InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (28)

Zé Bonifácio vai começar a revitalização no Boulevard Canal; Semana colorida em Cabo Frio tem ações diversas; Marcelo Magno caminhando para 100% de apoio na Câmara; Alexandre Martins anuncia UPA 24h e comemora ranking de arrecadação; Vantoil Martins focado nas próximas inaugurações; Guardas de Araruama que protestaram são afastados das atividades e Lívia comemora novo empreendimento; A expectativa sobre a live de Fábio do Pastel... E muito mais!

REVITALIZAÇÃO EM CABO FRIO

Em Cabo Frio, nesta segunda-feira (28), o prefeito José Bonifácio (PDT), que se recupera da cirurgia no nariz – disse que está bem fisicamente, esteve pela manhã no canal do Itajuru com o secretário de Cultura, Clarêncio Rodrigues, verificando os últimos ajustes para a reinauguração do Monumento ao Pescador. O evento acontece nesta terça (29), Dia de São Pedro, às 16h, e também vai contar com uma procissão marítima com a imagem do santo. Aliás, Zé já mandou fazer algumas mudanças naquele local, como retirada de medidor de energia usado por ambulantes, retirada de gazebos, enfim, a ideia é que, a partir dessa ação de reinauguração, todo o entorno e centro da cidade seja revitalizado. Zé também quer manter uma feirinha ali perto da estátua, mas apenas com produtos fabricados por artesãos da cidade, como forma de valorizar o artesanato local. “E também vamos decidir o que pode ter de comida ali ou não, de forma a não atrapalhar o pedestre. Muitos não vão gostar, mas aí a gente senta, conversa e vai resolver. Quero que todo mundo ganhe seu dinheiro, de forma honesta, mas não pode ser uma bagunça completa”, disse o prefeito por telefone.

EVENTO BOMBOU

Ainda de Cabo Frio, o prefeito esteve no sábado (26) conferindo o último dia da I Expo do Cavalo Mangalarga Marchador, no Parque de Exposições de Tamoios, que aliás foi um sucesso de organização e público. Por telefone, Zé Bonifácio contou que muitos o pararam na rua para elogiar o evento. Quem trabalhou por lá também fez questão de agradecer pelo evento, que, ao que parece, chegou para ficar no calendário de Cabo Frio. A propósito, Zé disse que já está planejando trazer novos eventos de nível nacional, com até 800 animais na exposição (esta primeira teve quase 200). “É isso que a cidade precisa, com movimentação da iniciativa privada e geração de emprego, não cabe mais a prefeitura assumir e empregar todo mundo”, destacou o prefeito.

POLO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Continuando em Cabo Frio, há grande possibilidade do projeto de lei do prefeito José Bonifácio (PDT), para criar o Polo de Desenvolvimento Econômico do município ser votado na sessão da Câmara desta terça-feira (29). Salvo se alguém pedir vistas ou se não houver quorum. O PL, que foi encaminhado por Zé no fim de maio, já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça, e é este parecer que será votado. O empreendimento vai abrigar diversas empresas de variados segmentos, nos ramos comercial, industrial e de serviços, no Grande Jardim Esperança. Ainda sobre o legislativo, a Casa entra em recesso na quinta-feira (1º/7).

LUTA DE QUASE DUAS DÉCADAS

É uma luta histórica em Cabo Frio, que começou em 2003 e hoje, 18 anos depois, olhando para trás, diante da trajetória, que começou com a organização do primeiro evento de cultura LGBT – a 1ª Parada LGBT, os avanços são inegáveis. As conquistas do Grupo Iguais, ong que representa os direitos LGBTs, podem até parecer simplórias, mas, ao contrário, são avanços importantes e muito simbólicos para a comunidade homossexual. Ações como pintar uma faixa de pedestre com as cores do arco íris – algo que já acontece em muitos lugares mundo afora, a exemplo do bairro Le Marais, em Paris, (onde a faixa de pedestre colorida é ponto turístico) foi um marco na cidade, sem dúvida! Outra ação incrível foi o bandeirão na ponte Feliciano Sodré, local onde torcedores de futebol fazem questão de pendurar a bandeira do time vencedor, e que dessa vez, representou o time dos coloridos. E as iniciativas não param por aí. O pessoal da superintendência prepara a iluminação em prédios públicos como Prefeitura, Câmara Municipal, além de pontos turísticos como Forte São Mateus e a ponte Feliciano Sodré. Aliás, a própria superintendência LGBTQIA+ é uma grande conquista do movimento social, galgada na luta dos últimos anos. Apesar do retrocesso que temos acompanhado no país nos últimos dois anos, o enfrentamento e a resistência são intensos e a comunidade LGBT provou que está mais forte do que nunca. Parabéns aos envolvidos. Orgulho e respeito!

OLHA QUEM VOLTOU

Para quem achava que ele estava morto politicamente – pelo menos para disputar algum cargo político – ledo engano. Alair Corrêa tá mais vivo do que nunca e em novo partido, o Brasil 35 (antigo PMB). Ah, e cabelo novo também. Com a liberação de políticos processados por improbidade onde não houve dolo, Alair viu nova chance de concorrer e o fará, para deputado federal ano que vem.

FIM DA OPOSIÇÃO?

No ‘beco da fofoca’ e nos corredores da Câmara de Arraial do Cabo, o comentário muito forte que está rolando é que Ayron Freixo (REP) está deixando de ser o último dos moicanos da oposição à Marcelo Magno (PL). Trata-se do seguinte: a história é que Ayron está de malas prontas para se tornar mais um membro da base do governo. Com isso, não vai ter ninguém para fazer oposição na Câmara. Vale lembrar que Ayron é do Republicanos, partido do ex-prefeito Renatinho Vianna. A gente tentou ligar para o vereador para confirmar a informação, mas não obtivemos sucesso. O comentário que a gente soube é que o governo andou procurando Ayron para uma conversa e ele abriu o espaço com Thiago Fantinha, que é secretário de Governo, irmão do prefeito e ex-presidente da Câmara, com quem Ayron dividiu atividades parlamentares, inclusive na gestão passada. Vamos ver como as coisas vão fluir nos próximos dias.

INVENTÁRIO TURÍSTICO

Ainda no Cabo, a secretaria de Turismo está realizando a segunda etapa do levantamento da oferta turística no município. O inventário é uma espécie de censo, com informações sobre meios de hospedagens, restaurantes, entre outros atrativos ou estabelecimentos relevantes para quem visita a cidade. O trabalho começou em janeiro, com envio de um formulário para preenchimento do perfil de pesquisa dos estabelecimentos. Agora, serão feitas pesquisas técnicas para identificação da infraestrutura dos locais apontados. O mapeamento é uma exigência do Ministério Turismo para oferecer os serviços turísticos e apoio ao turista. Além do site, outras propostas estão previstas ao longo do ano, como um folheto informativo. O projeto do inventário turístico deve ser concluído em três meses.

PROJETO ESCOLHIDO

De Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (PL) continua no pique total. A expectativa agora é começar as obras da UPA 24h da Rasa. A população de lá tá numa ansiedade só de, em breve, ter uma unidade de saúde no bairro. Na última sexta (25), ele anunciou o projeto vencedor para a construção do edifício, que terá arquitetura colonial típica buziana. Quem escolheu foi o público, por meio de enquete (que aliás, bombou) na fanpage da Prefeitura.

NO RANKING

Continuando em Búzios, o balneário entre os oito municípios que mais investem no Meio Ambiente por meio do ICMS, ficando em 8º lugar no ranking do ICMS Ecológico. Isso pode significar uma arrecadação adicional em torno dos R$ 8 milhões. O prefeito Alexandre Martins (REP) formalizou por decreto a destinação de 30% do valor a ser arrecadado para o Fundo Municipal de Meio Ambiente, garantindo o reinvestimento desse recurso em novas ações ambientais.

INAUGURAÇÕES NA PRINCESINHA DOS LAGOS

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) está numa expectativa tremenda para as inaugurações finais na cidade, que este mês completou 26 anos de emancipação. Nesta terça (29), às 17h30, ele reinaugura a Praça da Capela (em frente ao Popeye) e na quarta-feira (30), às 11h, o Centro de Capacitação Profissional Lahylton Cézar, na Vila Nova. Para fechar o calendário, no sábado (2) tem inauguração da Faetec, escola profissionalizante, com a presença do governador Cláudio Castro (PL). Vantoil está completamente focado na entrega desses equipamentos. É muita correria, por isso, haja perna!

MENTE SÃ E CORPO SÃO

Ainda de Iguaba, para manter o pique de tanta inauguração, além dos despachos diários na prefeitura, atendimentos ao público, vistoria em obra e outros trampos, Vantoil Martins (CID) se preocupa em manter a boa forma para aguentar o tranco. No fim de semana, voltou a fazer caminhada na trilha ecológica que fica no Loteamento Portal de Iguaba, no bairro São Miguel. Caminhou bem, quase 5km. No caminho, encontrou o casal Charles e Regina, amigos do prefeito, que aproveitou para fazer “aquela selfie”.

ORGULHO EM IGUABA

Continuando em Iguaba, o vereador Luciano Silva (CID) não deixou passar em branco a data de comemoração do Orgulho LGBTQIA+ e fez questão de enviar essa imagem em transmissão dos grupos de WhatsApp. “O preconceito destrói, separa e contamina”, diz a mensagem. Bela reflexão. Mandou bem o vereador. Aliás, foi o único que teve a sensibilidade de citar a data tão importante na luta contra o preconceito.

BALANÇO NA ALDEIA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), anunciou uma live para a noite desta segunda-feira (28), com o objetivo de fazer um balanço sobre o que mudou no governo. Será que vem indireta para o ex-prefeito Claudio Chumbinho (PP) por aí? Essa lavação de roupa suja dos dois se tornou dos assuntos mais comentados na Praça do Canhão. É um olho no padre e outro na missa no aguardo dos próximos capítulos.

CHUMBINHO PRESTIGIA EXPO CABO-FRIENSE

O ex-prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho foi um dos que fizeram questão de prestigiar a I Expo do Cavalo Mangalarga Marchador de Cabo Frio. Para quem não sabe, Chumbinho é um cara que adora o clima rural e curte cavalos, assim como o filho, que levou para visitar o evento no sábado (26). “Nossa região tem um enorme potencial a ser explorado, o Turismo Agro Rural é um deles”, disse o ex-prefeito em sua página pessoal.

GUARDAS AFASTADOS

Os agentes da Guarda Municipal de Araruama que protestaram por condições dignas de salário e de trabalho na semana receberam um afastamento de 90 dias, de acordo com a categoria. Ao Portal RC24h, um deles disse que foram 30 guardas suspensos que já começaram a receber o comunicado oficial nesta segunda-feira (28). De acordo com esse representante, o grupo vai ficar sem receber salário e, por isso, vai entrar com uma representação na Justiça contra a Prefeitura. A situação foi denunciada pelos agentes em um vídeo que movimentou as redes sociais em Araruama a partir da última sexta (25). Não se falou em outra coisa. Procurada, a Prefeitura de Araruama se manifestou por meio de nota e disse que “em momento algum foi passada a informação de que haveria a suspensão de pagamentos por parte da Secretaria Municipal de Segurança”. Para o município, o afastamento é um “procedimento administrativo, que corre em sigilo”. A Procuradoria do município argumenta que “toma como base o próprio regulamento da Guarda” e a Prefeitura conclui a nota com tom ríspido dizendo que “as demais informações correm em sigilo e só dizem respeito aos envolvidos”. Continuamos acompanhando as movimentações sobre essa situação.

MERCADO AQUECIDO

Mas para não dizer que a gente não falou das flores, também tem notícia boa vinda de Araruama. A prefeita, Lívia Bello (PP) anunciou a chegada de mais um empreendimento ao município pelas redes sociais nesta segunda-feira (28). De acordo com a chefe do Executivo municipal, o Dom Atacadista S/A já está com o alvará de funcionamento expedido para iniciar as obras de uma loja em Araruama. A previsão de inauguração do espaço é para dezembro deste ano e a iniciativa prevê gerar empregos e fortalecer a economia araruamense. Araruama é um dos municípios que mais gerou emprego nos últimos meses aqui na Região dos Lagos.

EM APOIO A QUAQUÁ

O ex-prefeito de Maricá e vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá, foi condenado pela Justiça Federal na sexta-feira (25), junto a outros seis réus por conta do processo pela queda de um avião monomotor na lagoa de Maricá, ocasionando a morte do piloto e de um juiz em 2013. A sentença inocenta os réus da queda em si, mas os culpa por não ter permitido que a aeronave aterrissasse no aeroporto da cidade. O ex-prefeito foi condenado há 3 anos, 2 meses e 15 dias de prisão em regime aberto. Cabe recurso e, além disso, as penas podem ser substituídas por prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária a ser definida em execução penal. Em apoio a Quaquá, o presidente estadual do PT, Joãozinho Mauricio, emitiu uma nota no sábado (26), manifestando solidariedade. De acordo com João, Washington “vem sendo vítima de uma perseguição injusta ao ser condenado em um processo em que tentam jogar um acidente aéreo indevidamente sob sua responsabilidade”. O petista ainda afirmou ter certeza de que Quaquá “irá provar sua inocência nas instâncias superiores”.

ORGULHO EM SAQUAREMA

Para marcar a semana do Orgulho LGBTQIA+ em Saquarema, a sede da Casa de Cultura Walmir Ayala ficará ornamentada com as cores da bandeira LGBTQIA+ até a próxima sexta-feira (2). Construída no século XIX, o prédio foi a primeira sede da Câmara Municipal, e prefeitura da cidade de 1841 até 1978. Atualmente, abriga a Secretaria Municipal de Cultura. “O Brasil lidera um triste ranking de ser o país com maior número de homicídios motivados por homofobia ou transfobia. Isso é doloroso e precisa acabar! Em todo o mundo é cada vez mais comum ver instituições governamentais, marcas, clubes de futebol e demais grupos promovendo ações históricas e se posicionando nesta data. E, aqui em Saquarema, não é diferente”, afirmou a prefeita Manoela Peres.

DESTITUÍDO POR SER GAY

Nesta segunda-feira (28), Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a vereadora de Macaé, Iza Vicente (REDE) resgatou uma história antiga que reflete bem a mudança que a sociedade enfrentou nos últimos 60 anos. Em 1960, o prefeito Eduardo Serrano, eleito em 58, foi destituído do cargo solo e unicamente por ser homossexual. Segundo documentos da época, a orientação sexual do gestor foi alvo de uma intensa campanha de desmoralização promovida por um jornal controlado por opositores a Serrano. O relatório usado pela Câmara na época, segundo a doutora em História, Marinete dos Santos, se baseava um parecer médico para argumentar que Eduardo não reunia as “condições psicofísicas” para exercer o cargo. Hoje em dia, pensar uma situação como essa seria inimaginável. Mas o preconceito e a LGBTQIA+ fobia ainda mata. Como a própria vereadora aponta na publicação desta segunda, 237 pessoas dessa grande comunidade perderam a vida de forma violenta no Brasil só em 2020. Até quando?

DESPEDIDA DO PALÁCIO TIRADENTES

Nesta semana, os deputados da Alerj vão se despedir do Palácio Tiradentes votando 45 projetos de lei de forma semipresencial, entre terça (29) e quinta-feira (1º), incluindo a redação final das diretrizes para o Orçamento de 2022 (PL 4.022/21) e o pagamento de duas parcelas extras do SuperaRJ (PL 4.028/21). A pauta vai marcar a mudança dos trabalhos legislativos do prédio histórico, que completou 95 anos, para o Edifício Lúcio Costa, o Alerjão, a partir de agosto. “Será com certeza uma semana emocionante. Votaremos medidas importantes para o estado, como forma de marcar a mudança entre os prédios. O Palácio Tiradentes tornou-se o palco do Parlamento fluminense, irá se transformar em museu para que estas histórias sejam eternizadas”, afirma o presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT).

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content