InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (14)

Aniversário do Zé teve bolinho, declaração da amada e muita reflexão; Retorno do IML de Cabo Frio tem pedido de ex-prefeito de Silva Jardim; Alexandre Martins sextou com muito trabalho e juiz de Búzios leva chamada do TJ; Caminho do sucesso em Iguaba Grande e o inventário turístico avança na cidade; B.O. de ex-secretário de Arraial continua dando o que falar; A autonomia naval de São Pedro da Aldeia e o aniversário de 404 anos da cidade; Lívia de Chiquinho dá um pito na população que não voltou para a 2ª dose... E muito mais!

ANIVERSÁRIO DO ZÉ

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), completa mais um ano de vida nesta sexta-feira (14). Chegando aos 76 anos, o chefe do Executivo municipal conversou pela manhã com o Portal RC24h por telefone e disse que não tem em vista nenhuma grande comemoração para o aniversário, mas já adiantou que, neste fim de semana, vai passar com a família, incluindo o amado neto João, fiel companheiro de Bonifácio. O cabo-friense recebeu uma surpresa de funcionários do gabinete e da limpeza da Prefeitura que se juntaram para comprar um bolinho diet para o prefeito. Em agradecimento aos colegas, Bonifácio disse que “queria ganhar de presente que os governantes se sensibilizassem com a compra de vacinas”. Quem também homenageou José Bonifácio foi a esposa dele, Ana Lúcia Valladão Ribeiro, que publicou uma foto de Zé com a legenda: “parabéns, meu amor”. Da parte do Portal RC24h, muita saúde e muitos anos de vida para Bonifácio.

DIA DE EMOÇÃO E REFLEXÃO

Por falar em aniversário do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), o vereador Davi Souza (PDT), líder do governo na Câmara fez um post bastante reflexivo. Davi contou que os dias tem sido muito trabalhosos, e por isso mesmo esta sexta-feira (14) foi um dia para curtir e ter orgulho. Passou a manhã com Zé e também na companhia do ex-deputado Janio Mendes. Estiveram na Vila Nova e de lá foram caminhando até a Prefeitura, pelo caminho Zé recebeu muitos cumprimentos pelo aniversário. “É um momento de reflexão tudo isso que estamos vivendo. Acompanhando o Zé construir sua candidatura, sua eleição e tudo mais. Venceu não só a eleição, como também um câncer e a Covid, e paralelo a tudo isso vem resolvendo o caos que estava em Cabo Frio. Eu já o admirava quando criança e hoje, sendo líder dele, é emocionante”, disse Davi.

RETORNO DO IML

O Instituto Médico Legal (IML) de Cabo Frio deve voltar a funcionar em breve. Pelo menos, é o que informou uma nota emitida pela secretaria de Estado de Polícia Civil nesta sexta-feira (14). Porém o que a nota informa é que, mesmo que Cabo Frio tenha elegido dois deputados estaduais em 2018, quem tem se empenhado para resolver a questão do IML – fechado desde 2016 – é um parlamentar de fora da região. Que humilhação, hein? Que fase… O responsável pelo andamento dos avanços é Anderson Alexandre (SDD), que formalizou o pedido de reabertura do IML ao governador Cláudio Castro (PSC). Anderson é ex-prefeito de Silva Jardim, que, apesar de não estar geograficamente próxima de Cabo Frio, certamente também seria beneficiada com a abertura de mais um IML, uma vez que, atualmente, as demandas de toda essa região são levadas para São Gonçalo ou Macaé. De qualquer forma, ficou claro que por os deputados eleitos por Cabo Frio e Região dos Lagos estão com moral baixa. Que coisa, hein?!

DEPOIS DO ESTRESSE, BÚZIOS AMANHECEU MAIS CALMA

A sexta-feira (14), em Armação dos Búzios, foi mais calma após uma quinta-feira (13) de puro frenesi, por conta do afastamento do prefeito Alexandre Martins (REP) em decisão de primeira instância do polêmico juiz Raphael Baddini, que determinou que o vice, Miguel Pereira (PL) assumisse de imediato. Contudo, por volta das 21h a defesa de Alexandre conseguiu uma liminar no TJ-RJ revertendo a decisão, graças ao trabalho do advogado Pedro Canellas e do procurador Thiago Ferreira. Foi tão rápido que muita gente nem soube que o prefeito tinha sido afastado. Porém, não há como negar que tudo isso gerou desgaste para um início de governo, sem falar no estresse ao prefeito, que apesar da situação, manteve a calma. Mas os adversários, obviamente, comemoraram e deverão tentar tirar proveito da situação.

SAIU ‘CHAMUSCADO’

Por outro lado, não podemos deixar de destacar que a decisão do desembargador Henrique Figueira, que é o presidente do TJ-RJ, é um “pito” no senhor juiz Raphael Baddini, acostumado a afastar prefeitos. Para se ter ideia, no segundo mandato de André Granado (nos últimos quatro anos) o chefe do executivo de Búzios foi afastado 12 vezes – uma média de três afastamentos por ano, ou seja, um afastamento a cada três meses. E o polêmico juiz também sai chamuscado nessa questão. Muitos juristas viram na decisão de Baddini uma “nota de pessoalidade”, vide aqui como colocou o presidente do TJ: “A demanda de origem formulada pelo Ministério Público apenas possui como pleito liminar a abstenção de pagamento a título de honorários sucumbenciais a ocupantes de cargos comissionados, objetivando apurar suposta improbidade administrativa, sem jamais se referir ao afastamento do Perfeito”, diz o relatório. Em seguida, na decisão, o desembargador afirma: “Nesta oportunidade, considerando os estreitos limites do pedido de suspensão de liminar, não é possível analisar a alegada teratologia da r. decisão atacada que afastou o Sr. Prefeito, invadiu a esfera de competência de outro juízo ao determinar a remessa de todos os autos para a Procuradoria Geral do Município e a regularização da representação, e decidiu além do pedido de tutela antecedente, que consiste tão somente em obstar o pagamento de honorários sucumbenciais (…) A r. decisão evidencia claro excesso que afronta a ordem pública”.

“INSUBORDINAÇÃO E DESAFIO”

E antes que a sexta-feira (14) terminasse, saiu nova decisão do desembargador e presidente do TJ-RJ, Henrique Figueira. Mas não sobre o prefeito Alexandre Martins (REP), diretamente, e sim sobre o juiz Raphael Baddini, que não acatou a decisão de comando judicial superior. Ou seja, não cumpriu a determinação prevista que era a de suspender os efeitos da decisão de primeira instância pelo afastamento. Por conta disso, o presidente do Tribunal de Justiça mandou intimar o juiz de Búzios (por telefone, e-mail e mandado) para cumprir de imediato a decisão de suspensão da liminar. “O r. juízo de origem, embora se autoproclame ‘humilde’ e ‘singelo’ na teratológica decisão que afastou o Sr. Prefeito e transbordou ilícita e ilegalmente de sua jurisdição, em claro ato de insubordinação e desafio, decidiu não cumprir o comando judicial superior”, citou o desembargador. E ainda, a decisão manda instaurar procedimento administrativo por causa da (má) conduta de Baddini. Após o “puxão de orelha”, Baddini acata a decisão judicial e manda o processo ao MP. É eita atrás de vixe!

BOTOU A MÃO NA MASSA

Alheio a tudo isso, o prefeito Alexandre Martins (REP), já mais calmo, esteve reunido com a procurador Thiago Ferreira e o advogado Pedro Canellas manhã desta sexta (14). Em seguida, continuou seu expediente na Rasa, como faz toda quinta e sexta. E literalmente colocou a mão na massa. Acompanhado do vice-prefeito e secretário de Obras, Saneamento e Drenagem Miguel Pereira (PL), estiveram na Rua das Bromélias, vistoriando os reparos que estão sendo realizados ao longo da via. Não pensou duas vezes e pegou a enxada. “Ainda sei meter a mão na massa, afinal já fui ajudante de pedreiro”, brincou Alexandre. À noite ainda teve fôlego para a tradicional live das sextas-feiras.

CAMINHO DO SUCESSO

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), compartilhou boas novas sobre o município para o Portal RC24h nesta sexta-feira (14). A novidade é que a construtora e incorporadora Campo & Mar irá lançar um empreendimento em um novo loteamento com a construção de 500 casas com financiamento próprio. A construção será no bairro Jardim Solares. Na semana passada, a coluna já havia adiantado que o proprietário da construtora, Damião Lopes, “encontrou em Vantoil Martins um governo sério para viabilizar a aprovação dos projetos”. Segundo o empresário, apenas no mês passado, cerca de 120 casas foram negociadas por lá. Mais construções significam mais emprego, mais renda e mais arrecadação para a cidade. Até onde dá para ver, bons ventos sopram com essa parceria. Caminho certo.

QUAL TURISMO VOCÊ QUER PARA A SUA CIDADE?

A secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Iguaba Grande vem trabalhando duro para colocar a cidade como destino turístico da Região dos Lagos. A promessa de campanha de Vantoil Martins (CID) está ganhando corpo a cada dia, haja vista o Parque Natural Municipal, trilhas ecológicas, montes de oração, o futuro Mirante da Pedreira, e por aí vai. E mesmo frente às dificuldades da pandemia, a secretaria está realizando o “Inventário de Oferta Turística”, e, em paralelo, elaborando o Plano Municipal de Turismo de Iguaba Grande. Mas não sem ouvir a população, e por isso criou uma pesquisa de opinião, onde o iguabense pode acessar e dar a sua. Grande sacada. A propósito, há que ressaltar: a secretária municipal de Turismo, Carla Valle tem se destacado à frente da pasta que comanda. Com louvor.

COMEMORAÇÃO À LA CABO

A repercussão do segundo mandato de busca e apreensão na casa do ex-secretário de Ordem Pública de Arraial do Cabo, Márcio Galo, na quarta-feira (12) continua intensa. Teve gente comemorando e fazendo até um churrasco. A turma na praça do Guarani está comentando que a ansiedade é tremenda para sair a terceira ordem judicial e ele pedir música no Fantástico. Apesar que tem gente que diz que ele já pode pedir música, porque a Polícia Federal teria passado na casa dele há bem pouco tempo, porém essa informação é extraoficial. De qualquer maneira, na cidade, o comentário é que ele voltou a atacar a esposa em uma clara ação de alienação parental, submetendo a própria filha a vexame público. Não à toa a população de Arraial do Cabo comemorou tanto a infelicidade de Galo. Inclusive, tem muita gente aguardando e acreditando que novos desdobramentos dessa situação devem acontecer em breve.

VACINA PARA A EDUCAÇÃO

Um projeto de lei de autoria dos vereadores Ayron Freixo (REP) e Professor Tayron (DEM), de Arraial do Cabo, para garantir a vacinação dos profissionais da educação do município – incluindo rede privada – foi aprovado. A informação foi compartilhada pelo próprio Ayron no Twitter. De acordo com o vereador, “imunizar os trabalhadores da educação é muito importante para o retorno da rotina escolar na rede pública”. Vamos ver se essa vacinação para a categoria agora vai para frente, né?

AUTONOMIA NAVAL

Continua rendendo muito pano para a manga os eventos promovidos pela Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA). Mesmo a Prefeitura sempre incentivando as medidas sanitárias, endurecendo o combate à COVID-19 e mantendo um discurso contra aglomerações, a base da Marinha parece desconhecer o significado de proteção. Inclusive, teria realizado eventos que acabaram custando a vida de um sargento da unidade. A Prefeitura informou, por meio de nota, que “a Marinha do Brasil, como órgão independente, possui autonomia e jurisprudência sobre o seu território, assim como garantir a segurança dos militares que nela atuam é responsabilidade da instituição”. Vamos combinar que é muita falta de bom senso, né? O prefeito faz a parte dele, a população faz a parte dela, só que parece falta consciência ao comando da base. Apesar de alguns morarem na vila, eles vivem na cidade. Andam, consomem, transitam. Há vida fora dos muros do quartel em toda a região que parecem ser ignoradas por eles em atitudes que acabam transformando o local em um grande centro de disseminação da COVID-19. E a Prefeitura? Fica de mãos atadas. O que adianta Fábio do Pastel (PODE) decretar se uma força armada, que deveria zelar e cuidar da ordem, parece ignorar as determinações? Fica complicado. Brasil que fala, né?!

FESTA COM RESPONSABILIDADE

Ainda sobre festa em São Pedro da Aldeia, mas, agora, falando de comemoração com responsabilidade, o município anunciou a programação do aniversário de 404 anos. Shows musicais online serão realizados a partir deste domingo (16), dia que a cidade apaga velinhas. Os shows serão em formato de lives na página da Prefeitura no Facebook. Além dos shows, haverá a participação do prefeito, Fábio do Pastel (PODE), e a divulgação de um curta-metragem. O chefe do Executivo participa do primeiro evento, previsto para as 9h do domingo: o hasteamento das bandeiras oficiais e assinatura do decreto de instituição do Fórum de Políticas Públicas do município, dando continuidade ao projeto de gestão participativa promovida pelo atual governo. A programação de shows vai ter participação de dez bandas que vão se apresentar nos dias 16, 22, 28 e 29 de maio. A transmissão ao vivo a será feita direto da Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos. O primeiro grupo a se apresentar será o Nada Igual, que vai trazer um repertório recheado de hits do pagode, do pop e do sertanejo a partir das 17h. No mesmo dia, a cantora Paula Azevedo promete trazer uma seleção dos clássicos do samba nacional, indo de Ary Barroso ao Leci Brandão, passando por Beth Carvalho, Diogo Nogueira e Benito de Paula. A programação completa do aniversário de São Pedro da Aldeia está disponível no site da Prefeitura. O Portal RC24h deseja um ótimo aniversário para São Pedro e a todos os munícipes dessa cidade tão importante para o fluxo de pessoas pela Região dos Lagos. Vida longa à Aldeia.

DEU UM PITO

Enquanto prefeituras, como a de Saquarema, por exemplo, interrompem a campanha de vacinação por falta de doses, em Araruama, o problema tem sido da população que não está comparecendo para tomar a segunda dose da Coronavac. A prefeita, Lívia Bello (PP), publicou um vídeo nesta sexta-feira (14), dando um belo de um puxão de orelha nas 711 pessoas vacinadas com o imunizante que não deram as caras na segunda parte da campanha. Lívia chamou a situação de desgastante e classificou a ausência como irresponsabilidade e um desrespeito com o servidor público que está ali para aplicar as doses. A prefeita anunciou uma última chamada para a repescagem dessas pessoas, que será realizada na terça (18), na Praça Menino João Hélio e na Subprefeitura de São Vicente, das 9h às 16h. A proteção contra COVID-19 propiciada pela Coronavac só é válida após tomar as duas doses, então, galera, não vamos vacilar, hein? Vacina no Brasil virou artigo de luxo e, desperdiçar, não tá com nada.

OBRAS A PERDER DE VISTA

Na mesma semana em que inaugurou quase 3 km de asfalto na rua Jussara, no bairro Parati, e iniciou as obras de asfalto e drenagem da travessa Guimarães e algumas ruas da Praça da Bandeira, a prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), assinou nesta sexta-feira (14) o contrato da obra que vai contemplar as ruas Lamas Rabello e Garcia, ao lado do Canal do Peixe, no bairro Mataruna. De acordo com Lívia, no máximo, em 10 dias será iniciada a obra. A promessa de transformar Araruama em um verdadeiro canteiro de obras nunca foi tão notável, não é mesmo? Falem o que for, mas essa aí gosta de trabalho. A população agradece.

SEM HOMENAGENS

Morreu nesta sexta-feira (14), aos 66 anos de idade, o ex-deputado Jorge Picciani, que lutava contra um câncer de bexiga. Picciani foi presidente da Alerj por seis mandatos, em três legislaturas, e se notabilizou como líder político e também por legislar em defesa do Estado do Rio. Morreu de forma surpreendente. A Assembleia decretou luto de três dias. E só. Depois de falecido não se viu homenagens nas redes ao político que já foi uma unanimidade na Região dos Lagos. A bem da verdade é que depois que Picciani foi preso, o castelo dele ruiu e, ao que parece, na reta final, só lhe coube mesmo o apoio da família.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content