BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (31)

As novas mudanças do governo José Bonifácio; a escalada da violência e a onda neonazi que chegou à Baixada Litorânea; Prefeitura de Búzios de olho na poluição do Rio Una; novo vereador toma posse em Arraial; salário na conta em Iguaba; derrota de Lívia na Justiça; luto em São Pedro da Aldeia; e muito mais...

1460

MONTEIRO NO ESPORTE

A segunda-feira (31) foi bem movimentada lá no prédio da Prefeitura de Cabo Frio e é por isso que esta edição da coluna Boca Miúda começa por lá. O ex-vereador e ex-vice prefeito Felipe Monteiro aceitou o convite do prefeito, José Bonifácio (PDT), para assumir a secretaria adjunta de Esporte e Lazer. Monteiro é o 2º suplente do PDT e estava na Câmara porque o titular, Davi Souza, foi nomeado secretário de Governo e o 1º suplente, Felipe Fernandes, ocupava a secretaria de Saúde. Com a saída de Fernandes da Saúde no fim do ano passado, ele vai realizar o desejo de assumir o mandato na Câmara enquanto realiza seus estudos. O Legislativo, inclusive, retoma as atividades já com Felipe Fernandes nesta terça (1º). O prefeito também vai estar presente na sessão. Voltando a falar de Monteiro, ele vai herdar o trabalho de Rodolpho Campbell (que vai assumir cargo de assessor especial) no Esporte e Lazer, que já está com uma boa frente de planejamento até o fim do ano. A bola tá no pé, só marcar o gol.

ACUMULAR PARA OTIMIZAR

Outra mudança anunciada por José Bonifácio, em primeira mão ao Portal RC24h, nesta segunda-feira (31) foi a escolha de Dhanyelle Garcia, secretária de Planejamento, para ocupar a pasta de Meio Ambiente. O acúmulo de funções (sem acumular salários, vale ressaltar) é momentâneo enquanto um novo nome para substituir Juarez Lopes não é escolhido. O objetivo de Zé é otimizar o andamento de processos na Prefeitura para construções e empreendimentos. Com Dhanyelle nas duas pastas, o prefeito acredita que haja uma celeridade no andamento. A consultoria que a Prefeitura tem recebido do Ibam também é simpática a uma pessoa exercendo a mesma função, como aconteceu com Dani Mendes, que chegou a acumular as pastas de Administração e Fazenda. No futuro, inclusive, Bonifácio ventilou a possibilidade de juntar algumas pastas da administração. Mas nada certo, por enquanto. Sobre o próximo titular do Meio Ambiente, um nome que tem circulado nos bastidores é o do vereador Josias da Swell (PL), que já trabalhou no Inea. Será? Por ora, é só boato.

VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA EM CABO FRIO

Em entrevista ao Portal, Zé contou ainda que ficou muito comovido com a situação ocorrida de violência obstétrica no Hospital da Mulher. Inclusive, marcou uma reunião com a secretária de Saúde, Érika Borges, para tratar do assunto e pensar, até mesmo, em capacitações, em maneiras de evitar situações dessa forma. O objetivo é, justamente, humanizar o atendimento na unidade e, quem sabe, expandir para outros postos de saúde. O prefeito mandou exonerar a equipe, com cinco profissionais, envolvida no caso, mas disse que, depois de aberta a sindicância, se for constatado um exagero dele, pode voltar atrás. O que o prefeito não quer é deixar acontecer o que aconteceu na gestão passada no Hospital da Mulher. Quando soube do fato, Zé foi até a casa da vítima e pediu perdão pessoalmente. “Não posso reparar a violência que você tenha sofrido, mas venho pedir perdão”, contou o prefeito. Segundo Zé, a mulher ficou surpresa com a visita dele e a família mostrou gratidão pela atitude. Agora, é trabalhar para que o Hospital da Mulher volte a ser uma referência positiva e deixe o legado negativo de CPI e afins para trás.

DO FOGUETE A CAMPOS NOVOS

O deputado federal e pré-candidato ao Senado Alessandro Molon (PSB) passou o sábado (29) em Cabo Frio, conforme previsto. Às 6h, acompanhado do pré-candidato a deputado federal Flávio Tiziu, Molon foi até a Praia do Foguete pegar uma onda e “recarregar as energias”. Ao longo do dia, foi, inclusive, até a Fazenda Campos Novos, com o prefeito, José Bonifácio (PDT), e a secretária de Agricultura, Katiuscia Brito. De uma ponta a outra, hein?

VIOLÊNCIA SEM FIM

Ainda em Cabo Frio, o domingo (30), foi de deixar qualquer um com senso mínimo de dignidade e de humanidade perplexo. Uma travesti foi assassinada à tijoladas e teve o corpo deixado uma manhã inteira ao lado de uma obra abandonada na periferia. Em Arraial do Cabo, vídeos de briga se espalharam pelas redes sociais em passeios de barco. No dia anterior, em Búzios, um jovem de 18 anos foi assassinado a tiros e, em Araruama, uma ação da PM em um baile funk na sexta (28) terminou com dois suspeitos mortos e, por conta das mortes, o tráfico ordenou fechamento do comércio do Parque Mataruna no fim de semana. Será que sendo a segurança uma competência do Estado, o Governo do Rio de Janeiro não estaria dando show de incompetência em ondas de violência como essa que tem assolado a região?

E COMO SE NÃO BASTASSE…

Violência, escândalos de corrupção, negligência por parte do Estado e uma ameaça frontal às liberdades individuais. Viver na Região dos Lagos não tem sido para amadores. Nas últimas semanas, o programa jornalístico mais importante do país, Fantástico, tem denunciado o crescimento de células neonazistas no Brasil. O padrão é claro. Homem, branco, sem muita vida social e que passa muito tempo na internet. A pose de machão viril vem de brinde. Na nossa região, um blogueirinho desses está sendo processado por uma das vítimas de seus ataques de ódio sistemáticos. O Portal RC24h teve acesso a prints desse individuo em um grupo em que ele espalha seu conteúdo no nível mais alto de intolerância, desrespeito e ignorância não só a políticos, mas a seres humanos. Se, em entrevistas, ele já disse na maior naturalidade do mundo que bateu em mulher, na internet, além de ameaças graves de violência do nível “vontade de abrir o tórax dele na unha”, ele chega a dizer que Adolf Hitler, responsável por 6 milhões de mortes na 2ª Guerra, estava certo. O pior é que, ciente de tudo, há quem, sob a luz difusa do abajur lilás, defenda que há mudança de alguém em tão baixo nível. A que ponto chegamos?

DE OLHO NO UNA

Em Armação dos Búzios, a Prefeitura, mais especificamente, a secretaria de Meio Ambiente está de olho bem aberto nos indicios de crime ambiental que estão fazendo chegar até a foz do Rio Una, na baía da Rasa, uma água preta com odor de esgoto. Na sexta-feira (28), o secretário do Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Nascimento, vistoriou a extensão do rio e encontrou um ponto crítico na Estrada da Agrisa (vide video abaixo). O oxigênio diluído ali estava entre 0,5 e 0,7mg/L, quando o ideal é 5mg/L. Esse, inclusive, deve ser um dos assuntos discutidos na live semanal do prefeito, Alexandre Martins (REP), nas redes sociais. Nesta terça (1º), além de Evanildo, Alexandre vai receber, a partir de 19h30, o vice-prefeito e secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira (PL), para falar de saneamento e drenagem.

NOVO VEREADOR NO CABO

Os vereadores de Arraial do Cabo se reuniram em sessão extraordinária nesta segunda-feira (31) para votar o novo organograma da secretaria de Saúde e do Instituto de Previdência Cabista (IPC). Ambos aprovados. Além disso, foi empossado como vereador Rogério Simas (PSL), 2º suplente do partido. Rogério assiume o mandato na Câmara após o titular, Pedro Caju, ter sido nomeado secretário de Obras e o 1º suplente, Wellington Lacerda, ter sido a escolha do prefeito Marcelo Magno (PL) para assumir a secretaria de Habitação. Depois da sessão, a turma se reuniu para aquela tradicional resenha com a presença de Rogério, Ayron Freixo (REP), Professor Tayron (DEM), Junior Chuchu (PV) e o presidente da Câmara, Ângelo Shogum (PSL).

SALÁRIO TÁ NA CONTA

Em Iguaba Grande, como é feito desde o primeiro mês da gestão Vantoil Martins (CID), o salário dos servidores foi depositado dentro do mês trabalhado. A antecipação do salário de janeiro foi nesta segunda-feira (31). Por lá, já faz tempo que a última semana do mês é sempre de sorriso estampado no rosto do funcionalismo.

DERROTA NA JUSTIÇA

A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), sofreu uma derrota na Justiça na sexta-feira (28). O TRE aceitou o recurso de uma coligação adversária contestando uma distribuição de máscaras por Lívia na época da campanha eleitoral no Dia D contra a COVID. O juiz de 1ª instância considerou a ação improcedente, o que fez com que a oposição recorresse ao Tribunal Regional Eleitoral. Ao Portal RC24h, o advogado de Lívia, Dr. Pedro Canellas, informou que, apesar da oposição querer a cassação do mandato de Lívia, foi determinado apenas o pagamento de multa. A defesa não concorda com a decisão e vai recorrer ao TSE.

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia emitiu uma nota de pesar nesta segunda-feira (31) pela morte da ex-primeira dama do município, Emylce Tavares Leão. A idosa era viúva do ex-prefeito Dárcio Leão, falecido em 2016. O médico governou São Pedro da Aldeia entre 1983 e 1988. Na nota de pesar, o “Poder Executivo, neste momento de tristeza, se solidariza e presta condolências aos familiares e amigos enlutados”.

RECEBIDO COM AMOR EM CAMPOS

A chegada do político mais popular do país, segundo os bolsonaristas, em Campos dos Goytacazes nesta segunda-feira (31) não foi das mais amistosas. Um homem tenou jogar um ovo no presidente, Jair Bolsonaro (PL), que estava cumprindo agenda no Norte Fluminense. Engraçado que eles dizem que é o Lula (PT) que não pode nem andar na rua. Enfim. De qualquer forma, a turma que tanto defende a liberdade de expressão não gostou tanto do protesto do homem e ele foi detido no mesmo momento e encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal (PF).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui