BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (7)

Alexandre disse que Búzios está propensa a cancelar o Carnaval e Dom Karolla na correria; Zé Bonifácio fala sobre Carnaval, trata dos pés e fecha acordo com ambulantes; Manoela Peres bate martelo e cancela Carnaval; Vantoil Martins fecha rodada de reuniões sobre 2022; Fábio do Pastel pede desculpas a pescadores; Procon de Arraial pressiona Salineira; Lívia Bello anuncia novos projetos... E muito mais!

1681

‘ESTOU PROPENSO A CANCELAR O CARNAVAL’

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (7) começa por Armação dos Búzios, onde o assunto não é outro senão o Carnaval: vai rolar? Pois por volta das 17h30, o prefeito Alexandre Martins (REP) entrou em contato com o Portal RC24h para dizer que está “muito propenso a cancelar o Carnaval de rua”. Essa inclinação ficou maior depois que ele soube que o governador Cláudio Castro (PL) orientou o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe a conversar com os secretários municipais e sugerir a suspensão da folia de Momo em todas as cidades. Mas e os bailes particulares? Sobre isso, Alexandre disse que vai baixar um decreto para que clubes e casas noturnas exijam o comprovante de vacinação dos foliões. No caso dos outros municípios da Região dos Lagos, Araruama já cancelou por decreto e Saquarema, idem. Porque se correr a Covid pega; se ficar, a Influenza come. Melhor ficar em casa mesmo, mas se sair, use a máscara e evite aglomerações.

**REUNIÃO DE SECRETÁRIOS DE TURISMO – Ainda sobre o imbróglio do Carnaval, os secretários municipais de Turismo de Cabo Frio, Carlos Cunha; de Arraial do Cabo, Marco Simas; de Búzios, Dom Karolla; e de São Pedro da Aldeia, Andréa Tinoco, se reuniram, nesta quinta (6), em Búzios, para discutirem a questão. A conversa foi para abastecer os respectivos prefeitos de informações e eles darem a palavra final depois de se reunirem entre eles. Essa reunião entre os quatro chefes de executivo deve acontecer na segunda-feira (10). É aguardar pra ver.

DESPACHOS, ESPUMANTE E CINEMA

Ainda de Búzios, o secretário de Turismo, Dom Karolla também está na correria, ainda mais numa sexta-feira (7) com balneário cheio de turistas e o imbróglio do Carnaval rondando a cabeça de todo mundo. Por telefone, disse que teve reunião com a coordenadora de Turism, Patrícia Burlamaqui e depois também se reuniu com o coodenador de eventos, Marco Ewbank. Falando em eventos, também nesta sexta Dom recebeu na secretaria a empresária Daniele Menozzi, que está lançando a espumante Búzios Brut. Dani distribuiu brindes no pórtico e também aos funcionários da secretaria. “Temos que incentivar, o Turismo é pra isso”. Ainda na seara dos eventos, Dom também se encontrou com o empresário Octávio Fagundes, dono da Privilège. Para finalizar, o secretário de Turismo contou que ia dar uma passada num evento do Aretê e terminar a sexta no Cine Bardot, que reabriu hoje, para acompanhar o começo do festival de cinema francês.

ZÉ FALA DO CARNAVAL E DÁ UM TRATO NOS PÉS

Em Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) disse à coluna que, por enquanto, não havia definição sobre a realização do Carnaval. Ele ainda não estava sabendo que o governador Cláudio Castro (PL) havia orientado a secretaria estadual de Saúde a conversar com as secretarias municipais e sugerir a suspensão da folia. Nesta sexta (7), pela manhã ele vistoriou algumas obras no município e, à tarde, despachou do gabinete. Nas imagens, Zé aparece com a podóloga Jac Costa e sua equipe. Isso foi nesta quinta (6), quando ele esteve na clínica para tratar dos pés. “Hoje recebemos a visita do homem que sancionou a Lei 3.253 de 19 de fevereiro de 2021 onde, institui o Programa de Prevenção da Saúde do Pés, no Município de Cabo Frio”, postou Jac. “Fui cuidar dos meus pés, primeiro porque tenho 76 anos e sou diabético, tenho que me cuidar”, contou à coluna. É bom mesmo dar uma relaxada para aguentar o tranco diário.

PROTESTO E ACORDO

Ainda em Cabo Frio, os ambulantes da feirinha da Praça da Cidadania realizaram um protesto em frente à Prefeitura, nesta sexta-feira (7). Os manifestantes reclamam que a equipe de Postura tem retirado os equipamentos deles – trailers e barraquinhas – de seus locais de trabalho. Acontece que, desde o recadastramento dos ambulantes, ano passado, a regra que vale para todo o município é que esses trabalhadores precisam montar e desmontar as barracas todos os dias, por questão de ordenamento. Porém, algumas situações como o gasto com frete de ida e volta e montadores, causaram revolta. No final da tarde, Zé Bonifácio disse que fechou um acordo com os barraqueiros. “As estruturas poderão pernoitar nos locais de trabalho durante todo o mês de janeiro. Em fevereiro, voltará a valer a regra de recolhimento do material após o término do trabalho. A permissão para que as estruturas fiquem novamente no local voltará a valer no Carnaval. Após a temporada, o governo municipal irá se reunir novamente com o ambulantes para estabelecer novas regras para o decorrer do ano”.

MANOELA PERES CANCELA CARNAVAL

Em Saquarema, a prefeita Manoela Peres (DEM) baixou decreto, nesta sexta-feira (7), cancelando o Carnaval na cidade, como havíamos antecipado que aconteceria na coluna anterior. A decisão segue o que já foi adotado por outras cidades do estado, como Rio, Niterói, Maricá, na região metropolitana, e Araruama, também na Região dos Lagos. A decisão veio após Manoela se reunir com a equipe do Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, levando em conta os dados epidemiológicos, que apontam para a possibilidade de aumento no número de infectados por Covid-19, Influenza e a co-infecção das duas doenças, chamada de Flurona, no Rio de Janeiro. “Sempre seguimos as recomendações da equipe técnica de saúde do nosso município, para definir ações, medidas preventivas e decretos. Por isso, hoje, cancelamos todas as festividades e eventos relacionados ao Carnaval em nosso município”, disse a prefeita. Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

MOEDA SOCIAL E REORDENAMENTO

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) fechou a rodada de reuniões com os secretários nesta sexta-feira (7), quando se reuniu com a secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia Souza. Entre os objetivos a serem cumpridos pela pasta, estão a construção de uma nova sede para o Centro de referência ao Idoso (CRI) e criação da Casa dos Conselhos Municipais que fazem parte da estrutura da secretaria. Outro ponto apresentado foi o andamento do Projeto de Lei de criação da Moeda Social, enviado para a Câmara Municipal no último dia 20 de dezembro. Nessa fase o projeto será apreciado pelos vereadores e votado. “Estamos bem confiantes na realização de todos os nossos objetivos. O prefeito Vantoil Martins tem nos apoiado e dado todo o suporte necessário para que possamos atender a toda a população de Iguaba da melhor forma. transformar a moeda social em uma realidade que beneficiará as famílias em situação de vulnerabilidade é algo que nos enche de orgulho”, disse Cláudia Souza.

PEDIU DESCULPAS

De São Pedro da Aldeia, parece que os pescadores da Baleia vão chegar a bom termo com o prefeito Fábio do Pastel (PL), que esteve lá nesta sexta-feira (7) para, pessoalmente, pedir desculpas a esses trabalhadores, porque Pastel disse que não sabia da decisão judicial a favor da ação movida pelo Ministério Público. Os ranchos foram demolidos e os pescadores ficaram sem local para guardar os equipamentos. Mas o prefeito não foi sozinho, uma verdadeira comitiva o acompanhou nesse cara a cara com os manifestantes, como os secretários de Obras, Fernando Frauches, e de Meio Ambiente, Mário Flávio Moreira; o procurador-geral do município, Peter Samerson. Os vereadores Isaías do Escolar (PROS) e Fernando Mistura (REP) também acompanharam a conversa. “Vim para ajudar a apaziguar a situação”, disse Isaías. No local, o prefeito aldeense conversou com o presidente da Associação de Pescadores, Paulinho e o presidente da Colônia de Pesca, Aroldo, e acabaram chegando a bom termo. O material ficará guardado em local provisório até que seja construído um rancho, em área pública próximo da UBS da Baleia. O projeto contempla, ainda, a construção de mais 17 boxes no mesmo rancho. Além dos boxes, a estrutura irá contar com vestiário, banheiro para uso dos pescadores e organização da frente do rancho.

PROCON DE ARRAIAL COBRA SALINEIRA

O Procon Arraial do Cabo se reuniu, nesta quinta-feira (6), para iniciar apurações de denúncias de turistas e moradores contra a empresa Salineira. As reclamações se referem, principalmente, a constantes atrasos nas linhas – passageiros dizem que chegam a esperar até uma hora e meia nos pontos – e falta de ônibus. As denúncias foram feitas a Secretaria Municipal de Turismo, que as encaminhou ao Procon. Na próxima semana, o órgão de Defesa do Consumidor vai se reunir com a Salineira para buscar uma solução. Em um primeiro momento, o Procon tentará convencer a direção da empresa a ampliar a quantidade de horários dos coletivos que ligam Arraial aos distritos e a Cabo Frio. Caso a Salineira não atenda, a empresa poderá ser autuada e multada. É aguardar pra ver.

MAIS OBRAS À VISTA

Em Araruama, nesta sexta-feira (7), a prefeita Lívia Bello (PP) avisou pela rede social que aprovou os projetos e liberou os processos para abertura de licitação de várias obras. Fazem parte dessas licitações a construção da Orla de Iguabinha, “que será uma das mais lindas de nossa cidade”. Também estão incluídos drenagem e asfaltamento do acesso à praia do Vargas com construção de nova ponte, urbanização da orla da Praia do Vargas e no centro a obra de acostamento, calçada e ciclovia no trecho da pousada, passando pelo DPO até o Clube Salinas, em Praia Seca. E, ainda, drenagem e asfaltamento das ruas Talita Benalasco, Pastor Benedito, Jorge Damião, Dona Frutuosa e rua São Sebastião, no Alto da Boa Vista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui