BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (15)

Prefeitos da Costa do Sol participam de manifesto de apoio à reeleição de Castro nesta sexta (15); Vantoil Martins, Marcelo Magno, Fábio do Pastel, Lívia de Chiquinho, Welberth Rezende e o deputado Dr Serginho acompanharam o evento; Garotinho derrubado pelo TRE; Prefeitura de Cabo Frio manifesta repúdio a novo crime de ódio; Alexandre Martins recebe secretário de Turismo de Córdoba; Secretário do Ambiente presta contas na Câmara de Búzios Deputado federal faz requerimento em Brasília sobre 'farra do Minha Casa Minha Vida' de Araruama... E muito mais!

1158

MANIFESTO DE APOIO

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (15) começa pela capital, onde a pré-campanha de Cláudio Castro (PL) à reeleição ganhou um apoio de peso: cerca de 80 prefeitos, além de deputados, senador, vereadores e outras lideranças foram no encontro que manifesta apoio a Castro e ao seu pré-candidato a vice, Washington Reis (MDB), ex-prefeito de Duque de Caxias. O local foi a Ilha da Coroa, na Barra da Tijuca. Da Costa do Sol, foram os chefes do executivo de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID); de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL); São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL); de Saquarema, representando a prefeita Manoela Peres (UNIÃO), esteve presente o secretário de Governo Antonio Peres; de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), e de Macaé, Welberth Rezende (CID), além do deputado Dr Serginho (PL). O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP) não foi, assim como o de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), até porque Zé já tem candidato, que é o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT). O mega encontro, cujo convite foi feito poucos dias antes, começou por volta do meio-dia e se estendeu até as 15h. O manifesto teve até assinatura dos presentes. A equipe de assessores foi de mesa em mesa passando as folhas para os presentes assinarem presença. Por telefone, o prefeito iguabense avaliou que o evento foi uma “demonstração de forças e um reconhecimento dos municípios que têm depositado confiança no governo Cláudio Castro”, disse Vantoil Martins, que foi acompanhado do chefe de Gabinete, Fábio Costa.

A CAMINHO DO ENCONTRO

Inclusive algumas horas antes da solenidade, o deputado estadual Dr Serginho (PL), acompanhado de Marcelo Magno, divulgou um vídeo na rede social quando estava a caminho do encontro com o governador. Serginho disse ainda que a meta na capital também era buscar investimento para o município cabista, atrair empresas e a consequente geração de emprego e renda, ao que Marcelo completou: “A gente não para de trabalhar nunca, é o tempo inteiro”, disse Magno.

“BOA FRENTE NESSA DISPUTA”

A propósito, Marcelo Magno disse que gostou muito do que presenciou. O prefeito cabista contou que as mesas estavam todas cheias. “Foi muito bom, muitos prefeitos compareceram, assinaram o manifesto. Acho que se todo mundo unir forças, Castro fará uma boa frente nessa disputa eleitoral”, destacou.

APÓS TENTATIVA DE MANOBRA DE GAROTINHO

Válido lembrar, esse evento do manifesto de apoio acontece logo após a tentativa de manobra da defesa do ex-governador Anthony Garotinho, pré-candidato do União Brasil ao governo do Rio, que conseguiu no STJ a devolução dos direitos políticos dele em razão da suspensão de uma condenação por compra de votos. O que não durou muito tempo, já que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio confirmou a decisão que condena Garotinho, o qual voltou a ficar inelegível.

NOTA DE REPÚDIO

Em Cabo Frio, a Prefeitura divulgou nota de repúdio à agressão sofrida por um servidor público municipal, durante o expediente de trabalho, nesta sexta-feira (15), no Ambulatório de Atenção à Saúde da População Travesti e Transexual, em um ato inaceitável de homofobia. De forma covarde, o agressor arremessou uma pedra para dentro da unidade de saúde e acertou a cabeça do funcionário. Na verdade, mais um ato lamentável, né? Só em junho, mês do Orgulho LGBTQIA+, foram quatro casos de homofobia e racismo. “A Prefeitura de Cabo Frio lamenta profundamente a situação ocorrida e esclarece que está prestando todo o apoio necessário ao servidor. A Coordenadoria Geral dos Direitos Humanos e a Superintendência LGBTI+ de Cabo Frio acompanham o caso e deixaram à disposição suporte jurídico e psicológico”.

ACOMPANHANTE PARA PARTURIENTE

Continuando em Cabo Frio, o vereador Thiago Vasconcelos (Avante) apresentou projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos do SUS, da rede própria ou conveniado no município, a fixarem placas com a informação de que é direito da parturiente ter a presença de um acompanhante durante todo o período de trabalho de parto e pós-parto imediato. O documento foi colocado em pauta na sessão desta quinta (14) e tem como base a Lei Federal 11.109/05. “O Projeto de Lei que apresentamos visa garantir às parturientes o efetivo direito à presença de acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, no âmbito do Sistema Único de Saúde, com a colocação obrigatória de placas com a referida informação. Tendo em vista o atual crime de estupro amplamente divulgado nas mídias pelo médico anestesista, torna-se de extrema importância a presença na sala de parto de um acompanhante visando coibir a reiteração dessa prática”, justificou. O PL foi encaminhado para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

NOVIDADES À VISTA?

Em Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) recebeu em seu gabinete, nesta quinta (14), o secretário de Turismo da cidade de Córdoba, na Argentina, German. Acompanhou esse encontro o secretário municipal de Lazer e Esporte, Gugu Braga. Segundo o prefeito, German está visitando a cidade e já percorreu alguns pontos do balneário. “Trocamos muitas ideias sobre o fomento do turismo no nosso balneário. Não abro mão de poder compartilhar e conhecer novas propostas”, destacou Alexandre.

PRESTOU CONTAS

Ainda em sobre Búzios, o secretário do Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Nascimento, atendendo solicitação da Câmara Municipal – ao contrário de Cabo Frio, que não mandou ninguém na audiência pública sobre o tema – participou da sessão legislativa nesta quinta (14) para prestar contas dos atos executados pela pasta ao longo dos 18 meses, bem como as ações em curso e as que serão executadas ao longo deste ano. Durante três horas e meia, Nascimento apresentou um verdadeiro raio X, com demonstrativos numéricos e resumo das atividades desenvolvidas, bem como os resultados obtidos por cada setor específico. Destacou, entre outros, a importância do trabalho em conjunto com a secretaria de Obras e Saneamento que ocasionou a implementação das medidas compensatórias do esgoto e possibilitou a interrupção de milhões de litros de efluentes sanitários que vertiam de pousadas, condomínios e casas em localidades do balneário, além da ampliação das redes separativas de esgoto na cidade. O secretário discorreu ainda sobre muitos outros assuntos, como Programa Bandeira Azul, ICMS Ecológico, Fiscalização Ambiental e Urbanística, Processos para demarcação de fronteiras de unidades de conservação, demarcação de trilhas e em ambiente marinho, além de Planos de gerenciamento costeiro, implementação da TPA. “A organização da secretaria com a implantação de diversas frentes de trabalho contribui para o avanço dos projetos e programas na área ambiental”, declarou.

NA RUA

Em São Pedro da Aldeia, repercutiu bastante a entrevista que o prefeito Fábio do Pastel (PL) concedeu ao RC Cast, o podcast do RC24h. Ainda mais que Pastel falou muito sobre a pavimentação em vários bairros, que é uma das maiores reclamações dos moradores, sem dúvida. A propósito, antes de vir para o estúdio do RC Cast, ele esteve no Jardim Soledade, na Rua das Orquídeas – acompanhado do secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, e os engenheiros da empresa responsável pelo serviço. A via será uma das próximas a receber serviços de drenagem e pavimentação com blocos de concreto; o trabalho envolve, ainda, a colocação de meio fio e calçadas. “Nós sabemos a dificuldade que os moradores têm aqui durante os períodos de chuva, por isso, essa é uma obra de grande importância”, comentou Pastel.

DENÚNCIA DA ‘FARRA DO MINHA CASA MINHA VIDA’

De Araruama, as notícias não são lá muito boas para a prefeita Lívia de Chiquinho (PP). O deputado federal Chico D’Ângelo (PDT-RJ) apresentou requerimento em Brasília para investigação daquele caso conhecido como “Farra do Minha Casa, Minha Vida”, onde em 2019 foi apresentada uma denúncia ao Ministério Público Federal de que pessoas contempladas pelo condominio Dolce Vita, no bairro Areal, haviam sido preteridas em prol de escolhidos pela prefeita e seus cabos eleitorais. O parlamentar enviou documento com 17 questionamentos e solicitando esclarecimentos dos fatos com urgência. Enviou para os ministérios do Desenvolvimento Regional, da Cidadania, da Economia, além da Controladoria-Geral da União. “Diante de tais fatos, consideramos urgentes e imprescindíveis os esclarecimentos dos fatos e, sobretudo, por tratar-se de recursos oriundos do Governo Federal e repasses da União para execução das cidades. Tendo em vista a gravidade da situação, solicito urgência na aprovação deste requerimento”, diz trecho dos documentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui