22/12/2024 — 08:52
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (8)

Episódio de agressão não tira foco de Fábio do Pastel; Cidade fica atônita com episódio; Prefeitura de Cabo Frio vai começar intervenção no Buraco do Boi; PCCR na pauta da câmara cabo-friense; Comandante do 25º BPM no RC Cast; Reajuste de pedágio levanta questionamentos; Governador cita Cabo Frio em debate; Alexandre Martins começa semana em São José; Vantoil Martins e Marcelo Magno acompanham campeonatos; Grasiella Magalhães considerada inelegível; Vereadores discutem contas de Andinho; Tem mais caroço grosso no angu da Casa do Trabalhador de Araruama... E muito mais!

Compartilhe

VIDA QUE SEGUE

A gente começa a coluna Boca Miúda desta segunda-feira (8) falando sobre a brutalidade de um ataque (surto psicótico?). Não tem como tratar diferente. A mais alta figura do Poder Executivo de um município foi agredida sem explicação alguma em um compromisso público, no Centro da cidade, em plena luz do dia. Após ser atendido por profissionais da saúde e feito os trâmites de registro de ocorrência, corpo de delito e tudo mais, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), prosseguiu sua agenda mostrando, acima de tudo, comprometimento, coragem e foco por não abrir mão do papel que estava desempenhando naquele momento: o de exibir os ônibus que começam a operar as linhas do transporte municipal a partir desta terça (9). Fábio foi muito Prefeito, com P maiúsculo mesmo por não deixar a poeira bater e seguir em frente. O chefe do executivo aldeense publicou nas redes sociais o resumo da agenda pós-ataque no dia em questão, sábado (6), e o resto de seus compromissos de praxe, tanto no domingo (7), com visitas a obras, quanto nesta segunda, dia em que acordou já visitando escolas, em seu papel cotidiano. Vida que segue.

SEM LIMITES

Agora o que dizer ao reconhecer um psicopata, alguém que passa de todos os limites críveis, um narcisista que gosta de ter seu nome sempre exposto. Alguém que é assumidamente fã da “baixaria”, como disse após entrevista a esta coluna quando foi acusado de bater na mulher. Psiquiatras renomados, como Ana Beatriz Barbosa, traçam paralelos e guias práticos de como reconhecer um psicopata. Nesta seara, o documentário sobre o assassinato da atriz Daniella Perez mostra um pouco da mentalidade dessas pessoas e o perfil delas: o show, o espetáculo, o ‘fale bem ou fale mal, mas fale de mim’. Armadilha difícil de escapar, hein? A frieza, o vídeo debochando da cara da Justiça, uma pessoa que, após agredir, repetimos, a autoridade máxima do Poder Executivo de um município, foi liberado do flagrante quase que instantaneamente. Até que ponto é justo, é imaginável, é respeitável que uma coisa dessas aconteça? O cara bate no prefeito na frente de uma multidão, passa poucas horas na cadeia e tá tudo certo? Vida que segue? Trata-se de um agressor condenado, que carrega processos nas costas a perder de vista. Bem diferente se fosse um ilustre desconhecido réu primário. Quem vai impor limites nesse homem, que ameaça, que assedia, que gosta de amedrontar, de botar moral, que partiu para as vias de fato, saindo apenas do discurso falacioso?

PRECEDENTE HISTÓRICO

São Pedro da Aldeia, diferente de outros municípios, tem um histórico pacífico, até mesmo na oposição. Chega a macular a cidade um caso tão absurdo quanto esse. Não é nada parecido com o que a cidade está acostumada a ver. Não é algo de praxe para o aldeense. Tanto que existe uma preocupação da reação, em uma cidade de mais de 100 mil habitantes, que fica completamente atônita com um ataque destemperado desses. Há temores, inclusive, de represálias contra o agressor que possa dar origem é a um banho de sangue na cidade. Preocupação extremista? Alarmista? Antes de sábado, podia-se, até, dizer que sim. Mas, depois desse novo capítulo, quem garante que não pode acontecer? E mais… Tem político apoiado por agressor tirando o corpo fora, fingindo que não é com ele. Por mais que tenha aquela história de se ficar o bicho pega, se correr, o bicho come, há de se convir que, certos tipos de apoio, é melhor nem ter. Especialmente, para uma pessoa que tem um respeito junto à população e um nome a zelar, não só no município, mas em toda a Região dos Lagos.

“PRIORIDADES”

Em Cabo Frio, soubemos que a Prefeitura já começa nesta terça-feira (9) a desapropriar imóveis na comunidade conhecida como Buraco do Boi, na Praia do Forte, para uma ‘intervenção urbanística’. A ação faz parte do processo de conclusão da ligação viária das ruas Tamoios e Antônio Feliciano de Almeida. Falamos dessa questão mês passado, quando começaram um mutirão de limpeza e identificação dos imóveis. Em seguida, o município iria procurar os proprietários para o acordo de indenização. É aquele velho assunto das “prioridades” do prefeito José Bonifácio (PDT), essa é uma delas. Na ocasião, o chefe do executivo justificou que essa intervenção está no plano viário da cidade há décadas, mas será que seria tão prejudicial deixar isso pra depois e pegar, por exemplo, uma, duas praças por mês para reformar? Estão todas largadas ao ‘Deus dará’. Ou arrumar o calçadão da Praia do Forte? Tá um perigo aquilo lá (a prefeitura disse que está realizando a licitação…). Ou fazer mais uma etapa de tapa-buracos? De que forma essa intervenção no Buraco do Boi vai mudar a vida do cabo-friense? Será que tem empreendimento imobiliário à vista e não apenas uma intervenção? Aguardemos.

NESTA TERÇA (9)

Ainda em Cabo Frio, expectativa para a votação do PCCR do servidor público, que pode acontecer nesta terça-feira (9), quando PL do executivo entra na pauta da sessão da Câmara. O projeto de lei do prefeito José Bonifácio (PDT) é condição para homologação do concurso de 2020, conforme ele próprio disse em várias ocasiões. Por outro lado, a justiça notificou a Prefeitura, semana passada, para comprovar a homologação e cronograma de convocação e nomeação e nomeação dos quase mil candidatos aprovados, atendendo a pedido do Ministério Público Estadual. O prazo expira na próxima sexta (12). Semana decisiva.

COMANDANTE DO 25º BPM NO RC CAST

Nesta terça-feira (9) temos um encontro marcado para o 21º episódio do RC Cast, o podcast do Portal RC24h, cujo convidado é o comandante do 25º BPM, tenente-coronel Leonardo de Oliveira, de 46 anos. O militar, que assumiu o comando da Região dos Lagos há pouco mais de dois meses, vai falar sobre os índices de criminalidade e ainda como tem sido o trabalho da Polícia Militar na região desde que assumiu. Tenente-coronel Oliveira também vai abordar a Lei Maria da Penha, que completou 16 anos. É a partir das 17h30. Fiquem ligados!

REAJUSTE DA DISCÓRDIA

Após a CCR ViaLagos anunciar o reajuste da tarifa de pedágio no começo deste mês, a discussão sobre o contrato da concessão da RJ-124 voltou à tona. Do meio-dia de sexta ao meio-dia de segunda-feira, a tarifa cobrada para veículos é de R$ 28,80, um dos mais caros do país. Especialmente, se considerada a extensão da rodovia, de apenas 57km. A questão provocou reação em cadeia. Logo depois do anúncio do reajuste, o deputado estadual Dr. Serginho (PL) protocolou um projeto de lei pedindo a suspensão do aumento do pedágio. Já na última quinta-feira (4), em entrevista ao RC Cast, o ex-deputado estadual Janio Mendes (PDT) disse que o contrato da concessão venceu em janeiro deste ano e teve uma renovação automática indevida pelo Governo do Estado. Ele e o deputado federal Hugo Leal (PSD) entraram com um pedido de liminar contra a renovação. O DER, em nota, disse que “a Agetransp é o órgão responsável pelos reajustes anuais de tarifas de pedágio para as rodovias concedidas” e não respondeu sobre o contrato. Já a CCR ViaLagos informou que apresentou recurso, “a fim de demonstrar a lisura do processo de aprovação do aditivo do contrato de concessão, conforme atestam os pareceres da Agetransp, Unidade Técnica do TCE e Ministério Público Especial de Contas do TCE” e disse que “aguarda o posicionamento do TCE”.

CABO FRIO NO DEBATE

Cabo Frio foi citada no debate da Bandeirantes para o Governo do Estado do Rio de Janeiro na noite deste domingo (7). O governador Cláudio Castro (PL) ressaltou a afirmação do prefeito José Bonifácio (PDT) de que a gestão atual foi a que mais fez investimentos em Cabo Frio nos últimos 10 anos. Cláudio lembrou que Zé é de um outro partido e disse que sua gestão é pautada pelo diálogo. O trecho do vídeo foi compartilhado nas redes sociais pelo deputado estadual Dr. Serginho (PL).

SEGUNDOU NA RUA

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) começou a semana checando a quantas anda o cronograma de obras. Nesta segunda-feira (8), foi conferir os trabalhos na Rua Isaías Pereira de Carvalho, no bairro São José, onde a via receberá a pavimentação. Aproveitou o ensejo e conversou com vários moradores da localidade. “Falei com eles aqui, temos que avançar logo para que em breve mais ruas recebam as benfeitorias”, declarou Alexandre.

BOLA PRO MATO QUE O JOGO É DE CAMPEONATO

O prefeito Vantoil Martins (CID) foi prestigiar o primeiro dia do Campeonato de Futebol Amador de Iguaba Grande, neste domingo (7). Não chegou a bater uma bolinha, mas tava lá dando uma força para os jogadores. Quem também esteve no evento foi a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Carla Valle. São 12 equipes divididas em dois grupos, disputando, durante cinco rodadas, o título de campeão do torneio.

FLIG VEM AÍ COM NOVIDADES

Ainda no município iguabense, olhem que iniciativa legal. Na próxima sexta (12) e no sábado (13) tem Feira Literária de Iguaba Grande (Flig), na Praça da Estação, que esse ano traz uma novidade: a moeda “Fliguinha”. O dinheiro próprio da Flig permitirá aos alunos da rede municipal de ensino realizar a compra de livros, no pavilhão literário que será montado. Cada aluno receberá 35 Fliguinhas, para serem utilizados na escolha de mais de 2 mil títulos, com preços populares, a partir de 10 Fliguinhas, o equivalente a R$ 10,00. Os títulos também estarão à venda para a população em geral que for visitar o Pavilhão Literário. Na sexta, a partir das 13h e no sábado a abertura é às 9h.

GRASIELLA INELEGÍVEL

Continuando em Iguaba, a ex-prefeita Grasiella Magalhães (PP) foi considerada inelegível pelos próximos oito anos, conforme sentença dada pela juíza eleitoral Maira Veiga, no fim da tarde desta segunda-feira (8). A magistrada deu parecer favorável à Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije). Segundo a denúncia do Ministério Público, o partido de Grasiella, o Progressistas, fraudou a cota de gênero nas eleições de 2020.

ACOMPANHOU CAMPEONATO

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), foi outro que prestigiou jogo local. Ele acompanhou a final do futebol dos bairros neste domingo (7). O evento consagrou o time da Prainha como campeão da competição nos pênaltis. Acompanharam o prefeito, o secretário de Governo, Thiago Fantinha, e o responsável pela pasta de Segurança Pública do município, Leandro do Bope.

CONTAS DE ANDINHO

Ainda em Arraial, mas falando sobre os vereadores, vai uma reunião na Câmara nesta terça-feira (9) para definir a questão das contas do exercício 2016 do ex-prefeito Andinho. As contas vieram com parecer pela reprovação do Tribunal de Contas do Estado. Elas chegaram a ser votadas e reprovadas também na Câmara cabista, mas teve um erro e terão que ser votadas novamente. Por enquanto, a matéria está na Comissão de Finanças e Orçamento, presidida por Ayron Freixo (REP). Pelo que a coluna apurou, o clima é imprevisível. Contudo, é difícil de conceber que os vereadores passem o pano e aprovem as contas, já que o TCE e uma votação na Câmara já apontaram reprovação. Ainda mais se tratando daquele ano em específico. Foi justamente em 2016 que Andinho foi afastado do cargo por crime de improbidade administrativa, o que acabou empossando prefeito o então presidente da Câmara, Luciano Tequinho.

VEM MAIS POR AÍ?

Dizem que merda, quanto mais você mexe, mais fede. Pois é. A turma de Araruama entende bem do assunto. Na praça do Blindex, repercutiu e continua repercutindo bastante todo aquele imbróglio envolvendo a Casa do Trabalhador, que seria órgão vital para o esquema de cargos secretos que, supostamente, fazem parte do governo Cláudio Castro (PL). É aquela história de loteamento de cargos por políticos da cidade, que seria chefiado pelo vereador e candidato a deputado federal Carlos Russo (PODE). Dizem por aí que tem mais caroço grosso nesse angu, hein?

Redação
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo