InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (15)

A inauguração do hospital universitário cabo-friense e a traulitada de Cláudio Castro em Lupi; O maestro Dr Serginho; Reitor da Uerj anuncia cursos de graduação na cidade; Cabo Frio tem novo decreto; Começou o Degusta Búzios e Alexandre Martins anuncia outros eventos; Max Lemos fecha convênio com Vantoil Martins e Lívia de Chiquinho; Marcelo Magno abençoado por Nossa Senhora dos Remédios; Fabiano Horta dá aumento de salário aos professores; Outubro Rosa na Aldeia... E muito mais!

COMO DIZ O DITADO

Já diz o ditado. Quem fala o que quer escuta o que não quer e a turma do PDT sabe disso. E o mundo gira né? E rápido. Lembram que no começo da semana, o pré-candidato à presidência Ciro Gomes disparou contra Lula e Dilma e levou uma pancada da ex-presidente nas redes sociais, que repercutiu tremendamente. Há quem aposte que Ciro perdeu politicamente com isso. E na manhã desta sexta (15), em Cabo Frio, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), aproveitou que estava inaugurando o Hospital Universitário e chamou o prefeito Zé Bonifácio (PDT), para mandar um recado “papo reto” ao presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Veja o vídeo:

COMO DIZ O DITADO II

Isso porque, segundo Castro, Lupi tem dito por aí que ‘Cláudio vai usar os recursos da venda da Cedae para fazer politicagem eleitoreira’. Com muita elegância, Castro teve habilidade de elogiar Bonifácio, estendeu o cumprimento ao braço direito do prefeito, Janio Mendes (PDT), que, apesar de não ter cargo na Prefeitura está sempre nas rodas de articulação, mas foi direto no recado a Lupi. “Prefeito, com todo o respeito que eu lhe tenho. Separando o seu CPF de outro CPF de uma pessoa, que não agrega nada a esse Estado, mas que eu tenho que dizer. Infelizmente, o presidente do seu partido comete um erro grave quando diz que a gente está usando o dinheiro da Cedae politicamente, eleitoralmente. Porque se fosse isso, eu não colocaria um real em Cabo Frio. Eu sei, que não tem a ver com o senhor, é outro CPF. Mas, isso é a prova de que nós estamos investindo em todas as cidades”.

O MAESTRO

Finalmente, após quase sete longos meses, a população de Cabo Frio recebeu, nesta sexta-feira (15), o Hospital Universitário Reitor Hésio Cordeiro, destinado a pacientes com Covid-19 e tratamento de sequelas provocadas pela doença. No palco, juntamente com o governador Cláudio Castro (PL) e o prefeito José Bonifácio (PDT) estava Dr Serginho, secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que intermediou essa conquista. Várias falas, aplausos e eis que chegou a vez de Zé falar. Com olhos de águia e ouvidos atentos, Serginho percebeu um movimento de vaia ao chefe do executivo cabo-friense e logo fez um movimento com o dedo, sem suspender o braço, tal qual professora de primário quando manda os alunos fazerem silêncio. E não é que a turma se calou de imediato? Bem diferente de quando Castro inaugurou o IML por aqui, quando Serginho deixou rolar solta a vaia a Zé. Momento importante desse não pode ser manchado.

PRÓ UERJ

Ainda sobre Dr. Serginho, apesar de ser bolsonarista de carteirinha, tem se posicionado diametralmente contrário aos seguidores do presidente da República no que diz respeito à Uerj, que é um patrimônio da educação. Serginho vem fortalecendo a instituição desde que assumiu a sua pasta. Tanto é que o deputado estadual licenciado já garantiu o hospital para ser universitário e está trazendo o tão sonhado campus da Uerj para Cabo Frio com três cursos. Conversando com Serginho, ele sempre disse que a universidade é um patrimônio do estado do Rio de Janeiro e do Brasil e que ele, nesse sentido, é contrário ao que dizem os pares dele que pedem o fechamento da Uerj. Não só no discurso, mas na prática, como a gente pode observar.

CABO FRIO TEM NOVO DECRETO

Como já havíamos antecipado aqui na coluna, Cabo Frio tem novo decreto, lançado nesta sexta-feira (15), que flexibiliza o funcionamento de várias atividades comerciais e turísticas. Com o avanço da vacinação, comerciantes, hoteleiros, turistas e os próprios moradores estavam na expectativa para que isso acontecesse. Entre as mudanças, ampliação do horário de bares e do número de mesas e cadeiras dos quiosqueiros das praias. Mas atenção: a máscara ainda é acessório obrigatório em vários desses ambientes. Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

DEGUSTA, CANTATA, CARROS ANTIGOS

Em Armação dos Búzios, tem cheiro de comida no ar. E comida da boa. No balneário, o clima é de descontração total com o lançamento do festival gastronômico ‘Degusta Búzios’, na noite desta quinta (14), para convidados – como demos aqui na coluna, e que começou de fato nesta sexta-feira (15). O Degusta, além de marcar a retomada da economia e do turismo locais, é o abre-alas dos vários eventos que virão. Em entrevista ao Portal RC24h na noite do lançamento, o prefeito Alexandre Martins (REP) destacou alguns deles. “Teremos outros eventos, como o encontro de carros antigos, que vai ser muito bom. Em dezembro, as cantatas de Natal numa cidade toda enfeitada e iluminada do início ao fim. Vai ser um Natal como Búzios nunca viu, um Natal de luz, que vai trazer o turista para a nossa cidade e mostrar que Búzios não é só praia, mas também cultura, culinária, enfim, Búzios é diversidade em tudo”, declarou Alexandre.

_________________________________

CONVÊNIO DE PAVIMENTAÇÃO

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), recebeu, nesta sexta-feira (15), o secretário Estadual de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, para assinatura do convênio de parceria que beneficiará 15 ruas da cidade. O secretário aproveitou para conhecer os bairros que já estão sendo contemplados pelo Programa Iguaba Melhor (PIM). Através da parceria o governo do estado ficará responsável pela drenagem e pavimentação das ruas Portugal, Suécia, Chile, México, da Paz, Encontro, Espanha, Alemanha, Itália, Inglaterra, Argentina, Paraguai, Uruguai, Joaquim Alves Canellas e Avenida Brasil. A assinatura do convênio foi feita uma semana após o prefeito Vantoil ter ido até a capital para um encontro com o secretário e apresentação de projetos para a cidade. Estiveram presentes a deputada federal Soraya Santos (PL), o diretor financeiro da Alerj Jânio Mendes, os secretários de Governo, Jales Lins, Planejamento, Eron Bezerra, Turismo, Carla Valle, e o Chefe de Gabinete, Fábio Costa. Os vereadores Luciano Silva (CID), Alan Oliveira (MDB), Júnior Bombeiro (MDB), Elifas Ramalho (PP) e Marcelo Durão (PL) também estavam no local.

IML DE ARARUAMA

Depois de Iguaba, o titular da Seinfra, Max Lemos, também esteve em Araruama, onde se reuniu com a prefeita Lívia de Chiquinho (PP). O presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), André Braga, acompanhou a visita para dar o início das obras de reforma do Instituto Médico Legal do município. Com investimento de R$ 2,49 milhões e previsão de entrega em seis meses, a Emop estará encarregada de fazer a recuperação estrutural do Posto Regional de Polícia Técnica e Científica (PRPTC), onde está o IML. As intervenções contemplam a recuperação estrutural do equipamento, reforma do telhado, recuperação da parte interna com tratamento das paredes, substituição da cobertura de acesso, instalação de um novo sistema de refrigeração, revisão das instalações elétricas e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A recuperação do PRPTC e do IML serão financiados pela secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol).

DECISÕES

Falando em Lívia de Chiquinho (PP), a prefeita araruamense se reuniu com os vereadores da base nesta quinta-feira (14) para afinar algumas pendencias. No encontro, foi escolhido como líder de governo o vereador Luiz do Táxi (PL) com a vereadora Roberta Barreto (DEM) como vice. Segundo a prefeita, o grupo político tem dois pré-candidatos a Deputado Estadual: o primeiro-cavalheiro, Chiquinho da Educação (PATRI), e o presidente da Câmara, Julio César Coutinho (PSC). A definição será feita pela vontade popular através de pesquisa, de acordo com Lívia.

IMAGEM ÀS VESPERAS DO DIA DA SANTA

Uma comitiva da paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, representando o padre Helcimar Sardinha, foi recebida pelo prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), na manhã desta sexta-feira (15), no gabinete dele para proferir a bênção com a imagem da santa, padroeira do município. A visita foi encerrada com uma Ave Maria. Na próxima segunda-feira (18), dia de Nossa Senhora dos Remédios, serão celebradas três missas na paróquia na Praia dos Anjos, às 8h, 10h e 18h.

REAJUSTE DE 20%

Professores da rede municipal de ensino de Maricá vão receber reajuste de 20% no salário. O anúncio da medida foi feito nesta sexta-feira (15), Dia do Professor, pelo prefeito Fabiano Horta (PT). O projeto de lei com a proposta a ser remetida à Câmara Municipal prevê ainda aumento de 10% para 12% nos valores das faixas de progressão por classes da categoria. O reajuste passa a valer a partir de janeiro de 2022.

OUTUBRO ROSA ALDEENSE

A secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia promove, a partir desta segunda-feira (18), um mutirão de atendimento e palestras nas unidades de saúde do município. As mulheres terão acesso a palestras educativas, coleta de exame preventivo (Papanicolau), aferição de pressão arterial e glicose, além de encaminhamento para mamografia, conforme avaliação individual. Os exames devem ser agendados diretamente nas unidades de saúde. A programação completa está disponível na internet.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content