InícioRegião dos LagosArmação dos BúziosFoi dada a largada para o Degusta Búzios, que começa nesta sexta-feira...

Foi dada a largada para o Degusta Búzios, que começa nesta sexta-feira (15)

Segundo o prefeito Alexandre Martins, evento marca a retomada da economia após mais de um ano e meio de pandemia, além de valorizar a cultura local

Foi dada a largada para o festival Degusta Búzios, tradicional evento gastronômico que começa nesta sexta-feira (15) e está na 21ª edição. Mas este ano, com novidades. Uma, é que pela primeira vez, o evento vai acontecer durante três finais de semana consecutivos ao invés de dois. A outra, os participantes não precisaram pagar para participar. O lançamento aconteceu na noite desta quinta-feira (14), no Iate Clube de Búzios, com a presença do prefeito Alexandre Martins (REP), demais secretários e vereadores, imprensa e convidados.

A programação (veja ao final da matéria) é de sexta a domingo (15 a 17; 22 a 24 e 29 a 31 de outubro) com gastronomia variada. Os pratos principais têm preços fixos de R$ 28,00 e as sobremesas, R$ 22,00.

Além do evento em si, o Degusta traz a marca da retomada da economia no balneário após esse ano e meio de pandemia. Além da comida variada – baseada na gastronomia local, como a dos pescadores e dos quilombolas.

Na abertura do evento, Alexandre Martins destacou bem isso e fez um discurso bastante emotivo. “É um prazer a gente abrir o festival gastronômico depois da pandemia. É uma vitória. Pra gente, viver esse momento, poder ver as pessoas aqui nesse coquetel de abertura é muito bom. Vai ser um Degusta diferente, porque teremos três finais de semana, antes eram dois. A comida é maravilhosa, não dá para comer um prato só. É um prazer e um orgulho servir essa cidade. E o empresário está de parabéns, porque é ele quem faz isso acontecer. Nossa equipe se doou por um ideal e conseguimos implantar isso em nove meses. A ideia é trazer o turista e retomar a economia do município”.

Quem também estava bastante animado com a retomada dos eventos na cidade era o secretário municipal de Cultura e Patrimônio, Luiz Romano. “Foram momentos difíceis, mas estamos caminhando. O projeto Degusta nasce do compromisso de reconstruir Búzios, conhecida pela diversidade. Temos mais de 50 nacionalidades morando na cidade, um lugar onde o mundo se encontra. Essa diversidade da gastronomia é o marco zero do início da retomada do processo econômico da cidade, um novo tempo, de prosperidade, compromisso”, disse.

O secretário de Turismo, Dom de Búzios, também comentou sobre o evento. “As expectativas são as melhores possíveis, após um tempo parado por causa da pandemia, a gente consegue trazer de volta para esse charmoso balneário cosmopolita, com mais de 56 nacionalidades diferentes e uma gastronomia diversificada. Tenho certeza que será um sucesso garantido”, afirmou Dom.

O empresariado também estava em polvorosa, com expectativa a mil por conta dessa retomada econômica e turística. Quem também fez questão de dizer umas palavras no lançamento foi o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), Jacques Jacky Sitbon:

Além de uma prévia das delícias que serão apresentadas durante o festival, os convidados puderam conhecer um pouco mais da cultura quilombola, através não só dos pratos como também a música e a dança:

PROGRAMAÇÃO:

Durante o dia o point será na Praça dos Ossos. Para deixar o Degusta Búzios mais aconchegante, vários lounges serão espalhados pelo evento, onde o público vai poder sentar, relaxar, bater um papo e curtir a boa energia do charmoso balneário.

A programação é variada: workshops, shows, apresentação de dança e uma série de atividades para as crianças. À noite, a animação fica por conta das bandas locais, que vão se apresentar, sempre a partir das 19h, em quatro pontos diferentes: Orla Bardot, Rua das Pedras, Praça dos Ossos e Rua Manoel Turíbio de Farias. No repertório, diferentes gêneros musicais, como bossa nova, jazz, MPB, samba e muito mais.

Serviço:

Rua das Pedras, Rua Manoel Turíbio de Farias, Orla Bardot e Praça do Centro

  • Sextas e sábados, das 18h às 24h
  • Domingos, das 16h às 22h

Praça dos Ossos

  • Sábados, das 16h às 24h
  • Domingos, das 14h às 24h

Veja outras imagens da noite de lançamento. Fotos de Ronald Pantoja.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content