InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (9)

Comoção define inauguração de UBS em Búzios e Festival de Sardinha terá programação em breve; Zé Bonifácio fecha com expositores e Polo Econômico está na pauta desta terça (10); Vantoil Martins traz novidades do Rio; Executivo e legislativo se unem pelos animais e Shogum radicaliza na Câmara; Lívia de Chiquinho equipa GM; Polêmica do cartão de transporte é alvo de protesto marcado para esta terça-feira (10) em São Pedro... E muito mais!

UBS INAUGURADA

Nas terras de Armação dos Búzios, a segunda-feira (9) foi marcada pela inauguração da UBS João de Souza dos Anjos, figura ilustre mais conhecida como João de Karola. Pai do ex-vereador Dom (PROS), que, agora, é secretário de Turismo, e do jornalista Bebeto Karola, da Folha de Búzios, seu João faleceu em janeiro de 2020. Durante 61 anos, João foi casado com a dona Júlia Aurélia, com quem teve oito filhos, que deram origem a 31 netos e bisnetos. Como não podia deixar de ser, a cerimônia de inauguração estava lotada, no entanto, todos de máscara. O prefeito, Alexandre Martins (REP), fez uma fala que, segundo Bebeto, acarinhou demais o coração da família. Eles avaliaram que foi um momento de muita emoção e de generosidade. Em uma das fotos, inclusive, mesmo de máscara é possível ver Dom chorando com a mãe (abaixo). Sem dúvidas, foi bem-vinda a homenagem. Ao que parece, a única ausência na inauguração foi a do vereador Raphael Braga (DEM).

FESTIVAL DE SARDINHA NA ÁREA

Ainda falando sobre a península buziana, o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico do município, Luiz Romano Lorenzi, se reuniu com Fred, da Sociedade Esportiva de Búzios (SEB) para falar sobre o tradicional Festival da Sardinha. O evento costuma ser realizado no campo do SEB e é foi classificado por Romano como “uma conquista do povo buziano”. De acordo com o secretário, em breve, será divulgada a data e a programação do festival. Só de pensar já dá água na boca…hum…

EXPO NELORE

Como já havíamos antecipado aqui na coluna, o fim de semana do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) tirou o fim de semana para focar em eventos agro para o parque de Campos Novos, sede da exposição de cavalos mangalarga marchador e que foi sucesso. Zé quer trazer novas exposições e a de gado Nelore já está praticamente certa para novembro. Depois de passar por Itaipava, onde o segmento também é forte, o prefeito Cabo-friense foi ao Espírito Santo, onde acompanhou a exposição e o concurso de premiação de gados Nelore. “Fui a convite do criador e membro da Associação, Adilson Bon. Transmiti a todos o convite para realizarmos, em novembro, no Parque de Exposições de Tamoios, a I Expo Nelore em Cabo Frio. Todos os criadores presentes aceitaram participar”, disse o prefeito. O curioso é que a postagem do prefeito na rede social comentando a participação, rendeu apenas 60 curtidinhas. Parece despencou muito o engajamento nas redes de Zé. Não se sabe se isso é fruto de descontentamento da população ou resultado do fim de semana quando a audiência costuma cair. Mas os prefeitos da região, em geral, qualquer postagem que façam, passa de 100 reações com facilidade. Até de municípios com população bem menor que a de Cabo Frio.

RESSOCIALIZAÇÃO

Continuando em Cabo Frio, o secretário adjunto de Esporte, Rodolpho Campbell continua a mil por hora na função recém assumida. Além de correr atrás de melhorias na infraestrutura e colocar a pauta em dia com os representantes das mais diversas modalidades esportivas, o trabalho social também está no radar. Nesta segunda-feira (9), se encontrou com a psicóloga e supervisora do CREAS, Bruna Sampaio, com quem assumiu o compromisso em receber adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas de Prestação de Serviços à Comunidade. Quem dá o encaminhamento é a Vara da Infância e da Juventude com o objetivo diminuir os casos de reincidência dos atos infracionais e trabalhar a ressocialização dos jovens. Sem dúvida, o esporte é um dos maiores aliados para tirar jovens e crianças do mau caminho.

CPI DA COVID

A CPI da Covid-19 da Câmara de Cabo Frio aprovou, nesta segunda-feira (9), cinco requerimentos que serão enviados aos tribunais de contas do Estado e da União, e Prefeitura. Estiveram presentes o presidente do grupo, Roberto Jesus (MDB); a vice-presidente Alexandra Codeço (REP); o relator Rodolfo de Rui (SD); e os vereadores Alexandre da Colônia (DEM); Oseias de Tamoios (PDT) e Vinícius Corrêa (PP). A CPI tem como finalidade apurar responsabilidades acerca dos gastos com saúde durante o período pandêmico da Covid-19. Uma nova reunião será realizada na próxima segunda-feira (16).

POLO ECONÔMICO NA PAUTA

Ainda sobre o legislativo cabo-friense, a votação do Polo de Desenvolvimento Econômico, na região do Grande Jardim Esperança, deve finalmente acontecer nesta terça (10). A matéria, do executivo, onde constava pedido de urgência, já teve parecer favorável da CCJ mas não havia sido apreciada em plenário por conta de dúvidas apresentadas por dois vereadores. Mas aí veio o recesso de julho e a votação ficou para depois. De acordo com a Prefeitura, o Polo vai receber empresas de diversos segmentos. Na primeira etapa, será disponibilizada uma área de 28 mil m² no loteamento Colinas do Peró I, com capacidade para receber 19 empresas de médio e grande porte. A previsão é que seja aprovado.

PAVIMENTAÇÃO E TEATRO MUNICIPAL

De Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) partiu para o Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (9), logo depois do almoço, nem esperou fazer a digestão. E tanta pressa tem uma explicação: obras de pavimentação. Por telefone, o chefe do executivo disse que foi ao DER, onde se reuniu com o secretário estadual das cidades, Uruan Cintra de Andrade e o deputado federal Hugo Leal (PSD). Levou com ele o chefe de Gabinete Fábio Costa, o secretário da Agência de Desenvolvimento, Marcello Costa e o vereador Marciley Lessa (PL). Leandro Cunha, ex-vice-prefeito de Grasiella Magalhães também estava lá, mas calma, se encontrou com Vantoil já na capital. O prefeito iguabense saiu satisfeito. “Trouxemos algumas pautas e saímos muito otimistas, não só no atendimento à pavimentação de algumas ruas – em especial a Estrada do Sal, onde teremos a Zona Especial de Negócios (ZEN), com o também a retomada da construção do teatro municipal na Praça nova da Estação, referente a um convênio firmado com governo cujas obra está paralisada desde 2014. Então, estamos confiantes que esse convênio possa ser reiniciado”, concluiu Vantoil.

SEGUNDA EDIÇÃO E NOVO SUCESSO

Continuando em Iguaba, lembrando que no fim de semana a Praça Edyla Pinheiro ficou bastante movimentada com a segunda edição da Feirinha Criatividades da Terra, programada para acontecer todo segundo sábado do mês. Além de produtos orgânicos, a feirinha, que teve 55 participantes nesta edição, também conta com barracas (individuais e padronizadas) de artesanatos, gastronomia e outros. Desta vez também teve a carreta da saúde, onde foram realizados mais de 200 exames, como ultrassonografia, ecocardiograma e mamografia. Vantoil aproveitou e já fez a feira da semana, comprou alguns produtos e conversou com os expositores e visitantes, que aprovaram o evento com louvor.

EM PROL DOS ANIMAIS

De Arraial do Cabo, a semana começou com uma reunião sobre a criação de políticas públicas voltada aos animais abandonados. O encontro teve a participação do secretário da Saúde, Jorge Diniz, o vereador Júnior Chuchu (PV), líder do governo na Câmara, e representantes de ongs em prol dos animais (Guti, do Coletivo Arraial, Ana e a Aparecida do Projeto Animal, e Angélica Luz). Após esse encontro, ficou definido que a partir da próxima segunda-feira (16) começará a ser feito um pré-cadastro para Castração Municipal, que será disponibilizado na futura sede do Setor de Castração, no distrito de Monte Alto. A reunião também abordou chipagem e senso animal.

RADICALIZOU NA CÂMARA

As contas dos ex-prefeitos Andinho Brito (MDB) e Renatinho Vianna (REP) entraram na pauta da sessão desta terça-feira (10), da Câmara de Arraial para surpresa de muitos. Imaginava-se até que Andinho poderia ser analisada, mas as de Renatinho não estavam no radar. Segundo informações de bastidores, o presidente da Casa, vereador Shogum (PSL), surpreendeu e colocou todas as contas para que sejam votadas. Segundo nossa apuração, Shogum tem pressa para limpar as pautas e mandou avisar que se o presidente da Comissão de Finanças não der os pareceres para que sejam votadas nesta terça, promete radicalizar: vai substituir o mesmo do comando dessa comissão, para que o novo nomeado entregue um parecer em 24 horas de substituição, como está previsto no regimento. O caldo engrossou no Cabo.

PAIS PRESENTES

Ainda sobre o fim de semana, destaque para os prefeitos “paizões” da Região dos Lagos, que não deixaram passar em branco aquele recadinho tradicional das redes sociais, recheados de palavras afetuosas. Zé Bonifácio (PDT), Alexandre Martins (REP), Vantoil Martins (CID) e Marcelo Magno (PL) postaram imagens com seus rebentos. “Quero aproveitar essa data tão especial para homenagear todos os pais cabo-frienses, sejam eles de sangue ou não, que cumprem verdadeiramente esse papel tão árduo quanto gratificante de educar os seus filhos para serem cidadãos capazes de fazerem a diferença no mundo”, escreveu o prefeito cabo-friense.

REFORÇO NO EQUIPAMENTO

Embora pacata e tendo pouco histórico de manifestações mais acaloradas (a não ser a dos GMs), a Prefeitura de Araruama anunciou a aquisição de novos equipamentos de proteção para os agentes do Grupo Tático Operacional (GTO) da Guarda Civil Municipal. O equipamento é para o Controle de Distúrbios Civis (CDC). Ao todo, foram comprados 20 kits com um escudo antitumulto, um bastão antitumulto, um traje com proteção do tórax, membros superiores e inferiores e um capacete antitumulto. A Prefeitura informou nesta segunda-feira (9) que os agentes do GTO vão passar por um curso de capacitação para aprender sobre o manuseio correto dos equipamentos.

ASFALTO NA PORTA

A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), passou parte desta segunda-feira (9) no bairro Mataruna, vistoriando uma obra de asfaltamento que está sendo realizada em ruas do local. “O povo que antes pisava na lama, agora vai ter o asfalto em frente a sua casa”, disse Lívia em vídeo publicado nas redes sociais. Fato é que, na região, poucos prefeitos tão botando tanta massa asfáltica na rua quanto em Araruama. Povo gosta é disso.

CONTRA MUDANÇAS DO VT

A adoção do cartão de passagem como auxílio de transporte para os servidores da Prefeitura de São Pedro da Aldeia continua dando o que falar e será alvo de manifestação na porta do Executivo municipal. O ato foi convocado pelo sindicato da educação de São Pedro, o Sepe Costa do Sol, e está marcado para esta terça-feira (10), a partir das 9h. “Convocamos todos os servidores da cidade para que possamos mostrar ao prefeito e seu secretário de administração que esse ato arbitrário não será aceito pelos servidores da cidade”, diz o comunicado da entidade. A substituição do pagamento, antes feita em dinheiro, se deu como uma contrapartida da Prefeitura na negociação para que a Auto Viação Salineira não deixasse de operar em São Pedro. No ato, os servidores devem caminhar em direção à Câmara, onde também será cobrada a não aprovação da minuta que altera a lei de eleição de direções escolares e que, de acordo com o sindicato, não passou pela consulta aos trabalhadores. “A manifestação terminará na sede da secretaria de Educação”, informou o comunicado.

ARQUIVO A CÉU ABERTO

Já pensou você andar por uma rodovia movimentada e encontrar a cópia da sua identidade do lado da pista? Se você é aluno da Unopar de São Pedro da Aldeia, essa situação pode virar realidade, hein? Quem passava pela RJ-140 nesta segunda-feira (9) encontrou uma série de documentos pessoais em papeis timbrados da instituição educacional. Tinha de tudo, RG, CPF, uma exposição analógica para hacker nenhum botar defeito. O Portal RC24h procurou a unidade para se posicionar, mas ainda não tivemos o retorno sobre esse verdadeiro arquivo à céu aberto. Que situação, hein?

ELE TÁ, TÁ MOVIMENTANDO

Quando a gente diz aqui na coluna que 2022 é logo ali, não é de graça. Além das movimentações das mais diversas em Cabo Frio, Saquarema tá o fervo também, viu? Uma fonte do Portal RC24h afirmou por WhatsApp que a casa do ex-deputado Paulo Mello está em um “entra e sai” maior que muita Prefeitura por aí. Fato é que o cacique político saquaremense tem boa relação com André Ceciliano (PT), presidente da Alerj. Inclusive a mulher dele, Franciane Motta (MDB), é 3ª vice-presidente da Casa. Será que as relações do político com o alto clero da Alerj estão colocando Paulo no centro do jogo novamente? A conferir.

CECIERJ RESPONDE

A propósito de nota veiculada pela coluna Boca Miúda, intitulada “SE GRITAR “PEGA FANTASMA!” NÃO FICA UM…”, do último dia 2, sobre uma denúncia de funcionários fantasmas na Fundação Cecierj, a instituição pediu direito de resposta, via notificação extrajudicial assinada pelo presidente Rogério Lopes, em que afirma se tratar de inverdades. “Cabe esclarecer que a Fundação Cecierj executa o seu orçamento em conformidade com a LOA, cuja execução financeira detalhada pode ser consultada no portal da transparência (…) Ao contrário do que foi afirmado pela reportagem sobre bolsas concedidas pela Fundação, cabe esclarecer que no período de 2017 a 2021 representaram um aumento significativo (…) Quanto ao contrato da vigilância patrimonial, destaca-se que foi realizado através de processo público, e que os locais de prestação do serviço e os profissionais encontram-se listados na medição mensal realizada pelos fiscais do contrato (…) Sobre a alegação da existência de funcionários fantasmas, cumpre informar que todos os servidores da Fundação são regularmente nomeados em diário oficial, exercendo continuamente suas atividades, mesmo em período de pandemia. Há ainda colaboradores que exercem suas atividades no âmbito da Fundação em decorrência de contratação de serviços realizados pela Cecierj, cuja lotação e realização dos serviços podem ser consultados por meio da medição mensal realizada pelos fiscais do contrato (também disponíveis em processos administrativos públicos).

TODOS OS OLHOS PARA BRASÍLIA

Chamou a atenção e acirrou a tensão de ânimos o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) promover um desfile militar, com direito a tanque de guerra, nesta terça-feira (10). Acontece que é neste mesmo dia que os deputados devem votar a PEC do voto impresso no Congresso Nacional. A hipótese mais provável é que a proposta seja derrubada à contragosto do presidente. A atitude de promover o desfile, que muito lembra ações de líderes como o ditador Kim Jong-Un, da Coreia do Norte, provocou todo tipo de reação: de integrantes do Exército classificando-a como “inusitada” à políticos entrando com ação popular na Justiça. Anúncio de golpe em Brasília? Vamos ver como vai ser a terça na capital federal.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content