InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (28)

Alexandre Martins sextou 'daquele jeito'; Buzianos fazem protesto no Rio Una; Zé Bonifácio fala de consórcio internacional da saúde e inauguração do Parque do Mico-leão; Marcelo Magno anuncia inaugurações na saúde; Vantoil Martins anuncia que profissionais da educação iguabense têm prioridade da vacina; Lívia em tom de pré-campanha? Pastel reúne secretariado para falar de projetos... E muito mais!

SEXTOU DAQUELE JEITO

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP) ‘sextou’ do jeito que ele gosta, agenda cheia, do tipo que precisaria de um dia com 48h. A primeira parada foi no Arpoador da Rasa, onde ele e o vice, Miguel Pereira (PL), que também é secretário de Obras, Saneamento e Drenagem foram verificar as obras de pavimentação. Alexandre quer acabar de vez com o velho problema de poeira na estação seca e lamaçal quando chove. Fora os buracos. Seguindo a agenda, o prefeito fez o tradicional atendimento na subprefeitura da Rasa. Destaque para o encontro com moradores de Tucuns e Capão. Em sua última visita técnica nas localidades, foram constatadas várias irregularidades, além da falta de saneamento básico para a população. Na reunião, o prefeito prometeu ajudar os moradores nas regularizações dos imóveis, além de indenizar os que estão em área ambiental. “Também vamos construir uma UBS e uma praça para os bairros”, disse Alexandre. Ah, e entre as agendas, o prefeito se reuniu com a equipe de saúde e recebeu a visita dos componentes da Guarda Vida.

SUCESSO LFA

Ainda sobre Búzios, num bate papo rápido pelo telefone agora de noite com o prefeito Alexandre, ele disse que ficou bastante animado com a mídia espontânea gerada pelo anúncio da realização de uma etapa no balneário do LFA (Legacy Fighting Alliance), evento ligado ao MMA. Ele se surpreendeu com a divulgação em toda grande mídia na pauta esportiva. Adiantou que o evento vai acontecer, provavelmente, em outubro. Questionado sobre os riscos em decorrência da pandemia, Alexandre deu duas opções: “Ou será sem público (só com transmissão pela TV), ou será com 50%, assegurando distanciamento e máscaras. Mas acreditamos que até outubro boa parte da população estará vacinada”, aposta ele. Prefeito comentou ainda que está ansioso para instalação da iluminação toda em led na cidade, que vai ocorrer na Semana do Meio Ambiente, o que para ele, “é a combinação ideal”, uma vez que seria “mais econômico e politicamente correta”.

PROTESTO NA PRAIA DO UNA

Continuando em Búzios, uma manifestação pela falta de saneamento ambiental na Região dos Lagos e as ações de degradação do Rio Una, foi realizada na manhã desta sexta-feira (28), na Praia do Una. O protesto, que reuniu cerca de 50 pessoas, vai contra o projeto de lançamentos de resíduos das estações de tratamento de esgoto para a bacia do Rio Una, por conta do impacto nas praias e no Mangue de Pedra, importante ecossistema da região.

CONSÓRCIO DA SAÚDE

Apesar de não ter participado da reunião virtual desta quinta-feira (27) do Conselho de Intergestores Regional (CIR), o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), disse que passaram para ele as informações do andamento do encontro e afirmou ao Portal RC24h que, essa semana, vai se dedicar a tentar avançar um pouco mais no planejamento de um consórcio intermunicipal de Saúde. Na visão do prefeito, o dispositivo seria muito importante nesse momento em que muitos se preparam para enfrentar uma terceira onda da COVID. Bonifácio explicou que existe uma documentação que precisa ser levantada e se comprometeu a fazer isso nessa semana para ver o que que é preciso para avançar com a questão. Segundo Zé, o assunto estava adiantado até o ano passado, mas alguns prefeitos defendiam que a contribuição dos municípios que farão parte do consorcio deveria ser igualitária, enquanto o cabo-friense acredita que isso não é justo, porque municípios menores, como é o caso de Iguaba Grande tem uma população menor e, por exemplo, uma arrecadação igual a cerca de 15% da de Cabo Frio. A proposta de Zé é se debruçar sobre essa documentação para propor uma reunião com os prefeitos para ver o que é preciso parar botar para o consórcio em prática, desejo já consolidado entre os gestores da Região dos Lagos.

PARQUE VEM AÍ

Conforme José Bonifácio (PDT) já havia adiantado à coluna Boca Miúda nas últimas semanas, a Prefeitura de Cabo Frio confirmou que trabalha com o dia 5 de junho para reinaugurar o Parque Municipal do Mico-Leão-Dourado. Nesta sexta-feira (28), Zé disse ao Portal RC24h que está na reta final dos preparativos para entregar esse xodó dele. Um lugar com bastante fauna e flora, onde você encontra micos-leões-dourados, papagaios e outros animais silvestres, como o tamanduá. Bonifácio contou também que já estava aprovando o convite encaminhado para o secretário estadual de Meio Ambiente e outras autoridades. O prefeito está bastante animado com a inauguração do parque, que é um local que ele quer deixar como legado para as futuras gerações de valorização da preservação ambiental e dos animais silvestres daquela região.

POLO DE DESENVOLVIMENTO

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), falou um pouco nas redes sociais nesta sexta-feira (28) sobre o Polo de Desenvolvimento Econômico da cidade, que pretende criar no loteamento Colinas do Peró I, na região do Grande Jardim Esperança. O PL foi enviado à Câmara nesta semana e foi pautado para a sessão de terça (25), que acabou suspensa por falta de quórum. Caso aprovado, o Polo vai ocupar uma área de 28 mil metros quadrados. Segundo Zé, a ação vai gerar novas oportunidades de emprego e renda para a população e deve aquecer a economia cabo-friense. “É com muito orgulho que vamos lançar esse projeto, que foi um dos principais compromissos assumidos antes do início do nosso governo. A geração de emprego e renda é a prioridade desta gestão, e por isso estamos mobilizando todos os esforços para atrair novos empreendimentos”, disse o prefeito.

NÃO ESTÁ COM COVID

A sucessão de polêmicas sobre os casos de COVID-19 na Câmara de Cabo Frio continua rendendo. O vereador Vanderson Bento (PTB) fez questão de esclarecer que ele não está infectado pela doença. Contudo, não se trata de fake news o que circulou na imprensa – inclusive nesta coluna – ao longo dessa semana. Acontece que Vanderson se sentiu mal e fez um teste rápido em um posto de saúde. O resultado deu positivo e o parlamentar iniciou isolamento. Porém, desconfiado, Vanderson realizou outros testes, dessa vez o PCR, e teve um laudo negativo, que foi confirmado por uma contraprova, de acordo com a assessoria. Nessa mesma semana, a Inter TV fez uma reportagem falando que os testes rápidos que foram disponibilizadas nos postos de saúde de Cabo Frio estavam com um prazo de validade nos últimos dias, paralelo a isso saiu a informação de que o Ministério da Saúde tinha deixado vencer milhões de testes rápidos e que a Anvisa eu tinha feito a remarcação do prazo de validade para que eles pudessem ser reaproveitados pelas cidades. Ao que parece, olha aí o resultado do jeitinho brasileiro. Será que o prazo de validade que “não tinha importância” poderia ter relação com essa situação que gerou toda essa confusão com relação ao vereador?

ATO CONTRA BOLSONARO

Manifestantes se reuniram no início da noite desta sexta-feira (28), em ato contra o presidente Jair Bolsonaro, na Praça Porto Rocha, no Centro de Cabo Frio. A lentidão na vacinação contra a Covid-19, que já matou mais de 454 mil pessoas, além das medidas de contenção ao avanço da pandemia no país são algumas das pautas discutidas na manifestação. Estava tudo indo muito bem, mas acabaram perdendo o foco, partindo para reclamações diretas ao prefeito, com relação a salários atrasados dos aposentados, pauta que inclusive José Bonifácio já se posicionou. Nenhum problema em manifestarem-se contra o governo municipal, mas aí teria que ser em outro encontro. Acabaram se perdendo. Quem gostou dessa desunião da esquerda foram os bolsonaristas de plantão. A propósito do movimento anti-Bolsonaro, neste sábado (29), protestos serão realizados em diversas cidades pelo Brasil, inclusive na capital do Rio.

VACINA DA EDUCAÇÃO

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), fez uma live nesta sexta-feira (28), para anunciar que os profissionais de educação, tanto da rede municipal, quanto da privada, começam a ser vacinados nesta segunda (31). O público-alvo da campanha serão os trabalhadores entre 39 e 59 anos. A imunização será na Escola Municipal Alice Canellas, das 10h às 17h, até quarta-feira (2). Emocionado, o secretário de educação de Iguaba, Fred de Carvalho, agradeceu ao prefeito pela “sensibilidade” de realizar a vacinação da categoria. A determinação foi assertiva. Volta às aulas presenciais deve ser feito com critérios máximos de segurança e a prioridade, sem dúvidas, é a vacina. E tem mais, professores e demais profissionais da educação merecem essa “dose” de amor.

AVANÇO NA SAÚDE

De Arraial do Cabo, ótima notícia na área da saúde. A prefeitura vai voltar a fazer exames de ultrassonografia na cidade. Até então, pela falta do equipamento, os usuários precisavam se deslocar para outros municípios. Logo no início da gestão, durante vistoria do prefeito Marcelo Magno (PL), sua equipe localizou duas máquinas de ultrassom encaixotadas dentro do Hospital Geral, mas os equipamentos não puderam ser aproveitados, por causa do prazo de validade vencido há cinco anos. A prefeitura devolveu as máquinas para o fabricante, que enviou outras novas em folha. Quem não chora, não mama, não é assim?!

AVANÇO NA SAÚDE II

Ainda sobre a saúde de Arraial do Cabo, conversando por telefone com o chefe de Gabinete da Prefeitura, Bernardo Alcântara, ele disse que o prefeito Marcelo Magno (PL) vai inaugurar um posto de saúde no Morro da Boa Vista na próxima terça-feira (1º). E mais, que na semana seguinte, dia 8 de junho, haverá a inauguração da Policlínica da cidade. Avanços importantes para a área de saúde do município.

DE OLHO EM 22?

A prefeita de Araruama publicou uma nota de repúdio sobre a violência no estado do Rio de Janeiro, citando o caso do piloto do helicóptero da RecordTV que foi baleado enquanto sobrevoava a comunidade da Mangueira, na capital, na manhã desta sexta-feira (28). A chefe do Executivo araruamense se disse revoltada com a criminalidade e questionou: “até quando vamos ficar à mercê desses criminosos?”. A prefeita falou sobre liberdade de imprensa e ressaltou a necessidade políticas públicas efetivas de combate à criminalidade. “Precisamos, mais do que nunca, de políticas austeras, né? Porque, de falácias, o povo já está cansado”, disparou. Expandindo os horizontes de Araruama, estaria aquela ideia de Chiquinho da Educação de botar a esposa no Palácio da Guanabara já começando a ganhar contornos mais firmes? É a resposta que só o tempo vai dar. Falando em Lívia, ela anunciou agora à noite que os salários já foram depositados e estarão disponíveis para saque neste sábado (29).

REUNIÃO DO PASTEL

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), se reuniu com secretários nesta quinta-feira (27) para falar de planejamento e gestão. Alguns projetos debatidos foram encaminhados pela plataforma Mais Brasil, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) e do projeto Estado Presente. Algumas das soluções apresentadas na reunião foram pautas da visita técnica à Brasília na semana passada, na qual foram realizadas reuniões nos ministérios. Participaram da reunião com o prefeito: o secretário de Planejamento e Gestão, Paulo César de Souza, o de Governo, Luiz Fernando Gomes Junior, e o de Urbanismo e Habitação, Fernando Frauches.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Ainda de São Pedro da Aldeia, nesta sexta-feira (28) teve audiência pública para prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre do ano, realizada na Câmara Municipal. A Controladoria-Geral apresentou os dados financeiros da nova gestão, incluindo os investimentos feitos na Secretaria de Saúde. O evento foi aberto à participação popular online no Facebook. Os números apontam uma queda de 0,14% nos royalties, no comparativo com o ano anterior. Já as arrecadações de receitas próprias subiram em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, o município atingiu economia orçamentária de cerca de R$ 35,7 milhões e aumentou a arrecadação própria, conseguindo diminuir o saldo da dívida recebida de gestões passadas em aproximadamente R$ 3 milhões. Na saúde, as despesas se mantiveram em acordo com LRF, que determina o gasto mínimo de 15% da arrecadação. A atual gestão investiu cerca de R$ 11,3 milhões na pasta. No combate à Covid-19, foram realizados cerca de 5.800 testes para identificação da doença. O novo Centro de Triagem, inaugurado em março deste ano, realizou 353 internações e 161 transferências. Foram acolhidos mais de 10 mil pacientes no período. Segundo os dados apresentados, no primeiro quadrimestre de 2021 não houve repasse de verbas dos governos estadual e federal para o enfrentamento da Covid-19. Apresentaram os dados a controladora-geral, Danielle Prudente, e a secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes.

DA OAB PRA GUANABARA?

Por falar em pré-candidatos ao governo do Rio de Janeiro no ano que vem, tem um nome que já está um pouco mais engatilhado do que Lívia Bello (PP), prefeita de Araruama. O presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, de acordo com O Antagonista, deve se filiar ao PSD no começo do ano que vem para concorrer à disputa. Inclusive, o advogado já tem o apoio do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), recém-chegado ao partido de Kassab e segundo colocado nas eleições de 2018. Vamos ver se essa candidatura se confirma.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content