InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (14)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (14)

Magdala Furtado reinaugura Escola Municipal Evaldo Salles, em Cabo Frio; Ex-chefe de gabinete de São Pedro da Aldeia disputa por uma das 10 vagas da casa de leis aldeense; prefeitura de Arraial do Cabo comemora números oficiais do evento de comemoração ao aniversário da cidade; Alexandre Martins participa de culto de ação de graças em Búzios; Vantoil Martins e Fábio Costa se reúnem com deputado federal Gutemberg Reis; Penha Bernardes critica um vídeo divulgado pela prefeita de Araruama nas redes sociais; em Saquarema, Manoela Peres (PL) recebe alunos de creche no gabinete; Fabiano Horta visita obras de macrodrenagem em Maricá... E muito mais!

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (14) começa por Cabo Frio, onde depois de uma longa espera, transferência de alunos e até manifestação de responsáveis, a Prefeitura finalmente reinaugurou a Escola Municipal Evaldo Salles, localizada no Peró. De acordo com o município, as obras aconteceram em tempo recorde, porque a conclusão estava prevista para agosto, mas para os pais e corpo docente, esse impasse gerou muito desgaste. A cerimônia de reinauguração contou com a presença da prefeita Magdala Furtado (PV), que durante sua fala, ressaltou o compromisso da gestão municipal em investir na educação. “É muito importante fazer parte de mais uma entrega para a educação de Cabo Frio. Quem viu como estava a escola e vê como está agora, não vai acreditar”, comemorou. A secretária de Educação, Rejane Jorge, não esteve presente, pois, segundo informações, estava se sentindo mal.

VETO DERRUBADO

Falando em Magdala, a Câmara Municipal de Cabo Frio rejeitou, por 13 votos a zero, na sessão desta terça-feira (14), o veto da prefeita ao Projeto de Lei que proíbe a contratação de pessoas condenadas em trânsito em julgado (quando não cabe mais recurso) por crimes de racismo e homofobia. O PL, de autoria do vereador Davi Souza (PP), foi apreciado e comentado pelos vereadores e militantes presentes na audiência, como Laysa Jota, presidente do Fórum Permanente LGBTQI+ da Baixada Litorânea, e Cris Tamoios, do Fórum Permanente da Comunidade Negra e Quilombola. Confira no vídeo.

INTERVENÇÃO NO PT

Na noite desta segunda-feira (13), uma reunião da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) convocou a Executiva Municipal de Cabo Frio para anunciar uma intervenção. A medida não implica na troca dos membros da Executiva Municipal, mas sim na perda de seus poderes políticos. Ou seja, presidente, vice-presidente, secretário e outros se mantêm nos cargos, mas sem qualquer poder ou força política. “São meras figuras alegóricas”, conforme diz o atual presidente do PT em Cabo Frio, Ricardo Cardoso. O fato é que, com isso, o partido ai assumir a secretaria de Obras da cidade. O nome indicado para o cargo ainda não foi oficializado, mas, fontes afirmam que será uma pessoa de fora da cidade, possivelmente indicada pelo deputado federal Lindbergh Farias e pela deputada federal Benedita da Silva. A nomeação deve ser anunciada nos próximos dias. Essa intervenção aconteceu na federação como um todo, atingindo o PCdoB, o PV e o PT. Porém, a medida gerou rachaduras no PT. O diretório municipal se dividiu entre aqueles que vão apoiar a candidatura da prefeita Magdala Furtado (PV), representando a Federação Brasil da Esperança, e os que preferem seguir com a atual opção, que é Rafael Peçanha (Rede). A maioria, no entanto, decidiu seguir apoiando Rafael e não compor o governo.

APRESENTAÇÃO DE PRÉ-CANDIDATURAS

O vereador Átila Motta (PC do B) liderou, nesta segunda-feira (13), o evento de apresentação das pré-candidaturas dos vereadores de Cabo Frio pela federação PC do B, PV e PT. O encontro aconteceu no Palace Fest, em São Cristóvão. O espaço ficou pequeno para o número expressivo de convidados, que, segundo a assessoria, ultrapassou 500 pessoas. Átila agradeceu a confiança da prefeita Magdala Furtado (PV) e dos parceiros. Magdala Furtado (PV) aproveitou seu discurso para fazer um balanço de seus nove meses de governo. Os pré-candidatos também tiveram seu tempo para se apresentarem a discursar sobre suas causas defendidas. O evento contou ainda com a presença do secretário de Cultura, Márcio Sampaio; da coordenadora de Atenção Primária da Saúde, Vívian Duque; do secretário de Saúde, Bruno Alpacino; do presidente do Ibascaf, Bebeto Cardoso; e do secretário de Comunicação, Acy Chagas. Podem dizer o que quiser de Átila, mas ninguém nega que ele é ligeiro, astuto e não perde gol.

NOVOS DESAFIOS

O ex-chefe de gabinete de São Pedro da Aldeia, Moisés Batista, está na disputa por uma das 10 vagas da casa de leis aldeense. Moisés é candidato pelo Solidariedade. Com nome leve, ganhou confiança do prefeito Fábio do Pastel (PL) nos últimos três anos e meio, porém sem apegos ao cargo, saiu do governo em busca novos desafios. Os analisas políticos da Praça do Canhão acreditam que ele tem fortes chances se se eleger. Será? Trabalho e disposição, o homem mostrou que tem de sobra. Outro detalhe interessante: as reuniões dele tem enchido. Isso revela que com aquele seu jeitinho discreto, sempre sorrindo com os olhos, pode surpreender. Quem duvida disso?

NÚMEROS OFICIAIS

A Prefeitura de Arraial do Cabo comemorou os números oficiais da Polícia Militar sobre os registros de ocorrência nos três dias de evento que aconteceram em comemoração ao aniversário da cidade, durante este fim de semana. Fake news foram divulgadas sobre ações de criminosos, mas a Polícia Militar negou esse fato. Veja a nota na íntegra: “A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar, em resposta à postagem numa mpágina da rede social, no dia 13 de maio, gostaria de esclarecer que a informação sobre uma Van com criminosos realizando mais de 200 roubos durante o evento de aniversário do Município de Arraial do Cabo não reflete a realidade. Os números mencionados na notícia não coincidem com os dados oficiais registrados no ISPGeo. Durante os shows realizados nos dias 11, 12 e 13, apenas 6 furtos foram registrados na 132ªDP, sendo 3 furtos à transeuntes e 3 furtos de aparelhos celulares”.

CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS

Em Búzios, ao lado da primeira dama, Daniele Martins, o prefeito Alexandre Martins (REP) participou, na noite desta segunda-feira (13), de um culto de ação de graças em agradecimento à suas conquistas políticas do último mês, como o julgamento a seu favor e o retorno à prefeitura. “Em meio ao afastamento do meu cargo de prefeito de Búzios, as orações e apoio dos amigos e familiares foram como luzes de esperança, lembrando-nos do amor e da bondade divina. Este culto foi um testemunho da força da comunidade e da fé inabalável em tempos desafiadores. Obrigado a todos que estiveram presentes, cada um tornando este momento ainda mais especial. Que possamos continuar a caminhar juntos, celebrando e compartilhando o amor e a gratidão em nossos corações”, declarou.

NOVO LÍDER

O vereador de Armação dos Búzios, Dom de Búzios (PL), foi oficialmente nomeado como o novo líder de governo na Câmara Municipal nesta terça-feira (14). O anúncio foi feito pelo prefeito Alexandre Martins (REP). A nomeação visa fortalecer a governança e a implementação de políticas públicas no município. Dom de Búzios, com atuação destacada na Câmara, passa a ter um papel central na articulação entre os vereadores e o governo de Alexandre. Sua nova função inclui a defesa de projetos do executivo e a facilitação da comunicação e negociação dentro do legislativo. E cabe lembrar, o vereador apoiou o candidato da oposição, Rafael Aguiar (PL), na campanha para as eleições suplementares que foram canceladas no balneário.

ENCONTRO COM GUTEMBERG

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID), e o pré-candidato a prefeito, Fábio Costa (CID), reuniram-se nesta segunda-feira (13) com o deputado federal Gutemberg Reis (MDB). Durante a visita, o deputado destacou seu compromisso com a cidade, mencionando ser o mais votado na história do município. Os líderes percorreram diversos bairros, discutindo projetos e investimentos em várias áreas, como educação, infraestrutura e turismo, com o objetivo de promover melhorias para os moradores da cidade.

VISITA AO RANCHO

Continuando em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID), junto com estudantes do Curso de Veterinária da Universidade Estácio de Sá, visitou na segunda-feira (13) o Rancho 2A, no bairro Sapeatiba Mirim. A visita teve como objetivo conhecer o tratamento de Equoterapia oferecido pela prefeitura às crianças assistidas pelo projeto Flore’Ser. Durante a visita, os estudantes aprenderam sobre o tratamento realizado com o auxílio de cavalos e participaram de atividades práticas conduzidas pelo treinador e guia Gustavo Henrique. O tratamento de Equoterapia, oferecido pela Secretaria de Saúde, completará um ano em julho e é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar, abrangendo as áreas de saúde, educação e equitação.

“PURO TEATRO!”

A vereadora e pré-candidata a prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL), criticou um vídeo divulgado pela prefeita Lívia de Chiquinho (REP) nas redes sociais nesta segunda-feira (13). No vídeo, a prefeita foi vista visitando a UPA da cidade para realizar uma fiscalização. Penha destacou que após sete anos e meio de mandato e às vésperas das eleições, a prefeita decidiu inspecionar a UPA, identificando problemas que a população enfrenta há anos, como falta de estrutura, médicos e equipamentos. “Parece até piada, né gente? É como se não bastasse ela insistir em demonstrar que não fazia ideia da tal situação. PURO TEATRO! O nosso povo já acordou, chega de mentiras e enganações. Não fez o básico pela população durante todos esses anos e agora acha que engana alguém? Vergonha!”, disse Penha. Ela argumentou que Lívia identificou a questão do acolhimento como o principal problema, mas destacou que essa avaliação seria insuficiente diante das outras carências. A ausência de um tomógrafo 24 horas na UPA, a falta de leitos de CTI na cidade e a inexistência de hemodiálise à beira leito foram mencionadas por ela. Também foi ressaltado pela vereadora que os moradores de Araruama são obrigados a buscar atendimento médico em cidades vizinhas, como Saquarema, Iguaba e São Pedro da Aldeia, o que evidencia a deficiência no sistema de saúde local.

VISITA AO GABINETE

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), recebeu nesta segunda-feira (13) em seu gabinete os alunos da Creche Tia Ione. Durante a visita, as crianças puderam acompanhar parte da rotina da prefeita. O evento ocorreu no período da manhã e faz parte de um programa de visitas educacionais promovido pela prefeitura.

OBRAS DE MACRODRENAGEM

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), realizou uma visita nesta terça-feira (14) para inspecionar as obras de macrodrenagem que estão sendo realizadas em um trecho do canal no Centro da cidade. Acompanhado pela equipe da Somar, Horta destacou a importância da intervenção para solucionar os problemas de alagamento recorrentes na área. Segundo o prefeito, a intervenção está sendo realizada na região atrás da praça de alimentação e visa melhorar a estrutura de drenagem da cidade. A obra, que tem previsão de duração de um mês, inclui a arborização e melhorias no escoamento, com o objetivo de otimizar o funcionamento dos espaços públicos de Maricá.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo