REVIRAVOLTA NA COMPOSIÇÃO DA CÂMARA
A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (21) começa por Armação dos Búzios, onde teve reviravolta no resultado das eleições para vereador. Dida Gabarito (PL) foi oficialmente reeleito com 957 votos válidos e vai para o terceiro mandato a partir de 1º de janeiro. Sendo assim, José de DJ (PRD), que estava eleito com 1.199 votos, passa a ser suplente. Essa mudança se deveu à retotalização de votos, realizada nesta segunda, na justiça eleitoral da cidade, necessária após análise de recursos que alteraram o quantitativo de algumas candidaturas, principalmente as de Dom (PL) e Torres (PSDB). Neste caso, ambos tiveram os votos anulados mas os respectivos advogados dos candidatos conseguiram reverter após deferimento de recurso. Dida ficou tão satisfeito com a reviravolta que já chamou a população para participar de um culto de gratidão que vai acontecer nesta terça-feira (22), a partir das 19h30, na 1ª igreja batista em Maria Joaquina. Dida é Partido Liberal mas é base do prefeito. É daqueles políticos além da ideologia partidária. Carioca de nascimento e buziano de coração há mais de 30 anos, tem estreita relação com o Capão, seu bairro de origem, e com Cem Braças. Além da parte social, Dida é atento às questões ambientais do município, uma das suas bandeiras.
ATUAL COMPOSIÇÃO
Sendo assim, com a retotalização, o quantitativo de votos válidos e a composição da Câmara ficou da seguinte forma: Rafael Braga (PRD): 1.401 votos; Josué (PL): 1.226 votos; Toni Russo (MDB): 1.206 votos; Aurélio Barros (SDD): 1.188 votos; Victor Santos (MDB): 1.078 votos; Dida Gabarito (PL): 957 votos; Anderson Chaves (REP): 820 votos; Jô da Saúde (REP): 707 votos e Felipe Lopes (DC): 493 votos.
A PAUTA É: PLANEJAMENTO DO MUNICÍPIO
Em Cabo Frio, onde a Câmara Municipal realizou audiência pública para debater o Projeto de Lei Complementar (PLC) 008/2024, que institui novo Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo e estabelece objetivos, instrumentos e diretrizes para as ações de planejamento do Município. Foram quase cinco horas de debate sobre as atualizações legislativas propostas no documento, com participação dos vereadores Alexandre da Colônia (PRTB), Davi Souza (PP), Josias da Swell (PL), Leonardo Mendes (MDB), Luís Geraldo (REP) e o presidente da Casa, Miguel Alencar (União). A norma sobre a altura máxima das edificações é um dos pontos mais polêmicos. Conforme a minuta original, o bairro de São Cristóvão, por exemplo, poderia ter prédios de até 23 metros; já na Praia do Forte, o máximo seria de 24m. Na outra ponta, nas Perynas, o patamar antigo seria mantido, 14,5m. Na área central, no Itajuru e na Vila Nova poderia haver edificações de até 32m. A reunião teve início com a explanação do arquiteto Sergio Nogueira, que detalhou a importância de cada legislação, como o Plano Diretor, o Código de Obras, entre outros. Por fim, os vereadores fizeram apontamentos. Conforme Miguel explicou, ficou definido que o PLC será colocado em pauta na sessão desta terça-feira (22) e encaminhado à CCJ. Neste momento, serão ouvidos técnicos e estudiosos da área, que possam complementar o embasamento teórico da matéria. Todas as colaborações e sugestões recebidas pela Câmara até o prazo estipulado também serão analisadas pela Comissão, bem como as emendas propostas pelos vereadores.
“MAIOR ESCÂNDALO DOS ÚLTIMOS 40 ANOS”
A fala acima é do ex-secretário de Meio Ambiente, Juarez Lopes, sobre o abandono da Praia do Siqueira. Para além do aumento dos gabaritos (verticalização da cidade) – que, sem dúvida, é a maior polêmica desse PLC – outras questões como ocupação de espaços e delimitação de territórios. “A Praia do Siqueira é o maior escândalo dos últimos 40 anos”, disse Juarez. Além de vereadores, estiveram na audiência representantes das secretarias municipais de Planejamento e de Desenvolvimento Urbano, de Meio Ambiente; Conselho Municipal da Cidade, Ministério Público, Associação de Hotéis, União das Associação de Moradores, Federação das Indústrias, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cabo Frio, Associação de Arquitetos e Engenheiros da Região dos Lagos, do Movimento Cabo Frio Sustentável, da ONG Anhancá, sociedade civil organizada, moradores de diversos bairros e cidadãos.
NO RIO
Ainda sobre Cabo Frio, o prefeito eleito Serginho (PL), segundou cedo e foi para o Rio de Janeiro. Por lá, disse que iria rodar as secretarias para captar recursos. Depois disso, ele seguiria para Mesquita, onde se reuniria com o prefeito Jorge Miranda (PL) para conhecer o projeto de “Cidade Eletrônica”.
FEIRA DE CIÊNCIAS
O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), e o secretário de Educação, Cácio Rodrigues, participaram da Feira de Ciências, realizada no último sábado (19), na Quadra Poliesportiva do Boa Vista. O evento teve como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais” e contou com a participação de alunos de diversas escolas do município. Ao final do evento, alunos foram premiados por seu desempenho em competições. Para além do evento, Vantoil segue a semana focado em reuniões internas com vistas às próximas inaugurações e alta temporada.
COMEÇOU A SEMANA COM O PÉ DIREITO
Em Arraial do Cabo, o prefeito reeleito Marcelo Magno (PL) começou a semana com o pé direito para seus compromissos no gabinete, aproveitando a segunda-feira (21) para despachar. Do outro lado, ele segue de olho nas obras da praça de Figueira, que estão em ritmo acelerado, com a previsão de transformar o local em um dos principais pontos de lazer do distrito. No projeto autorizado por Marcelo, a nova praça será 100% acessível e contará com infraestrutura moderna, 14 baias de artesanato, 6 quiosques, 1 guarita, 4 lavabos acessíveis, rampa para acesso a todos os níveis da praça, parquinho infantil, academia ao ar livre, guarda-corpo e corrimãos. A praça está atualmente com 80% da obra executada. Além disso, uma área dedicada ao artesanato local será uma das grandes novidades, reforçando o apoio aos pequenos empreendedores e artistas da região. O espaço também contará com um deck que oferecerá uma vista privilegiada para a lagoa, ampliando as opções de convivência e relaxamento para moradores e turistas. Magno já está se preparando para a alta temporada do verão.
AGENDA INTERNA E OBRAS NA COLINA
Em São Pedro da Aldeia, o prefeito reeleito, Fábio do Pastel (PL), continua a todo vapor acompanhando diversas obras pela cidade, quer garantir o máximo de entregas que puder antes de terminar o ano. Já no gabinete, não foi diferente nesta segunda-feira (21). Ele esteve realizando sua agenda com assuntos internos. Na última sexta (18), o prefeito visitou as obras de construção da Praça da Colina. Também estava presente o secretário de Serviços Públicos, Raimundo Teixeira. O espaço contará com campo de futebol, quadra poliesportiva, playground, área de convivência, estacionamento e área com mesas de jogos acessíveis, além de canteiros arborizados com espécies ornamentais. Pastel anda desse jeito, mais “on” do que nunca.
O INGRATO
Pelo outro lado, quem está sumido há bastante tempo e não dá nenhum sinal de vida em suas redes sociais é o ex-candidato a prefeito, Cláudio Chumbinho (REP). Não deu nem as caras para agradecer aos eleitores pelos 6.322 votos conquistados. A última postagem dele foi na véspera das eleições. Durante a campanha, tentou de tudo para desestabilizar o adversário, realizando comparações entre sua gestão como prefeito e da atual. No entanto, “o feitiço acabou virando contra o feiticeiro”. Além disso, duvidou dos institutos de pesquisa, confrontando dados e afirmando que uma eleição se ganha com o povo na rua. Porém, ao invés de focar em sua agenda política, passou a maior parte do tempo alfinetando o governo. Como diz o ditado popular: “Quando o navio afunda, os ratos são os primeiros a abandonar o barco”.
REPERCUSSÃO NEGATIVA
Já em Araruama, a prefeita Lívia de Chiquinho (REP) enfrenta uma repercussão negativa entre os moradores, especialmente após a demissão dos estagiários da secretaria municipal de Educação, logo depois das eleições. Será que gastou todo o dinheiro em uma campanha milionária e o governo não consegue fechar as contas. Isso é óbvio. Agora, desta vez, ela quer reformar o estádio Guanabara para que o estádio Rei Pelé. Como?! Se não consegue nem pagar os funcionários direito. E a saúde?! Nem se fala, com tantos descasos, conforme denúncias que vimos recebendo ao longo do ano. Não há nem leitos de UTI nos hospitais. “A prefeitura prefere fazer maquiagem na orla, prefere fazer o Palácio das Borboletas, gastando milhões, e prefere reformar o estádio da Guanabara ao invés de se preocupar com a cidade de verdade”, disse um internauta na postagem sobre o estádio. Outro falou: “Queremos saber dos estagiários que foram dispensados”. Uma terceira também ficou indignada: “Dinheiro para estádio e show gospel tem, agora para pagar os estagiários não?”.
SE PREPARANDO PARA A TRANSIÇÃO
Falando em Lívia, hoje ela recebeu em seu gabinete a sucessora, prefeita eleita Daniela de Lívia (MDB), que descansou uns dias depois do pleito. Foi tratar da transição de governo com a prefeita. O encontro foi marcado por uma conversa produtiva, com foco em ações que visam o desenvolvimento da cidade, segundo disse a chefe do executivo. Antes das eleições, Daniela divulgou diversas propostas para o seu plano de governo. Vamos ver o que vai acontecer, pois tudo o que ela prometeu o povo vai cobrar depois.
CONEXÃO MARICÁ-PORTUGAL
O deputado federal e prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá (PT), começou a semana com chave de ouro. O destino, desta vez, foi a cidade de Lisboa, na embaixada do Brasil em Portugal, nesta segunda-feira (21). Junto com o prefeito Fabiano Horta (PT), participou do evento da primeira edição da Mesa Partilhada. O objetivo do encontro foi discutir com as autoridades luso-brasileiras e com o embaixador Raimundo Carreiro diversos projetos culturais e econômicos que aproximam as nações e que possam gerar desenvolvimento para Maricá e o Brasil. Quaquá aproveitou para compartilhar as delícias do Brasil e dialogar com grandes nomes do circuito lusófono: “Estamos trabalhando para colocar Maricá cada vez mais no centro do mundo, atraindo novas parcerias e fortalecendo nossa identidade global!”. A última viagem que Quaquá fez para fora do Brasil foi em busca de implementações nos projetos para Maricá, no mês de junho, quando foi para Tenerife, na Espanha. Um deles é levar a modalidade urbana no Eixo Maricá-Rio através de ferry-boat. Já imaginou a facilidade para o deslocamento dos maricaenses para o Rio e Niterói? Seria importantíssimo, diminuindo o trânsito nas rodovias, tornando a cidade mais sustentável e gerando novos empregos.
“ESTÃO JOGANDO SEU DINHEIRO NO LIXO”
Já em Saquarema, o ex-deputado e ex-candidato a prefeito, Paulo Melo (MDB), voltou de vez para alfinetar o governo da prefeita Manoela Peres (PL). Já até esperávamos que isso acontecesse. Ele estava bem tranquilo, até tinha mudado “da água para o vinho”. Só que nem tudo na vida são flores, e é claro que ele não iria ficar quieto quando aparecem irregularidades envolvendo a atual gestão. Ele disparou dizendo que é vergonhoso o superfaturamento das obras: “R$ 36 milhões bloqueados da prefeitura por sobrepreço nas obras de drenagem e asfalto de Jaconé. Isso é uma vergonha. Eles se fazem de vítimas e se glorificam porque dizem que são os melhores, mas estão jogando o seu dinheiro no lixo. Dinheiro que não é meu, não é deles. É seu, advindo dos royalties do petróleo. Os royalties não pertencem a uma pessoa, pertencem ao município. Fiscalizem e vejam o que eles estão fazendo com o seu dinheiro”. É a pedra no sapato de Manoela.