back to top
segunda-feira, setembro 16, 2024
InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (9)

Caminhada histórica em Arraial do Cabo; Comício de Magdala Furtado impressionou; FPM de Cabo Frio bloqueado novamente; Pesquisa de intenção de voto em Búzios sai nesta terça (10); Fábio do Pastel na beca pro desfile cívico; Fabinho Costa reúne multidão em Iguaba e Marco Antônio usa colete à prova de bala; Vice-prefeita de Araruama volta a comer no prato que cuspiu; Lucimar da Educação e Manoela Peres na festa de Nazareth; Fabiano Horta encontra André Ceciliano... E muito mais!

CAMINHADA HISTÓRICA

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (9) começa por Arraial do Cabo, onde no sábado (7), a campanha do prefeito Marcelo Magno (PL), que tenta se reeleger, fez um evento que vem sendo considerado uma caminhada histórica para a política cabista. A turma fala que foi mais de um quilômetro de gente andando pelas ruas, que quando uma parte chegava no sindicato ainda tinha gente no clube Tupy, e isso deixou a população muito motivada. Segundo os organizadores dessa caminhada, pelo menos entre entre 13 mil e 15 mil pessoas participaram desse evento, que parecia um desfile de carnaval, um bloco de carnaval, um evento de festa. Quase a metade da população nas ruas, se fizermos as contas. Inclusive tem um dado curioso que a coluna levantou: Arraial possui mais eleitores do que moradores. Conforme o IBGE, a população estimada para a cidade é de 30.986 pessoas. No entanto, segundo o TRE, o município possui 36.528 eleitores.

À ESPERA DE DEFERIMENTO; PESQUISA À VISTA

Falando na política de Arraial, o que todo mundo quer saber é se sai ou não o deferimento do registro de candidatura a prefeito de Andinho Brito (União), né? Cabe salientar é que a defesa dele ainda está sendo avaliada, para que sejam apresentadas as contrarrazões dos advogados de Marcelo Magno, que ingressaram com a ação pedindo o indeferimento dele. Ainda falando sobre a Arraial, tem mais uma informação. Agora que Marcelo já sabe que o seu adversário é o Andinho, já tem pesquisa registrada no TSE para publicação, que deve acontecer nos próximos dias. A expectativa é que, no máximo, até o início da próxima semana, teremos pesquisa registrada e publicizada por toda a imprensa da região. Agora é aguardar para ver como é que vai ser o resultado.

CANDIDATA A VEREADORA

Jennifer de Taylor, esposa do Dr. Taylor, médico obstetra, muito querido e respeitado na região, ela que é nutricionista, decidiu se lançar na política. Vem candidata a vereadora pelo PDT com o grupo de Andinho. Na foto, ela está com o candidato a vice-prefeito Ton Porto (PDT) e Andinho, participando do corpo a corpo no Morro da Coca-Cola, na última sexta-feira (6). Jennifer está muito motivada e confiante.

COMÍCIO IMPRESSIONOU

O comício da prefeita Magdala Furtado (PV), na Praça de São Cristóvão, na noite da última sexta (6), impressionou, pelo menos 3 mil pessoas estiveram presentes. Eleitores motivados, muita bandeira e alguns vereadores com grupos bem fortes. Magdala conseguiu encaixar o discurso, dando bastante espaço para seu vice, Léo Mendes (MDB) que tem uma pegada jovial e consegue ter um apelo junto à comunidade evangélica. Fato é que conversando com pessoas do grupo dela, a chegada do ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB), que pode não ter conseguido garantir transferência de voto para Magdala, pelo menos trouxe uma organização de campanha que ainda não tínhamos visto. A impressão que se tem é que o trem foi encaixado no trilho e agora é botar para ‘torar’ na locomotiva da máquina pública, para ver se consegue reduzir a rejeição dela e fazer com que suba nas pesquisas. Uma outra coisa que também deu pra observar, foi que o jingle da Magdala agradou em cheio, a turma ficou bastante animada lá toda vez que tocava. Uma outra reflexão é que sintoma de sucesso de comício é quando a cerveja dos ambulantes acaba. E lá na praça de São Cristóvão acabou-se toda.

__________________________

CULPOU MIGUEL

Ainda sobre o discurso de Magdala, ela culpou o presidente da Câmara, Miguel Alencar (União), candidato a vice-prefeito na chapa de Serginho (PL), por não conseguir fazer a secretaria da Mulher. Mas ela esqueceu de dizer que ela não mandou para a Câmara o pedido para criar uma secretaria e sim a criação de mais 656 cargos, sendo 170 deles com salários acima de R$ 6 mil. E lá, perdido no meio do documento, tinha a secretaria da Mulher, além de outras tantas pastas. Enfim, não foi bem assim como ela disse, porque se fosse para criar só a secretaria da Mulher, os vereadores por unanimidade até os da oposição certamente iriam aprovar, porque ninguém é doido de se queimar negando a criação de uma pasta tão importante.

SE SOBRESSAIU

Ainda sobre o evento em São Cristóvão, o nome de Átila Motta (PCdoB) se sobressaiu em vários momentos. Com um forte grupo, trouxe bandeiras e tambores que receberam o vereador e candidato à reeleição, com muito barulho para se juntar a festa. “Realmente foi muito impressionante, é uma sensação de estar vendo seu trabalho reconhecido. Estamos há apenas 1 ano no cargo e já foram muitos projetos, mais de 120, e lei conhecidas como a da Fake News, contra Violência da Mulher na Política, Patrulha do Idoso e por aí vai. Eu não esperava tanta gente e tanto carinho, vamos seguir fazendo nosso trabalho como desde o começo”, finalizou.

COISAS DA POLÍTICA

Continuando a falar da corrida eleitoral cabo-friense, esse que está ao lado de Magdala, grudadinho nela é Betinho Araújo, candidato a vereador pelo PDT. Mas, até bem pouco tempo atrás, quando ele era secretário de Governo do então prefeito José Bonifácio (PDT), a relação era o oposto disso. Inclusive soubemos que Betinho foi um dos motivadores do rompimento entre Zé e Magdala, visto que ele teria mais “poder” do que ela lá em Tamoios, no segundo distrito. Coisas da política.

ANIMADO E MOTIVADO

Ralph Salvador, candidato a vereador pelo PSB, fez uma reunião na última sexta-feira (6), a qual, segundo ele, reuniu mais de mil pessoas. Na eleição passada, conseguiu 1.065 votos, quase se elegeu, ficou com mais votos que cinco vereadores de mandato. Ele está muito animado e Magdala esteve na reunião, o que o motivou mais ainda. Ralph disse que está sentindo uma resposta muito positiva e está confiante de que nessa campanha ele não bate na trave, mas consegue fazer gol.

FPM BLOQUEADO NOVAMENTE

Cabo Frio está novamente impedido de receber os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), importante fonte de recursos, visto que a arrecadação não é suficiente para cobrir os gastos. Com isso, a cidade fica de fora do repasse do primeiro decêndio deste mês, que sai nesta terça-feira (10). O FPM é suspenso sempre que há irregularidades ou pendências fiscais. Isso pode incluir problemas como inadimplência previdenciária, falhas na prestação de contas ou falta de transparência no portal da prefeitura.

ITAJURU VAI CONTINUAR

O candidato a prefeito Serginho (PL), usou as redes sociais nesta segunda-feira (9) para dizer que, se eleito, vai continuar com a moeda social Itajuru, desmentindo fake news de que ele iria acabar com o benefício se ganhar as eleições. “O que é bom tem que continuar”, disse. Ainda sobre Serginho, neste domingo (8) ele assinou uma carta-compromisso em prol das meninas e mulheres da cidade. O documento foi elaborado pelo deputado federal Júlio Lopes (PP), no comitê de campanha em São Cristóvão. Ele reforçou a necessidade de políticas públicas efetivas, que possibilitem que as vítimas de violência doméstica possam ter autonomia financeira. Também afirmou que se eleito, vai criar a secretaria da Mulher, e instalar em cada região creche em tempo integral para que as mães possam trabalhar.

CORPO A CORPO EM TAMOIOS

Já o candidato Rafael Peçanha (REDE) fez um corpo a corpo na feira de Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio, neste domingo (8), onde conversou e escutou as reivindicações dos comerciantes e moradores. Nesta terça-feira (10), ele faz corpo a corpo no Jardim Peró, a partir das 14h. Também está prevista uma sabatina do “Viva Cabo Frio”, sobre turismo e desenvolvimento econômico, a partir das 17h, no Hotel Paradiso.

NOVA PESQUISA

Em Armação dos Búzios, todo mundo tá na expectativa pela nova pesquisa de intenção de votos, que vai sair nesta terça-feira (10), do instituto Ágora. Na verdade, seriam duas pesquisas a saírem no mesmo dia, mas uma delas foi suspensa depois de rumores os quais deram conta que o levantamento, que seria feito pela Prefab por solicitação da OK TV Cabo Frio, daria vantagem para a oposição, representada principalmente pelo candidato a Rafael Aguiar (PL). Na última pesquisa apareceu com 22%, número bem abaixo do atual prefeito, Alexandre Martins (REP), que teve 56%. Os dados são da estimulada.

AGÊNCIA E CASTRAMÓVEL

Ainda em Búzios, Alexandre Martins anunciou neste domingo (8), via rede social, que a península vai ganhar mais uma agência bancária (Itaú), que será instalada no bairro da Rasa. A licitação aconteceu há alguns dias. Uma outra novidade foi que a Prefeitura adquiriu um castramóvel. Segundo Alexandre, nesta semana ele fará um vídeo para dar mais detalhes sobre como e quando vai funcionar o equipamento. Ainda na postagem, o prefeito fez um balanço da caminhada que aconteceu em José Gonçalves, neste sábado (7), quando cerca de 4.000 pessoas participaram do evento.

VAI APOIAR GLADYS E TOLENTINO

O ex-prefeito de Colatina e atual deputado estadual do Espírito Santo, Sérgio Meneguelli (REP), chega em Búzios nesta terça-feira (10) para apoiar a campanha da candidata a prefeita, Gladys Nunes (PSD) e seu vice, Tolentino Reis (PSD). Ele deve ficar na cidade até sexta-feira (13). A relação de Meneguelli com Tolentino Reis é de longa data. Em 2020, o capixaba esteve na península para apoiar Tolentino quando ele concorreu à prefeitura da cidade.

PASTEL NO DESFILE CÍVICO

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL), candidato à reeleição, não tomou conhecimento do sol e foi pra rua “na beca”, de terno e gravata, participar do desfile cívico da Independência, no sábado (7). Ajudou, inclusive, a carregar a bandeira do município, juntamente com seu vice, Júlio Queiroz (União), e o vereador Jean Pierre (PP). No palanque, Pastel aproveitou para reafirmar seu compromisso com a população para trabalhar mais quatro anos na administração municipal. “Eu sei que ainda falta bastante coisa a se fazer, mas descanso minha consciência em saber que tudo o que eu podia fazer eu fiz, e fiz bem feito”.

REBATEU FALA DO PREFEITO

Já o candidato a prefeito Cláudio Chumbinho (REP), arrastou uma multidão de apoiadores neste domingo (8) para uma longa maratona, atravessando os bairros do Baixo Grande, Ponta do Ambrósio, parte do Vinhateiro e Porto do Carro. Na ocasião, aproveitou para “responder Pastel”, que teria dito para as pessoas não votarem na oposição. “O povo é livre para votar em quem quiser”, disse. Além disso, o candidato agradeceu o apoio que vem recebendo nas ruas da cidade: “Nossa caminhada não possui cargos comissionados no governo. Quem está me acompanhando deseja a mudança e não participa da campanha por ser obrigado”, completou.

BIA É SÓ ALEGRIA

E a candidata a prefeita, Bia (PSDB), é só alegria, tá sempre sorridente e na maior disposição. Não quer nem saber se tem pouco mais de 13% nas pesquisas, quer é buscar votos onde puder. Ela e seu vice, Flávio Calixto (Avante), percorreram diversos bairros no último sábado (7), conversando com moradores. O primeiro foi o Morro dos Milagres, seguido pela Base, Fluminense, Bela Vista, São José e, por fim, o bairro Estação, na praça do Arruda. A tucana tá no maior gás e sempre que pode, dá aquela alfinetada no atual prefeito.

REUNIU UMA MULTIDÃO

Em Iguaba Grande, os candidatos a prefeito e vice-prefeito, Fabinho Costa (CID) e Marciley Lessa (PL), foram para as ruas de Sapeatiba Mirim no último sábado (7) para comemorar o Dia da Independência. Fabinho atraiu uma multidão de pessoas; mais de 3 mil percorreram diversos bairros ao lado dos candidatos e do prefeito Vantoil Martins (CID). A caminhada contou também com a presença dos candidatos a vereador pela coligação “Iguaba vai continuar avançando”. Os partidos que estão apoiando são: Republicanos, MDB, PL, PRD, AGIR, União, PSD, Federação PSDB-Cidadania, Avante e Solidariedade. Já nesta segunda-feira (9), os candidatos realizaram a “Caminhada da Família” no Boa Vista. À noite, fazem comício no mesmo bairro. Quem está apenas observando é o opositor de Fabinho, Marco Antônio (PSB), que continua fazendo promessas que ninguém entende.

À PROVA DE BALA

Falando em Marco Antônio, o candidato a prefeito de Iguaba soltou um vídeo, neste domingo (8), que mais parecia um refém de sequestro gravando vídeo pra família do que outra coisa. Fez questão de colocar um colete à prova de bala para falar que, se eleito, vai melhorar a segurança da cidade como “era antigamente, quando as pessoas podiam andar pelas ruas com tranquilidade e botar sua cadeira na calçada”. Ainda no vídeo, Marco Antônio informou que não divulga sua agenda por orientação de sua equipe de segurança. Vai pedir votos como, minha gente? Estranho isso. Ele ainda emendou: “Estou num enfrentamento direto contra a criminalidade”. Engraçado, porque o próprio Marco Antônio pouco fica em Iguaba, tem residência fixa no Rio, pelo que soubemos. Acho que esse colete teria melhor serventia pra ele usar na capital.

VOLTOU A COMER NO PRATO QUE CUSPIU

Ainda em Araruama, olha aí quem posou toda prosa ao lado do clã Chiquinho da Educação: a vice-prefeita da cidade, Raiana Alcebíades (PSD), que seis meses atrás havia rompido com a prefeita Lívia de Chiquinho (REP) e o marido, pois não aguentava a intervenção deles na vida pessoal e no dia a dia da política. “Queriam controlar todos a minha volta”, desabafou Raiana, que naquela ocasião optou por apoiar Penha Bernardes (PL), vereadora e candidata a prefeita. E ainda alfinetou a pretensa sucessora de Lívia, a candidata a prefeita Daniela de Lívia de Chiquinho (MDB), dizendo que era uma “pré-candidata fabricada”. Mas qual o quê! O mundo dá voltas, não é mesmo? Ainda mais em se tratando de política. No sábado (7), Raiana ficou juntinho com Lívia e Chiquinho durante a cerimônia do Dia da Independência.

NO DESFILE CÍVICO

A vereadora e candidata a prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL), participou do desfile cívico no último sábado (7), no Centro, em comemoração ao Dia da Independência. Ela conseguiu reunir diversas pessoas. Seu vice, André Mônica (União), também compareceu para agitar a movimentação política. Houve carreata, muita música e entrega de adesivos. E a sua agenda continuou movimentada. No domingo (8), a caminhada foi em São Vicente. Penha percorreu as ruas para entregar o plano de governo e falar sobre os projetos com os moradores. Nesta segunda-feira (9), a agenda foi em Três Vendas, onde Penha percorreu diversas ruas. Mas o povo de Araruama anda numa expectativa danada pra saber se vai sair pesquisa. Por enquanto não, pelo menos não houve registro no TSE esta semana, até o momento. É aguardar pra ver.

“ISSO VAI ACABAR”

Outro adversário que também está na disputa araruamense é Sérgio Ribeiro (DC). Nesta segunda-feira (9), ele apresentou seu novo plano de governo e propostas. Disse que os candidatos estão prometendo fazer diversas coisas, mas que nem metade delas consegue ser realizada. Um dos exemplos citados foi a implementação da tarifa zero nos ônibus municipais. Essa proposta já foi apresentada durante o governo da prefeita Lívia de Chiquinho (REP), mas até hoje não foi colocada em prática. Outro assunto discutido por ele foi o assédio no funcionalismo público: “Isso vai acabar. A única obrigação do funcionário público será tratar os cidadãos com atenção e profissionalismo em suas funções”, disse Sérgio, com relação à obrigatoriedade de servidores em comparecerem aos eventos da prefeita. No último desfile cívico que aconteceu no início do mês, Chiquinho da Educação, junto com Lívia, colocou funcionários de diversos setores para fazer propaganda política. Não é a primeira vez que isso acontece. É claro que quem mais sofre e depende dos funcionários é o povo. As eleições estão chegando e os moradores vão poder decidir o que é melhor para a cidade.

FESTA DE NAZARETH E MAIS CAMINHADAS

Já em Saquarema, a candidata a prefeita Lucimar Vidal (PL), juntamente com a prefeita Manoela Peres (PL), foi até a Igreja de Nossa Senhora de Nazareth para celebrar a data neste domingo (8). A candidata a vice-prefeita, Dra. Raquel (União), e o presidente municipal do PL e ex-secretário de Educação, Antônio Peres, também estiveram na igreja. No entanto, Lucimar não parou por aí. É claro que ela está completamente focada na campanha. Em seguida, realizou uma caminhada com sua vice no bairro Rio de Areia para conversar com os moradores. Nesta segunda-feira (9), a caminhada só parou em Bonsucesso. Que correria! Enquanto ela está assim, os outros concorrentes tentam se esforçar para alcançar, já que nas pesquisas a situação está complicada para eles.

CORRENDO CONTRA O TEMPO

Ainda sobre Saquarema, um outro candidato também está na sua luta contra o tempo. Só que esse precisa se agilizar. Rômulo Gomes (Novo) e sua vice, Nurimar do Comércio (Novo), compareceram novamente em Jaconé, no último sábado (7), onde fizeram caminhadas e divulgaram suas propostas. Já nesta segunda-feira (9), Rômulo deu um pulo no bairro Rio Mole. Agora, para crescer em relação às pesquisas, ele terá que adotar diversas estratégias. A única saída é tentar desestabilizar o governo de Manoela. Esta será a sua última cartada, mas ele pode acabar dando um tiro no próprio pé, pois o feitiço pode virar contra o feiticeiro.

SERÁ QUE VAI FALAR?

Outro candidato a prefeito que participou da festa de Nossa Senhora de Nazaré neste domingo (8) foi Paulo Melo (MDB). Sua vice, Nurimar do Comércio (MDB), também esteve presente. E os comícios não param: nesta terça-feira (10), haverá mais um, que será virtual, a partir das 20h. Até agora, Paulo não comentou sobre as pesquisas, limitando-se a apresentar suas propostas. O que será que ele pensa sobre isso? Neste momento, ele está em um silêncio que vale mais do que mil palavras.

SABADOU NA CORRERIA

Já em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) sabadou (7) no feriado. Ele, junto com o candidato a vice-prefeito Joãozinho Maurício (PT), se encontraram com o ex-deputado estadual André Ceciliano (PT) em Paracambi para conversarem sobre o cenário político dessas eleições. Já no mesmo dia, Horta foi pra Duque de Caxias em uma reunião com o candidato a prefeito Zito (PV). No dia seguinte, já no domingo (8), o prefeito, junto com Joãozinho, acionou a sua velocidade máxima com a sua agenda e foi no lançamento de campanha do candidato a vereador Marcus Bambam (PT). Eita! Haja fôlego!

Redação
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo