RECEBEU RECLAMAÇÕES ATÉ NO BUSÃO
A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (7) começa por Cabo Frio. O prefeito, Dr Serginho (PL), começou a semana fazendo vistoria nos postos de saúde de algumas comunidades e nas condições das ruas pós-chuva. “Vou rodar pessoalmente as comunidades para ver de perto as condições dos postinhos, das ruas, dos buracos deixados pela chuva”, disse ele no story. E não rodou no carro da Prefeitura, fez seus trajetos de táxi, carro de aplicativo e até de busão. Disse que queria conversar cara a cara com as pessoas. E recebeu um bocado de reclamação, principalmente pela falta de insumos e de condições adequadas de trabalho, neste caso, nos postos do Jacaré, Boca do Mato e Tangará. O que Serginho viu foi desde um ventilador colocado de forma improvisada na recepção, em cima de caixote, até as reclamações de duas senhoras que não conseguiram pegar a insulina porque estava em falta. Também teve reclamação de não pagamento do adicional por insalubridade aos técnicos de enfermagem. O prefeito garantiu que anotou tudo e que as questões serão resolvidas. No caso da falta de insulina, Serginho afirmou que o medicamento estará nos postos nesta terça-feira (8).

ANTECIPOU VOLTA
Aliás, Serginho mal voltou dos EUA – antecipou o voo – e nem dormiu, praticamente. Neste domingo (6), se juntou à equipe do gabinete de crise e foi pras ruas acompanhar o mutirão de limpeza e desobstrução de vias por conta das fortes chuvas do sábado (5). Este em Tamoios, no segundo distrito, onde os transtornos sempre maiores, mas também em outras localidades. Na verdade, a agenda de Serginho no exterior – pra onde foi com recursos próprios – seria até hoje, mas resolveu retornar antes por conta das consequências da chuvarada. Antes de ir, no entanto, deixou o prefeito interino, Miguel Alencar (União), e o gabinete de crise, orientado quanto às medidas a serem tomadas. Aliás, destaque para os trabalhos de Miguel, do coordenador da Defesa Civil, Marcus Dothavio, e do secretário de Serviços Públicos, Jefferson Vidal, que foram incansáveis. Serginho ficou menos de 48 horas em solo norte-americano, mas foi o suficiente para a oposição metralhar o chefe do executivo cabo-friense, que ao invés de estar tocando os trabalhos na chuva “preferiu” viajar. Inclusive, oposição esta que fez parte da gestão anterior, cujo governo foi um verdadeiro desastre. Mas fato é que Serginho, bem articulado como é, conseguiu antecipar suas reuniões com os CEOs de empresa de cruzeiros internacionais e fez o que tinha que fazer. Sua comitiva, formada pelos secretários de Turismo, Davi Barcelos, e de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Dusi, continuaram por lá, dando continuidade à agenda.

ESPORTE EM AÇÃO
O secretário de Esportes de Cabo Frio, Rafael Bernardo, esteve no Rio de Janeiro, para encontrar o titular da pasta no Estado, Rafael Picciani. “A reunião foi muito interessante. A boa relação com o governo do Estado, é fundamental para a recuperação e desenvolvimento do nosso esporte, vem coisa boa para Cabo Frio”, afirmou Rafael Bernardo. É aguardar pra ver.

ELEIÇÃO PARA O SEGUNDO BIÊNIO
Em São Pedro da Aldeia, o assunto não é outro senão suposta ida do presidente da Câmara de Vereadores, Jean Pierre (PP), para o lado da oposição, de acordo com informação dada pela imprensa local. Será? Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras… O registro é de uma reunião de Jean com os vereadores Jackson Souza (PODE), Mislene de André (PL), Vitinho de Zé Maia (MDB), Fernando Mistura (SDD) e Zezinho Martins (REP), chamados de vereadores independentes (entendam como quiser). Com a adesão de Jean, o ‘sexteto’ seria maioria do total de dez vereadores, nada bom para o prefeito Fábio do Pastel (PL). Questionamos Jean por telefone, pra confirmar se havia mudado de lado, ele tergiversou e disse que a pauta do encontro foi a antecipação da eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio, que será nesta terça-feira (8). Reafirmou ser um vereador independente, disse que tem conseguido agradar os 9 vereadores e que está tudo encaminhado para que ele tenha mais dois anos assegurados na condução do legislativo. Embora Jean tenha respondido que “não é bem assim” a questão de ter virado oposição, ninguém precisa acreditar no que ele disse, até porque não existe almoço grátis.

AGENDA EM BRASÍLIA
O prefeito Fábio do Pastel (PL) embarca para Brasília, nesta segunda-feira (7), onde cumprirá uma agenda oficial até a próxima quinta (10). Vai na buscar recursos e parcerias para investimentos em áreas essenciais. Antes de embarcar, teve agenda interna e externa: teve reunião com o secretário de Governo, Luiz Fernando Jr., para alinhar ações e prioridades da gestão municipal durante sua ausência; e fez uma visita técnica à Escola Municipal Jamila Mota da Silva. Na capital federal, junto com seu chefe de Gabinete, Fernando Frauches, o prefeito vai apresentar projetos e participará de reuniões com os deputados Gutemberg Reis (MDB), a quem ele chama de padrinho de São Pedro da Aldeia; Altineu Côrtes (PL); Soraya Santos (PL); Dr Luizinho (PP); Otoni de Paula (MDB); Murillo Gouvêa (União) e Juninho do Pneu (União). Também está no radar uma ida à ANP, para saber se teve alguma mudança no processo que ele luta pra aumentar o repasse dos royalties; atualmente o município aldeense é um dos que recebe os menores valores em toda Baixada Litorânea. A agenda também inclui articulações junto aos ministérios das Cidades e da Saúde.

NOVO EQUIPAMENTO NA SAÚDE
O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), segue investindo na modernização da rede pública de saúde. Na última sexta-feira (4), o Hospital Municipal Rodolpho Perissé passou a contar com uma nova Sala de Hipodermia, ampla, climatizada e super equipada. A nova sala substitui a estrutura provisória que funcionava no Hospital de Campanha, montado em 2021 como resposta à pandemia. “Foi um espaço essencial durante um momento crítico da saúde, e cumpriu com excelência sua missão. Agora, com a reforma em andamento dentro do hospital, temos condições sanitárias e estruturais de trazer esses atendimentos para dentro do prédio principal. Outro ponto importante é que o número de atendimentos no nosso hospital é muito alto, e cerca de 40% deles vêm de municípios vizinhos. Isso sobrecarrega a nossa estrutura e prejudica o nosso município com o atendimento. Conversei com o secretário Leônidas e com a diretora Monique, e estamos fazendo isso. Uma série de obras de ampliações no hospital. Já estamos finalizando uma nova maternidade, entregamos agora a Sala de Hipodermia com estrutura adequada, e vamos iniciar a construção do Centro de Imagens do município”, afirmou Alexandre.

TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA
Ainda em Búzios, na manhã desta segunda-feira (7), a coordenadoria da Igualdade Racial promoveu uma reunião no Espaço de Memória Quilombola, localizado no Mercado do Pescador. Na pauta, o fortalecimento do turismo de base comunitária dos povos tradicionais, a construção de novos projetos e o repasse das principais discussões da recente reunião da Coordenadoria com o Ministério da Igualdade Racial. O encontro contou com a participação de lideranças quilombolas, pescadores e marisqueiras, além de representantes das secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, por meio da Coordenadoria da Diversidade. A presença de diferentes segmentos fortaleceu o diálogo e a construção de políticas públicas mais integradas, respeitando a diversidade cultural e social do município.

CONTROLE DE ANIMAIS, FUNÇÕES GRATIFICADAS E MARIA DA PENHA
A Câmara Municipal de Búzios vota, nesta terça-feira (8), o Projeto de Lei 25/2025, de autoria do vereador Toni Russo (MDB), que estabelece normas para controle de animais comunitários no município. A proposta autoriza as pessoas físicas, jurídicas de direito privado e repartições públicas a colocarem abrigos móveis (casinhas) nas calçadas e canteiros de seus respectivos imóveis, desde que, previamente, seja consultada a secretaria da Causa Animal e Agricultura. O PL também estabelece uma série de regras de manejo dos animais, garantindo a higiene do local onde vivem e evitando a proliferação de doenças e parasitas. Também será votado amanhã o Projeto de Lei 46/2025, de iniciativa do Poder Executivo, que cria funções gratificadas na Prefeitura, voltadas aos servidores públicos efetivos, ocupantes de cargos de nível médio ou superior. Caso aprovada, a lei passa a vigorar com efeitos a partir de 1º de abril de 2025. A conscientização sobre a violência contra a mulher também está na pauta da Câmara de Búzios, através do Projeto de Lei 56/2025, de autoria do vereador Victor Santos (MDB). A matéria, que propõe a criação do Programa de Ensino das Noções Básicas sobre a Lei Maria da Penha nas escolas do município, será lida e encaminhada às comissões. A sessão legislativa pode ser acompanhada ao vivo, a partir das 10h, pelo Facebook da Câmara de Búzios e pelo canal oficial no YouTube.

VISITAS ILUSTRES NO CABO
Nesta segunda-feira (7), o vice-prefeito de Arraial do Cabo, Diego Silveira (MDB), recebeu a visita de duas personalidades notáveis da Região dos Lagos. David Dutra, uma das maiores referências em medicina, e o talentoso fotógrafo documentarista Raphael Paz, que também atua como enfermeiro no município cabista. Durante a visita, Dr. David compartilhou algumas sugestões inovadoras para projetos que podem ser implantados na saúde local, demonstrando seu comprometimento com o bem-estar da comunidade. Em um gesto de carinho e reconhecimento, Raphael, que se prepara para uma exposição em Paris, presenteou o vice-prefeito com uma belíssima obra de arte. A visita foi um momento especial que reforçou a importância da colaboração entre profissionais da saúde e a administração municipal.

ESCUTA PÚBLICA
Ainda sobre Arraial do Cabo, a Prefeitura está promovendo uma escuta pública para levantar as principais dificuldades enfrentadas pelos usuários do transporte coletivo no município. Por meio de um formulário on-line, os moradores poderão apontar falhas, sugerir mudanças de trajeto e contribuir com ideias que auxiliem na melhoria da mobilidade urbana da cidade. O questionário estará disponível até o próximo dia 16. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Mobilidade Urbana e tem como objetivo tornar o transporte mais eficiente e acessível. A proposta é mapear os principais pontos de insatisfação da população com relação aos horários, itinerários e estrutura do transporte público.

VISTORIA NAS RUAS NO PÓS-CHUVA
O prefeito de Iguaba Grande, Fabinho Costa (CID), foi pras ruas neste domingo (6) os trechos afetados pelo grande volume de chuva. Um desses pontos foi o bairro Parque dos Desejos. Também estavam por lá os secretários de Obras, Alexandre Freitag, e de Serviços Públicos, Mauro Oliveira. Fabinho aproveitou o momento para anunciar que a prefeitura vai comprar mais manilhas: “Sabemos dos transtornos que os moradores enfrentaram e estamos tomando medidas imediatas para resolver esse problema. A compra das manilhas já está sendo providenciada”. Depois disso, o prefeito seguiu para os bairros Parque Tamariz e Canelas City, locais já conhecidos historicamente por alagamentos. Fabinho vai continuar tomando todas as providências para diminuir essas consequências e iniciar os trabalhos o quanto antes.

NOVAS GALERIAS PLUVIAIS
Em Araruama, a prefeita Daniela Soares (PL) começou a segunda-feira (7) no bairro Novo Horizonte, onde anunciou a troca das manilhas antigas por galerias de águas pluviais. A ação contou com a presença de três secretários: Anderson Moura, de Governo; Nelsinho do Som, de Serviços Públicos; e Carlos Russo, de Meio Ambiente. Daniela, que já havia colocado o time completo nas ruas no sábado anterior (5), explicou a iniciativa: “Eu não fujo da responsabilidade. Vamos resolver isso de uma vez por todas”. A justificativa foi a de sempre: as chuvas. Elas vêm, alagam, e alguém precisa aparecer com uma solução. Segundo a prefeita, a nova estrutura evitará os alagamentos: “Esse é mais um compromisso com a população. Estamos olhando com carinho para todos os bairros e trabalhando para melhorar a vida das pessoas”. Quem vê de fora até pensa que resolver enchente é questão de escolha de tubos. Mas em Araruama, Daniela quer é buscar soluções. Afinal, como a própria diz, “quando está lá pra resolver encara a realidade”.

VISITA AO TCE-RJ
A prefeita de Saquarema, Luciana Vidal (PL), apareceu na capital nesta segunda-feira (7) para bater um papo com o presidente do TCE-RJ, Márcio Pacheco. Na roda também estavam o secretário de Relações Institucionais, Antonio Peres; a secretária de Transparência e Integridade, Daniele Ramos; e o controlador geral do município, Carlos Adriano. Falaram sobre gestão, contas e aquele velho compromisso com a tal da transparência. A reunião também teve como objetivo estreitar os laços entre o município e o órgão de controle. Lucimar, com seus olhos múltiplos, segue na rotina de quem vê tudo e resolve o que der — ou o que couber na agenda.

DUAS FÁBRICAS E 5 MIL EMPREGOS
Em Maricá, o prefeito Washington Quaquá (PT) apareceu nesta segunda-feira (7) para anunciar que a cidade vai instalar duas novas fábricas no Parque Tecnológico de Ubatiba. São R$ 400 milhões em investimentos para a produção de veículos off-road elétricos e de câmeras com inteligência artificial. A proposta diz que cinco mil empregos devem surgir. Segundo Quaquá, o futuro passa por Antônio Ferreira de Souza, empresário que fabrica o CAB: “Seu Antônio é um grande empresário. Você sabe o que é uma indústria automobilística genuinamente brasileira e nacional, como foi a Amaral Gurgel? Seu Antônio produz aqui o CAB. Esses carros maravilhosos. Ele também é um dos grandes na área de câmeras e videomonitoramento”, disse Quaquá. Antônio garante que o carro tem suspensão nas quatro rodas e dois amortecedores, o que deve ser revolucionário. Ah, e é elétrico. Enquanto isso, a Codemar segue com o cronograma de entrega da primeira fase para junho deste ano. E Quaquá? Ele quer mesmo é ver a cidade no topo.

VAI AO IRÃ
O vice-prefeito de Maricá, Joãozinho Maurício (PT), está indo pro Irã, nesta semana pra representar o município, a pedido do prefeito Quaquá (PT), numa reunião dos BRICS. O encontro também é uma prévia da reunião da cúpula dos líderes, que este ano acontece no Brasil, dias 6 e 7 de julho. Em 1º de janeiro deste ano, o Brasil assumiu a presidência rotativa do grupo de cooperação internacional formado por países em desenvolvimento, composto atualmente por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Irã.

DRENAGEM A TODO VAPOR
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID), passou o domingo (6) no Centro de Controle de Operações Dr. Télio Barreto e foi lá conferir as mega bombas, que segundo ele, drenaram 423 milhões de litros de água. O número impressiona. Equivale a 423 mil caixas d’água, como ele mesmo explicou. A capacidade do sistema: 22 mil litros por segundo. Tudo automático, sensores infravermelho, vigilância sem pausa: “Nosso sistema é robusto, que é todo automatizado e controlado por sensores infravermelho e claro, com monitoramento 24 horas por dia”. Não parou por aí. O prefeito citou os bairros que ficaram secos, mesmo com a chuva: Campo do Oeste, Nova Holanda, Aroeira, linha vermelha. Disse que a obra ainda não acabou, mas segue no ritmo: “Ainda falta terminar parte do nosso programa de drenagem, que segue a todo vapor e é o maior do interior do estado, mas os resultados demonstram que estamos no caminho certo e, em breve, todos os bairros estarão livres dos alagamentos que atormentam a cidade há décadas”. Welberth acompanhou todo esse procedimento em pleno domingo à tarde. Não piscou nem os olhos.

NAS RUAS DURANTE AS CHUVAS
Já em Rio das Ostras, o prefeito Carlos Augusto (PL) ficou em alerta todo o final de semana com as fortes chuvas que atingiram a cidade. No sábado (5), a vistoria foi de madrugada. Uma delas aconteceu no Canal de Medeiros, na Cidade Praiana. Carlos se reuniu com todas as secretarias e com a Defesa Civil: “Tenho buscado ajuda ao governador Cláudio Castro. Tivemos uma audioconferência agora há pouco, onde alinhamos várias parcerias para que possamos diminuir os danos para os nossos moradores”. Quem também esteve presente junto com Carlos foi o coordenador da Defesa Civil, Edmilson Martins, que também estava por lá trabalhando: “Nós começamos a receber o alerta da nossa Cemaden. Ativamos os nossos planos de contingência. Já foram estabelecidos todos os equipamentos necessários para responder a qualquer eventualidade que possa acontecer”. O prefeito também foi ao Piscinão vistoriar o reservatório da Rua Goiás, que absorveu 20 milhões de litros de água. É, Carlos, a semana está apenas começando, com diversas agendas a serem cumpridas.