BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (21)

Lívia de Chiquinho dá esporro em público no subsecretário de Obras; A oposição sem unanimidade em Araruama; Imbróglio do fechamento de escola de Cabo Frio; Zé Bonifácio vai baixar novo decreto nesta terça (22); Em Arraial, uniformes de escola são distribuídos pela primeira vez; Vantoil Martins participa de inauguração; Fábio do Pastel sobe a serra no fim de semana; Miguel Pereira se reúne com Prolagos... E muito mais!

1182

ESCRACHO PÚBLICO

Segunda-feira é longe de ser um dia dos mais queridos pela população, imagina para quem já começa a semana levando aquele puxão de orelha da patroa? É por isso que nesta segunda-feira (21), da coluna Boca Miúda começa por Araruama, onde a prefeita, Lívia Bello (PP), deu um “esporro daqueles” no subsecretário de obras do município, Luiz Ricardo Guedes, ao vivo e pelas redes sociais. Sem fazer cerimônia, sem filtro, daquele modelo deselegante (ou destemperado) que a população araruamense já conhece, a fala foi na entrega da Praça Escola Ecológica da Fazendinha logo no começo da manhã. Lívia disparou contra o subordinado dizendo que ele não atendeu telefonema dela no sábado (19). A prefeita o responsabilizou por parte dos materiais usados na escola serem “de quinta categoria”. Lívia ainda afirmou que secretaria de Obras tem que trabalhar 24 horas por dia, e que, se a pessoa não está disposta a fazer isso, não deveria estar nessa secretaria. Costuma-se dizer que um líder deve chamar atenção dos seus reservadamente e elogiar publicamente. Mas Lívia e Chiquinho devem desconhecer essa máxima. A fama de humilhar seus subordinados publicamente é de longa data. Segundou com gosto amargo na boca para um certo alguém por lá, hein?!

RESPONDEU CRÍTICAS ATÉ A PÁGINA 2

Ainda falando sobre a cerimônia de entrega da praça escola da Fazendinha, a prefeita aproveitou para responder partes das críticas dos opositores. “Chiquinha” (apelido na boca do povo) voltou a usar, agora falando de saúde, aquele termo da “meia dúzia de pequeninhos”, que já tinha usado na época dos protestos dos servidores da educação, e pediu para que os munícipes lembrassem como estava a saúde quando ela assumiu o governo e tudo mais. Contudo, Lívia não mencionou nada em relação a cirurgias eletivas, que a oposição acusa Araruama de não fazer apesar de receber recursos para isso. Muito menos, Lívia falou sobre as acusações dos vereadores Oliveira da Guarda (MDB) e Penha Bernardes (PL) de que é Chiquinho da Educação, marido de Lívia, quem manda no município. Quem cala consente, prefeita?

REFORÇOU AFIRMAÇÕES

Ainda nessa seara, a vereadora Penha Bernardes deu uma entrevista a um programa de rádio na manhã desta segunda-feira (21), e reforçou as críticas que tem feito recentemente a prefeita Lívia. Penha falou sobre cirurgia eletiva – ou falta delas – na rede pública de Araruama e fez críticas duras ao primeiro-cavalheiro Chiquinho da Educação. Penha disse que Chiquinho age como um ditador, deixando bem claro que, na visão dela, quem manda na cidade é o ex-prefeito. Penha ainda lembrou que, segundo a Procuradoria-Geral do Estado é um dos maiores devedores do Rio de Janeiro, com saldo negativo de R$ 3 milhões, além de lembrar um passado em que Chiquinho era acusado de agressão contra as mulheres. Segundo ela, isso evidencia o jeito com o que Chiquinho lida com as coisas.

OPOSIÇÃO SEM UNANIMIDADE

É fato que quem acompanha a política de Araruama sabe da vocação que Penha Bernardes e o namorado, Oliveira da Guarda, tem de fazer oposição. Falam sem se preocupar com mais nada. O papo é reto. Vão direto ao ponto, doa a quem doer. Só que esses posicionamentos muito enérgicos têm gerado dúvidas junto a eleitores e moradores de Araruama. Um internauta fez o seguinte comentário acima ilustrando bem a confusão que os vereadores deixaram. Afinal, embora fizessem uma oposição fervorosa na legislatura passada, desde o começo do segundo mandato da prefeita, os dois estavam rezando da mesma cartilha dela, sem se levantar contra o governo. O que é completamente diferente do que tem se visto desde a sessão solene do aniversário do município deste ano. Questionamos à vereadora sobre essa mudança de posicionamento as desconfianças que surgiram nos eleitores, mas ela não respondeu. De qualquer forma, a turma está de olho. Vai precisar provar que essa mudança de postura não é modinha ou interesse eleitoral.

IMBRÓGLIO DO AMÉRICO VESPÚCIO

Em Cabo Frio, a notícia da possibilidade do fechamento da Escola Municipal Américo Vespúcio, no Parque Burle, vem causando tensão entre pais, alunos, educadores e a secretária de Educação, Elicéa da Silveira. No último sábado (19), foi realizado um grande abraço no entorno da unidade escolar como forma de pedir a permanência da instituição. Segundo a Prefeitura, desde 2012 a escola, que atende alunos do 6º ao 9º ano, vem registrando redução na quantidade de estudantes, tendo atualmente 299 matriculados; a escola já chegou a ter mais de mil alunos. Com a baixa, e tudo isso aliado à redução de custos, o fechamento da Américo Vespúcio foi uma das saídas vislumbradas pela secretaria de Educação, com remanejamento de alunos e servidores para unidades próximas. O Sepe Lagos, sindicato da categoria na Região dos Lagos, divulgou nota de repúdio contra a opção do fechamento e reclamou da falta de diálogo com a comunidade escolar. Já a prefeitura garantiu que já estão acontecendo reuniões com os servidores e que haverá outras, incluindo estudantes e pais de alunos. É aguardar pra ver.

SEM FECHAMENTO DE RUA E SEM DESFILE DE BLOCOS

Continuando em Cabo Frio, os presidentes de blocos de arrastão ficaram irritados com publicações de um restaurante da Avenida Nossa Senhora da Assunção anunciando que a casa iria promover folia ali no local, durante quatro dias. A indignação é porque a própria associação de blocos anunciou, antes mesmo do prefeito, que o Carnaval de rua estava cancelado por conta dos números da Covid. A gente entrou em contato para tentar entender essa situação. Primeiro, conversamos com o secretário de Governo, Davi Souza, que negou. Ele explicou que o estabelecimento em questão havia feito um pedido à Prefeitura (‘nada a opor’) para liberar a rua lateral para colocação de mesas e cadeiras ao ar livre, o que não aconteceu. Em seguida, ligamos para o prefeito José Bonifácio (PDT), que confirmou a não liberação e, mais que isso, disse que vai baixar um decreto, nesta terça-feira (22), que oficializa a proibição de aglomeração, fechamento de rua e desfile de blocos.

TÁ EM TODAS

Desde que chegou na Prefeitura de Cabo Frio, o ex-prefeito de Búzios, Delmires de Oliveira Braga, o Mirinho, foi incluído em tudo quanto é tipo de coisa. Conforme a oposição dizia que seria quando Zé estava em campanha, dito e feito! Mirinho parece avançar cada dia mais nos espaços de poder na prefeitura cabofriense. Embora não seja dos quadros mais queridos politicamente do governo, o chefe de Gabinete de José Bonifácio (PDT) foi escolhido, de acordo com publicação no Diário Oficial de quinta-feira (17), para compor a Comissão Especial de Concessão Pública do Aeroporto Internacional de Cabo Frio. A comissão será instalada tendo em vista a aproximação do término de vigência do atual contrato de concessão. Além de Mirinho, fazem parte da comissão o assessor especial Gustavo Beranger, presidente da comissão, o subprocurador de Licitações e Contratos, Thelson Cortês, o presidente da Comissão Permanente de Licitação, Guilherme Teixeira de Mello, e o secretário-adjunto de Assuntos Urbanísticos, Rafael dos Santos Trindade.

REPRESENTANTE NO MINISTÉRIO

A secretaria de Assistência Social de Cabo Frio, Nilza Miquelotti, foi escolhida pelo prefeito, José Bonifácio, para ser a representante legal da Prefeitura junto ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, que é comandado pela pastora Damares Alves. Por conta da articulação de Nilza, a crença é de que ela vai conseguir bastante êxito nessa comunicação com o Ministério. Cabo Frio, nesse sentido, espera bons frutos dessa escolha.

DISTRIBUIÇÃO DE UNIFORMES

Em Arraial do Cabo, a prefeitura começou a entrega dos cerca de 7 mil uniformes para os alunos da rede municipal (creche ao ensino fundamental). Cada estudante receberá um kit com peças para uso no verão e no inverno, além de roupa para educação física. Alguns podem achar que se trata de uma notícia sem muita relevância, mas não. É que pela primeira vez na história cabista as crianças recebem esses kits completos de forma gratuita. “Isso também reflete em economia para os pais, pois não precisam investir dinheiro em uniformes e material, que são de ótima qualidade e também geram um grande orgulho aos nossos alunos e à toda nossa equipe da Educação”, disse o prefeito Marcelo Magno (PL), que está sendo muito elogiado por isso, até por quem não mora na cidade. “Parabéns ao prefeito de Arraial do Cabo por entender que uniforme é para ser doado e não vendido. Em Cabo Frio, nem os materiais forneceram ainda”, alfinetou um pai de aluno.

QUASE TODO MUNDO SE MOBILIZOU

Quem acompanha a coluna aqui sabe que temos divulgado, nos últimos dias, as mobilizações das prefeituras da Região dos Lagos em prol das vítimas acometidas pela tragédia de Petrópolis. Quase todo mundo se mobilizou, com exceção de Arraial do Cabo, no que tange à iniciativa do executivo, porque a população cabista, sabemos, é solidária. Entramos em contato com a assessoria de comunicação, que ficou de obter a resposta ao nosso questionamento. Da Câmara Municipal também não saiu nenhuma campanha oficial e nem da iniciativa privada (até onde se sabe). Que coisa, hein?!

CRECHE DE IDOSOS

O vereador de Arraial do Cabo, Alexandre Galego (REP), propôs uma lei que cria a creche do idoso. O projeto visa dar acolhimento, abrigo diurno, cuidados, proteção e convivência a idosos acima de 60 anos cujas famílias não tenha condições de prover essa atenção. O local deve funcionar de segunda a sexta, das 7h às 18h e o espaço deve disponibilizar, além da socialização, atividades de lazer, saúde, alimentação e acompanhamento dos idosos. O projeto foi proposto na semana passada e deve ser encaminhado às comissões da Casa na sessão desta terça-feira (22). Quem tem idoso em casa sabe bem a relevância de um projeto nesse sentido.

FARMÁCIA 24H

Em Iguaba Grande, a segunda-feira (21) começou do jeito que qualquer prefeito gosta, com a inauguração de mais um empreendimento na cidade, uma farmácia 24h, a primeira do município. Vantoil Martins (CID) foi lá prestigiar a abertura da loja, juntamente com alguns secretários e vereadores. Inclusive aproveitou o ensejo e fez um teste de glicose para ver se está tudo bem. E sim, a taxa do prefeito está em dia. A falta de uma drogaria 24h era uma demanda antiga da cidade, que através de uma iniciativa da Câmara (Paulo Rito), foi possível viabilizar. Mas não foi fácil, afinal, os comerciantes não estavam tão interessados no investimento full time.

ZEN MAIS PRÓXIMA

Falando em novos empreendimentos em Iguaba, a Zona Especial de Negócios deu mais um passo rumo à concretização. A equipe da secretaria de Obras e Serviços Públicos começou com os trabalhos de drenagem das águas pluviais de toda a área de 240 mil metros quadrados. A ZEN fica no Parque dos Desejos e visa tornar a cidade mais competitiva na região, atraindo investidores e empreendimentos, e aumentar a geração de empregos.

SUBIU A SERRA

Em São Pedro da Aldeia, a mobilização pró Petrópolis está a todo vapor. Inclusive o prefeito Fábio do Pastel (PL) se juntou à equipe da prefeitura e foi junto, subiram a serra no sábado (19), para entregar os donativos. “Missão cumprida. Vi imagens que nunca vou esquecer em Petrópolis. Vi solidariedade chegando de todos os cantos do Brasil e também da nossa querida São Pedro da Aldeia. Vamos continuar orando pelos nossos irmãos petropolitanos que estão vivendo dias difíceis”, declarou Pastel em seu perfil.

REUNIÃO COM A PROLAGOS

O prefeito interino de Armação dos Búzios, Miguel Pereira (PL), se reuniu com a Prolagos nesta segunda-feira (21), para tratar de assuntos referentes ao esgoto no município. Entre as pautas destacadas por Miguel, que também é secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, está a antecipação das obras de saneamento básico, assim como foi feito no Capão. A intenção é realizar as intervenções o mais cedo possível em bairros como Tucuns, São José e Cem Braças. O prefeito interino agradeceu a Prolagos pelo esforço de brigar junto com eles para acabar com o esgoto irregular na península.

NOVA SEDE DA CÂMARA EM PAUTA

A Câmara dos Vereadores de Armação dos Búzios deve votar nesta terça-feira (22), um Projeto de Lei do Poder Executivo que fala sobre a desafetação de uma área de recreação de 7000 m2 na Baía Formosa para construção da nova sede do Legislativo. O projeto tem pedido de regime de urgência, feito pelo prefeito, Alexandre Martins (REP), e deve ser votado em discussão única. Ainda na Câmara de Búzios, os vereadores devem votar na mesma sessão, em segundo turno, o Projeto de Lei Complementar que autoriza estacionamento em zona de conservação como a Praia da Tartaruga. A matéria foi proposta pelo Executivo e aprovada em primeiro turno na quinta (17) pelos vereadores. Caso sejam aprovados, ambos os projetos citados seguem para sanção.

ARRECADAÇÃO GORDA

Os royalties do petróleo levaram Macaé a uma arrecadação de R$ 3,09 bilhões em 2021, quase R$ 1 bi a mais que o previsto. A notícia foi dada pela secretaria da Fazenda, na apresentação das contas do terceiro quadrimestre do ano passado, na manhã desta segunda-feira (21). A apresentação ocorreu em audiência pública online disponível no canal da Câmara de Vereadores no YouTube. O secretário, Carlos Wagner de Moraes, lembrou que já havia previsão de 24% de aumento, mas o item cresceu R$ 160%. Segundo ele, a elevação tem a ver com a alta do preço do barril do petróleo, que chegou a US$ 85, valor semelhante ao de outubro de 2018. “Apesar de isso ser positivo para a arrecadação, elevou o preço dos combustíveis ao consumidor”. Outras fontes também tiveram crescimento, como o ITBI (59%), e IPTU (3,5%). Com esse desempenho, a receita prevista para os últimos quatro meses de 2021, que era de R$ 630,1 milhões, quase dobrou, atingindo a marca de R$ 1,228 bilhão. O percentual foi de 95% a mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui