CAFEZINHO COM SERGINHO
A Boca Miúda desta sexta-feira (9) começa por Cabo Frio, onde o prefeito Dr. Serginho (PL) foi o entrevistado do ‘Cafezinho com a Renata’. Após completar 100 dias à frente do governo, ele falou sobre os principais desafios e decisões deste início de gestão. Entre os temas, Serginho também comentou sobre a polêmica recente envolvendo a cobrança de estacionamento para veículos com placas de Cabo Frio — uma medida que gerou muitas reclamações, especialmente nas redes sociais. Outro assunto importante foi o adiamento do tão aguardado calendário de eventos, muito esperado pelos operadores de turismo. A apresentação estava marcada para esta quinta-feira, mas acabou sendo adiada para a próxima semana. Também foram abordadas questões que seguem preocupando os moradores, como os buracos nas ruas, a falta de iluminação em vários pontos da cidade e os problemas com a limpeza urbana. O prefeito anunciou recentemente uma nova empresa responsável por esse serviço, e ele nos contou um pouco mais sobre essa mudança. Confira na íntegra:
________________

CABO FRIO NO FÓRUM ESTADUAL PCD
Cabo Frio assumiu uma cadeira permanente no Fórum Estadual de Gestores de Políticas para Pessoas com Deficiência, criado pela Subsecretaria de Políticas Inclusivas, vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil. O objetivo é integrar os municípios e o Governo Estadual na construção de políticas inclusivas para o público PCD. A primeira reunião aconteceu no dia 29 de abril, no Palácio Guanabara, com a presença do secretário adjunto de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência e Autismo de Cabo Frio, André Luiz da Penha, o Gugu, e do superintendente Anderson Macleyves, representante do município no Fórum. O evento inaugural reuniu representantes de 38 municípios e órgãos estaduais, com o objetivo de promover a inclusão, acessibilidade, garantia de direitos e diálogo entre as diferentes esferas de governo. Na ocasião, os representantes cabo-frienses trocaram experiências com os demais participantes, incluindo o superintendente de Ações para PCD da Subsecretaria de Políticas Inclusivas da Secretaria de Estado da Casa Civil, Geraldo Nogueira. “É de grande importância para Cabo Frio ter obtido uma cadeira participativa no Fórum permanente do Estado. Isso nos coloca em um papel de relevância dentro da articulação para garantir inclusão, acessibilidade e direitos para as pessoas que precisam”, destacou o superintendente Anderson Macleyves.
RENATA SOUZA EM CABO FRIO
A deputada estadual Renata Souza (PSOL) desembarca em Cabo Frio na próxima segunda (12), com sua Caravana nos Municípios — iniciativa que percorre o estado ouvindo moradores, coletando sugestões e construindo, na prática, uma política coletiva e popular. A agenda começa às 9h e promete ser intensa. O primeiro encontro será às 10h, no CIEP 458 Hermes Barcelos, com foco em educação. O objetivo é reunir comunidade escolar, profissionais da área e moradores para discutir os principais desafios da rede pública. À tarde, no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (no Largo de Santo Antônio), a parlamentar participa da primeira edição do Abril Verde em Cabo Frio — mês de combate ao racismo religioso, instituído por lei de autoria da própria deputada. Será realizada uma Plenária de Terreiros com lideranças religiosas, ativistas e representantes da sociedade civil para debater os recorrentes casos de intolerância religiosa e a falta de políticas públicas voltadas aos povos de axé no município. Durante o evento, também será entregue a homenagem Mãe Beata de Iemanjá, dedicada a mulheres essenciais na luta pelo reconhecimento e defesa dos direitos dos povos de terreiro. Para quem quiser contribuir com a construção das pautas do dia, basta mandar uma mensagem para o contato oficial da deputada.

YURI MOURA E HENRIQUE VIEIRA EM SÃO PEDRO DA ALDEIA
Os deputados estadual Yuri Moura (PSOL) e federal Henrique Vieira (PSOL) realizam, nesta sexta-feira (9), uma agenda conjunta em São Pedro da Aldeia, com foco na crise ambiental da Laguna de Araruama. A programação inclui escuta popular, mobilização social e fortalecimento de ações legislativas voltadas ao meio ambiente e às comunidades tradicionais. Pela manhã, os parlamentares visitaram a laguna acompanhados por pescadores, moradores e pesquisadores, para verificar os impactos do despejo de esgoto, do crescimento urbano e da especulação imobiliária. À tarde, participaram de atividades na Escola Estadual Almirante Tamandaré e de uma assembleia pública com lideranças locais. À noite, a programação se encerra com uma roda cultural na Praça da Igreja Matriz. Durante a visita, foi anunciada uma audiência pública na Alerj, marcada para terça-feira (13), às 9h30, com o tema “Laguna de Araruama e as influências no desenvolvimento regional”. Yuri também reforçou a fiscalização sobre o programa estadual Limpa Rio, alvo de denúncias sobre irregularidades na execução das obras. O parlamentar afirmou que está analisando contratos e cobrando explicações do governo. As ações integram uma estratégia mais ampla dos mandatos para a preservação dos corpos hídricos do estado e o enfrentamento das desigualdades socioambientais.

FORTALECIMENTO DO PROCON
O vereador de São Pedro da Aldeia, Pedro Abreu (REP), que integra a Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara Municipal, se reuniu nesta quinta-feira (8), na capital federal, com o secretário nacional de Defesa do Consumidor, Wadih Damous, para tratar sobre o fortalecimento da defesa do consumidor no município. Quem também esteve presente durante o encontro foi o diretor do Procon aldeense, Arthur Reis. O objetivo da conversa foi abordar possíveis parcerias entre a administração municipal e o Governo Federal, com foco no fortalecimento dos serviços de atendimento e proteção ao consumidor aldeense. E não parou por aí! Também foi discutida a possibilidade de acesso ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, instrumento do Governo Federal que financia projetos voltados à defesa dos direitos coletivos. O município já iniciou o processo de adesão ao fundo, com o objetivo de promover melhorias na estrutura do Procon, como a aquisição de novos equipamentos, a modernização do atendimento e a ampliação de serviços essenciais. Pedro, no ritmo de quem leva planilha no bolso, também correu atrás de emendas parlamentares durante esta semana. Haja fôlego pra tanta reunião assim!

DESAFIOS NA GESTÃO
Já o prefeito Fábio do Pastel (PL) conduziu, nesta sexta-feira (9), uma breve transmissão em suas redes sociais, na qual discutiu diversas dificuldades e desafios que tem enfrentado na gestão nos últimos dias. Ele declarou que tem trabalhado arduamente e solicitado, de forma constante, apoio financeiro dos governos estadual e federal para um município que enfrenta sérios problemas financeiros. O prefeito mencionou que algumas obras, infelizmente, precisaram ser temporariamente interrompidas. Mostrando-se insatisfeito, ele fez uma comparação entre os valores recebidos mensalmente em royalties na cidade em relação a outros municípios da Região dos Lagos, citando Araruama, que tem quase o mesmo número de habitantes e recebe cerca de R$ 110 milhões, enquanto São Pedro recebe apenas aproximadamente R$ 3 milhões por mês: “Não é que eu sinta tristeza ao ver outras cidades realizando grandes obras e promovendo shows, mas me sinto ansioso e tenso”. Além disso, Pastel realizou visitas a algumas obras na cidade e participará de uma reunião neste sábado (10), na capital.

VISITA TÉCNICA
O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Pedro da Aldeia, Cláudio Viviani, realizou uma visita técnica nesta sexta-feira (9) à autarquia da Somar. Quem também esteve presente foi o diretor da pasta Sandro Bouth. Por lá, eles foram recebidos pelo presidente da Somar, Francisco Lameira. Durante o encontro, foram apresentadas ações bem-sucedidas desenvolvidas no município de Maricá. Os servidores aldeenses participaram, ainda, de uma visita às instalações do prédio principal.

SEXTOU “DAQUELE” JEITO
O prefeito de Iguaba Grande, Fabinho Costa (CID), sextou (9) em um clima diferente. Ele foi à celebração do Dia das Mães na Cidade do Idoso. E, claro, não deixou de dançar com sua amada esposa, Natália Pinho. Mesmo todo tímido, ele arrancou aplausos da mulherada presente. E pensam que acabou? Que nada! Fabinho foi conferir, no final da tarde, as obras que estão sendo realizadas na Estrada da Integração, que vai ligar a Sapeatiba Mirim à Lagoa do Bulcão: “O nosso sextou é assim. Aqui o sistema é bruto. Nós estamos aqui trabalhando, como eu falo, é trabalhar até dar certo, e assim a gente vai seguir”, disse.

ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL
O secretário de Educação de Arraial do Cabo, Bernardo Alcântara, esteve, nesta sexta-feira (9), no CIEP Municipalizado. Junto com a equipe da Subsecretaria do Ensino em Tempo Integral e a Equipe Diretiva da escola ele acompanhou mais de perto o crescimento desse projeto e entendendo pontos que precisam ser melhorados. “O Ensino em Tempo Integral segue aproximando sonhos e tornando possíveis perspectivas mais amplas nas vidas dos nossos alunos. Não se trata apenas de um aumento de carga horária, mas sim da possibilidade de conseguir enxergar um futuro com diversas escolhas. É formar também cidadãos, ofertando várias formas de se chegar além através da Educação”, disse Bernardo.

EXPECTATIVA PARA OS 40 ANOS
A expectativa está alta para os 3 dias de festa que prometem agitar Arraial do Cabo, na comemoração dos seus 40 anos de emancipação. O palco que vai receber a banda Paralamas do Sucesso, no domingo (11), o sertanejo João Gomes, na segunda (12) e o cantor Belo, na terça (13), já está sendo montado nas areias da Praia dos Anjos. A programação conta ainda com o espetáculo aéreo da Esquadrilha da Fumaça, com o cenário paradisíaco da Praia Grande, às 16h de segunda-feira. Já na terça-feira (13), data oficial do aniversário da cidade, o dia desperta cedo, às 8h, com a tradicional banda Furiosa passando pelas ruas cabistas. Em seguida, às 9h, haverá a cerimônia do hasteamento das bandeiras em frente à Prefeitura, seguida por uma missa solene na Igreja Nossa Senhora dos Remédios. Na tarde, às 16h30, acontece o desfile cívico na Avenida Leonel de Moura Brizola, com o tema “40 anos de emancipação político-administrativa, 100 anos da educação cabista e 522 anos de história”. Com temáticas que reavivam a memória histórica e cultural do município. O evento contará ainda com a participação especial da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais. Programação agitada, hein?! Depois do sucesso do Festival da Lula, não há dúvida que o aniversário também vai bombar.

MAIO LARANJA
Em Armação dos Búzios, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, por meio da Coordenadoria da Criança e do Adolescente, abriu oficialmente o mês de maio com ações de conscientização em parceria com a FIA (Fundação para a Infância e Adolescência) e o NACA (Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente). O encontro marcou o início da campanha do Maio Laranja, com palestra sobre a importância do 18 de Maio e orientações sobre como identificar e denunciar situações de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

REUNIÃO NA CAPITAL
O secretário de Governo de Macaé, Juninho Luna, foi à capital para se reunir com o secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho, com o objetivo de estabelecer parcerias voltadas ao desenvolvimento de novas fontes de energia para o município. Durante o encontro, Juninho apresentou as potencialidades e a infraestrutura de Macaé para a implementação de iniciativas energéticas, como as fontes eólica e solar. O secretário municipal comentou sobre a iniciativa: “O município está pronto para receber investimentos da iniciativa privada e atender às demandas por energias renováveis com sustentabilidade. Por isso, fomos conhecer de perto a dinâmica da secretaria Estadual de Energia e Economia do Mar.” Para o secretário, Macaé vive um momento de execução de novos projetos estruturantes, alinhados ao atual cenário de desenvolvimento econômico, expansão industrial e crescimento populacional da Cidade Energia.

ENTREGA DA NOVA VIATURA
O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), recebeu, nesta quinta-feira (8), a nova viatura do Corpo de Bombeiros Militar do Estado. A cerimônia aconteceu no Destacamento de Bombeiros Militar e contou com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais, entre eles o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles; o secretário de Estado e Assessor do Gabinete do Governo, o Subtenente Marcelo Brunett; o coordenador extraordinário da Defesa Civil, Eric Schuler; e o Tenente-coronel Luciano da Costa Castilhos. Esse investimento, que foi de R$ 2,5 milhões, reforça o combate a incêndios e o salvamento na cidade e região. O caminhão Auto Bomba Tanque, modelo Scania Madrid Spain, tem capacidade para mais de 5 mil litros de água e foi adquirido pelo Governo Estadual. Carlos agradeceu por mais um importante investimento e lembrou que, nos 33 anos do município, nunca houve esse tratamento tão próximo a Rio das Ostras: “Em pouco mais de quatro meses, o senhor esteve aqui para fazer importantes entregas. Veio para o Projeto Botinho, depois esteve para inaugurar a nossa Unidade de Salvamento Náutico e hoje traz esse grande presente, que é esse caminhão de combate a incêndio.” Quem também não deixou de comentar foi o próprio secretário, que lembrou da entrega de outras viaturas ao município: “Essa viatura é europeia, é um dos modelos mais modernos do mundo. O Governo do Estado tem investido continuamente para garantir equipamentos modernos e eficazes.” Que belo presente que chegou, né, Carlos? Agora é seguir com o plano: trabalhar ainda mais para atender todos os moradores da região.

“EU VOU ENXUGAR A MÁQUINA”
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), anunciou, nesta quinta-feira (8), medidas de corte no governo e cobrou resultados da equipe, com críticas diretas à autarquia Somar. Ele destacou a necessidade de “enxugar a máquina pública” para direcionar mais recursos a obras, saúde e educação, e classificou como “um absurdo” o número de 1.300 crianças fora das creches municipais. Em tom firme, declarou: “Eu vou enxugar a máquina. Determinei agora: a empresa de obras… Há oito anos, quando fui prefeito, a gente via todo dia de manhã um mar de trabalhadores de camisa vermelha, limpando a rua, fazendo asfalto. Eu passei por Itaipuaçu ontem e vi um monte de ruas sem asfalto. Então, quero dizer ao presidente e à direção da Somar: quem não trabalhar ou ficar enrolando, demita! Demita!” Quaquá também criticou a gestão de contratos e materiais: “Eu quero fazer muito mais com muito menos, porque eu tinha R$ 100 milhões de orçamento para investimento e a Somar fazia muita obra.” Apesar do discurso de austeridade, o prefeito tem sido alvo de críticas por passar longos períodos fora da cidade e pela falta de acesso ao gabinete. Ao final, reforçou: “Minha única dívida é com resultados para o povo de Maricá.” Quaquá não quer saber de rodeios. Foi direto ao ponto. Quando ele fala que vai fazer, ele cumpre.

CRIAÇÃO DA CBA
Falando em Washington Quaquá, ele sextou (9) daquele jeito com mais uma reunião em seu gabinete. Só que agora é para criar a Central Brasileira de Artes. Quaquá recebeu o ator e presidente da Empresa de Turismo e Cultura, Antônio Grassi, e o carnavalesco Paulo Barros. Quaquá quer começar com as intervenções de arte e urbana: “Vai ter formação técnica, produção artística e muita oportunidade pra quem quer trabalhar com cultura e turismo. Quero ver o povo de Maricá com qualificação e emprego, sem depender de favor. Ajuda é pra quem precisa, sim, mas o que a gente quer é independência e dignidade pro nosso povo!”. Quaquá é assim: chega com ideia, sai com projeto. E, mais do que isso, sai com futuro.

AGRADECIMENTO ESPECIAL
A prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), usou as redes sociais para agradecer a equipe da secretaria de Educação pela organização do desfile cívico em comemoração aos 184 anos da cidade. “Vocês são incansáveis, dedicados e fazem tudo com um amor que transparece em cada detalhe. Tenho um carinho enorme por cada um de vocês! Os desfiles cívicos deste ano foram emocionantes. O de Sampaio, no dia 1º, e o de hoje, no Centro de Saquarema, encheram nossos olhos e nossos corações de orgulho”. Este é o primeiro desfile de Lucimar como prefeita e antes, ala acompanhava tudo como secretária de Educação. “Acompanhar tudo isso agora como prefeita tem um significado ainda mais profundo pra mim. Quando estava na pasta da educação, vivia intensamente esse momento. Sei o quanto cada escola se dedica, o quanto cada passo é preparado com cuidado… e ver isso acontecendo me emociona profundamente. Muito obrigada por manterem viva essa tradição tão bonita. Foi uma honra estar com vocês! Parabéns a todas as escolas, aos alunos e todas as equipes. Eu amo vocês”, completou.