InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (13)

Vereadora de Araruama solta os cachorros na Câmara após Lívia perder a oportunidade de ficar calada; José Bonifácio estreita laços com Consulado do Japão; Flávio Serafini no RC Cast; Molon e Talíria Petrone visitam Cabo Frio; A caminhada de Romário em Búzios; Vantoil visita obra em São Miguel e os candidatos de Iguaba nas eleições de outubro; Chumbinho e Carolina de Alair vão concorrer de indeferimento de candidaturas; Prefeitura de Arraial realiza ação de saúde para pescadores... E muito mais!

PERDEU A OPORTUNIDADE DE FICAR CALADA

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (13) começa por Araruama com um triste episódio relatado pela vereadora Penha Bernardes (PL) na tribuna da Câmara sobre uma afirmação vil, infeliz e mesquinha que teria sido feita pela prefeita, Lívia de Chiquinho (PP), e por uma assessora dela, Ângela Barreira. Aconte que, prematuramente, a parlamentar deu à luz na última quinta (8) à filha que esperava junto ao também vereador Oliveira da Guarda (MDB). A menina, Isabella, foi diagnosticada com síndrome de Down e precisou ficar internada em uma UTI neonatal por conta do nascimento prematuro. Acontece que, segundo Penha, Lívia disse a um eleitor durante caminhada no bairro Outeiro no sábado (10) que a vereadora escondeu a filha por vergonha da condição especial da recém-nascida. Chega a ser torpe e repugnante uma mulher, que também é mãe, de descer a tal nível com uma oponente, seja ela quem for. O vereador Amigo Walmir (PP) tentou ponderar que poderia ter sido uma fofoca e pediu cautela a Penha e Oliveira na situação, para não tirar conclusões precipitadas do que a prefeita teria dito. Mas, cá entre nós, conhecendo o tipo de postura adotado por Lívia e seu clã, não é nem um pouco difícil de acreditar que a afirmação realmente tenha sido proferida. O que poderia se esperar é que a prefeita tivesse ao menos a decência de, caso não ter dito as palavras, esclarecer. Mas é o tipo de coisa que o retrospecto ensina a não aguardar vindo do clã Chiquinho. O desabafo de Penha está disponível na íntegra abaixo:

_____________________

CONEXÃO COM O CONSULADO

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), recebeu no gabinete, na manhã desta segunda-feira (12), a cônsul japonesa Sachi Nakano, e a assessora econômica do Consulado, Akemi Ono. As representantes do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro marcaram presença em Cabo Frio para apresentar o programa ‘Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC)’, de apoio a projetos de ONGs e governos locais. Segundo Bonifácio, o programa propõe assistência financeira não-reembolsável para hospitais, estabelecimentos de ensino e outras organizações sem fins lucrativos, para impulsionar diversos projetos. O que chamou a atenção nos comentários da publicação, no entanto, foi o internauta que perguntou se Bonifácio estava procurando no mapa os buracos da cidade. Que fase, hein?

‘MILÍCIA E TRÁFICO DEVEM SER ENFRENTADAS COM INTELIGÊNCIA’

O candidato à reeleição como deputado estadual Flavio Serafini (PSOL) foi o entrevistado do 31º episódio do RC Cast, nesta terça (13). Aos 42 anos, começou sua história na militância cedo, aos 16 anos. A relação com a Região dos Lagos também é estreita, disse que sua família tem uma ligação histórica com Cabo Frio, onde sempre frequentaram. Serafini veio a Cabo Frio nesta terça também para uma caminhada junto com o candidato a senador, Alessandro Molon (PSB) e a candidata a deputada federal Talíria Petrone (PSOL) – veja notas abaixo. O parlamentar contou que o foco da campanha são as caminhadas. “O comício, geralmente, vem para angariar quem já te apoia. Nossa proposta é conversar com públicos diferentes e tentar trazer mais gente para o nosso lado”. Falou um pouco do domínio das milícias e do tráfico como alvo de combate e também abordou a Educação, destacando o déficit de vagas no ensino médio da Região dos Lagos, principalmente em Búzios e Cabo Frio. Confira na íntegra.

MOLON SE DEFENDE

Após o senador Romário movimentar a Região dos Lagos nesta segunda-feira (12), foi a vez do candidato à vaga, atualmente ocupada pelo ‘Baixinho’, Alessandro Molon (PSB) marcar presença. O deputado federal esteve em Cabo Frio nesta terça-feira (13) ao lado de Flávio Serafini (PSOL), deputado estadual candidato à reeleição, Talíria Petrone (PSOL), deputada federal que também tenta renovar o mandato, e o cabo-friense Leandro Cunha (PSB). O grupo, que também fez campanha em Saquarema e São Pedro da Aldeia antes de vir para Cabo Frio, panfletou, na parte da tarde, do Centro da cidade à Gamboa (incluindo a Rua dos Biquínis) e, no começo da noite, participou de comício na Praça da Cidadania, em frente à Praia do Forte. Molon deram deu entrevista ao Portal nesta noite e se defendeu da acusação do PT em ter sido intransigente em não abrir mão de sua candidatura. Disse ainda dos planos para a Região dos Lagos e alfinetou o adversário: “Romário é bom de futevôlei, mas no campo da política deixa a desejar. O que ele fez em sete anos e meio pelo Rio de Janeiro?”, disparou. Veja na íntegra:

__________

INTERIORIZAÇÃO DAS CAMPANHAS

Talíria Petrone também conversou com a coluna, destacou a importância da interiorização das campanhas num momento em que “muitos estão desesperançosos. É importante fazer política no estado inteiro para virar essa história, os municípios não conhecem nossas ações em Brasília”. Reforçou que não há como defender o governo de Cláudio Castro (PL). “Não dá para defender o governo Cláudio Castro do jeito que está a educação pública, a questão da violência e milícias”, disse ela. Também apontou a necessidade da união de forças para por fim ao bolsonarismo. “Há uma política de morte no país, há o desmonte da legislação ambiental. Eu vejo uma crescente rejeição ao bolsonarismo, até mesmo os que apostaram nessa política no passado”, destacou. Veja na íntegra no vídeo acima.

TAMOIOS EM PAUTA

Ainda em Cabo Frio, o distrito de Tamoios foi destaque na sessão da Câmara desta terça-feira (13). Uma indicação da vereadora Alexandra Codeço (REP) solicitou a implantação de centro cirúrgico e maternidade no Hospital Municipal de Tamoios. Codeço ressaltou que a implantação trará mais dignidade para os moradores, que não precisarão mais se deslocar em busca de atendimento. A indicação motivou um debate entre os vereadores sobre a reabertura da unidade. Já uma outra indicação, do vereador Roberto Jesus (MDB), solicita que o Executivo reavalie a previsão orçamentária dos valores de investimento da Modernização, Revitalização, Reforma e Melhoria de Tamoios. De acordo com o Jesus, objetivo é a distribuição igualitária do orçamento municipal. Ambas as indicações foram aprovadas e serão encaminhadas ao Executivo.

FORA DA ROTINA

Os parlamentares juvenis de Cabo Frio tiveram uma atividade diferente na tarde desta segunda-feira (12). Eles foram conhecer o fórum da Comarca de Cabo Frio, a convite da Juíza Drª Luciana Cesário de Mello Novaes, titular da 1ª Vara de Família, de Infância, Juventude e Idoso. A promotora do Ministério Público, Drª Mônica Rodrigues Cuneo, titular da Promotoria de Justiça de Família de Cabo Frio também esteve presente. O presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), fez questão de acompanhar a atividade. Por mais de duas horas, eles puderam ver de perto o funcionamento do Tribunal, das audiências, a rotina do fórum e conheceram a sala onde são realizados os júris.

VÃO RECORRER

Ainda sobre a movimentação eleitoral na Região dos Lagos, Cláudio Chumbinho e Carolina Filha de Alair Corrêa, ambos candidatos a deputados federais do União Brasil e que tiveram as respectivas candidaturas impugnadas pelo TRE nesta segunda-feira (12), vão recorrer ao TSE. No caso de Chumbinho, a decisão levou em conta um parecer emitido pela procuradoria eleitoral do MPF, sobre julgamento de contas dos anos de 2007 e 2008, em que ele foi presidente da Câmara de vereadores de São Pedro da Aldeia. O TCE julgou regulares, mas o legislativo aldeense indeferiu. Chumbinho postou vídeo dizendo que agora está nas mãos de deus, mas que a campanha segue. Já com relação a Carolina, há condenação contra ela na época em que foi secretária de Assistência Social de Cabo Frio, em 2015, e teve suas contas julgadas irregulares, com imputação de débito, pelo TCE/RJ. Em sua página na rede social, ela disse que a questão será resolvida rapidamente. É aguardar pra ver.

Foto: Ronald Pantoja

ROMÁRIO NOS LAGOS

Conforme você leu na coluna Boca Miúda desta segunda-feira (12), o senador candidato à reeleição Romário (PL) esteve também em Búzios. A caminhada, ao lado do prefeito Alexandre Martins (REP), contou com a presença da vice-prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL). Segundo a Comunicação buziana, o parlamentar esteve na Rasa, passando pela Praça do Inefi, e na Casa da Mulher Buziana, que fica no Cruzeiro. Saindo do município, passou por Unamar e Rio das Ostras. Nesta terça-feira (13), Romário teve agenda na Região dos Lagos, mais uma vez. Um encontro em Bacaxá, distrito de Saquarema, com o deputado estadual candidato a reeleição Pedro Ricardo (PROS), a prefeita da cidade, Manoela Peres (UNIÃO), e o secretário municipal de Educação, Antônio Peres.

CORAL CRIADO

Por falar em Búzios, foi aprovado no Parlamento da cidade, nesta terça-feira (13), o Projeto de Lei que cria o Coral Municipal. O PL, de iniciativa do Poder Executivo, segue para sanção e publicação. Dentre as finalidades do dispositivo estão a promoção do intercâmbio cultural, a representação do município nos eventos comemorativos e a colaboração com as promoções cívico-culturais da Prefeitura de Búzios. De acordo com o projeto, o coral será órgão vinculado ao Gabinete do Prefeito. As atividades dos coralistas não serão remuneradas, mas o Poder Executivo fica autorizado a custear cursos musicais e despesas com viagens (alimentação e transporte) aos integrantes do coral. Os gastos correrão por conta de verba orçamentária própria, suplementada se necessário. A Prefeitura deverá regulamentar a lei no prazo de 30 dias após sua publicação, estabelecendo – entre outras – as regras para seleção dos integrantes e a periodicidade dos processos seletivos.

PROCURANDO POR RESPOSTAS

Outro documento aprovado na sessão da Câmara de Búzios nesta terça-feira (13) foi um requerimento pedindo informação ao Governador do Estado, Cláudio Castro (PL), sobre a construção dessa escola de ensino médio em Búzios. É que a Lei Municipal 1.706/2021 doou ao Estado uma área desafetada para a construção. O requerimento foi apresentado pelo vereador Raphael Braga (UNIÃO) e aprovado por unanimidade.

OBRAS NA PRINCESINHA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), vistoriou obras do município nesta terça-feira (13). O chefe do Executivo fez uma transmissão ao vivo nos canais da Prefeitura para mostrar o andamento da pavimentação asfáltica da rua Paulino Alves Martins, no bairro São Miguel. Segundo o prefeito, são 650 metros de drenagem, pavimentação e iluminação em LED. Vantoil esteve ao lado do secretário de obras, Alexandre Freitag.

JUNIOR NEGÃO NA CORRIDA

Apesar do grande apoio que candidatos de outras cidades a uma vaga na Alerj tenham em Iguaba Grande, o município tem um postulante da terra. O vereador Júnior Negão (PATRI) concorre a deputado estadual neste ano e, vira-e-mexe, movimenta a sua campanha nas redes sociais. Na noite desta segunda-feira (12), por exemplo, o candidato transmitiu uma live com o professor Enildo Pereira, ex-secretário de Educação e Cultura de Iguaba Grande. O assunto, como não poderia deixar de ser, foi educação. Sem dúvida, participar do pleito, mesmo que Júnior não seja eleito, é uma forma bem interessante de cacifar o nome dele para as próximas eleições.

MARGOTH TÁ ON

O espectro progressista de Iguaba também não está desguarnecido nas eleições deste ano. Conforme você já havia lido há algum tempo nesta coluna, a advogada Margoth Cardoso (PT) é candidata a deputada federal. Com bandeira de trazer projetos para reduzir as desigualdades e garantir direitos, Margoth, inclusive, lançou sua candidatura nos últimos dias ao lado de Prof. Josemar. Cardoso não é novata na disputa eleitoral, tendo até concorrido à Prefeitura de Iguaba em 2020.

SAÚDE DOS PESCADORES

No último sábado (10), a secretaria de Saúde de Arraial do Cabo realizou uma ação de promoção e prevenção à saúde dos pescadores, na Prainha. Na parte da manhã foram realizados atendimentos odontológicos, com orientações de higiene bucal e avaliação para que, caso necessário, sejam encaminhados para acompanhamento junto ao Centro de Especialidades Odontológicas. Os trabalhadores também receberam atendimento médico.

JOGOU A TOALHA

O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (União Brasil) desistiu, nesta segunda (12), de concorrer ao cargo de deputado federal. Na última quinta (8), o TRE negou o registro da candidatura do político. Garotinho foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em 2018, por participação em um esquema de desvio de R$ 234,4 milhões da secretaria de Saúde do Estado, entre 2005 e 2006. Na ocasião, ele também perdeu os direitos políticos por 8 anos, por acusação de improbidade administrativa. No entanto, o presidente do STJ, Humberto Martins, restaurou os direitos políticos do radialista em julho. No mesmo mês, desembargadores referendaram sentença por compra de votos em Campos. Na ocasião, o ministro do STF Ricardo Lewandowski, negou à defesa de Garotinho estender a ele os efeitos de uma liminar que anulou a condenação de um vereador que foi preso na mesma operação no Rio de Janeiro. Na decisão, a Corte reiterou a decisão de Lewandowski, de forma unânime.

REPÚDIO À INTOLERÂNCIA E AO DISCURSO DE ÓDIO

A ministra Rosa Weber tomou posse nesta segunda-feira (12) como a nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). No discurso de posse, ela defendeu a democracia, o Estado de Direito, e repudiou a intolerância e o discurso de ódio. A ministra também falou de ‘tempos perturbadores’ na vida institucional do país, dos ataques injustos ao STF e da defesa do sistema eleitoral. Na mesma cerimônia, o ministro Luís Roberto Barroso tomou posse como vice-presidente da Corte. Estiveram presentes à cerimônia autoridades como os demais ministros do STF, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e o procurador-geral da República, Augusto Aras. Também compareceu o ex-presidente José Sarney. O presidente Jair Bolsonaro foi convidado, mas não esteve presente, contrariando a tradição de presidentes da República prestigiarem a posse de presidentes do STF.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo