PROTAGONISMO INTERNACIONAL
A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (23) começa por Maricá, que se prepara para receber um evento de importância global. Entre os dias 26 e 28 de maio, a cidade será o palco da 1ª Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios do BRICS+, que reunirá prefeitos e representantes de dezenas de países. Este encontro histórico coloca Maricá no centro das discussões sobre desenvolvimento sustentável, cooperação internacional e o protagonismo dos municípios no cenário mundial. O evento será na Arena da Barra (consulte a programação) e reunirá autoridades municipais de diversos países, incluindo Rússia, China, Índia, África do Sul, Brasil, Irã, Etiópia e Indonésia, além de convidados da América Latina, Turquia e Nepal. O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, que também preside a Associação Brasileira de Municípios (ABM), será o anfitrião do encontro. Entre os participantes de destaque está İlsur Mätşin, prefeito de Kazan, na Rússia, e atual presidente da Associação de Cidades e Municípios do BRICS+. Durante a assembleia, será aprovado o estatuto da nova associação, que tem como objetivo fortalecer a articulação das cidades integrantes em pautas globais e dar mais peso às nações do Sul Global no cenário geopolítico. Além disso, será elaborada uma carta com os posicionamentos das cidades e municípios do BRICS+, a ser entregue posteriormente a chefes de governo e de estado por Quaquá e Mätşin.

“CENTRO DAS ATENÇÕES DO MUNDO”
Para Quaquá, a realização do evento na cidade representa um marco significativo para Maricá e para o Brasil. “Em menos de uma semana, Maricá será o centro das atenções do mundo. Receber representantes de tantas nações é uma grande honra e um reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo em nossa cidade, especialmente nas áreas de sustentabilidade e cooperação internacional”, destacou. O evento da Associação de Cidades e Municípios do BRICS+ promete ser um espaço importante para o intercâmbio de experiências e a construção de soluções conjuntas para os desafios globais, como a promoção do desenvolvimento sustentável e a criação de parcerias estratégicas entre os municípios dos países membros. O encontro pode mudar o jogo para cidades como Maricá, que passam a ter mais espaço nas decisões internacionais. Além disso, a assembleia traz visibilidade, oportunidades de parcerias e pode atrair investimentos para o município.

SEXTOU NA ENTRADA DA CIDADE
O ‘sextou’ do prefeito de Cabo Frio, Dr Serginho (PL), começou animado, apesar do terçol no olho. Logo cedo, nesta sexta-feira (23), ele foi vistoriar as obras na Praia do Siqueira, na altura da entrada da cidade, próximo da ponte. As melhorias abrangem asfalto, iluminação e sinalização. A programação continua nos próximos dias. A próxima etapa deve ser no bairro do Foguete. “Estamos refazendo o que estava velho para fazer a nova entrada de Cabo Frio, do jeito que a nossa cidade merece”, destacou o prefeito, acrescentando que as melhorias incluem um belo pórtico.

MIGUEL DE OLHO NO “LIMPA FIOS”
A Prefeitura de Cabo Frio deu mais um passo importante na execução do programa Limpa Fios, iniciativa que tem como objetivo remover a fiação solta, cabos inutilizados e demais estruturas instaladas de forma irregular nos postes da cidade. Uma reunião realizada nesta quinta-feira (22), no gabinete do vice-prefeito e secretário da Cidade, Miguel Alencar (União), reuniu representantes da concessionária de energia elétrica e das prestadoras de serviços de telecomunicações para alinhar as próximas ações da força-tarefa. Também participaram do encontro a secretária adjunta de Planejamento e Gestão Interna da secretaria da Cidade, Paula Pinheiro; o coordenador-geral Paulo César Alves e o subprocurador-geral, Dominador Bernardo. Lançado no início do mês, o programa já passou por mais de 20 ruas nos bairros Passagem e Foguete e retirou quase 5 km de cabos. “Nosso objetivo com o Limpa Fios é ir além da estética. Estamos falando de segurança, de responsabilidade e de um modelo de cidade que cuida dos detalhes e respeita quem vive aqui. Esse é mais um passo rumo a uma Cabo Frio mais organizada e moderna”, afirmou Miguel.

LIMPA RIO MARGENS
Em Iguaba Grande, o prefeito Fabinho Costa (CID) começou o expediente desta sexta-feira (23) com uma vistoria pra lá de importante. Foi ao Jardim Solares acompanhar os trabalhos do “Limpa Rio Margens”, uma extensão do programa Limpa Rio que visa recuperar e preservar as áreas às margens dos rios no Estado, com o objetivo de transformar espaços degradados em locais de lazer, esporte e convivência. Durante a visita, Fabinho fez questão de agradecer ao governador Cláudio Castro e ao secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, – com quem esteve nesta quinta (22), durante evento do Dia da Biodiversidade – pelo empenho e parceria na realização desse trabalho para a cidade. A meta do projeto é conter o avanço da expansão urbana, contribuindo para a recuperação ambiental dos rios.

PPA 2026-2029
Representantes da Secretaria Municipal de Planejamento participaram das Oficinas de Capacitação Municipal em Planejamento, promovidas pela secretaria estadual de Planejamento e Gestão em parceria com a Escola de Gestão Pública. O evento foi realizado em Cabo Frio e teve como foco o fortalecimento da capacidade técnica dos municípios fluminenses na elaboração e acompanhamento dos seus instrumentos de planejamento. Participaram da capacitação o secretário municipal de Planejamento, Vinícius Lavalle, o diretor de Planejamento, Wagner Moreira, e o servidor Vincenzo Artur. Eles integraram o grupo de gestores públicos que, ao longo dos dois dias de evento, aprofundaram conhecimentos sobre a elaboração do PPA 2026-2029, além de temas ligados à estratégia de planejamento e à governança orçamentária.

NOVA EMESPP VEM AÍ
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), não vê a hora de entregar a nova sede da Escola Municipal Especial Paulo Lobo de Andrade (EMESPP), cujas obras estão na fase final. Os trabalhos em andamento incluem a instalação de louças nos banheiros, colocação de pedras de granito na cozinha e em ambientes internos, além da execução da rede elétrica e instalação das luminárias nas salas de aula. Pastel esteve no local, nesta quinta (22), acompanhado da secretária de Educação, Danielle Corrêa, e do secretário adjunto de Obras, Kauê Vattimo. O investimento é de R$ 4,7 milhões. Um dos destaques da construção é o uso do concreto PVC, uma tecnologia que garante maior durabilidade e contribui para manter a temperatura interna mais agradável, proporcionando mais conforto aos alunos durante a aprendizagem. “Nosso objetivo é oferecer mais dignidade e conforto aos alunos da Educação Especial. Essa escola está sendo construída com todo o cuidado e carinho que eles merecem. Em breve, vamos entregar um espaço moderno, acessível e seguro para a comunidade escolar”, afirmou.


CINE SÃO PEDRO
Ainda no município aldeense, acontece agora à noite a entrega do sonhado Cine São Pedro, o segundo do Brasil a ser entregue pelo programa “Cinema da Cidade”. O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado de Cultura e o Governo Federal. O cinema conta com duas salas de exibição, com capacidades para 78 e 96 lugares, e terá ingressos a preços populares. A noite de inauguração terá apresentação musical do cantor Buchecha, inspiração do filme “Nosso Sonho”, que será exibido ao público a partir das 19h. Um telão será instalado na área externa. Com investimento de mais de R$ 4,5 milhões, o Cine São Pedro foi planejado com critérios de acessibilidade. A estrutura também contempla bilheteria, sala administrativa, vestiários, sanitários masculino e feminino, além de ambientes de circulação livre.

COJOVE NA ALDEIA
A Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia sediou, nesta sexta-feira (23), reunião regional da Comissão de Jovens Vereadores do Estado do Rio de Janeiro (Cojove), ciceroneada pelo presidente da Casa, vereador Professor Jean Pierre (PP). Desenvolvida por quatro vereadores reeleitos em municípios do Estado do Rio, a comissão apresenta, durante os encontros, seus objetivos aos jovens parlamentares de legislativos municipais fluminenses. Após os encontros regionais haverá uma reunião geral, contando com a participação de parlamentares de todo o Estado do Rio. Uma das fundadoras da Cojove, a vereadora Bia Bogossian (PSD), de Três Rios, é uma das fundadoras do grupo e destaca que o principal objetivo da comissão é unir forças da juventude eleita para conquistas coletivas e dos mandatos. Entre os outros participantes, também estavam os vereadores Pedro Abreu (REP), de São Pedro, e Raphael Braga (PRD), de Búzios, e a vereadora Iza Vicente (REDE), de Macaé. O grupo é aberto a parlamentares jovens de todos os partidos e reúne aqueles que estão no início do primeiro mandato com quem já passou pela experiência da reeleição.

CREMATÓRIO DE ANIMAIS
A Câmara Municipal de Búzios aprovou, nesta quinta (22), o PL 50/2025, do vereador Toni Russo (MDB), que institui o programa de cremação, incineração e sepultamento de cadáveres de animais domésticos no município. De acordo com o projeto, o Serviço Funerário Municipal será responsável por realizar o serviço, que também poderá ser prestado por terceiros, por meio de concessão. Está prevista ainda a instalação de forno crematório específico para animais de pequeno e médio porte, bem como a destinação de um terreno municipal para a construção de um cemitério destinado a esses animais. O serviço de sepultamento será oferecido gratuitamente aos tutores que comprovarem hipossuficiência financeira. Nos demais casos, o serviço será cobrado, com taxas a serem definidas pelo poder executivo. A cremação coletiva também será permitida, desde que haja autorização prévia do responsável pelo animal. Na justificativa, o autor destaca que a medida, além de garantir dignidade aos animais de estimação, contribui para a saúde pública e o meio ambiente, ao evitar o descarte inadequado de corpos de animais em rios, ruas ou terrenos baldios. O projeto segue para a sanção do prefeito.

RODA DE CONVERSA
Falando em legislativo, na Câmara de Arraial do Cabo foi realizada, nesta sexta (23), uma roda de conversa, conduzida pelo presidente da Casa, vereador Dieguinho (PL). O tema “Educar para salvar vidas: o papel de todos na formação do trânsito do futuro”, foi um importante espaço de diálogo sobre segurança no trânsito, em sintonia com o movimento ‘Maio Amarelo’. Na ocasião, foi discutido, principalmente, a importância de educar crianças e adolescentes para um trânsito mais seguro, com foco em valores como respeito, empatia e responsabilidade. Além de Dieguinho, participaram Carina Brilhante (enfermeira, responsável técnica da Central de Transporte / Resgate); Fabrício Borba (médico, responsável técnico da Central de Transporte / Resgate); a secretária de Mobilidade, Carol Pires; Ciro Pereira de Araújo Junior (autoridade de trânsito); Juliana (representante do Contrans); Maristela Boneli (inspetora da GCMAC, agente de Trânsito); Suelen Farias (GCM, Ronda Escolar) e a subsecretária de Saúde, Nataly Queiroz.

FEIRA LITERÁRIA
A prefeita Daniela Soares (PL) é figura certa na Feira Literária, que a partir de hoje reúne escritores, pensadores, artistas e cantores, na Praça Menino João Hélio. O evento terá nomes como Serginho Groisman, o rapper MV Bill, a escritora Conceição Evaristo, o historiador Leandro Karnal e o poeta Fabrício Carpinejar. Carpinejar e MV Bill abrem as Mesas de Debates, nesta sexta-feira, com o tema “A educação como processo de emancipação e mobilidade social”. Seu Jorge encerra o primeiro dia com show às 22h30. Serginho Groisman e Manoel Soares debatem no sábado (24) o tema “Juventude: o Brasil que fala e o Brasil que cala”. Leandro Karnal faz palestra no domingo (25) com o tema “A formação do cidadão pela palavra”, seguida de roda de conversa com Ramon Nunes Mello sobre Cazuza. Jorge Vercillo encerra a programação.
“ATRAÇÃO SURPRESA”
Falando em Feira Literária de Araruama, soubemos que quem também vai participar é um cantor que faz cover de Seu Jorge. “Seu Chico” – nome artístico do cantor, em homenagem a um grande amigo, o ex-prefeito inelegível Chiquinho da Educação – veio diretamente de Angra dos Reis para subir ao palco do evento. Confira no vídeo pra conhecer uma das músicas do ilustre participante.

HORA DA CIDADANIA
Em Saquarema, a prefeita Lucimar Vidal (PL) convidou a população a participar de uma importante ação social neste sábado (24). Das 9h às 12h, acontecerá mais uma edição do “Hora da Cidadania”, no Centro de Eventos, bairro Porto da Roça. A programação contará com a parceria do Detran para emissão e agendamento de documentos de identidade, além de serviços da Fundação Leão XIII para isenção de documentos de cartório e orientação para o Vale Social. A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda também estará no evento para a emissão de Carteira de Trabalho Digital. Além disso, a Faetec disponibilizará cursos profissionalizantes para os moradores. O evento contará, também, com orientação do Conselho Tutelar, atualização de Cadastro Único, orientação jurídica e disponibilização de materiais informativos dos serviços que são ofertados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O “Hora da Cidadania” contará, ainda, com a participação de diversas secretarias municipais: Saúde, Mulher, Direito dos Animais e Agricultura, Abastecimento e Pesca. A ação é aberta ao público.

PRA ACABAR COM A ‘BADERNA’
A madrugada do dia 22 de maio marcou mais um episódio de desordem urbana provocado por um “rolezinho” que começou em Rio das Ostras e terminou em Macaé, arrastando dezenas de motociclistas pelas vias das duas cidades. O evento chamou a atenção pela imprudência dos participantes, manobras perigosas e perturbação ao sossego público. A situação mobilizou o prefeito Welberth Rezende (CID), que convocou uma reunião para discutir medidas de controle e segurança no município. Acompanhado de seu secretário de Segurança Pública, major Tales, o prefeito macaense se reuniu, ainda, com o delegado da 123ª DP, Pedro Emílio Braga, e o comandante do 32º BPM, coronel Olavo Ramos. Nós próximos dias, ações de repressão serão realizadas em ação conjunta, visando reprimir a desordem.