ATÉ GENTE MORTA ERA BENEFICIÁRIA
A coluna Boca Miúda desta terça-feira (15) começa por Cabo Frio, onde o prefeito, Dr Serginho (PL), anunciou que vai reformular o programa da moeda social Itajuru, no qual foram apontadas diversas irregularidades cadastrais, conforme auditoria que está sendo realizada a pedido do prefeito. Serginho, que inclusive tem sido muito cobrado por ex-servidores que atuaram no governo José Bonifácio (PDT), quando o benefício foi lançado, contou que na lista de beneficiários constam moradores de outras cidades, como Itaperuna (noroeste do Estado), e Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Até pessoas que já morreram estavam inscritas para receber o auxílio. Após a auditoria, o programa será retomado. “Vai receber quem precisa. Quem não precisa, não vai receber”, alertou o prefeito cabo-friense, durante uma entrevista dada ao RJ1, da Intertv, nesta terça (15), sobre os 100 dias de governo.

NA BOCA DO MATO
O vice-prefeito de Cabo Frio, Miguel Alencar (União), esteve hoje na Boca do Mato para ver e ouvir dos moradores as demandas do bairro. Eles conversaram sobre reforma da praça, melhorias no campo, saneamento básico, drenagem e pavimentação. Para além disso, Miguel também recebeu representantes dos Correios para falar de possíveis expansões do serviço.

ESPORTE COM ORGULHO
A superintendência LGBTQIA+ de Cabo Frio lançou o “Praia Livre”, em parceria com a secretaria municipal de Esporte e Lazer. Todas as quintas-feiras, de maio a novembro, haverá atividade física na Praia do Forte, gratuita. O horário será sempre das 19h às 21h. Cada mês será voltado a uma prática: futebol de areia (maio); vôlei de praia (junho); queimada (julho); funcional (agosto); fitdance (setembro); alongamento/corpo livre (outubro) e circuito (novembro). Se você é da comunidade LGBTQIA+ ou um aliado que joga com respeito e alegria, pode participar. As inscrições são feitas por formulário online.

MANIFESTAÇÃO CONTRA DESPEJO
Representantes do Movimento de Mulheres Olga Benário em Cabo Frio, estiveram na sessão da Câmara Municipal, nesta terça-feira (15), com cartazes, em manifestação à decisão da justiça de reintegração de posse contra a Ocupação de Mulheres Inês Etienne Romeu, localizada no Itajuru. Ainda nesta terça, vai haver a segunda plenária de apoio à ocupação de mulheres da Região dos Lagos, a fim de organizar a luta pela defesa da casa. O local, ocupado desde 2023, quando estava abandonado, serve como espaço de acolhimento e apoio, oferecendo atendimento psicológico, jurídico e social a mulheres em situação de vulnerabilidade. O Movimento reclama da falta de diálogo junto ao governo municipal e disse que não vai desistir, mesmo na iminência de despejo do imóvel. Nesta quarta-feira (16), vai ter manifestação na porta da Prefeitura, marcada para as 15h. Agora, é aguardar pra ver.

ANUNCIOU ESCOLA, CRECHE E PRAÇA
O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), anunciou a construção de uma escola, uma creche e uma praça, no bairro da Rasa. Na última sexta (11), ele esteve no Alto da Boa Vista, na nova área pública que o município adquiriu, com recursos próprios. A iniciativa integra o plano de expansão da infraestrutura educacional e de lazer do município, com o objetivo de atender à crescente demanda da região. O terreno, com mais de 5 mil m², permitirá a implantação de unidades modernas, que oferecerão vagas para a educação infantil e o ensino fundamental, além de um espaço de convivência e lazer para os moradores. O projeto beneficiará diretamente centenas de famílias da localidade e dos arredores, promovendo qualidade de vida e inclusão social. “Hoje foi uma visita técnica a este novo espaço público, que será muito importante para o bairro. Aqui, queremos construir uma escola e uma creche, além de uma praça para os moradores. É mais uma obra que, em breve, iniciaremos, dando resposta a uma reivindicação antiga dos moradores”. A aquisição do terreno foi realizada com recursos próprios da Prefeitura e representa mais um passo no compromisso de levar melhorias estruturais aos bairros da cidade.

NOTA DE REPÚDIO
A Associação Casamenteiros de Búzios divulgou uma nota de repúdio após um transtorno tumulto causado por um helicóptero durante a celebração de um casamento na Praia de Geribá, no último sábado (12). O uso da aeronave, que lançou pétalas sobre os noivos e convidados, teria sido solicitado pelos próprios noivos, mas foi recusado pelos organizadores, que alertaram para os riscos e a ilegalidade da proposta. No entanto, o sobrevoo na faixa de areia aconteceu e o pior também: guarda-sóis e barracas de quiosques foram arremessados, assustando banhistas, moradores e turistas. Muitos correram para proteger seus pertences e evitar acidentes. Houve muita repercussão nas redes sociais. A associação lamentou o ocorrido e classificou a ação como irresponsável. “Reiteramos que a decisão de realizar o sobrevoo partiu exclusivamente dos noivos, sem o conhecimento prévio ou consentimento técnico dos fornecedores envolvidos”, diz a nota. A entidade explicou que tanto a pousada que sediou o casamento quanto o cerimonial se posicionaram desde o início contrários à ação. A Associação prestou solidariedade à pousada e ao cerimonial envolvidos no episódio, reafirmando sua confiança na integridade ética e profissional de ambos. “Seguiremos atuando para que eventos realizados em Búzios continuem sendo celebrados com amor, respeito e responsabilidade”.

REGISTRO CIVIL NA MATERNIDADE
Começou a tramitar nesta terça-feira (15) o Projeto de Lei 68/2025, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Búzios, Victor Santos (MDB), que institui o registro civil de nascimentos e óbitos na maternidade do Hospital Municipal Rodolpho Perissé. A proposta, lida em plenário, foi encaminhada para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa. O objetivo principal do projeto é garantir que todos os nascimentos e falecimentos ocorridos na unidade hospitalar sejam registrados de forma imediata, gratuita e desburocratizada. De acordo com o texto, o registro deverá ser realizado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Cartório de Registro Civil, assegurando agilidade e eficiência no atendimento às famílias. O projeto também destaca que os registros de nascimento e óbito serão realizados sem custo para as famílias, promovendo o pleno exercício do direito à cidadania, conforme garantido pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. O PL 68/2025 ainda será analisado pelas comissões permanentes antes de seguir para votação em plenário.


TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA
O prefeito de Iguaba Grande, Fabinho Costa (CID), foi até a capital nesta terça-feira (15) para assinar um Termo de Cooperação Técnica, um daqueles acordos que prometem transformar a área rural do município. O vice-prefeito Marciley Lessa (PL) também participou da reunião. A parceria com o governo estadual trará maquinários que vão reforçar a Patrulha Mecanizada, ampliando a capacidade de atendimento das demandas no campo. Agora, com a nova máquina, o atendimento no campo promete ser mais eficiente. Ah, e Fabinho também garantiu materiais para recuperar e manter as estradas vicinais, porque, se tem algo que nunca é demais, é asfalto nas cidades da Região dos Lagos. A meta de Fabinho é projetar a cidade e fortalecer o interior, garantindo que o povo das regiões mais afastadas tenha “melhores condições de trabalho e deslocamento”. O desenvolvimento local que se cuide, pois a “modernização” está a caminho.

AMPLIAÇÃO DA COBERTURA POSTAL
Em São Pedro da Aldeia, o chefe de Gabinete do prefeito Fábio do Pastel (PL), Fernando Frauches, recebeu, nesta terça-feira (15), o superintendente estadual dos Correios, José Oliveira dos Santos. O encontro tratou do fortalecimento da parceria entre o município e a estatal, com foco na ampliação da cobertura postal e na inclusão de novas ruas no sistema de endereçamento. Estiveram presentes o assessor da Secretaria de Governo, Edmilson Bittencourt; o gerente de Distribuição dos Correios, Wellington Soares; o gerente da unidade de Tamoios, Adriano Terra; e a gerente regional de Atendimento, Amanda Correa. Fernando apresentou as demandas da cidade, destacando os bairros que enfrentam dificuldades na entrega de correspondências pela ausência de CEP. O município possui 1.537 ruas cadastradas com CEP, e a meta é codificar todas as vias públicas. Também foi discutida a possibilidade de instalar novos pontos de coleta e distribuição em regiões estratégicas.

ARRAIAL NA WTM
O secretário adjunto de Turismo de Arraial do Cabo, Rafael Browne, representou o município na WTM, em São Paulo, uma das principais feiras de turismo da América Latina. O evento reúne operadores, agentes de viagem e jornalistas especializados de diversos países e representa uma oportunidade para promover os atrativos do município a um público altamente qualificado. A secretaria municipal de Turismo levou para o evento materiais desenvolvidos especialmente para o trade, com imagens de alta qualidade, informações detalhadas sobre os atrativos locais, roteiros, experiências e a identidade cultural da região. Arraial é considerado um “município turístico”, o equivalente à categoria “A” do Mapa do Turismo Brasileiro, ou seja, concentra um dos maiores fluxos de visitantes, os principais atrativos e serviços turísticos do Brasil. A WTM segue até esta quarta-feira (16), com programação intensa voltada à geração de negócios e conexões estratégicas. A presença do município em eventos desse porte fortalece o posicionamento do destino no cenário nacional e internacional, contribuindo diretamente para o aumento do fluxo de visitantes e o desenvolvimento econômico da cidade.
VICE-PREFEITA VAI PARAR NA DELEGACIA
Mais uma pessoa foi alvo de disseminações de fake news. Dessa vez, foi a vice-prefeita de Araruama e secretária de Política Social, Verônica Januário (NOVO). Nesta segunda-feira (14), ela compareceu à 118ª DP para registrar ocorrência contra páginas e indivíduos que estariam divulgando notícias falsas a seu respeito: “É uma clara tentativa de calúnia e difamação.” Ela questionou os interesses por trás dos ataques: “E eu pergunto: quem está por trás disso tudo? Com que objetivo?” Essa é uma boa pergunta. Será que teria envolvimento do ex-prefeito Chiquinho do “Pinóquio”? Porque no último fim de semana, ele divulgou uma fake news diante de uma montagem de inteligência artificial em relação ao secretário de Governo, Anderson Moura. Apesar de que não é a primeira vez que Chiquinho faz essas coisas. Quem também já sofreu por isso foi a prefeita Daniela Soares (PL). É, seu Chiquinho, a coisa tá feia pro seu lado, hein? Agora é você quem sente o barulho do chicote no ar.

“CAMPANHA ALERTA MULHER DE PREVENÇÃO A DOENÇAS”
A Câmara Municipal promulgou, nesta terça-feira (15), a Lei n° 2.669, de 27 de fevereiro de 2025, que cria a “Campanha Alerta Mulher de Prevenção a Doenças”. A norma é de autoria do vereador Amigo Walmir (REP) e foi oficialmente promulgada pelo presidente da Casa Legislativa, Magno Dheco (MDB). A campanha tem como objetivo ampliar o alcance de ações voltadas ao diagnóstico precoce de doenças que afetam a população feminina. A expectativa é de que, com a entrada em vigor da lei, os índices de identificação antecipada aumentem no município. Segundo Walmir, a iniciativa busca ampliar a atenção à saúde da mulher e contribuir para a estruturação de políticas públicas voltadas ao tema. Com a promulgação, o município passa a contar com uma campanha permanente no calendário oficial, voltada à prevenção e ao estímulo ao cuidado com a saúde feminina.

MARICÁ SERÁ CENÁRIO DE “MINHA QUERIDA ALICE”
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), anunciou que a cidade será o cenário de um novo filme protagonizado e coproduzido por Rafa Kalimann. A novidade foi revelada após uma reunião em seu gabinete com a atriz e influenciadora e com o diretor e roteirista Samuel Machado. O prefeito afirmou que é muito bom ver a cidade avançando como referência em produção audiovisual e cultural. “Fico muito feliz em anunciar que ‘Minha Querida Alice’ será todo gravado em terras maricaenses, com a Rafa como protagonista e produtora, e com roteiro do Samuel e direção de Rogério Sagui e do próprio Samuel”. O projeto tem roteiro assinado por Samuel Machado — autor do livro que inspira a obra — e direção compartilhada entre ele e Rogério Sagui. Rafa Kalimann, além de protagonizar a trama, atuará como produtora. Com a nova produção, Maricá reforça sua estratégia de valorização da cultura e atração de investimentos no setor criativo. “Maricá vai brilhar nas telas com orgulho!”, celebrou Quaquá.

DE VOLTA AOS TRABALHOS
Continuando em Maricá, o vice-prefeito, Joãozinho Maurício (PT) já retornou aos trabalhos, após passar alguns dias no Irã, onde participou da Reunião de Direção da Associação de Cidades e Municípios dos BRICS+ na capital, Teerã, representando o prefeito Quaquá. O encontro reuniu lideranças municipais de países do BRICS e seus parceiros. Em sua fala no evento, Joãozinho convidou as lideranças presentes para participar da primeira Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios dos BRICS+, entre 26 a 28 de maio, em Maricá. O evento integra, pela primeira vez, a agenda oficial da Presidência dos BRICS em 2025, sob coordenação brasileira. A reunião foi marcada por propostas de cooperação internacional e fortalecimento dos governos locais. O vice-prefeito destacou que a participação das cidades no processo de construção das políticas multilaterais é essencial, pois “os desafios enfrentados pela população mundial nascem e são resolvidos nas cidades”. Na assembleia de maio, será elaborado um documento com propostas e prioridades dos municípios, que será destinado aos presidentes e primeiros-ministros dos países-membros. “As cidades do mundo todo têm muito a contribuir para as negociações internacionais. Nas cidades que enfrentamos os desafios relacionado à vida da nossa população, que descobrimos as soluções para os mais complexos problemas das nossas sociedades. Além disso, os governos locais estão acostumados a trabalhar em colaboração, ensinando e aprendendo uns com os outros”, afirmou.

OBRAS NO NOVO CEO
Já em Saquarema, a prefeita Lucimar Vidal (PL) esteve visitando, nesta terça-feira (15), as obras do novo Centro de Especialidades Odontológicas, no bairro Verde Vale, em Bacaxá. O complexo da Cidade da Saúde vai oferecer atendimento à saúde bucal da população. Quem também esteve presente para acompanhar o andamento das obras foi a secretária de Obras, Priscilla Barroso. Lucimar já está é contando os dias para inaugurar logo. Falta ainda a execução do forro da fachada, a instalação de pisos externos, a colocação dos equipamentos de ar-condicionado e os acabamentos finos gerais. A próxima etapa da obra será a instalação do piso intertravado externo, garantindo acessibilidade e conforto para todos os usuários. Já a entrega à população, após o CEO ser dotado dos equipamentos necessários, está estimada para os próximos meses. É, Lucimar anda com as obras a “todo vapor”. Agora é focar e entrar na contagem regressiva para mais uma inauguração.

REFORMA ADMINISTRATIVA
O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), e o procurador-geral do Município, Renato de Vasconcellos, foram convidados pelo MP-RJ para uma reunião sobre a reforma administrativa da Prefeitura. A reunião deve ocorrer até o final de abril e terá como pauta a redução de gastos com a folha de pagamento, que ultrapassou o limite de 54% da receita municipal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal durante a gestão anterior. Outros temas incluem a limitação de cargos comissionados e funções gratificadas a até 30% do total de servidores efetivos, definição de atribuições dos servidores, adequação da carga horária de plantonistas e revisão das escalas de trabalho. A reforma busca ajustar a estrutura administrativa às exigências legais e constitucionais.

FISCALIZAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID), foi conferir de perto, nesta terça-feira (15), a qualidade dos alimentos nas escolas municipais. Welberth, todo feliz, conversou com a garotada e perguntou se eles aprovavam a comida, ao que responderam um uníssono sim. “Temos merenda de qualidade para os mais de 40 mil alunos da nossa rede municipal de ensino. Aqui, tudo é feito com carinho, e boa parte dos produtos vem dos nossos pequenos produtores rurais e dos nossos pescadores”. E, pra fechar a visita com “chave de ouro”, Welberth deu um pulo na cozinha onde os responsáveis fazem toda a comida. É claro que Welberth provou todo o cardápio. Aliás, vale destacar que a Prefeitura de Macaé tem se destacado como uma das maiores politicas públicas de alimentação escolar do Estado do Rio, fornecendo cerca de 60 mil refeições diárias para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. Ao todo, cerca de 520 profissionais atuam diariamente no preparo e distribuição das refeições. Outro ponto alto da iniciativa é a presença de pratos típicos da culinária indígena e africana. Nessas ocasiões, as refeições são acompanhadas de debates em sala de aula sobre história, identidade e resistência, promovendo educação antirracista e reconhecimento da diversidade cultural brasileira.