InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (13)

Em Búzios, Alexandre Martins e população se emocionam com cantata de Natal, prefeito anuncia recesso de atendimentos nos bairros e vereador da oposição na mira do povo; Papai Noel chega a Cabo Frio em fim de semana de tiroteio na Praia do Forte; Vantoil Martins interage com Bruno Gagliasso e causa frisson nas redes sociais; Marcelo Magno propõe reajuste salarial aos servidores; Contas de Lívia aprovadas pelo TCE e tentativa de linchamento virtual contra vereador sai pela culatra... E muito mais!

NATAL DE LUZ DESLUMBRANTE

A coluna Boca Miúda esta segunda-feira (13) começa por Armação dos Búzios, onde o assunto mais falado foi o golaço do prefeito Alexandre Martins (REP) em apostar no Natal de Luz este ano no balneário. A primeira Cantata de Natal realizada pela Prefeitura, na última sexta (10) e no sábado (11), na Praça da Tia Uia, na Rasa, emocionou o público presente. Na ocasião mais de 10 mil pessoas assistiram o musical intitulado de “Almost There” (Quase Lá), que fez uma reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal. No comparativo dos festejos e decoração natalinos, Búzios é o mais deslumbrante da região. Quem também se emocionou foi Alexandre, que esteve presente nas duas noites e discursou. “Nosso povo precisa comemorar o Natal, a cidade está enfeitada, nosso povo é festeiro, alegre e feliz. Foi o início, o primeiro Natal comemorado aqui no Inefi, na entrada da cidade. Búzios não é só praia, na virada do ano muita coisa ainda vai acontecer”, garantiu o prefeito. E aí estão as fotos que não nos deixam mentir. Quem foi, garante que jamais vai esquecer. E quem não foi, só cabe o arrependimento.

______________________

RECESSO NOS ATENDIMENTOS

Continuando em Búzios, Alexandre Martins (REP), anunciou que fará recesso nos atendimentos do Posto Avançado da Prefeitura (PAP) de Cem Braças e na subprefeitura da Rasa durante o período que antecede o Natal e Ano Novo. Segundo a Prefeitura, toda agenda do gestor será realizada na sede do Executivo. De acordo com Alexandre Martins, os atendimentos voltarão ao normal depois das festas de fim do ano. “Neste período de festas, a cidade estará cheia, preciso estar nas ruas junto com nossos secretários fiscalizando e dando suporte para as ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura. Em janeiro estaremos de volta com os atendimentos na Rasa e Cem Braças. Gosto de estar perto da população para ouvir os anseios deles, esses atendimentos são muito importantes para mim”, disse o prefeito.

NA MIRA DO POVO

Ainda na península buziana, algumas votações recentes do oposicionista Raphael Braga (DEM) na Câmara tem repercutido mal nas redes sociais. Na quinta-feira (9), o filho do ex-prefeito Mirinho Braga foi contra dois projetos do Executivo que fizeram com que internautas o acusassem de ser contrário ao Idoso, Jovem e Mulheres, além do pagamento de 13º dos servidores. O primeiro é uma proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal sobre o Fundo do Meio Ambiente. A ideia da Prefeitura é diminuir os royalties de petróleo destinados a esse fundo de 5 para 2% com o intuito de repassar os outros 3% para os fundos do Idoso, da Mulher e dos Jovens. A proposta foi aprovada em primeiro turno com a anuência de oito vereadores, sendo Raphael o único contrário. Agora, ela volta a ser discutida em 2º turno, precisando de 2/3 da Casa para ser aprovada. Já a segunda proposta suplementa as dotações orçamentárias em R$ 40 milhões para folha de pagamentos, incluindo o 13º salário, e outras despesas das secretarias. Sete vereadores votaram a favor, sendo Braga, mais uma vez, o único contrário. A informação está rodando solta por aí e a caveira do vereador já está sendo feita na cidade. Vamos ver onde isso vai dar… afinal, quem vota o que quer, escuta o que não quer.

PAPAI NOEL TÁ NA ÁREA

Em Cabo Frio, o Papai Noel, que estava prometendo chegar de bicicleta, acabou pegando carona no caminhão do Corpo de Bombeiros mesmo. O bom velhinho chegou à cidade neste domingo (12) pelo Peró, passando pela Gamboa, indo até a Passagem e terminando na árvore natalina de 23m da Praça Porto Rocha. A cerimônia foi um sucesso com direito a coral e cantata. O outro bom velhinho, o prefeito José Bonifácio (PDT), esteve por lá, feliz da vida, pegou criança no colo e tudo. Quem não curtiu muito foi a galera de Tamoios, que reclamou da falta do ícone da festa de Natal e até mesmo de uma árvore no 2º Distrito. Claro que ia dar aquela cobrança básica.

FIM DE SEMANA DE CONTRASTES

Se o domingo foi de festa, o sábado (11) foi de tragédia. Às vésperas do Verão, um tiroteio no principal cartão postal da Região dos Lagos. Duas pessoas mortas e oito baleadas em uma praia, como a Praia do Forte, frequentada por crianças, idosos, famílias, por causa de um suposto acerto de contas. Fato é que a situação macula demais a imagem de Cabo Frio na entrada da estação mais importante do ano para a economia da cidade, altamente dependente do turismo. Nesse contexto, Dr. Serginho, que é secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, mas mantém algumas atribuições de deputado, se adiantou e esteve, na manhã desta segunda (13), com o Comandante-Geral da Polícia Militar para falar sobre o caso. Segundo Serginho, o comandante se comprometeu a mandar mais homens para reforçar a segurança na Região dos Lagos durante a alta temporada. A gente torce para que a solução vingue e casos como o do fim de semana não se repitam.

NOTA 7

Ainda de Cabo Frio, esta segunda-feira (13) foi dia de #15MinutosnoRC, onde o bate-papo foi com o presidente da Câmara, Miguel Alencar (DEM), que falou sobre vários assuntos, como a violência na cidade, o verão que se aproxima – o qual, segundo ele, será a grande prova de fogo do prefeito José Bonifácio (PDT) -, orçamento 2022 e a necessidade de se dar “uma repaginada na administração pública, com uma prefeitura mais enxuta”. Papo vai, papo vem, em dado momento, a pergunta foi que nota ele daria para Zé. “Dou 7”, respondeu na lata. Pelo menos uma média que dá pra passar de ano. Veja o vídeo acima e confira a entrevista na íntegra, clicando aqui.

SUCESSO NAS REDES

A trollagem do ator Bruno Gagliasso envolvendo a cidade de Iguaba Grande fez um sucesso estrondoso nas redes sociais. A bem da verdade, o prefeito Vantoil Martins (CID) matou no peito a brincadeira e transformou o limão em uma limonada. Se fosse um político cabeça quente (tipo bolsonarista), poderia ter levado a mal, mas Martins logo viu uma oportunidade de vitrine para divulgar Iguaba Grande com os mais de 20 milhões de seguidores do galã. O vídeo de Vantoil agradecendo a brincadeira de Bruno foi compartilhado nos stories do ator e se tornou o material mais visto da página dele na internet, com quase 18 mil visualizações e um alcance de 69 mil contas no Instagram. Vantoil ficou entusiasmado com a repercussão do material e mostrou como reagir em uma situação dessas, com leveza e simpatia. A maioria esmagadora da população curtiu e as reações nas páginas do prefeito mostram isso.

REUNIÃO PÉ NA AREIA

A propósito, foi na orla iguabense que Vantoil se reuniu com alguns secretários na manhã desta segunda-feira (13), para fazer o planejamento da semana. Participaram do encontro o secretário de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Ronen Antunes, a titular da pasta de Assistência Social, Cláudia de Souza, a responsável pelo Turismo, Esporte e Lazer, Carla Valle e o subsecretário de Governo, Luiz Fernando Lima. Daqui a pouco Vantoil vai marcar no instagram o cantor Diogo Nogueira, naquele ritmo “pé na areia, caipirinha, água de coco, uma cervejinha”… vai que ele resposta como Bruno Gagliasso, né?!

APROVADAS POR UNAMINIDADE

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro aprovou, por unanimidade, as contas de 2020 da prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP). Para a análise, os conselheiros do órgão levam em consideração as receitas e os gastos do município, bem como o equilíbrio financeiro de toda a contabilidade da administração municipal. Nas redes sociais, Lívia comemorou: “Transparência é assim. Mais uma conta aprovada para fazer história”. Com isso, todas as contas do primeiro mandato de Lívia (2017 a 2020) tiveram parecer favorável do TCE. Mas há controvérsias…

LINCHAMENTO VIRTUAL SAIU PELA CULATRA

A aprovação das contas de Lívia pode até aliviar parte da pressão vivida pela prefeita em relação à cobrança de servidores da educação por mais transparência. Sessão da Câmara após sessão, os insatisfeitos ocupam o plenário com suas reivindicações. Único da Casa a apoiar o movimento, o vereador Elói Ramalho (PSD) foi vítima de uma tentativa de linchamento virtual promovida por uma página administrada por um eleitor de Lívia e apoiador da pré-candidatura de Chiquinho da Educação (PATRI) a deputado estadual. A publicação, feita nesta segunda-feira (13), diz que “tem palhaço na Câmara de Araruama” e usa uma montagem de Elói como palhaço. O tom ofensivo foi detonado, de imediato, nos comentários do post. Diversos internautas criticaram a página, considerando o conteúdo como “lamentável”. Ainda teve quem chamasse a página de comprada e afirmasse que ela presta um desserviço. Elói, por outro lado, recebeu elogios e incentivos: “isso aí só mostra que o Elói está incomodando. Continue, Elói, nessa briga. O palhaço pode vir a ser prefeito!”, escreveu uma internauta. Pelo visto, o limão na mão de Ramalho virou limonada sem muito esforço.

REAJUSTE VINDO AÍ

Em Arraial do Cabo, o prefeito, Marcelo Magno (PL), enviou dois Projetos de Lei para a Câmara concedendo reajuste a servidores públicos do município a partir de 1º de janeiro de 2022. O primeiro PL, de 15%, beneficia servidores públicos estatutários. Outro, de 31,3%, é dirigido aos profissionais da Educação básica, cujo valor é incidente sobre o salário base da categoria. O reajuste não inclui ocupantes de cargos comissionados e funções gratificadas. De acordo com a Prefeitura, os PLs devem ser votados pelos vereadores ainda nesta semana.

ESPÍRITO NATALINO

Em São Pedro da Aldeia, o fim de semana também foi de espalhar o espírito natalino pela cidade. O prefeito Fábio do Pastel (PL) disse que será um Natal especial depois de um ano tão difícil. Para isso, foram colocadas árvores iluminadas ao longo da entrada da cidade, estandartes na subida da Praça do Canhão, Árvore de Natal na Praça Hermógenes Freire, coreto na praça da Igreja Matriz, Casa do Papai Noel e outros enfeites. “Este será o primeiro Natal de muitos bebês gerados na pandemia, fechados em casa por muito tempo, assim como nossas crianças um pouco maiores que têm lidado com o isolamento e agora começam a voltar pra rotina normal”, disse ele em seu perfil.

RESENHA NO CABO

Ainda de São Pedro da Aldeia, o ex-prefeito Cláudio Chumbinho (UB) deu uma esticada até Arraial do Cabo, onde fez aquela resenha com amigos e companheiros políticos para tratar 2022. Entre eles, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, e Arizinho Vianna. Para quem não lembra, Arizinho foi suplente de vereador e uns dois anos atrás protagonizou uma fala “terrivelmente homofóbica” dentro da Casa de Leis de Arraial. Na época, a coluna Boca Miúda não perdoou o vacilo e repercutiu o episódio, deixando Arizinho chateado com o esculacho. Aí, ele fez o quê? Como bom bolsonarista, nos processou. Só que a juíza, na ocasião, também esculachou o então suplente de vereador pela postura, e ele teve que entubar. Tomara que tenha aprendido a ser mais responsável com suas palavras. Do contrário, mais tira voto do que põe.

SUPERA RJ ESTENDIDO

O Programa Supera RJ poderá ser estendido até o fim de 2022. A Alerj recebeu do Executivo a mensagem do Projeto de Lei 5.258/21, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (13), determinando a prorrogação do prazo da concessão, que se encerraria este mês. O texto deverá ser votado nos próximos dias. A proposta altera a Lei 9.191/21, de autoria original do presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), que instituiu o programa. Segundo a proposta, o valor do benefício continuará o mesmo: renda de até R$ 300,00 para a população fluminense em situação de vulnerabilidade social e uma linha de crédito de até R$ 50 mil para microempreendedores e autônomos. O valor pago pelo Governo é de R$ 200,00, tendo adicional de R$ 50,00 para cada filho menor de idade, com número limitado de dois filhos. Já o valor da comprovação de renda mensal para o recebimento do benefício pode ser alterado para igual ou inferior a R$ 200,00, sendo R$ 22,00 a mais que o valor vigente de R$ 178,00. O novo texto também acrescenta como requisito para a solicitação pessoas que estejam nas faixas de pobreza ou extrema pobreza. Além disso, as despesas serão custeadas com valores provenientes de superávits financeiros do orçamento de 2021.

VAI CONTINUAR NO PRESÍDIO

A Primeira Turma Especializada do TRF2, decidiu, por unanimidade, determinar a substituição da prisão preventiva do ex-governador Sérgio Cabral por domiciliar. No entanto, Cabral permanece preso por responder a outros quatro processos, desdobramentos da Operação Lava Jato. Na decisão, a relatora, desembargadora Simone Schreiber, determinou que Cabral deverá cumprir medidas cautelares de uso de monitoramento eletrônico e proibição de contato com investigados e réus, atendendo pedido da defesa de Sérgio Cabral. A prisão havia sido decretada no âmbito da Operação Eficiência. O recurso está no Tribunal, aguardando julgamento. Ao todo, o ex-governador Sérgio Cabral acumula, 393 anos e dois meses de prisão em condenações na Lava-Jato.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content