Secretaria do Meio Ambiente de Búzios apura lançamento de água preta no Rio Una

Vistoria nesta sexta-feira (28) encontrou água com coloração e odor característicos de matéria orgânica em trecho do rio próximo à Estrada da Agrisa, em Cabo Frio

570

A secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo de Armação dos Búzios está apurando o lançamento de uma água preta com odor característico de matéria orgânica na foz do Rio Una.

Nesta sexta-feira (28), durante vistoria ao longo da extensão do rio, a equipe encontrou um ponto próximo a Estrada da Agrisa, em Cabo Frio, em que a água apresentava coloração escura e o oxigênio dissolvido nela era de menos de 1mg/L, quando o ideal é de 5mg/L.

O ponto do rio em questão foi um dos três em que foram colhidas amostras por um laboratório de alta competência do Rio de Janeiro, solicitado pela secretaria, que trabalha com a análise bioquímica de corpos hídricos há décadas.

A gente pode identificar que aquela é a fonte poluidora do rio Una. Nossos próximos passos são oficiar, via Prefeitura, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio solicitando uma ação conjunta por ser na área de jurisdição deles”, disse o secretário de Meio Ambiente buziano, Evanildo Nascimento.

Por se tratar de um crime ambiental que abrange mais de um município, Evanildo informou que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também estará envolvido nas ações.

A Marinha do Brasil também foi solicitada pela Prefeitura de Búzios para fazer um sobrevoo com objetivo de confirmar a fonte da poluição no rio Una.

Os outros pontos de coleta foram a própria foz do rio e na saída da ETE Jardim Esperança, no córrego da Malhada, que é afluente do rio Una. Segundo o secretário, a água lá estava até “fisicamente, clara”.

A procura por respostas começou após, nos últimos 12 dias, a secretaria de Meio Ambiente receber diversas denúncias sobre a poluição no rio e fazer algumas visitas na foz do Una com drone, quando foi constatado a água muito preta com odor característico de matéria orgânica/esgoto.

Segundo o secretário, pode ser também algum produto químico na água.

Confira os vídeos da vistoria:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui