BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (8)

O lançamento da pré de Aquiles Barreto no Cabo; 1º Festival da Lagoa nos distritos cabistas; Alexandre Martins na expectativa da Praça da Bíblia e homenagem aos 'Heróis do Mar'; Magdala Furtado se reúne com lideranças femininas; Julio Lopes traz Cacique neste sábado (9); Vantoil Martins sacramenta contrato com Firjan; Qualificação do turismo na Aldeia; Licitação de ônibus em suspensão; Jornalista faz R.O. contra ataque racista; Vereador de Araruama se enrola mais uma veza... E muito mais!

1089

LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA DE AQUILES

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (8) começa por Arraial do Cabo, local do lançamento da pré-candidatura do cabo-friense Aquiles Barreto (PSD) a deputado federal. Foi um acontecimento que lotou o Atlético Clube Apollo, na Praia dos Anjos, aliás um evento bem cheio para um candidato que não é do Cabo, embora tenha raízes na cidade, conforme a mãe dele, Laura Barreto, e ele mesmo fizeram questão de destacar todo momento em seu discurso. Ou seja, motivo de Aquiles ter escolhido lançar por Arraial traz junto toda uma carga emocional, visto que é uma cidade que conta a história de sua família, onde o avô era barqueiro. Confira o vídeo:

____________________

FESTIVAL DA LAGOA, O 1º NA HISTÓRIA DOS DISTRITOS

Em Arraial do Cabo, ainda repercute a entrevista do prefeito Marcelo Magno (PL) ao RC Cast, o podcast do Portal RC24h, que aconteceu nesta quinta (7). Entre as novidades, Marcelo anunciou o 1º Festival da Lagoa, que vai acontecer de 28 a 31 de julho, em Figueira, aliás, primeira vez que a região dos distritos recebe um evento desse porte. No cardápio, muita música, de vários ritmos, como samba, sertanejo, pop rock e música gospel, além de comida boa. A festa será realizada no Campo do Beira Mar, a partir das 19h. Na foto, Marcelo está acompanhado de seu braço direito e diretor de Comunicação, Ronnie Plácido.

EXPECTATIVA PARA A PRAÇA DA BÍBLIA

Em Armação dos Búzios, a expectativa do prefeito Alexandre Martins (REP) é para a inauguração da Praça Emir Freire, a Praça da Bíblia, no bairro de Manguinhos, próximo à policlínica. O evento será na segunda-feira (11), às 18h30. A praça foi totalmente reformada e antes mesmo da inauguração as crianças já estão aproveitando a parte do espaço kids. O vice-prefeito, Miguel Pereira (PL) – que também é secretário de Obras do balneário – esteve lá e nesta sexta-feira (8) para dar um confere. O local passou por revitalização, paisagismo, instalação de bancos, mesas e grama sintética, além da construção de um quiosque e o espaço kids. Deve ser bom ter praças revitalizadas e bonitas na cidade, né? Porque em Cabo Frio nem acendendo vela acesa a Prefeitura começa a dar jeito nas que têm por aqui. Noventa e duas praças maravilhosas e abandonadas.

HERÓIS DO MAR

Continuando em Búzios, a noite desta quinta-feira (8) foi de pura emoção para os pescadores da Colônia Z-23, que ganharam uma bela cerimônia de encerramento da Exposição “Heróis do Mar”, no Espaço Cultural Zanine. Na ocasião, os secretários de Cultura e Patrimônio Histórico, Romano Lorenzi, do Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Nascimento, o presidente da Colônia de Pesca, Dominique, e o prefeito Alexandre Martins, ficaram bastante emocionados. O evento deverá ser realizado e celebrado anualmente. O prefeito buziano enfatizou a satisfação em ser um ‘ajudador’ do projeto, que traz a história do pescador. “Preservar a identidade é fundamental, já que os pescadores vêm muito antes de Brigitte Bardot. Ao todo, foram homenageados 80 profissionais que vivem da pesca. Eles receberam uma medalha comemorativa, para celebrar essa profissão rica e com grande relevância cultural para Búzios. A proposta do projeto é que mais pescadores sejam celebrados”, destacou Alexandre.

‘MULHERES UNIDADES, JAMAIS SERÃO TRAÍDAS’

A vice-prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL) está mais confiante do que nunca. Depois de conseguir vir a público desabafar sobre como se dá a relação dela com o prefeito José Bonifácio (PDT) e como ela seria podada ao tentar fazer seu trabalho dentro da Prefeitura, em entrevista ao RC Cast na última terça (5). Nesta quinta (7), se reuniu com lideranças femininas do Segundo Distrito, “as matriarcas de Tamoios”, como ela mesma chamou, para trocar experiências e debater novas ideias para o futuro da região. No post que fez em seu perfil, nesta sexta (8), afirmou que o encontro foi maravilhoso, ocasião de “falas incríveis” em noite de “muito aprendizado”. E, ao final do texto, aproveitou para dar uma alfinetada. “Mulheres unidas jamais serão traídas”, finalizou a vice-prefeita cabo-friense.

CACIQUE NA PASSAGEM

Continuando em Cabo Frio, o sábado (9) vai ser de roda de samba da boa, raiz, com ninguém menos que a turma do ‘Cacique de Ramos’. O local é o bairro da Passagem, o mais antigo da cidade e reduto gastronômico, além de possuir um cenário maravilhoso, que mistura natureza, história e uma feirinha de antiguidades. Também é o cantinho preferido do deputado federal Julio Lopes (PP), que sempre que está em Cabo Frio se hospeda no bairro histórico. Aliás, Júlio está alugando uma casa na cidade, segundo soubemos por nossas fontes. E foi justamente o parlamentar quem articulou a vinda dos sambistas para agitar a tarde de sábado e dar uma movimentada na economia local. O deputado que é flamenguista e portelense doente, já mandou avisar que vai ter uma mesa dele no evento só com os amigos mais chegado. Fica a dica! Programa imperdível. Afinal, “quem não gosta de samba”…você sabe, né?!

QUALIFICAÇÃO PARA O IGUABENSE

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) recebeu, nesta sexta-feira (8), equipe da coordenação operacional de educação da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan-Senai). O encontro foi para sacramentar a implantação de cursos de qualificação profissional para servidores e moradores da cidade. A assinatura do contrato prevê, neste primeiro momento, atender a 120 alunos. Acompanharam essa reunião com o prefeito o secretário de Governo e Educação, Jales Lins, o chefe de Gabinete, Fabio Costa, e os vereadores Luciano Silva (CID) – líder do governo na Câmara – e Alan Rodrigues (MDB).

QUALIFICAÇÃO NA ALDEIA

Falando em qualificação e capacitação, a secretária de Turismo de São Pedro da Aldeia, Andrea Tinoco, se reuniu com o diretor geral do Instituto Federal Fluminense (IFF campus Cabo Frio), Victor Saraiva, para começar a alinhar uma parceria para capacitações voltadas ao trade turístico aldeense, com foco em idiomas, gastronomia e receptivo. A reunião também abordou questões relacionadas à organização de eventos e cursos voltados para a área de hotelaria. A próxima etapa envolve a formalização de um acordo de cooperação técnica, que busca viabilizar a reserva de vagas para São Pedro da Aldeia e indicar a necessidade de outros cursos e capacitações. “É importante salientar que, em uma cidade turística, todos os que atuam na rede de comércio e serviços invariavelmente atenderão nossos turistas. Estes cursos e capacitações, assim como as demais oferecidas por nossa pasta, são extensivas a todos que desejem participar. Em breve, teremos mais informações”, afirmou.

MAIS UM CAPÍTULO DA SAGA DOS ÔNIBUS

Continuando na Aldeia, a população que depende do transporte público ainda vai ter que esperar um bocado para que a cidade volte a ter o serviço de fato. É que a licitação que definiria quem prestaria esse serviço aconteceu, mas não aconteceu. O processo foi suspenso até o dia 20 deste mês, já que as empresas interessadas em participar deixaram de entregar alguns documentos. Por conta disso, a comissão de licitação da Prefeitura deu esse novo prazo. O certame é para aluguel de 13 veículos, tipo ônibus urbano, com e sem ar-condicionado, com motorista e combustível incluídos no preço. A propósito, quem está participando da concorrência é a Salineira, que já paralisou as atividades três vezes em menos de um ano; inclusive a licitação é para substituir os ônibus da Viação São Pedro, grupo que é da empresa. E corre o risco de ganhar. Até porque, para a Salineira é mais negócio ganhar pelo aluguel de seus ônibus do que recebendo subsídio da Prefeitura, subsídio este que foi vetado pelo parlamento aldeense. É a Câmara de Pôncio Pilatos.

REPRESENTOU NA DELEGACIA

Falando em Câmara de Pôncio Pilatos, nesta sexta-feira (8), a CEO do Portal RC24h e editora do DIA na Região dos Lagos, jornalista Renata Cristiane, foi ate a 125ª DP (delegacia de São Pedro da Aldeia) para fazer o registro de ocorrência contra os ataques racistas que sofreu há uma semana. Ela está confiante nas investigações dos inspetores para chegar aos responsáveis por esse ato racista. Em tempo: #racistasnãopassarão.

“REPRESENTA A RELIGIÃO JUDEU, R7 E ETC…”

Em Araruama, o vereador Luiz do Táxi (PL) usou a tribuna na sessão desta quinta-feira (7) ‘não para se retratar’, segundo ele, mas para esclarecer que ele se confundiu na hora de usar a palavra ateu e usou ‘judeu’ quando fazia um outro discurso, na sessão de terça (5). Na ocasião, ele disse a seguinte frase: “aquele que não crê em Deus, aquele que não é temente a Deus, que é judeu, na hora da morte, na hora da dificuldade, pede a Deus para lhe ajudar”. Foi questionado pela coluna Boca Miúda e Costa do Sol no O DIA, ao que respondeu que iria se manifestar nesta sessão de quinta (7) sobre o erro no pronunciamento. Então, chegado o momento da sessão parlamentar, Luiz do Táxi contou que usou a palavra errada. “Eu quis dizer ateu e disse judeu. Fui perguntado pelo Felipe, do R7 e pelo jornal O DIA. Então, não é para querer me justificar ao povo judeu de nossa cidade e nem me retratar, porque eles são meus amigos”, disse, completando que tem um amigo judeu há 54 anos, o Toninho. O Toninho em questão é representante da comunidade judaica na região. Mas até para se referir à doutrina do amigo ele se errou de novo. “Ele (Toninho) representa a ‘religião judeu'”, disse. E errou ao dizer que o repórter que o questionou trabalha pro ‘R7’. Não é R7 vereador, é RC24h. E tem mais. O nobre vereador falou, mais de uma vez, que sua fala não era para se retratar. Pois deveria. A lembrá-lo, o holocausto dizimou a vida de 6 milhões de judeus e por causa, muito em parte, de falas como essa, de pessoas que lançavam inverdades por puro preconceito, especialmente Hitler. Portanto, fica uma recomendação bem direta: vai estudar. No tempo de hoje não cabe mais gafes e despreparos dessa envergadura. Vergonha alheia que fala?!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui