InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (5)

Zé Bonifácio atravessa manifestação da COMSERCAF; Motivo real da saída de Tiziu do governo de Zé; Vacinação de Cabo Frio vai acelerar; Contas de Renatinho e Andinho entram em pauta; segue quiprocó entre Defensoria Pública e prefeitura de Arraial; Alexandre Martins mantém barreiras e fiscalização em Búzios; Vantoil Martins veta aulas presenciais em Iguaba; Fábio do Pastel e secretários agradecem população que não veio para cá no feriadão; Lívia de Chiquinho disse que contará a verdade em live… E muito mais!

SEMANA COMEÇOU QUENTE

A segunda-feira (5) começou quente para o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), com o protesto de parte de servidores da Comsercaf, no Paço Municipal. A reivindicação foi por conta de salário atrasado relativo à gestão anterior, e que muitos estavam passando necessidade por causa disso (apesar de ter circulado um vídeo com os servidores fazendo churrasco no mesmo dia). Com uma calma (pelo menos aparente) impressionante, atravessou a manifestação ao adentrar na prefeitura e conversou com os profissionais. Disse que o município deve hoje R$ 18 milhões entre 13º e salário de dezembro para os servidores, não só os da Comsercaf como de outros setores também, e que essa é uma prioridade a qual será resolvida em breve. Outra manifestação que Zé teve que encarar, mas dessa vez nas redes, foi da população questionando a demora na imunização da Covid, que vinha sendo feita em dois ou três dias por semana. Quanto a isso, uma boa notícia: a vacinação vai passar a ser feita todos os dias, enquanto houver dose disponível. “Se for preciso vai ter até mutirão de vacinação”, garantiu o secretário de Comunicação, Marcos Azevedo.

FALANDO DE VACINAÇÃO EM CABO FRIO…

… O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), participou de uma videoconferência na última sexta (2), com prefeitos das regiões Norte e Noroeste Fluminense para que a cidade possa participar do consórcio de aquisição das doses da vacina russa Sputnik V, para a imunização contra a Covid-19. O convite para a participação da reunião foi feito pela prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, que é presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense. Com o ingresso cabo-friense no consórcio, o município poderá adquirir 100 mil doses da vacina. Só falta a autorização da Câmara Municipal, já que a cidade não faz parte daquelas regiões do estado, mas Zé disse que o pedido de urgência será logo enviado ao legislativo.

SECRETÁRIO VAI À CÂMARA

A Câmara Municipal de Cabo Frio vai receber na sessão ordinária desta terça-feira (6) o secretário de Saúde, Felipe Fernandes, e a superintendente de Vigilância em Saúde, Lucy Pires. Eles vão prestar esclarecimentos sobre o Plano Municipal de Vacinação contra a COVID-19, em resposta ao requerimento 032/2021, de autoria da vereadora Carol Midori.

PEDIU EXONERAÇÃO

O secretário de Esportes de Cabo Frio, Flávio Rosa Tiziu, pediu exoneração nesta segunda-feira (5). A informação chegou no fim da tarde ao Portal RC24h. O motivo foi que Tiziu, que tem vínculo empregatício num cartório de Maricá, não conseguiu cessão para trabalhar na prefeitura cabo-friense. A informação ainda não é oficial, mas foi confirmada por várias pessoas do governo. Ainda não foi anunciado o nome que irá substituí-lo na pasta, mas especula-se que seja Carlos Cunha, adjunto de Turismo. Apesar de não ficar mais na missão de comandar o esporte, Tiziu seguirá como conselheiro e entusiasta do governo Bonifácio. Zé não abre mão disso.

‘ACREDITO É NA RAPAZIADA’

A Prefeitura de Cabo Frio destinou R$ 1,05 milhão em recursos para a secretaria de Assistência Social com o objetivo de retomar o programa de remuneração para adolescentes. Os estudantes beneficiados vão ingressar em uma formação para o trabalho em parceria com o CIEE, em um trabalho coordenado pela secretaria da Criança e do Adolescente. A proposição foi negociada pelo mandato do vereador Davi Souza (PDT) junto a diversas secretarias. Compromisso assumido e cumprido pelo jovem edil. Vitória do mandato e da juventude cabo-friense, né? Como diria Gonzaguinha “vamos à luta”.

DEFENSORIA X PREFEITURA

O quiproquó da vez em Arraial do Cabo é o embate entre Defensoria Pública e Prefeitura sobre aquela denúncia de que pessoas haviam morrido no Hospital Geral da cidade por falta de oxigênio. Após o município divulgar vídeo chamando as falas de uma defensora pública de mentirosas, a Defensoria tomou as dores da Drª Raphaela Jahara e emitiu nota no fim de semana dizendo que o município tenta desqualificar o trabalho da advogada e ressaltando a seriedade da instituição. O município, por sua vez, rebateu a nota da Defensoria e disse que respeita o trabalho do órgão e do Ministério Público, “porém toda denúncia deve ser apurada com as devidas cautelas”. Segundo o município, o que aconteceu foi somente que a Prefeitura “esclareceu a população que, em momento algum, pacientes com COVID-19 no HGAC foram a óbito por falta de oxigênio”. Agora resta saber se a história termina aí ou está para ganhar novos capítulos.

EX-PREFEITOS NA PAUTA

As contas da gestão dos ex-prefeitos de Arraial do Cabo Andinho, referentes a 2009, e Renatinho Vianna (REP), referentes a 2019, serão pautadas pela Câmara Municipal na sessão desta terça-feira (6). Até então, o que se tem é o parecer do TCE favorável para as contas dos dois ex-mandatários do executivo municipal. A gente acompanha para ver se os edis vão seguir o parecer ou se vai rolar reviravolta na casa. Atentos.

FERIADÃO ACABOU, A FISCALIZAÇÃO NÃO

Apesar dos prefeitos da Região dos Lagos não terem motivo para comemorar em meio ao crescimento de infectados e mortos pelo coronavírus, o chefe do executivo de Búzios, Alexandre Martins (REP), disse nesta segunda-feira (5), que valeu a pena não só o esforço conjunto na superbarreira, como na fiscalização dentro do balneário. Com essas ações, desde sexta-feira (26), até este Domingo de Páscoa (4), foram impedidos de entrar no município mais de mil veículos particulares, 150 carros de aplicativos, 29 ônibus de turismo e 201 passageiros de transporte coletivo. Pelas ruas da cidade, foram dez operações do Grupo Integrado de Fiscalização (GIF); a ROMU, encerrou 23 festas clandestinas. Alexandre destacou, ainda, que o feriadão acabou, mas as barreiras permanecem.

FURA FILA?

E o ex-prefeito de Búzios hein? André Granado, que é médico, mas não atua na linha de frente da Covid, já tomou a primeira dose da vacina, assim como sua esposa e um ex-assessor especial, que aproveitaram o ensejo e também receberam o imunizante. Os nomes deles aparecem no boletim de vacinação pela rede particular, já que tomaram a dose através da clínica de André. A informação foi divulgada nas redes sociais nesta segunda-feira (5). O Ministério Público está de olho hein!

CONTINUARÃO ONLINE

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins reuniu-se novamente com representantes das escolas particulares, nesta segunda-feira (5). A rede privada de ensino havia voltado com aulas presenciais em março, mas teve que recuar por conta do crescimento de casos de Covid na cidade. Passado o feriadão, esse encontro definiu que as aulas vão continuar de forma online enquanto a região estiver com bandeira roxa (que é o status atual) ou vermelha. Não dá pra bobear não, os números são preocupantes.

CORRENTE DA GRATIDÃO

O trabalho dos agentes que se dedicaram às barreiras sanitárias instaladas em São Pedro da Aldeia na saída da Via Lagos não passou em branco pelo prefeito aldeense, Fábio do Pastel (PODE). Em publicação no Facebook na madrugada desta segunda (5), Fábio agradeceu aos profissionais dizendo: “parabéns a todos os Guardas Municipais que estiveram literalmente a frente desta grande operação”. O prefeito estendeu os parabéns aos moradores que deram comida, por exemplo, para os guardas que trabalhavam na barreira e aos parceiros de outros municípios nessa empreitada, como os prefeitos de Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Armação dos Búzios e Cabo Frio. A publicação, inclusive, foi compartilhada pelo secretário de Segurança e Ordem Pública de São Pedro da Aldeia, José Maria Cadimo. A secretária de Segurança Pública e Direitos Humanos de Cabo Frio, Aglaia Olegário, também usou o Facebook para parabenizar os agentes e declarou: “me sinto extremamente orgulhosa da minha tropa”. Veja o que disse o prefeito:

COVID EM ARARUAMA

No que se refere ao combate da pandemia de COVID-19 em Araruama, os últimos dias foram de agitação máxima. Na sexta-feira (2), a prefeita Lívia Bello (PP) anunciou que, com recursos próprios, o município adquiriu equipamentos para ampliar o número de leitos do hospital de campanha, considerando a atitude “um plano B colocado em prática”. Ainda nesta seara, o município publicou um novo decreto neste domingo (4), flexibilizando levemente as medidas restritivas de combate à doença. Manteve o comércio com o fechamento às 18h, porém ampliou o horário do funcionamento de lanchonetes, bares e sorveterias para às 19h e, a partir do dia 9, permitiu que restaurantes possam funcionar até às 22h. Aulas presenciais seguem suspensas, com previsão de volta em 26 de abril. Por fim a prefeita anunciou que nesta terça-feira (7), fará uma live para esclarecimentos em relação à COVID e para explicar melhor o projeto “Araruama Segurança Alimentar”, que visa auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade, que não estão conseguindo se alimentar adequadamente por falta de recursos. A requisição para a ajuda da Prefeitura será feita através do número de WhatsApp (22) 99201-3590 e os interessados receberão uma visita da Assistência Social, que vai verificar a situação do indivíduo e avaliá-la.

NOVA VITÓRIA

Ainda em Araruama, o corpo jurídico conseguiu uma nova vitória na Justiça nesta segunda-feira (5), e uma ação de investigação judicial eleitoral contra a prefeita foi considerada improcedente. O pedido, feito pela coligação do candidato derrotado nas eleições do ano passado, André Mônica (PL), acusava a prefeita de abuso de poder econômico, de poder político e uso indevido de meio de comunicação social. Na decisão do juiz eleitoral Maurílio Teixeira de Mello Júnior, o processo foi extinto e transitou em julgado. Insistente essa galera de André, hein? A esperança é mesmo a última que morre.

PAGAMENTO ORDENADO

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), anunciou, nesta segunda (5), que o pagamento do Mumbuca foi antecipado. Para evitar aglomerações, os beneficiários estão recebendo o auxílio, em ordem alfabética. Na quinta-feira (1º), recebeu o pessoal com nome começado com as letras A, B e C. Na sexta (2), foi a vez de beneficiários de D a I. No sábado (3), foram contemplados os de J a L. A semana começou com pagamento do M ao P e nesta terça (6), será concluído o pagamento do Q ao Z.

GOVERNADOR CANCELA VIDEOCONFERÊNCIA COM PREFEITOS

Uma videoconferência entre o governador Cláudio Castro (PSC) e os prefeitos da Região dos Lagos, que aconteceria nesta terça-feira (5) teve que ser adiada. A expectativa era enorme, até porque a pauta da reunião virtual engloba vacinação, leitos e evolução da pandemia no estado. Nova data será marcada. Pelo visto, a pergunta que não quer calar – quando o Unilagos entrará em funcionamento? – permanece sem resposta. Lembrando que o anúncio de reativação do hospital foi feito pelo próprio Castro, há quase três semanas, quando ele esteve em Cabo Frio, dizendo que até o dia 26 de março novos leitos de UTI Covid seriam disponibilizados na unidade. Que luta inglória!

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content