InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (10)

Alexandre Martins passa o bastão para Miguel Pereira e fala sobre as férias; Mais umas da saga egípcia em Cabo Frio e o 'Pano Nosso de Cada Dia'; Sorria Iguaba, você está sendo filmada; Bronca de vereadores surte efeito em Arraial; Renatinho foragido há duas semanas e contas suspensas; Ex-vereador assume UPA aldeense; Adivinha quem apareceu em Saquarema? Mais um pedágio para a Região dos Lagos... E muito mais!

PASSANDO O BASTÃO

O “Sextou” em Armação dos Búzios, do prefeito Alexandre Martins (REP), foi de reunião geral com secretariado e vereadores na manhã desta sexta (10), antes dele sair de férias, a partir de segunda-feira (12). O encontro serviu para orientar a passagem do governo ao vice-prefeito, Miguel Pereira (PL), que semana que vem assume a chefia do executivo buziano durante 15 dias, período em que Alexandre ficará ausente. O clima é bem diferente do governo anterior, com André Granado, que deixava até ir ao banheiro demoradamente para evitar que seu vice, Henrique Gomes assumisse a cadeira. Os conflitos entre os eles eram tão intensos, que tivemos episódios arrombamento de porta de gabinete e outras “tretas” inesquecíveis, que só quem acompanha a política de Búzios sabe do que estamos falando. A península vive hoje uma fase de paz, muito mais civilizada e democrática. Sem instabilidades ou tramas maquiavélicas de um ano atrás. Ufa! A transição aconteceu de maneira tranquila e pacífica. O povo quem mais ganha com isso. Que momento!

__________________________

VISITA E DESCANSO

Continuando sobre as férias de Alexandre Martins (REP), ele e a esposa, Daniele Martins seguem para Portugal, onde o prefeito vai visitar familiares que há muito não vê, em especial um tio querido que está muito doente. Além disso, Alexandre vai aproveitar para descansar e esfriar a cabeça, afinal de contas não parou de trabalhar desde a campanha eleitoral ano passado. “Diferente dos outros, que ganharam a eleição e viajaram, eu não parei. Mas agora, com a casa mais em ordem e as coisas andando, tenho mais condição de sair uns dias”, contou ele, por telefone, à coluna.

CONTRA NOVO PEDÁGIO

Ainda no bate-papo com o prefeito de Búzios, questionamos Alexandre Martins (REP) sobre a possibilidade de implantação de um novo pedágio na Região dos Lagos, mais precisamente na RJ-106 – rodovia Amaral Peixoto. Para quem não sabe, uma equipe do governo estadual está visitando os prefeitos daqui para apresentar esse projeto, cujo estudo será finalizado em janeiro. Na opinião do prefeito, é uma questão preocupante. “O turista já paga caro no pedágio da ViaLagos, acho que é um momento complicado. E se fizerem isso em ano de eleição será muito ruim para o próprio governador”, avaliou Alexandre.

A SAGA EGÍPICIA DO FORTE SÃO MATEUS

As duas empresas de investimento de Cabo Frio que anunciaram o término das atividades nesta quarta-feira (8), Alphabets e Investing Lagos, tiveram novos desenrolos publicados nesta sexta (10). No caso da empresa que trabalhava com apostas esportivas, chefiada por Rogério Cruz, ameaças se sobressaíram umas as outras. Se, por um lado, Rogério é ameaçado de morte, do outro, ele responde que “vocês não sabem com quem estão lidando”. No fim da tarde, rolou na internet um vídeo em que um homem mascarado e com efeitos de voz ameaça o CEO da Alphabets, vizinhos e familiares dele com uma arma. Já sobre a Investing Lagos, o marido de uma cliente procurou o Portal RC24h com a denúncia de que o dono da empresa, Thiago de Souza Lobo, estaria dando golpe para fugir com o dinheiro dos investidores. Uma familiar de um dos consultores da empresa negou e manteve a versão de que os pagamentos serão acertados a partir de outubro. Agora é esperar para ver. Ah, se o assunto é Egito, não dá para não falar do Faraó. A defesa do empresário Glaidson Acácio dos Santos entrou com pedido de soltura dele no STJ. A gente segue acompanhando para ver o resultado. Sextou nas pirâmides!

QUEM SERÁ O NOVO LÍDER?

Ainda de Cabo Frio, ninguém sabe ainda quem será o novo líder do governo na Câmara de Vereadores. O vereador Alexandre da Colônia (DEM), que assumiu esse cargo quando Davi Souza (PDT) se licenciou da Casa para assumir a secretaria de Governo, confirmou que vai sair da função em 1º de outubro. No parlamento cabo-friense essa é a questão do momento. O nome que o PDT tem hoje é Oséias de Tamoios. Mas uma fonte da Casa não acredita nessa possibilidade. E agora Zé? O jeito é esperar o que sairá da cabeça do prefeito.

UPA, UPA CAVALINHO

Ainda no município cabo-friense, essa cena tem dado o que falar pela rede social. Fomos atrás dessa história e descobrimos que esse cavalinho já é habitué da entrada da UBS do Tangará. Parece que, de vez em quando, o dono deixa ele lá, logo que os trabalhos na unidade são encerrados. Dá um jeito de abrir o portão e coloca o bichinho no local para descansar. Às vezes, o cavalo dá até uma pastadinha antes de dormir. A lembrar, no governo passado de Zé Bonifácio (PDT), costumava-se ver muitos cavalos pastando por ruas da cidade, na Praça Porto Rocha e outros. Vai ver que, talvez, tenha dado um gatilho mental na galera, quem sabe?

O “PANO” NOSSO DE CADA DIA

Nem a filha recém-nascida afasta o secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, a declarar sua devoção ao presidente, Jair Bolsonaro (sem partido). Após o episódio bizarro da “carta aberta a nação”, Serginho, como não podia deixar de ser, publicou apoio a Jair pedindo para que “confiem no capitão”. Mas nem todos embarcaram na onda do deputado estadual licenciado, tanto que não faltaram comentários na publicação de pessoas decepcionadas com Bolsonaro aqui da Região dos Lagos: “fez milhões de pessoas irem para as ruas ontem para voltar atrás hoje. E o pior, aconselhado e lendo uma carta escrita por Michel Temer. Fala sério!!!”, escreveu um internauta. Outro foi ainda mais duro: “Isso não é estratégia, é sinal de fraqueza…sacrificou o povo e depois jogou o povo no mar”… É, Dr. Serginho, que luta, hein?!

SURTIU EFEITO

De Arraial do Cabo, surtiu efeito a “bronca” que os vereadores deram no executivo, na sessão desta quinta (9), pela ausência da equipe da secretaria de Turismo durante o feriadão de 7 de setembro. A cidade ficou lotada, claro, e houve muitos transtornos em pontos turísticos abarrotados de gente. O prefeito Marcelo Magno (PL) vai fazer substituição de parte da equipe. Uma outra mudança é que a partir de 1º de outubro as excursões terão que apresentar o DAM pago para entrar no município. Pelo que apuramos, essas mudanças não passam pelo responsável pela pasta, ou seja, Marco Simas continua no comando, pelo menos até segunda ordem.

DUAS SEMANAS FORAGIDO

Continuando em Arraial, nesta sexta-feira (10), completou-se duas semanas que o ex-prefeito cabista, Renatinho Vianna (REP) está foragido da justiça. Desde que a operação do MP conseguiu um pedido de prisão preventiva de Renatinho, o paradeiro dele é desconhecido e muitos amigos estão preocupados com essa situação. Todos avaliam que ele deveria se entregar para a justiça porque a situação que envolve a prisão dele, segundo advogados, poderia ser revertida com o habeas corpus. Mas, o não cumprimento da decisão judicial pode agravar a situação. Sabe como é né, determinação judicial deve ser cumprida. Ainda sobre Renatinho, na Câmara de Arraial, onde as contas dele estavam pautadas, os vereadores decidiram, em comum acordo, esperar esse momento de fragilidade do ex-prefeito passar e poder votar. Um outro ponto importante sobre a situação de Renatinho Vianna: existe uma preocupação, caso ele seja preso, de que fique no mesmo presídio que o Chico da Ecatur.

MAIS SEGURANÇA EM IGUABA

De Iguaba Grande, novidades no campo da segurança pública. A cidade está implantando uma Central de Monitoramento, 24 horas por dia. Já são 30 câmeras funcionando em fase de testes, abrangendo mais de 11 pontos do município. Entre eles, Praça Edyla Pinheiro, Praça da Estação, Estrada da Sapeatiba, DPO da Pedreira e Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “É muito gratificante ver projetos que apresentamos no nosso plano de governo sendo tirados do papel e tomando forma. Com gestão e compromisso poderemos levar o monitoramento para mais pontos da nossa cidade em breve”, comentou o prefeito Vantoil Martins (CID).

PROJETO APROVADO

O vereador de São Pedro da Aldeia Isaías do Escolar (PROS) comemorou a aprovação do Projeto de Lei dele na Câmara dos Vereadores na sessão desta quinta-feira (9) que prevê a realização de castração gratuita a animais de população de baixa renda. “Sabemos das dificuldades enfrentadas por todos nesses tempos de crise provocada pela pandemia, por isso, acreditamos na importância dessa lei”, afirmou o vereador. O detalhe é que Isaías manda aquela diretona pro prefeito, Fábio do Pastel (PL), e dispara: “esperamos que o prefeito não vete também essa lei”. Isso porque Fábio vetou o projeto do vereador de cassar alvará de empresas que pratiquem maus-tratos animais. O veto, inclusive, foi derrubado pelos edis na sessão de quinta. Esse Pastel tem cada uma, hein?

NOVO COMANDO NA UPA

O ex-vereador de São Pedro da Aldeia Naldinho Linhares fez uma postagem nas redes sociais dizendo que está assumindo a direção da UPA do município. Segundo Naldinho, o atual prefeito, Fábio do Pastel (PL), fez diversas tentativas de impedir que ele assumisse a função, mas Naldinho disse que graças ao amigo e “fiel parceiro” Bruno Costa (SDD), figura importante nessa conquista, hoje, ele tem as portas abertas no Estado e conseguiu garantir esse cargo. Mais um que tá botando o nome de Pastel na “boca do Lobo”…

ROLEZINHO EM SAQUAREMA

O ex-presidiário, ex-assessor e ex-motorista de Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz, foi dar um rolezinho em Saquarema nesta sexta-feira (10). Ídolo dos mais morais bolsonaristas, mesmo sendo investigado por corrupção em casos de rachadinha, Queiroz foi convidado pelo militante e amigo dos filhos de Jair, Márcio Motta (PSD), que é a principal liderança bolsonarista em Saquarema. Uma presença curiosa no encontro foi a de Zequinha, secretário municipal de Governo. Amigo de Queiroz, é a ele que é atribuído o fato da filha do ex-assessor dos Bolsonaro ter trabalhado na Prefeitura de Araruama, daquela vez. O engraçado também não deixa de ser Márcio Motta, ferrenho opositor de Manoela Peres (DEM), promover um encontro como esse para discutir politicas públicas.

PEDÁGIO À VISTA

Conforme publicado na coluna Boca Miúda de quinta-feira (9), o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), recebeu uma equipe formada por membros da subsecretaria de Concessões e Parcerias do Governo do Estado, um consultor do BNDES e representantes de uma empresa de consultoria de engenharia para falar de uma proposta de concessão da RJ-106, a Rodovia Amaral Peixoto. O governo estadual disse que “o encontro serviu para alinhamento de aspectos técnicos e troca de informações que servirão como base para o estudo que ainda será desenvolvido pelo BNDES para a rodovia”. Mas não detalhou os planos, que podem acabar com a instalação de um pedágio na RJ-106. A previsão para a entrega desse estudo é janeiro de 2022. Até o momento, já foram realizadas reuniões também com Rio das Ostras, Macaé e Maricá. Cabo Frio e Búzios receberam as equipes nesta sexta (10), segundo o Governo do Estado. Municípios que também são cortados pela RJ-106, Saquarema, Araruama e São Pedro da Aldeia ainda não constam na agenda da equipe, mas já estão sendo planejadas visitas a eles.

NOVA TESTAGEM DOS SERVIDORES

Para manter as atividades de forma segura, a Câmara de Macaé segue com importantes protocolos de prevenção à Covid-19. Na quarta (8) e na quinta (9), mais 261 testes do tipo Swab Nasofaríngeo foram realizados entre os servidores e os parlamentares, todos com resultado negativo para o coronavírus. A primeira rodada de exames ocorreu em julho. Ao longo do ano, foram adotadas diversas medidas preventivas, como a instalação de placas divisórias de acrílico, tapetes sanitizantes e checagem da temperatura. Mesmo com a cidade na faixa verde, que representa menor risco na pandemia, o presidente Cesinha (PROS) reforça que o momento é de redobrar os cuidados. O vice-presidente, Rafael Amorim (PDT) – que fez o teste (foto) elogiou as medidas adotadas. “Assim, temos mais segurança para realizar os trabalhos no plenário e no gabinete. O Legislativo vem dando exemplo para a sociedade”.

VOTAÇÕES ITINERANTES DA ALERJ NOS MUNICÍPIOS

A Alerj pode criar uma iniciativa para se aproximar das demandas da população de outros municípios. O projeto de resolução 411/03, do deputado Luiz Paulo (CID), modifica o regimento interno da Casa para instituir sessões itinerantes nos municípios sempre às sextas-feiras. O texto foi aprovado em primeira discussão, nesta quinta (9) e precisa passar por uma segunda votação na Casa antes de ser encaminhado à sanção do governador. As sessões acontecerão em forma de rodízio e os locais serão escolhidos pela Mesa Diretora no início de cada ano, dando prioridade aos municípios mais populosos de cada região do estado. Nas sessões, o texto prevê que haja o Expediente Inicial, momento para discursos livres dos parlamentares, seguido de manifestações dos prefeitos e vereadores das cidades. As sessões deverão se encerrar às 18h30.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content