InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (9)

Marcelo Magno participa de lançamento de programa para os jovens e vereadores pedem cabeça do secretário de Turismo; Vereadores fritam "Pastel" na Câmara aldeense; Amaral Peixoto com pedágio em Iguaba preocupa Vantoil; Alexandre Martins recebe deputada, garante emenda para maternidade e vai sair de férias; Dr. Serginho é papai de novo; Pirâmides de 'Cairo' Frio começam a dar sinais de desmoronamento; Que falta faz uma oposição em Araruama... E muito mais!

JOVEM CIDADÃO CABISTA

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL) participou nesta quinta-feira (9), do lançamento do programa Jovem Cidadão. O projeto é uma parceria entre Prefeitura, através da secretaria de Desenvolvimento Social e o IFRJ Campus Arraial do Cabo. Participaram da solenidade o secretário de Desenvolvimento Social, Wagner Lima, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Emília Barbosa, o Reitor do IFRJ, Rafael Barreto Almada, e o Diretor-Geral do IFRJ Campus Arraial do Cabo, David Barreto de Aguiar. A cerimônia foi no campus Cabista da Instituição, na Prainha. O projeto piloto deve contemplar 50 adolescentes de 15 a 17 anos, de famílias em estado de vulnerabilidade social. Durante um ano, os jovens receberão aulas no IFF, sobre noções de oratória, português, matemática, inglês, informática, ecoturismo, entre outras disciplinas, a fim de serem capacitados para inserção no mercado de trabalho. Após a conclusão, os participantes serão encaminhados para estágio em departamentos da prefeitura e receberão uma bolsa correspondente a 25% do salário mínimo. O edital com mais detalhes será publicado em breve e a expectativa é que o projeto inicie em outubro deste ano.

‘FALTOU ORGANIZAÇÃO’

Continuando em Arraial do Cabo, o clima ficou esquentou na sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira (9). O que antes era uma fofoca de bastidores, virou reclamação de fato. Os nobres edis não ficaram muito satisfeitos com a falta de planejamento (segundo eles) da secretaria de Turismo durante o feriadão de 7 de setembro. Pelas redes sociais e em matérias do Portal se pode perceber uma certa desorganização no fluxo de turistas nos pontos mais visitados da cidade. “Sentimos falta de uma equipe nas ruas, não tinha ninguém trabalhando no feriado para ordenar a parte turística”, disse um deles à coluna. Será que a batata do secretário Marco Simas tá assando? É aguardar para ver o próximo feriado.

EM DECLÍNIO?

Em São Pedro da Aldeia, a popularidade do prefeito Fábio do Pastel (PL) parece estar em franco declínio. Após o imbróglio do transporte público, que desgastou sua imagem, agora o clima de insatisfação está dentro do legislativo municipal. Entre os vereadores, a moral do chefe do executivo está em baixa total. E isso ficou muito claro na sessão desta quinta-feira (9) – que aliás voltou a acontecer após algumas semanas suspensas devido à contaminação por Covid de alguns servidores -, onde pelo menos sete dos dez vereadores usaram a palavra para tecer críticas ao prefeito. Reclamar mesmo. Os parlamentares se queixam que mais de 80% dos projetos da Casa são vetados pelo chefe do executivo sem qualquer conversa ou explicação. Em suma, o que ecoa pelos corredores da Câmara é que já são nove meses de mandato e nada de diálogo. A população também tem reclamado desse estrelismo de Pastel. Na Praça do Canhão o comentário é que ele subiu no pedestal e se acha melhor que os outros. Será que é isso tudo mesmo? Fica a dica para equipe de Fábio. Ainda dá tempo de estancar esse derretimento prefeito, afinal, ninguém governa sozinho.

QUIPROQUÓ DA ALDEIA

A história do vereador de São Pedro da Aldeia Márcio Soares (PDT) ter declarado apoio publicamente ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em meio as manifestações de 7 de setembro continua dando o que falar. Nesta quinta-feira (9), o Portal RC24h entrou em contato com o diretório pedetista na Aldeia para saber como andava o clima em relação ao ocorrido. O presidente, Felipe Oliveira, conhecido como Mau Mau, disse que o partido vai apurar a conduta do parlamentar. O vereador será submetido à decisão de punição ou não pelo diretório estadual e terá direito a ampla defesa. Vale lembrar que o mandato é do partido, não do vereador, portanto, uma eventual expulsão pode resultar na perda da vaga, que ficaria com o primeiro suplente pedetista, Rodrigo Silva. Na opinião do presidente do PDT de São Pedro, “a conduta do parlamentar feriu a ética e unidade partidária, pois foi de encontro ao programa do partido”. Márcio Soares foi procurado pela coluna e disse, em nota, que “até o momento não fui notificado oficialmente sobre a acusação e sigo exercendo minhas atividades como vereador eleito pelo povo aldeense”. “Meu jurídico está ciente do ocorrido e estou aguardando os próximos acontecimentos”, concluiu o vereador. Vamos ver se essa história vai ter continuação…

HOMENAGEM A DELEGADO

A mesa diretora da Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia, com a assinatura dos demais vereadores, aprovou por unanimidade, requerimento de Moção de Aplausos ao delegado titular da 125ª DP, Milton Siqueira Jr., pelos trabalhos realizados à frente da Delegacia. Com 120 investigações concluídas, nove prisões em flagrante e 29 cumprimentos de mandatos de prisão, entre os meses de junho e setembro, o delegado destacou-se também pela rapidez da solução do homicídio de grande repercussão ocorrido no Bairro São João, com a execução do empresário do ramo de criptomoedas Wesley Pesano Santarém, com duas operações que resultaram na prisão de seis autores do crime e a identificação de outros dois, tudo isso em menos de 30 dias. O presidente da Câmara, Denilson Guimarães (SDD), exaltou o trabalho do delegado, que “com parcos recursos humanos, vem solucionando os problemas da criminalidade com extrema competência”. Devido à pandemia do Covid 19, a próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia vai se realizar no dia 21 de setembro, terça feira, às 11h, mantendo o intervalo de 15 dias.

NOVO PEDÁGIO À VISTA

Em Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID) recebeu na manhã desta quinta-feira (9), uma equipe formada com representantes da Subsecretaria de Concessões e Parcerias do Governo do Estado, um consultor do BNDES e representantes de uma empresa de Consultoria de Engenharia, para apresentação do futuro projeto de concessão da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), que vai de Maricá até Macaé. Trocando em miúdos, a Região dos Lagos corre sério risco de “ganhar” mais um pedágio, dentro do programa de concessões chamado “Facilita RJ”. Mas, antes disso se concretizar, o governo estadual está conversando com os prefeitos da região para entender as demandas e elaborar um estudo de impacto previsto para ser apresentado em janeiro de 2022. O objetivo seria impulsionar a retomada do crescimento econômico e oferecer melhores serviços e infraestrutura para a população fluminense. Mas o anúncio preocupou Vantoil: “Todos os investimentos que visam aquecer os setores da economia, voltados para estradas que melhoram a nossa região, são muito bem vindos. Falando especialmente de Iguaba Grande, que tem uma vocação natural para o turismo, mas não temos como negar que há sim a preocupação da cobrança de pedágios Rodovia Amaral Peixoto”, avaliou o prefeito.

EMENDAS PARA MATERNIDADE

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), garantiu emendas parlamentares para a cidade da deputada federal Rosângela Gomes (REP/RJ). As verbas serão destinadas para a maternidade e uma retroescavadeira para o município. O anúncio foi feito após a parlamentar visitar o gabinete do prefeito na Rasa na manhã desta quinta-feira (9). É como diz o ditado: “quem tem amigos e parceiros (especialmente deputados com emendas) não morre pagão”.

FÉRIAS E CRÉDITOS ADICIONAIS: OK

Ainda na Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) vai tirar 15 dias de férias a partir do próximo domingo (12), e só retorna ao batente no dia de São Cosme e São Damião, em 27 de setembro. A autorização foi aprovada por unanimidade e em regime de urgência especial na sessão extraordinária desta quinta-feira (9). Até lá, quem comanda a península é o vice (e parceiro) Miguel Pereira (PL). Tudo na paz. Bem diferente de tempos de outrora em que o prefeito preferia nem sair de férias para que o vice não pudesse sentir o gostinho da cadeira. Além das férias de Alexandre, a Câmara também autorizou dois projetos de créditos adicionais. Um deles, no valor de R$ 19,5 milhões será empregado na manutenção da secretaria de Educação e para atender ao Projeto Sistema de Drenagem nos bairros. Os recursos serão provenientes dos royalties. O outro PL, no valor de R$ 200 mil (também oriundo dos royalties), será para manutenção da Escolinha de Vela. Ambos projetos seguem para sanção e publicação da lei.

FAMÍLIA CRESCEU

A segunda filha do secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, Maria Alice nasceu nesta quarta-feira (8). A expectativa é que a pequena viesse ao mundo na quinta passada (2), mas o parto foi adiado para esta semana, na sexta (10). Contudo, ela parece que não estava muito a fim de esperar, não, né, gente? A mocinha vem para fazer companhia à irmã, Maria Antônia, e aliviar a ansiedade de Serginho e da mamãe, Aline Azevedo. O Portal RC24h deseja toda saúde, paz e serenidade, não só para a bebezinha, mas para toda a família.

NOVO EGITO RUINDO?

O cerco está cada vez mais fechado para as faraônicas pirâmides cabo-frienses. Com a polícia na cola de mais de 30 empresas investigadas por supostas fraudes financeiras que chegam à casa dos bilhões, a Operação Kryptos, que prendeu Glaidson Acácio dos Santos, teve uma segunda fase nesta quinta-feira (9). Foram expedidos dois mandados de prisão e outros dois de busca e apreensão contra pessoas ligadas ao “faraó das Bitcoins”. Enquanto isso, na concorrência da GAS, a Alphabets e a Investing Lagos anunciaram encerramento das atividades. Aparentemente, essas empresas que tanto dizem por aí ser legais e desmentirem acusações passam a ter problemas em honrar com os pagamentos quando tiveram menor entrada de clientes. Parafraseando o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, “imprecionante” como são parecidas com pirâmides essas empresas idôneas. #SQN.

QUESTÃO DOS FLANELINHAS

O vereador de Cabo Frio Vanderson Bento (PTB) abriu espaço para diálogo sobre o Projeto de Lei que proíbe a atividade de flanelinhas no município. Convocando a população para dar opinião nas redes sociais, o parlamentar, autor do PL, justificou que os “profissionais” agem de forma até mesmo agressiva e contesta a prática deles cobrarem para a pessoa estacionar em local público. A iniciativa veio logo após o feriadão de 7 de setembro em que a cidade ficou lotada de flanelinhas por todos os cantos, em especial na Orla da Praia. Qual sua opinião sobre? Os comentários estão abertos ao público lá na fanpage de Bento e vale a pena participar do debate.

25º BPM TEM NOVO COMANDANTE

O coronel Gustavo Medeiros Bastos vai assumir o cargo de comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar nesta sexta-feira (10), durante uma solenidade. Ele vai substituir o tenente-coronel Alex Benevenuto Santos, que ficou no cargo por cerca de cinco meses. Coronel Bastos estava lotado na corregedoria da PM e em 2017, foi diretor da 2ªDPJM, em Padre Miguel, no Rio. Ele foi o responsável pela investigação de dois PMs acusados de terem recebido propina do pai de Rafael de Souza Bussamra, que atropelou e matou o músico Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães, em 2010. Torcemos para que tenha um bom desempenho com a tropa no combate à criminalidade na Região dos Lagos.

JARDIM DO EDÉN

Pros lados de Araruama, só flores e jardim. A cidade deve, realmente, estar 100% porque a Câmara dos Vereadores, de 17, não tem um para apontar defeito. Que saudade faz aquela dupla eletrizante Oliveira da Guarda (MDB) e Penha Bernardes (PL) causando no plenário pontuando possíveis falhas do governo de Lívia Bello (PP). É completamente diferente do que se vê agora. O que será que satisfez os desejos de mudança da turma? Mistério…

UNIVERSIDADE PARA MARICÁ

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta divulgou nesta quinta-feira (9), em suas redes sociais um novo projeto que propõe implementar um campus da Universidade Veiga de Almeida na cidade. Com previsão para 2022, a instituição escolheu Maricá após realizar pesquisa em todo o estado que levou em conta fatores econômicos e de educação. Na publicação, Horta comentou: “É uma enorme satisfação ver nossa cidade crescendo, se desenvolvendo e abrindo novos caminhos e opções para a população maricaense”. É uma boa notícia para a população que tem que se deslocar grandes distâncias para cursar o Ensino Superior.

CICLOVIAS PARA MACAÉ

FForam aprovados na sessão desta quarta-feira (8), na Câmara Municipal de Macaé, requerimentos que levam as demandas da população por novas ciclovias e iluminação pública ao prefeito Welberth Rezende (Cidadania). Os pedidos fazem referência a diferentes localidades da cidade e contaram com o apoio integral dos parlamentares em plenário. Os vereadores Rafael Amorin (PDT) e George Jardim (PSDB) fizeram requerimentos sobre o assunto. Durante a sessão Amorim ressaltou que o Executivo deve enviar informações sobre a próxima etapa do Plano Municipal Cicloviário, assim como o percentual já construído, a designação dos locais que receberão novas ciclovias e a previsão de conclusão. “O plano foi aprovado em 2018. De lá para cá, cresceu o número de ciclistas e aumentou a relevância da obra”, destacou o autor. Vamos aguardar se Macaé vai se tornar uma cidade com mais ciclovias. Dinheiro não falta para tal.

CUIDANDO DOS BICHINHOS

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID) sancionou a Lei 4.768, de autoria do vereador Rafael Amorim (PDT), publicada no último dia 4, que trata da implantação de uma Unidade de Saúde Pública Animal Municipal. O projeto vai garantir o atendimento veterinário gratuito aos animais no município. Dentre os quais, procedimentos necessários para o tratamento, além de vacinas, remédios, e serviços de castração permanente. A nova lei também estipula que caberá ao Executivo celebrar convênios e parcerias com profissionais e entidades de proteção animal de Macaé, bem como fazer outras contratações de ONGs, estabelecimentos veterinários, empresas públicas ou privadas e entidades de classe. Os animais (e protetores) de Macaé agradecem.

ADICIONAL NOTURNO DE 20%

O Poder Executivo será autorizado a conceder um adicional noturno de 20% para servidores públicos civis. É o que determina o projeto de lei 3.554/21, do deputado Márcio Gualberto (PSL), aprovado em segunda discussão pela Alerj, nesta quarta (8). A medida seguirá para o governador Cláudio Castro (PL), que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la. O texto recebeu alterações da Comissão de Constituição e Justiça, determinando que a implementação da norma esteja vinculada à apresentação de um estudo de impacto orçamentário e financeiro. O texto também precisa ser regulamentado pelo Governo do Estado. Na última semana, a Alerj já aprovou em primeira discussão a autorização do mesmo adicional para bombeiros e policiais civis.

REAÇÃO ENÉRGICA E RECUO

O presidente do TSE, Ministro Luís Roberto Barroso, se posicionou dura e diretamente às recentes declarações de viés golpista do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Em um trecho do discurso desta quinta-feira (9), Barroso diz: “conhecereis a mentira e ela vos aprisionará”. Foi uma clara critica desconstruindo a demagogia do presidente, que vive fazendo citações bíblicas, mas parece mais um filhote do capiroto porque não para de mentir. Como diz João 8:44, “o Diabo é o pai da mentira”, Bolsonaro está muito mais para lá do que para o lado “divino” da força. Barroso sintetizou isso muito claramente na frase célebre “Conhecereis a mentira e ela vos aprisionará”, lacrou, Ministro. A verdade é que vivemos um governo sob a égide da mentira em que o próprio presidente é investigado pela Suprema Corte por conta de uma grande milícia de difusão de conteúdo falso, mentiras que foram goumertizadas com o nome de “fake news”. Alias, antes do dia acabar, o presidente recuou. Pediu desculpas aos ministros do STF depois de se reunir com ex-presidente Temer que teria redigido para ele “uma declaração à nação”, que chega até (pasmem) a elogiar Alexandre de Moraes. Sabedoria popular diria assim: “quem tem tu, tem medo”.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content