BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (6)

Manoela Peres se dá nota 10 e conta dos novos projetos; Reunião entre prefeitos da RL sobre Carnaval ainda não aconteceu; Lívia de Chiquinho decreta suspensão do Carnaval; Suplente na Câmara araruamense; Ainda repercute votação na Alerj 'contra' os militares e a onda de Janio; Marcelo Magno resenha com Laterça; Câmara e Procon fiscalizam sacolinhas em Búzios; Pescadores na bronca com Pastel; Iguaba vai ter Expo moda praia; Adiada eleição da mesa em Rio das Ostras... E muito mais!

1424

‘SE EU NÃO ME DER 10, QUEM VAI ME DAR?’

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (6) começa por Saquarema, onde a prefeita Manoela Peres (DEM) deu uma entrevista exclusiva ao Portal RC24h para falar sobre o ano de 2021 e os planejamentos para este ano de 2022. Mulher de personalidade forte, mas ao mesmo tempo, doce e muito tranquila no falar, a prefeita contou que 2021 foi extremamente difícil, não só pela pandemia, mas pela perda da mãe. Apesar da parte ruim, Manoela disse que foi um ano em que pôde fazer muitas coisas. Além do trabalho da saúde na pandemia – a cidade foi uma das primeiras a restringir acesso por causa da contaminação e foi uma das mais avançadas no calendário de vacinação. Ainda na área da saúde, Manoela listou os avanços da cidade, como aberturas de clínicas e inauguração de hospital que deve acontecer em breve. Também frisou o trabalho social, com distribuição de renda pelo cartão Família Saquaremense às famílias em situação de vulnerabilidade, no valor de R$ 300. Manoela disse que pretende transformá-lo em moeda social. “Estamos estudando como vai ser isso”. A chefe do executivo saquaremense também falou sobre o Carnaval deste ano, e que de uma reunião que vai acontecer nesta sexta (7) deve sair algum decreto. Vai depender dos dados epidemiológicos: “Antes do réveillon, estávamos tranquilos com esses números. Hoje, estão aumentando os positivados, então é preciso cuidado”. E tem mais: com relação a uma autoavaliação, se deu nota 10. “Se eu não me der 10, quem vai me dar? Mas meu objetivo é melhorar a cada dia e poder, ao final da gestão, sair de cabeça erguida e aprovação maior do quando fui reeleita”. Veja a entrevista na íntegra:

______________________

TRANSFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Continuando na entrevista com o Portal, sobre 2022 Manoela Peres disse que será um ano de transformação na educação de Saquarema. A prefeita contou que pretende informatizar as escolas da rede municipal, com computadores para os alunos, quadros de multimídia e tudo mais que possa ser feito. “E vai ter escola em horário integral também”, disse. “Minha intenção é fazer com que as crianças voltem a ter prazer em voltar para a escola. Tenho dois filhos e sei como foram difíceis esses dois últimos anos, as crianças perderam a motivação para estudar”. E não é só informática, não. Manoela disse que quer fazer uma escola de idiomas e colocar esporte no contraturno das aulas. A intenção, segundo a prefeita saquaremense é oferecer todas as oportunidades que os alunos de famílias mais bem estruturadas financeiramente aos alunos da rede municipal. “São ações que fazem a diferença”, disse ela. Além disso, Manoela também vai incluir nessas ações de Educação duas mil bolsas para estudantes universitários, “inclusive para curso de medicina”, destacou.

‘MAIS UMA PESSOA PARA SOMAR NO NOSSO GOVERNO’

Continuando a entrevista, Manoela Peres também falou um pouco sobre a ida de Anderson Moura para seu governo, que acabou de nomeá-lo como secretário de Desenvolvimento Econômico, como publicado aqui na coluna esta semana. Anderson já foi do primeiro escalão da prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), e nesse sentido, com muita habilidade, a prefeita não escorregou ou se deixou envolver em intrigas. Fez questão de salientar que ida dele não é uma provocação ao casal Lívia e Chiquinho da Educação, o primeiro-cavalheiro araruamense. Teceu inúmeros elogios a Lívia, “fomos eleitas juntas”, e também a Chiquinho, a quem disse admirar e respeitar a bagagem política. “Anderson veio para somar. A missão dele é que consiga nos ajudar no sentido de elaborar projetos e melhorar a vida das pessoas, estruturar o município com os royalties, lembrando que este é um recurso finito. Nossa intenção é que a cidade se desenvolva e possa se manter quando esse recurso acabar”.

E AGORA, JOSÉ?

A reunião entre os prefeitos da Região dos Lagos para definir a suspensão ou realização do Carnaval estaria marcada para esta quinta-feira (6), contudo, houve um desencontro de informações. O encontro foi reportado pelo prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT). A Prefeitura de Arraial do Cabo informou que Marcos Simas, secretário de Turismo, foi ao encontro representando o prefeito Marcelo Magno (PL). Porém, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), disse que, até agora, não foi convocado para uma reunião oficial com outros prefeitos. Apenas confirmou que teve uma conversa informal com o prefeito de Cabo Frio e que, nesta conversa, disse ao prefeito vizinho que está avaliando a situação sanitária e que na semana que vem, após a reunião do gabinete de Crise, a cidade de São Pedro da Aldeia vai tomar uma decisão. Já a Prefeitura de Búzios não soube informar sobre a reunião, mas o prefeito Alexandre Martins (REP) disse que for suspenso e tiver que botar barreira, não vai pensar duas vezes. Portanto, até o momento, o cenário segue de indefinição. O prazo para decisão final estabelecido por Zé é dia 17 de janeiro. Até lá, a gente aguarda, né? Vai que vem antes.

ARARUAMA DOS DECRETOS

Super Lívia….ativar! Com a caneta afiada para publicar decreto, a prefeitura de Araruama publicou um novo documento nesta quarta-feira (5). Desta vez, o município determinou a proibição das festas de carnaval de rua no município. A cidade é a primeira da região a tomar tal decisão, justificada pelos casos confirmados no estado do Rio da nova variante do coronavírus, a Ômicron, além da tradição da Região dos Lagos em receber elevado número de turistas no feriado de Carnaval, o que facilita aglomerações. O decreto diz, ainda, que está permitido o funcionamento de matinês em casas de shows, clubes e salões de festas até às 23h, com redução em 50% da capacidade máxima de lotação. Além disso, as pessoas terão que apresentar comprovante de vacinação da segunda ou terceira dose da vacina contra a COVID-19 e usar máscara de proteção no local da matinê. Lívia Bello é dessas que sai na frente com coragem. E o bloco das Piranhas… só em 2023.

VAI TER SUPLENTE NA CASA

O vereador de Araruama Elói Ramalho (PSD) vai deixar o parlamento da cidade para assumir cargo em uma secretaria do Governo do Estado. A informação vazou nesta quinta-feira (6). Ramalho informou que só não sabe ainda para qual cargo ele vai. Após se destacar como oposicionista nos últimos meses, Elói não deve deixar o posto de contraponto ao governo de Lívia Bello (PP) desguarnecido. É que a 1ª suplente do PSD na cidade é a já conhecida Professora Valéria, que fazia parte daquela tropa oposicionista à Lívia na gestão passada, ao lado de Oliveira da Guarda (MDB) e Penha Bernardes (PL). Será que com o retorno da ex-colega de oposição, o casal mais apaixonado do Legislativo vai formar o trio parada dura de volta?

O MUNDO É UM MOINHO

A roda gira, né? Que loucura. Nas eleições de 2018, quando Janio Mendes (PDT) tentou se reeleger deputado e não conseguiu, custou muito à credibilidade dele uma fake news ou um entendimento (não se sabe até hoje, é um impasse) de que ele teria votado contra os bombeiros e militares. Quem muito explorou essa questão foram exatamente esses que ocupam uma vaga de deputado, que diziam que aqueles de esquerda eram traidores do servidor público. Agora, são exatamente os de direita, como Dr. Serginho e Gustavo Tutuca, que tiveram uma votação polêmica na sessão da Alerj de quarta (5). Serginho diz que não é nada disso, que não votou contra os servidores, mas a população não está engolindo essa versão, em especial, os policiais militares, como dá para ver acima o que circula nas redes sociais. Nós fomos os únicos a procurar o deputado licenciado para se posicionar na coluna anterior, ele deixou tudo esclarecido, mas a turma não parece ter se convencido.

O JOGO VIROU?

Por outro lado, Janio Mendes foi procurado pela coluna nesta quinta-feira (6) e disparou: “estou surfando. Tem uma prancha aí?”. Nada como provar do próprio veneno, como dizem no popular. De qualquer forma, o pré-candidato a deputado estadual observa toda essa situação da janela, com a tranquilidade de quem já viveu uma conspiração outrora nesse sentido. Ou seja, se indispor com o servidor público, sobretudo, policial militar ou bombeiro é fatídico.

HAJA PANO PARA MANGA

A situação acaba se complicando porque essa polêmica toda com o governador vai gerar outro problema que a gente já vê por aí. Claudio Castro (PL), para poder pagar esse salário prometido para fevereiro para os militares estaduais, precisaria ou fazer por decreto ou via Alerj. Para fazer pela assembleia, ele precisa convocar uma sessão extraordinária, o que depende do André Ceciliano (PT). Por sua vez, a cúpula de Castro, acredita que André é candidato a governador. Mas o presidente do parlamento fluminense diz e reafirma que não é verdade. Essa questão, agora, pouco importa. A dúvida que fica é será que André vai convocar essa sessão para garantir a votação desse parcelamento de 150%? A conferir.

PROEIS NO CABO

O Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) já está implantado em Arraial do Cabo. Por enquanto, são 25 PMs, mas o planejamento é para 48. A atuação deles será em todo o município com ligação à secretaria de Segurança Pública. O programa é um convênio entre a Prefeitura e a Polícia Militar. O programa já conta, a partir desta quinta-feira (6), com viaturas policiais na Praça do Cova, na Praia Grande, e uma intercalando Monte Alto e Figueira.

DEPOIS… A RESENHA

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), já escolheu quem apoiar para deputado federal: Felício Laterça (PSL). Tanto é assim, que o delegado-deputado, sempre que pode, dá aquela esticadinha no Cabo. E nesta quinta-feira (6), não foi diferente. Laterça veio prestigiar o evento de apresentação do PROEIS no município. E no fim do dia, (ninguém é de ferro) um grupo foi até um famoso barzinho da Praia Grande tomar uma cervejinha gelada para relaxar um pouco, afinal, nem só de política vivem os homens. Nessa resenha boa, estavam o Chefe de Gabinete de MM, Bernardo Alcântara; coordenador de Comunicação, Ronnie Plácido; Veríssimo da Fiscalização de Posturas, além de outros. Prefeito, agradeceu o apoio de Laterça: “É um deputado muito atuante em favor de Arraial. Está sempre ajudando a estreitar relações do Governo Federal com o município”, revelou Marcelo.

DITO E FEITO

O presidente da Câmara Municipal de Búzios, Rafael Aguiar (REP) foi para as ruas nesta quinta-feira (6) junto com o Procon, por ocasião de operação conjunta de fiscalização nos mercados da cidade. Rafael quis conferir de perto se os estabelecimentos que ainda não estavam cumprindo a lei nº 1693/21, que proíbe a cobrança das sacolas plásticas em mercados, farmácias, sacolões e estabelecimentos similares, já haviam aderido. Na noite anterior, o vereador buziano avisou por live na rede social que faria essa verificação in loco, como divulgado aqui na coluna, já que alguns mercados ainda cobravam. Segundo o coordenador do Procon, Paulo Bezerra, todas as empresas fiscalizadas já não estavam mais cobrando pelas sacolas. Na ocasião ele agradeceu os empresários e entregou um Certificado de Reconhecimento para cada estabelecimento fiscalizado.

PESCADORES NA BRONCA COM PASTEL

Em São Pedro da Aldeia, deu o que falar a retirada dos boxes da Praia da Baleia. A ação da Prefeitura, com apoio da Polícia Ambiental, aconteceu nesta quarta (5). Os pescadores estão indignados com o prefeito Fábio do Pastel (PL) o qual, segundo a assessoria, cumpriu ordem judicial relativa à ação movida pelo governo anterior para demolir as estruturas. Mas a bronca maior do pessoal é que não há um local provisório para guardar os equipamentos. “Por que não usa o terreno do posto de saúde da baleia que não funciona e está abandonado e faz ranchos para esses pescadores? Revoltante isso”, disse um internauta nos comentários de um vídeo que circulou pelo Facebook. Questionada, a Prefeitura respondeu, por meio de sua assessoria de Comunicação: “Por determinação do prefeito, Fábio do Pastel, a Secretaria de Urbanismo e Habitação dará prioridade para o início da construção de quatro boxes para os pescadores o mais rápido possível. O rancho estará localizado na área pública ao lado da Unidade Básica de Saúde da Baleia. O projeto contempla, ainda, a construção de mais 17 boxes no mesmo rancho. Além dos boxes, a estrutura irá contar com vestiário, banheiro para uso dos pescadores e organização da frente do rancho”. Mas ainda não há data para que isso aconteça.

EXPO MODA PRAIA EM IGUABA

Ainda de Iguaba Grande, a Prefeitura anda a todo vapor para consolidar, de vez, o turismo como atrativo na Princesinha dos Lagos. A equipe do Turismo, da secretária Carla Valle, nao brinca em serviço não. Tanto é que no dia 22 deste mês, um evento – trabalhado em conjunto pela Sectur e pela pasta de Assistência Social – promete movimentar a Praia dos Ubás: a 1ª Expo Moda Praia de Iguaba Grande. Na programação, apresentação musical, lançamento dos EcoBrindes Turismo Sustentável (produzidos pelas artesãs da cidade), distribuição de brindes, estandes moda praia e um concurso que premiará a Musa e Mister Iguaverão 2022.

ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA MELOU

Em Rio das Ostras, o presidente da Câmara, Maurício BM (PV) teve que voltar atrás na convocação de eleição antecipada para composição da Mesa Diretora (biênio 2023-2024), que aconteceria nesta quinta-feira (6), a qual o parlamentar concorreria à reeleição. O cancelamento veio após um requerimento do vereador Marciel Nascimento (PL) sobre possíveis irregularidades no ato de convocação. O que corre à “boca pequena”, é que com a permanência de Maurício BM no comando da Casa, o prefeito Marcelino Borba (PV) – que tem feito um desmando atrás do outro – teria um aliado e tanto para o “proteger” de possível pedido de cassação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui