BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (9)

Empresa de ônibus 'dá a volta' em Fábio do Pastel e deixa clima tenso na cidade; Arraial na maior expectativa para o grande retorno dos eventos pós pandemia; Zé Bonifácio continua sem secretários e as confusas prioridades do prefeito; Novo secretário começa trabalhos em Iguaba e os bastidores de aniversário; Alexandre Martins volta ao batente nesta terça (10); A polêmica do hospital de Araruama... E muito mais!

1390

EMPRESA NOVA? FICOU COM DEUS…

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (9) começa por São Pedro da Aldeia falando sobre o que não começou por lá: a operação de uma nova empresa de transportes. A tal da V7 Bus, que foi a única a se apresentar no chamamento público para substituir os serviços da Viação São Pedro, não recebeu autorização do município para começar a rodar nesta segunda, conforme esperado e amplamente divulgado pela Prefeitura. O município convocou uma coletiva de imprensa e informou que tomou a decisão neste domingo (8). Contudo, não avisou a tempo a população e acabou que o munícipe de São Pedro da Aldeia “deu com a cara na porta” e teve que ir a pé para o trabalho ou escola já que ônibus mesmo não tinha. A Salineira foi chamada às pressas para resolver a questão e, por enquanto, volta a circular no município já na manhã desta terça (10), recebendo um subsídio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia. Enquanto isso, o município prepara uma nova licitação para que uma empresa assuma a concessão do transporte público municipal dentro de um prazo entre 60 e 90 dias.

PROCRASTINOU PARA APRESENTAR FROTA

A decisão da Prefeitura, segundo o prefeito Fábio do Pastel (PL) e o secretário de Governo, Luiz Fernando Gomes Júnior, se deu porque a V7 estava enrolando para levá-los até a frota dos ônibus. O prazo para a empresa era sexta (6), mas ela foi pedindo mais tempo, até que chegou no domingo (8) e foi definido que a concessionária não poderia operar as 11 linhas previstas com apenas seis veículos na frota. Neste momento, segundo a Prefeitura, foi procurado o grupo Salineira para que os moradores não ficassem na mão. A empresa não conseguiu voltar a operar nesta segunda, mas, em uma reunião nas primeiras horas desta manhã, garantiram que o sistema voltaria ao normal na terça.

INIDONEIDADE DA V7

Na coletiva de imprensa convocada pela Prefeitura durante a tarde desta segunda, o Procurador-Geral de São Pedro da Aldeia, Dr. Peter Samerson, informou que a V7 será penalizada pela quebra de contrato. A empresa vai receber uma declaração de inidoneidade e, portanto, não poderá mais, por exemplo, entrar em licitações promovidas pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia. Por essas e outras que se comenta a dificuldade de se colocar outras empresas de transporte público nas cidades da Região dois Lagos. Não é a primeira vez que São Pedro tenta e não deve ser a última. Mas o curioso é uma empresa pequena aceitar o desafio e depois fazer toda essa “cagada”. Esse angu parece ter caroço.

SEM COMANDO

Em Cabo Frio, ainda repercute a ausência da Prefeitura na audiência pública mais importante do ano, até agora, da Comissão de Meio Ambiente da Alerj, realizada na última sexta (6), sobre o aumento desenfreado de licenciamentos para empreendimentos em áreas de conservação ambiental. Mas, mais que isso, causa espanto a inércia na troca do comando da secretaria de Meio Ambiente, que a exemplo da pasta do Turismo, está sem titular definitivo. O prefeito, José Bonifácio (PDT), disse numa entrevista recente que o nome de quem vai ficar a frente da pasta do ambiente deve ser definido até esta terça (10). Por enquanto, Dhanyelle Garcia segue no comando de forma interina. Pra piorar, a questão do licenciamento ambiental não vai mais passar pela secretaria de Meio Ambiente, os processos vão diretamente para as mãos do Planejamento e Desenvolvimento Urbano. Sem rodeios: é dar a chave do galinheiro para raposa. Quem diria que isso aconteceria no governo de Zé, hein?!

TURISMO

No caso da secretaria de Turismo, hoje comandada de forma interina pela titular da Agricultura, Katyuscia Brito, Zé Bonifácio disse que ela será efetivada na pasta e quem assume é Daniel Couto Fernandes, que vinha ocupando uma superintendência na secretaria. Katyuscia terá grande um grande desafio pela frente. Logo agora que estava tudo no jeito, nesses 16 meses frente à Agricultura, realizou eventos de sucesso e estava conseguindo avançar. Quando consegue engatar, Zé tira Katyuscia da função e dá a ela uma responsabilidade que vai pesar e muito sobre os ombros dela. Porque turismo requer alguma experiência na área, capacitação no setor e muita articulação com o meio empresarial. Diante disso, será que é justo tirá-la de uma pasta que está dando certo e colocá-la no turismo? Será que ela não vai ser rifada como Zé fez com outros secretários? Tem gente apostando que ela vai acabar se queimando com isso, tomara que não, estamos na torcida.

PRIORIDADES CONFUSAS

Ainda a propósito do modo Zé Bonifácio de governar Cabo Frio, uma postagem do ex-presidente do Ibascaf, Bebeto Cardozo, faz pensar nessa questão de prioridade de investimento na cidade. Ainda mais agora com orçamento mais gordo – R$ 1,1 bilhão este ano e royalties idem. Não estamos falando nem só de buraco nas ruas (até porque cansa), mas no geral. “O prefeito de Cabo Frio diz estar elegendo prioridades. Porém, numa entrevista diz que vai gastar o dinheiro público comprando um espaço para fazer o clube do servidor. Seria isso prioridade? Enquanto isso as praças de nossos bairros estão sucateadas”, escreveu Bebeto. São mais de 90 praças e a Prefeitura não mexeu numa única delas até agora. Lembrando que quando assumiu a Prefeitura – um exemplo -, Zé destinou quase R$ 500 mil para comprar o Parque do Mico-Leão Dourado, desapropriou uma porção de moradias de famílias carentes. E agora quer investir no Clube do Servidor?

PARLAMENTO JUVENIL

Os 17 estudantes que participam da 3ª Edição do Parlamento Juvenil foram empossados nesta segunda-feira (9), às 16h, no Plenário da Câmara Municipal. Alunos de 11 instituições escolares e da APAE venceram as eleições entre 36 candidatos inscritos. O Parlamento Juvenil possui caráter instrutivo e possibilita a estudantes a vivência do processo democrático, mediante participação em jornada simulada de trabalho parlamentar na Câmara de Cabo Frio. A ação é uma realização da Câmara com a Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e da Criança e do Adolescente. Participaram do evento diretores das escolas, representantes da secretaria de educação, Jamel, Débora e Fábio; o secretário de Governo, Beto Júnior; a secretária da Criança e do Adolescente, Betânia Batista; o coordenador do parlamento juvenil da Alerj, Wanderson Nogueira e os vereadores Miguel Alencar (DEM), Davi Souza (PDT), Alexandra Codeço (REP), Roberto Jesus (MDB), Alexandre da Colônia (SDD), Luís Geraldo (REP), Josias da Swell, Rodolfo de Rui (SDD), Vanderson Bento (PTB), Léo Mendes (DC) e Douglas Felizardo (Avante).

VAI TER BATALHA E NOVO PROTESTO

Continuando em Cabo Frio, a nota aqui é pra lembrar que amanhã, terça-feira (10), tem nova Batalha de Rima, lá na Praia do Forte. Com direito a live e novo ato de protesto por conta do terrível episódio de truculência policial da última quinta (5), na comunidade do Manoel Corrêa, quando PMs chegaram atirando em equipamento e agredindo moradores. Aliás, a repercussão ecoou nacionalmente. Enquanto alguns veículos de comunicação daqui da Região dos Lagos se recusaram a divulgar os absurdos do abuso de autoridade da Polícia Militar, a matéria foi destaque na imprensa nacional como Mídia Ninja, Notícia Preta, UOL e Folha de São Paulo. A deputada estadual Renata Souza (PSOL), que atua na defesa dos Direitos Humanos há mais de 12 anos e integra a Comissão de Direitos Humanos da Alerj, se posicionou diante do fato e disse que providências serão tomadas. “PMs dispararam contra uma batalha de rima em Cabo Frio. As imagens são chocantes: uma roda cultural, com crianças e rappers fazendo sua arte foi covardemente atacada. Basta de perseguição à nossa cultura negra e de periferia. Mandamos um ofício à Secretaria da PM e ao Batalhão da área pedindo explicações. Estamos tomando as ações cabíveis!”, disse ela em seu perfil.

CONTAGEM REGRESSIVA

De Arraial do Cabo, a Prefeitura está com expectativa no grau máximo para essa semana de comemoração do 37º aniversário de emancipação da cidade – comemorado em 13 de maio -, que vai marcar o retorno dos eventos após dois anos por conta da pandemia. Expectativa grande principalmente com relação à programação musical, na Praia dos Anjos, que vai contar com shows de Péricles, Zé Ramalho e Seu Jorge, entre outros. Além da parte cultural, a Copa de Vela também é chamariz para visitar a cidade e curtir o campeonato. O diretor de Eventos Max Magalhães falou, com exclusividade, à coluna, sobre as expectativas desse grande recomeço.

TENSÃO PRÉ-VOTAÇÃO DAS CONTAS

Continuando em Arraial do Cabo, o ex-prefeito Renatinho Vianna (REP) está na expectativa para a sessão da Câmara desta terça-feira (10), quando devem ser votadas suas contas da gestão 2020, aprovadas parcialmente – com duas ressalvas – pelo TCE. Do centro do Rio, ele fez um vídeo dizendo que espera bom senso dos vereadores e que eles não levem para o lado da perseguição, até porque, segundo ele, os parlamentares já aprovaram contas de outros gestores que incorreram em dano ao erário, “contrariando o parecer do Tribunal de Contas”. Renatinho lembra que as irregularidades já foram sanadas e que não houve dano ao erário público e nem resulta em inelegibilidade, “o que muito nos orgulha apesar de não termos pretensão de nos candidatarmos a nada”, disse.

SOBRENOME TRABALHO

O primeiro dia do novo secretário de Educação de Iguaba Grande, Jales Lins, foi de muito trabalho nesta segunda-feira (9). De acordo com a comunicação do município, Jales teve uma longa agenda na estreia na função. O secretário realizou reuniões de planejamento, visitou a Escola Municipal Sapeatiba Mirim, deu posse a 19 concursados como monitores escolares e começou uma série de conversas com os diretores das 15 escolas da rede de ensino. “O dia foi bem corrido, já começamos a efetivar algumas ações importantes que já vínhamos recebendo através da comunidade escolar. Agora é um início de trabalho para uma estruturação ainda maior de todos os setores”, afirmou Lins. O anúncio de que o titular da pasta de Governo assumiria a Educação foi feito pelo prefeito, Vantoil Martins (CID), na quinta (5). Segundo Vantoil, a missão de Jales é dar continuidade ao trabalho de Fred Carvalho, melhora a infraestrutura das unidades de ensino e abrir diálogo no sentido de conseguir a equiparação salarial dos professores do município.

PRETO NO BRANCO EM IGUABA

Por falar em Iguaba Grande, a Prefeitura está trabalhando na divulgação dos nomes das atrações que vão se apresentar no 27º aniversário do município no mês que vem. Serão cinco dias de festa, entre os dias 7 e 11 de junho. A primeira atração foi divulgada nesta segunda-feira (9) e será o grupo gospel Preto no Branco, que se apresenta na abertura do evento. A atração do dia do aniversário da cidade, 8 de junho, será divulgada já nesta terça (10). Segundo a comunicação, a Prefeitura vai publicar uma postagem de manhã com a silhueta do artista que será uma “super atração”. Os internautas vão poder comentar quem será o artista e, em uma live na parte da tarde, será anunciado o nome da atração e a Prefeitura vai sortear um dos comentaristas da postagem no Instagram para tirar foto com o artista. Quem será que vai abrilhantar a noite da Princesinha dos Lagos, hein? Fica o mistério.

ENFIM, A INAUGURAÇÃO

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), não voltou ao trabalho nesta segunda-feira (9). Na semana passada, ele foi junto com, a esposa e secretária da Mulher e do Idoso de Búzios, Daniele Guimarães, o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico da cidade, Luiz Romano Lorenzi, e dois vereadores para a 11ª Conferência Internacional de Cinema de Viana, em Portugal. O chefe do Executivo Municipal deve voltar ao trabalho na península nesta terça (10). Na quarta (11), a Prefeitura faz a inauguração da Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira, em Manguinhos. O evento, com a participação de Alexandre e autoridades do Executivo e Legislativo, será realizado a partir das 18h.

CALENDÁRIO DE EVENTOS

A Prefeitura de Araruama divulgou, no fim da semana passada, o calendário de eventos do município para o resto do ano. Entre as atrações, está o Araruama Literária, que será realizado no fim do mês com a presença de escritores como Thalita Rebouças e apresentações musicais de Vitor Kley, Vanessa da Mata e Gabriel, o pensador. A tradicional Expo Araruama também ganhou data e será realizada entre os dias 3 e 6 de novembro. O calendário conta ainda com eventos de Dia das Crianças, festa julina, festival gospel e até festival de jazz e vinho. Nas redes sociais, entre diversos comentários, houve quem questionasse o município pela não inclusão da parada LGBTQIA+ do município, que será realizada em outubro, na publicação. Mas, cá entre nós, no palanque do atual governador, como está o Poder Executivo araruamense e com esse alinhamento e rasgações de seda ao presidente Jair Bolsonaro (PL) por parte dos vereadores da base de Lívia de Chiquinho (PP), realmente, não é de se estranhar a falta de um evento desses em uma divulgação oficial. Uma pena, né? Quem vê pensa que nem tem LGBT em Araruama.

A POLÊMICA DO HOSPITAL

Por falar em Araruama, nesta terça-feira (10), tem sessão na Câmara de Vereadores. As expectativas são das maiores para saber o posicionamento dos edis sobre o anúncio da Prefeitura de encerramento das internações e de cirurgias eletivas no Hospital Municipal de São Vicente. Na última sessão, na quinta (5), Penha Bernardes (PL) falou sobre a situação e questionou se o Hospital de São Vicente vai virar um posto de saúde da família. Afinal, o distrito tem mais de 30 mil munícipes e fica afastado do Hospital Municipal Jaqueline Prates, no Centro, que é para onde o município informou que vai enviar as cirurgias eletivas e internações. Penha disse que vai convocar a população para ir às ruas e estimular manifestações para não permitir que a unidade feche ou tenha restrições em seus atendimentos. Vamos ver o que sai disso daí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui