratégicas e Integração. Esta é a terceira alteração no primeiro escalão do executivo em duas semanas, desde que Rafael assumiu, em 6 de fevereiro, após o TSE mandar afastar o prefeito Alexandre Martins (REP). Logo após tomar posse, Rafael nomeou Priscilla Gasparetto como secretária de Saúde, no lugar de Josiane Meira Rosa. Na semana passada, Marcus Vallerius, o Marcão, foi exonerado do cargo de secretário de Governo, dando lugar a Miguel Pereira (PL), que era o vice de Alexandre e também o secretário de Obras; Miguel agora acumula as duas secretarias.

CALENDÁRIO DE EVENTOS 2024

Falando em Rafael Aguiar, nesta quarta-feira (21) ele vai fazer o lançamento do Calendário de Eventos de 2024, no hotel Atlântico Búzios, sobre a divulgação das atividades culturais, esportivas, turísticas e sociais que ocorrerão ao longo do ano. Nesta segunda-feira (19), depois que Rafael recebeu vereadores no gabinete para um bate-papo sobre a cidade, como divulgamos aqui, o prefeito interino reuniu o secretariado, segundo ele, para “traçar um plano abrangente para melhorar nossa cidade”.

DISK DENGUE

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), utilizou suas redes sociais para alertar a população sobre a crescente preocupação com a dengue no município. Segundo ela, já foram registrados 33 casos positivos na região. A administração municipal está tomando medidas preventivas em áreas públicas, como a inspeção de praças e a remoção de recipientes que possam acumular água, como garrafas e pneus. A prefeita destacou a importância da colaboração de cada cidadão, ressaltando a necessidade de verificar possíveis focos do mosquito transmissor da doença dentro de suas próprias residências. Para facilitar o combate à dengue, foi disponibilizado o “Disk Dengue”, um serviço de denúncia de focos do mosquito através do WhatsApp. Basta enviar uma mensagem para o número (22) 99281-1263 informando o local que necessita de verificação. Além disso, foi disponibilizado um decreto no site oficial da prefeitura com orientações sobre como agir em casos de identificação de focos do mosquito. Manoela enfatizou a importância do uso de repelentes, especialmente em crianças e idosos, para proteger a população contra o mosquito transmissor.

GLOBO SEGUE NA COLA

Em Saquarema, o programa “Conexão do Futuro” continua a gerar polêmica na capital do surfe. A TV Globo fez nova reportagem envolvendo contador Antônio César Alves, – irmão do Secretário de Educação, Antônio Peres, e cunhado da prefeita Manoela Peres (PL) – e um contrato que, supostamente, teria movimentado 25 milhões. Segundo a reportagem, o contador e a prefeita são sócios em duas empresas, que compartilham o mesmo endereço e número de telefone, registrados nos cadastros da Receita Federal, correspondendo ao escritório de contabilidade, do qual o cunhado da prefeita é sócio. Antônio César alegou que suas sedes são vizinhas. Já a prefeitura de Saquarema, em nota a emissora afirmou que as empresas da prefeita foram estabelecidas há mais de 10 anos e negou qualquer envolvimento com contratos públicos, acrescentando que os escritórios de contabilidade do cunhado da prefeita atuam há mais de 45 anos na cidade, realizando a abertura de empresas locais. Informou ainda que a corregedoria do município iniciou um procedimento de investigação interna, cujos resultados serão divulgados publicamente após conclusão. Além disso, no mês de dezembro a prefeitura anunciou a suspensão dos pagamentos do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Inovação (IDPI). Ao que parece, a Vênus Platinada segue na cola de Manuela. Resta saber se dessa vez, vai abalar a popularidade dela.

SOBROU PARA ARRAIAL

Ainda falando sobre a série de reportagens que a Globo está fazendo contra governo de Saquarema, a situação sobrou até para Arraial do Cabo. É que Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou que o município não realize pagamentos à empresa responsável pelo programa educativo “Inova Arraial” antes mesmo de sua implementação. O programa que visa introduzir o ensino integral na cidade, foi alvo de preocupações quanto aos processos de contratação e seleção das empresas envolvidas. A determinação é que não seja pago até que as suspeitas fossem esclarecidas. O projeto é administrado pela mesma organização social responsável pelo “Conexão do Futuro” em Saquarema. O Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Inovação (IDPI) é o responsável pela administração dos programas em ambas as cidades. De acordo com a reportagem, o Tribunal apontou contratações “nebulosas”. Sobre o caso, o secretário de Educação, Bernardo Alcântara, divulgou a nota acima.

PRIMEIRA SESSÃO DO ANO

Após o período de recesso de fim de ano, a Câmara Municipal de Arraial do Cabo retomou suas atividades nesta terça-feira (20). O prefeito Marcelo Magno (PL) e parte de seu secretariado estiveram presentes para acompanhar a abertura da sessão legislativa. Marcelo esteve ao lado do presidente da Câmara, Pedro Cajueiro (União), do vice-presidente, Professor Tayron (União), e dos vereadores Shogum (PL), Juliano do Distrito (PSD), Galego (REP), Ayron Freixo (REP), Cleyton Barreto (PV), Pancinha (PV) e Tukinha (PSDB).

REINAUGURAÇÃO DA CRECHE

Falando em Marcelo Magno, ele realizou uma visita à Creche Vicente Rodrigues, no morro da Boa Vista, nesta terça-feira (20), para acompanhar o andamento das obras de reinauguração. Após 20 anos sem uma reforma completa, a unidade está passando por uma ampla revitalização e tem previsão de ser entregue à população no final deste mês. Durante a visita, o prefeito destacou o empenho em proporcionar um ambiente confortável e acessível tanto para as crianças quanto para os profissionais da educação. Ele enfatizou as melhorias realizadas, incluindo a ampliação das salas, a instalação de um elevador e a expansão do refeitório.

INTEGRAÇÃO NA SEGURANÇA PÚBLICA

De Iguaba Grande, o secretário de Planejamento e Gestão, Eron Bezerra, participou de reunião em Niterói, nesta terça-feira (20), juntamente com a coronel PM Priscilla Azevedo e outros policiais militares, com secretários de Ordem Pública do Estado e municípios. Eron foi representando o secretário de Ordem Pública, Fábio Costa. Na pauta, a integração das cidades com a PM através de convênios e do 190, onde serão disponibilizados acessos às câmeras de monitoramento da cidade que já as possui, como Iguaba. “Foi uma reunião fantástica onde, cada dia a mais, a união dos municípios com o Estado, principalmente, o compartilhamento dessas imagens farão com que as cidades sejam muito mais seguras e os cidadãos, mais tranquilos”, destacou.

VISTORIA NOS SERVIÇOS

O presidente da Câmara de São Pedro da Aldeia, vereador Denilson (SDD) “estudou na mesma escola” que o prefeito Fábio do Pastel (PL). Nesta terça (20), começou o dia acompanhando os serviços de manutenção de ruas do bairro Boa Vista. Na rede social, aproveitou para agradecer a Pastel e todo secretariado. Pelo visto, a significativa aprovação de governo do chefe do executivo não está só entre a sociedade civil aldeense.

HOMENAGEM A IRMÃO DE EX-PREFEITO

A Prefeitura de Araruama inaugurou a nova sede da Superintendência da Terceira Idade, que fica na Praça Menino João Hélio, no Centro, nesta segunda-feira (19). O espaço tem 367 m², com amplo salão para as atividades, e vai continuar tendo atendimentos com advogados, assistentes sociais, psicólogos. O nome da unidade foi em homenagem ao empresário Pedro Jorge Ribeiro, falecido em 2021, vítima da Covid. Ele era irmão de Chiquinho da Educação, que ficou emocionado com a deferência.

ENTREGA DE MORADIAS POPULARES

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), acompanhado do secretário de Habitação, Victor Maia, realizou uma visita nesta terça-feira (20) para inspecionar as casas que serão entregues em diversos bairros. A iniciativa faz parte do programa Habitar, cujo objetivo é assegurar o direito social à moradia com qualidade e segurança, conforme estabelecido pela constituição. O programa visa atender a população em situação de vulnerabilidade e baixa renda, sendo parte das ações da Prefeitura para enfrentar o déficit quantitativo e qualitativo de moradias na cidade, incluindo a realocação de famílias que residem em áreas de risco estrutural ou ambiental. Serão entregues um total de 24 casas nesta semana. As habitações variam de dois a três quartos, com espaços amplos, representando um avanço significativo no processo de habitação na cidade. Além disso, está prevista a entrega de mais 50 habitações em São José, no Manu e em Itaipuaçu na próxima semana.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo