InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (15)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (15)

Vantoil Martins nos preparativos para o aniversário de Iguaba Grande; secretário de Saúde, de Búzios anuncia reforço nas Unidades Básicas de Saúde; Sessão Solene na Câmara Municipal comemora 407º aniversário de São Pedro da Aldeia; após festas, Marcelo Magno volta as atenções para inaugurações nos distritos; vereador de Araruama questiona o destino de R$ 12 milhões destinados à colocação de brita na cidade; MPRJ move ação civil contra o vereador e pré-candidato a prefeito de Maricá, Ricardinho Netuno; Manoela Peres entrega certificados a alunos aprovados pelo COUNI em Saquarema... E muito mais!

CLIMA DE ANIVERSÁRIO

A Boca Miúda desta quarta-feira (15) começa com Iguaba Grande, que está prestes a comemorar seus 29 aninhos de fundação com uma grande festa. Ficamos sabendo por uma fonte confiável, que quem vai cantar os parabéns e dar aquela sambadinha, como já vimos nos memes, é ele, o cantor Belo! O pagodeiro vai animar a Praça da Estação na virada do dia 7 para 8 de junho, data de aniversário da Princesinha da Região dos Lagos. Ainda segundo a fonte, faltam detalhes mínimos para o fechamento do contrato, com a produção do ex-Soweto. Outras fontes também afirmam que além de Belo, quem também vai se apresentar durante a semana é o Gustavo Lins, além da atração gospel já confirmada, Sarah Beatriz, que se apresenta no dia no dia 6, depois de atrações locais. Para celebrar o aniversário, o prefeito Vantoil Martins (CID) reservou dois grandes presentes para entregar à população. O primeiro é o Mirante da Caixa D’água, que é “a menina dos olhos” dele. Martins está sempre lá conferindo a obra de perto e não vê a hora de entregar isso para a população. O segundo é a Maria Fumaça, uma réplica do trem que passava pela cidade e pelo bairro Estação, exatamente onde fica a praça que receberá a nova Maria Fumaça. Será um espaço de visitação com food trucks e um ambiente que recorda a Iguaba no início do século XX… um charme. Com tudo isso, se espera uma semana de muita festa, até porque é o último ano do governo de Vantoil e ele que segue com a aprovação, acima dos 90%, que é um fenômeno da política da nossa região. Finalzinho do segundo mandato, com uma taxa de aprovação superior a 90%.

NINGUÉM PARA

E tem mais… pelo o que parece, Vantoil não vai ter dificuldade para eleger o sucessor dele, Fabinho Costa (CID) que é o chefe de gabinete e também secretário de Segurança Pública. Quem se apresenta como adversário é o Marco Antônio (PSB), que não tem exatamente a capacidade de superar a performance e o ritmo que esse grupo de Vantoil conseguiu, promover em Iguaba. Então o desafio para Marco Antônio é hercúleo, porque não dizer ingrato, já que a verdade é que os analistas políticos da Região dos Lagos dão a eleição de Iguaba como a mais certa de todos os municípios da Baixada Litorânea, em que dificilmente o grupo do prefeito perde.

PELEGOS PRESENTES

Aconteceu na noite desta terça-feira (14), um ato contra a transfobia vivida por Ariela Nascimento e seu namorado, Bruno Henrique, que ocorreu há cerca de duas semanas em Cabo Frio. O evento reuniu poucas pessoas, mas o que chamou a atenção foram os pelegos da prefeita Magdala Furtado (PV), que tiveram disposição de aparecer lá. O engraçado é que eles não apareceram na apreciação do veto da prefeita, que tentou barrar a lei, de autoria do vereador Davi Souza (PP), que proíbe pessoas condenadas em trânsito julgado por crimes de racismo e homofobia de serem aprovadas. Para isso, teve que vir militante de São Pedro da Aldeia para pressionar, porque os pelegos de Magdala preferiram puxar o saco dela na inauguração de uma escola que aconteceu no bairro do Peró. Escola essa que foi entregue com apenas cinco meses de atraso, mas que a prefeitura diz ter sido em tempo recorde. Olha, é muita vergonha para se passar no cartão a vista, hein? Tem que parcelar.

HERÓIS SEM CAPAS

A coordenadoria da Patrulha Maria da Penha da Prefeitura de Cabo Frio recebeu autoridades e convidados para apresentar o balanço das operações deste primeiro ano de atuação no município, no auditório do Fórum. Estiveram presentes os vereadores Coronel Ruy França (PRTB), Roberto de Jesus (PRTB), Miguel Alencar (União), Alexandra Codeço (REP), o juiz Dr. Vinicius Marcondes, o promotor Dr. André Luiz Costa, os secretários de Segurança de Cabo Frio André Magalhães e de Governo Thais Jesus, a delegada da polícia civil Valeska Garcez, representantes da DEAM, PMERJ, da OAB, representantes das Guardas de São Pedro da Aldeia, Arraial, Iguaba, Casimiro de Abreu, Búzios, Macaé, os agentes da Guarda Municipal de Cabo Frio e de várias secretarias do governo municipal. A reunião durou aproximadamente 1h30 e, na oportunidade, foi feita uma apresentação com os números alcançados pela Patrulha no município. O momento mais emocionante foi quando as mulheres assistidas pela Patrulha Maria da Penha puderam expressar suas experiências e agradecimentos aos seus “heróis sem capas”.

CADÊ O DINHEIRO?

Os artistas e fazedores de cultura cabo-frienses afirmam que estão, mais uma vez, enfrentando uma falta de respostas e eficiência nos repasses das verbas dos editais da Lei Paulo Gustavo. Isso vem sendo motivo de muita reclamação na cidade. Eles dizem que, embora o dinheiro já esteja nos cofres públicos desde o ano passado, não houve convocação para assinar o termo e, tampouco, previsão de pagamento. Isso enquanto em cidades vizinhas, todos já receberam bonitinho, como manda o figurino. Ainda conforme a denúncia, a secretaria de Cultura sequer divulgou e nem lançou o prêmio Teixeira e Sousa de Literatura, programado para ser lançado durante a programação, e muito menos deu qualquer explicação sobre o atraso. Parece que a equipe técnica que teria sido anunciada para agilizar os trabalhos na pasta da Cultura, não vem surtindo efeito, uma vez que agora os artistas teriam menos informações devido à falta de contato, comunicação e proximidade com a equipe de fora da cidade. “Esta situação é preocupante e precisa ser resolvida urgentemente para garantir que a verba destinada chegue aos artistas locais”, pedem.

REMENDOS DA TEIXEIRA E SOUZA

Parece que a população não aprovou muito as intervenções feitas pela prefeitura na Avenida Teixeira e Souza. A via chegou a ser interditada para a troca de tubos e manilhas, e no fim da obra, um asfalto foi aplicado, mas só no meio, deixando uma das principais avenidas do município cheia de buracos e remendos.  O governo municipal até fez um post com a aplicação de um novo asfalto, mas isso não convenceu ninguém. Internautas não pouparam nas críticas. “Não sei como a prefeitura não tem vergonha de fazer publicidade com uma ‘gambiarra’ como esta. Lamentável”, disse um deles.

AMPLIAÇÃO NA SAÚDE

Em Armação dos Búzios, o secretário de Saúde, Leônidas Heringer, anunciou na terça-feira (14) um reforço significativo nos serviços de saúde local. A medida incluiu a ampliação do número de médicos nas UBS nos bairros de José Gonçalves, Capão e Baía Formosa. Com a adição de mais profissionais, a intenção é reduzir o tempo de espera e melhorar a qualidade do atendimento, garantindo um acesso mais amplo aos serviços de saúde para toda a população. Essa iniciativa faz parte de uma estratégia contínua de valorização e expansão da assistência na atenção primária. O secretário destacou que a alta demanda por atendimento médico nessas regiões motivou a colocação de um médico adicional em cada equipe, visando aprimorar a qualidade e a eficiência do atendimento.

PROJETO DE LEI

O vereador de Armação dos Búzios, Gugu de Nair (MDB), apresentou na nesta terça-feira (14) um Projeto de Lei na Câmara Municipal que propõe a criação do Programa “Proteção Materna”. Sob o número PL31/2024, a proposta está sob análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. O programa tem como objetivo principal promover a conscientização, incentivar o cuidado e aprimorar a saúde mental de mulheres gestantes, parturientes e puérperas em Búzios, visando uma abordagem mais humanizada. Se aprovado, o programa visa implementar ações que garantam a divulgação de informações e assegurem a proteção adequada às mulheres durante a gestação, o parto e o pós-parto.

APROVADO POR UNANIMIDADE

Ainda sobre a Câmara Municipal de Búzios, os vereadores aprovaram por unanimidade nesta terça-feira (14), o Projeto de Lei 134/2023, que trata do tombamento do prédio da Igreja Assembleia de Deus da Rua das Pedras. Proposto pelo vereador Dom de Búzios (PL), o projeto agora aguarda a sanção do prefeito Alexandre Martins (REP). O tombamento, uma medida que visa preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e afetivo para a população, impedindo sua destruição ou descaracterização, foi recebido com apoio pelos membros do legislativo buziano. Inaugurada em 24 de novembro de 1963 em estilo clássico, a Igreja Assembleia de Deus é considerada um marco na história religiosa da cidade, sendo a segunda denominação protestante em Búzios e iniciando o culto de origem pentecostal na região.

DIA DA FAMÍLIA

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), utilizou suas redes sociais nesta quarta-feira (15) para celebrar o Dia Internacional da Família. Na publicação, ele aparece ao lado de sua esposa, a Secretária da Mulher, Daniele Martins, e seus filhos. O prefeito enfatizou na mensagem que a família representa o aprendizado e o desenvolvimento na sociedade.

SESSÃO SOLENE

O vereador Jean Pierre (PP) que é secretário da mesa diretora da Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia, nos enviou um convite para participar da Sessão Solene que acontece nesta quarta-feira (15), em celebração ao 407º aniversário de fundação do município, que vai contar com homenagens a indivíduos que se destacaram na vida pública da cidade, através da entrega de Títulos de Cidadania, Medalhas Mérito Brigadeiro Lafayette Cantarino Rodrigues de Souza e Comenda do Mérito Legislativo. O aniversário é comemorado amanhã e a festa começa cedo, às 7h15 tem hasteamento das bandeiras, começando pela Câmara, em seguida a prefeitura e depois a Praça Dr. Plinio de Assis Tavares, a Praça do Canhão. O tradicional Desfile Cívico está marcado para as 9h; já às 19h, a Igreja Matriz de São Pedro celebra uma missa pelo povo aldeense.  As apresentações musicais acontecem na sexta-feira (17) e no sábado (18) às 20h com atrações locais. Na arena montada na Praia do Centros, os fãs e admiradores do esporte irão acompanhar as finais do 40º Fest Verão de São Pedro da Aldeia a partir das 19h, também no final de semana. Festão, hein?! Que seja uma data de muita comemoração para os aldeenses.

RESSACA E INAUGURAÇÕES À VISTA

Arraial do Cabo segue naquela ressaca boa da semana comemorativa, depois de três dias de muito show e um desfile cívico que comoveu a população e rendeu muitos aplausos ao prefeito. A festa mal acabou e os esforços do governo já estão todos voltados para duas inaugurações que vão contemplar os distritos. O prefeito Marcelo Magno (PL) está ansioso e vai anunciar quais são, nesta quinta-feira (16). Vamos aguardar

CADÊ A BRITA CORRIDA?

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Araruama, realizada nesta terça-feira (14), o vereador Oliveira da Guarda (MDB) questionou o destino de R$ 12 milhões destinados à colocação de brita na cidade. O vereador afirmou que, apesar de percorrer diversos bairros, não constatou a aplicação do material conhecido como “pó de pedra” nas ruas. Oliveira desafiou os 17 vereadores a responderem sobre a localização da brita. Além disso, destacou que uma ata no valor de R$ 19 milhões, também destinada à colocação de brita corrida, não está disponível no Portal da Transparência da Prefeitura. O vereador solicitou maior transparência e prestação de contas da administração municipal da prefeita Lívia de Chiquinho (REP), conclamando a população de Araruama a exigir explicações sobre a utilização dos recursos públicos.

ESGOTO A CÉU ABERTO E NOVO DIRETÓRIO DO PL

A vereadora e pré-candidata a prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL), visitou nesta terça-feira (14) a Rua Encantada, localizada no bairro Parati, em Iguabinha, para verificar as condições precárias em que se encontram os moradores devido ao esgoto a céu aberto. A situação é alarmante, com o esgoto dominando toda a via e obrigando os residentes a literalmente passarem por ele para sair de suas casas. Surpreendentemente, a rua está a uma curta distância da estação de tratamento da Águas de Juturnaíba, tornando ainda mais inaceitável a negligência por parte da prefeita Lívia de Chiquinho (REP). Os moradores enfrentam essa realidade há anos, sem que medidas eficazes tenham sido tomadas para resolver o problema pelas autoridades municipais. Além disso, Penha marcará presença na inauguração do diretório municipal do Partido Liberal (PL) na próxima segunda-feira (20). O evento, agendado para as 19h na Avenida Getúlio Vargas, foi planejado para acomodar todos os membros do partido, amigos e a população em geral. O espaço servirá como ponto central para discussões políticas na região e promete ser um fórum de debate político relevante ao longo de 2024.

ESGOTO A CÉU ABERTO E NOVO DIRETÓRIO DO PL

A vereadora e pré-candidata a prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL), visitou nesta terça-feira (14) a Rua Encantada, localizada no bairro Parati, em Iguabinha, para verificar as condições precárias em que se encontram os moradores devido ao esgoto a céu aberto. Surpreendentemente, a rua está a uma curta distância da estação de tratamento da Águas de Juturnaíba, tornando ainda mais inaceitável a negligência por parte da prefeita Lívia de Chiquinho (REP). Os moradores enfrentam essa realidade há anos, sem que medidas eficazes tenham sido tomadas para resolver o problema pelas autoridades municipais. Falando na pré-candidata, Penha marcará presença na inauguração do diretório municipal do Partido Liberal (PL) na próxima segunda-feira (20). O evento, agendado para as 19h na Avenida Getúlio Vargas, foi planejado para acomodar todos os membros do partido, amigos e a população em geral. O espaço servirá como ponto central para discussões políticas na região e promete ser um fórum de debate político relevante ao longo de 2024.

AÇÃO CIVIL PÚBLICA

A Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Maricá moveu nesta terça-feira (14) uma ação civil pública contra o vereador e pré-candidato a prefeito, Ricardo Magalhães Garcia Gutierrez, também conhecido como Ricardinho Netuno (REP), por disseminar intolerância religiosa. O parlamentar divulgou um vídeo nas redes sociais que propagava mensagens de ódio e medo em relação às religiões de matriz africana. O MPRJ solicitou urgentemente que o vídeo seja retirado das redes sociais do vereador e que ele faça uma retratação pública. Em caso de descumprimento, o vereador pode ser multado em R$ 200 mil, e, se persistir na infração, a empresa Meta, responsável pelo Instagram, pode ser solicitada a remover o conteúdo. O vídeo postado em 17 de janeiro de 2024 contém diversas afirmações intolerantes, como acusações infundadas sobre a Prefeitura de Maricá ensinando ‘macumba’ às crianças em escolas municipais. A promotora de Justiça destaca que esse tipo de conteúdo explora o racismo estrutural e aumenta a sensação de insegurança e medo, estimulando a segregação e justificando a prática de violências físicas e psicológicas contra grupos vulneráveis.

ENTREGA DOS CERTIFICADOS

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), e a Secretária de Educação, Thais Oliveira, entregaram certificados a 513 alunos aprovados pelo COUNI para cursos de pós-graduação. A cerimônia ocorreu na terça-feira (14). Durante o evento, Manoela destacou a importância da capacitação profissional e desejou sucesso aos formandos. Ela enfatizou a contribuição da prefeitura para a realização dos sonhos dos alunos e a expectativa de que todos exercerão suas profissões com dedicação. Os cursos têm como objetivo especializar e capacitar os alunos para atuarem em suas áreas de escolha.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo