BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (11)

Alexandre Martins entrega Praça da Bíblia; Seminário em comemoração ao ECA; José Bonifácio ganha pórticos e mostra que ainda tem popularidade em evento mediado por Julio Lopes; Expectativa para audiência sobre Meio Ambiente em Cabo Frio; Vantoil Martins recebe pré-candidatos; RCCast de Marcelo Magno 'porrou na lula'; Arraial teve representante no LED; Fábio do Pastel se movimenta no fim de semana; Ex-vereadora de Araruama recebe pré-candidatos em encontro; Paes é cidadão maricaense... E muito mais!

1130

ALEXANDRE ENTREGA PRAÇA DA BÍBLIA

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (11) começa por Armação dos Búzios, onde o prefeito Alexandre Martins (REP) entregou a tão ansiada Praça Emir Freire, popularmente conhecida como Praça da Bíblia, em Manguinhos. O local passou por revitalização, paisagismo, instalação de bancos, mesas e grama sintética, além da construção de um quiosque e o espaço kids. A cerimônia da entrega aconteceu agora há pouco, no início desta noite. População presente, além de secretários, vereadores e outras autoridades. Estudantes que participam da Guarda Mirim também participaram. E por falar em Alexandre, vale lembrar que nesta terça (12) ele é o convidado do 14º RC Cast, o podcast do RC24h. Vale a pena acompanhar, será a partir das 17h30, com transmissão ao vivo nos canais do Portal.

_________________

SEMINÁRIO EM COMEMORAÇÃO AO ECA

Ainda no balneário buziano, a comemoração ao dia do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), celebrado todo 13 de julho, será em forma de seminário, promovido pela secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, por meio da coordenadoria da Criança e do Adolescente e da Comissão dos Direitos da Mulher, Criança, Adolescente, Juventude e Idoso. Com o tema “A proteção integral e a prioridade absoluta como diretrizes para as políticas públicas da infância e da adolescência”, evento acontece na quarta (13), das 9h às 17h, na Câmara Municipal. De acordo com os organizadores, a ‘conscientização é o primeiro passo para a transformação, e Búzios é um município referência no trato de crianças e adolescentes, enquanto sujeitos de direitos que são’.

POPULARIDADE EM DIA

Em Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) deu prova que ainda tem popularidade. No sábado (9), Zé deu uma circulada pelo Largo São Benedito, na Passagem, lotado com o evento do Cacique de Ramos. Na ocasião, o prefeito cabo-friense recebeu das mãos do deputado federal Julio Lopes (PP) um croqui dos pórticos que o bairro mais antigo da cidade vai ganhar – um de entrada e outro de saída. Os equipamentos – assim como a roda de samba que levantou a galera no fim de semana – são viabilizados mediante articulação do deputado com empresários e comerciantes locais como um presente para o município. Ou seja, não foi da Prefeitura, tampouco usaram recursos da cidade. Ainda sobre os pórticos, o projeto já está pronto e será fabricado em aço, com iluminação em led pelo artista plástico Anderson Oliveira. Zé agradeceu o presente e disse que queria deixar claro aos que gostam de Cabo Frio “que bons projetos são sempre bem vindos”. Continuando no evento, a roda de samba, que começou à tarde, entrou pela noite, com direito a parabéns e bolo para o vereador Vinícius Corrêa (PP) e gritos de apoio a Lula, momento este tratado com total naturalidade por Lopes, que é do partido de base do governo Bolsonaro. O parlamentar, pelo contrário, continuou com sorrisão no rosto, sem se incomodar. Veja o vídeo:

____________________

AGUARDADA AUDIÊNCIA

Ainda de Cabo Frio, expectativa máxima para a audiência pública que vai acontecer na quarta-feira (13), na Câmara Municipal, sobre o Meio Ambiente, mais especificamente sobre projetos bizarros que estão engatilhados e com anuência do governo municipal. Entre eles, o loteamento entre os bairros da Gamboa, Ogiva e Peró, em pleno mangue; o parque municipal da Boca da Barra e um parque aquático na Ilha do Japonês. A reunião é de iniciativa do vereador Roberto Jesus (MDB), presidente da Comissão Especial de Análise, Atualização e Fiscalização das Leis Ambientais, e está marcada para as 10h. Foram convidados representantes do Ministério Público Estadual e o Federal; prefeito José Bonifácio (PDT), secretarias municipais de Governo, Planejamento e Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos, Meio Ambiente; secretaria estadual do Meio Ambiente, Inea, entre outros.

BOTA-FORA DA DRAGAGEM DO CANAL

Continuando sobre a audiência pública que vai debater o meio ambiente em Cabo Frio, um outro assunto que deve surgir nessa conversa é o bota-fora da dragagem do Canal do Itajuru. Aliás, tá dando uma polêmica danada o fato de que a areia que será retirada do fundo da lagoa possa ser destinada para uso particular. O vereador Alexandre da Colônia (SD) foi quem deu o alerta, inclusive ele estava doido pra participar do evento mas estará em Brasília, num outro evento, sobre pesca. Sobre o fato, andam dizendo que esse material – que é bastante valioso por sinal, trata-se de areia pura – vai ser usado para engordar a chamada praia da Boneca (numa área atrás do shopping da cidade), a qual – pasmem – descobriu-se que tem “dono”. E que este dono estaria articulando junto ao governo do Estado, responsável pela dragagem, a destinação do material dragado. Isso aí ainda vai dar pano pra manga, podem escrever.

PRÉ-CANDIDATOS ENCONTRAM VANTOIL

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) recebeu a visita de pré-candidatos do União Brasil às eleições deste ano. Na última sexta (8), o ex-prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, que vai tentar uma vaga de deputado federal, e o ex-secretário estadual do Ambiente, Thiago Pampolha, que vai disputar uma cadeira na Alerj, foram à sede do executivo iguabense. Na pauta, o projeto de desenvolvimento sustentável da região. O chefe de Gabinete de Vantoil, Fábio Costa também acompanhou o encontro.

CARRO PARA A AGRICULTURA

Ainda de Iguaba, o secretário municipal de Planejamento, Eron Bezerra, mandou essa imagem para contar que o município foi contemplado com um carro que vai servir, exclusivamente, a secretaria de Agricultura, chefiada por Vagnei Lessa. Na foto também está o vereador Marciley Lessa (PL), que foi responsável por essa articulação, junto com a superintendente federal de Agricultura no RJ, Stella Romanos. “Quero destacar a dedicação 24 horas do vereador Marciley em prol de conseguir ferramentas extremamente necessárias para darmos apoio aos nossos agricultores e ao desenvolvimento da zona rural de nossa cidade”, destacou Eron.

PORROU NA LULA

Em Arraial do Cabo, continua repercutindo a participação do prefeito Marcelo Magno (PL) no RC Cast que rolou na última quinta-feira (7). Dizendo em bom cabistês, a entrevista de MM “porrou na lula” e teve mais de mil compartilhamentos apenas no perfil do chefe do executivo, que postou o seguinte: “Tenho a honra de compartilhar com vocês os grandes acontecimentos que a nossa gestão vem desenvolvendo dentro do município. A gente continua trabalhando a todo vapor para fortalecer os processos e aumentar a eficiência da nossa cidade. Implementamos novos programas em todas as nossas secretarias para realizar grandes mudanças significativas e definir a nossa cidade no caminho do progresso que tanto sonhamos. Acompanhe os melhores momentos da minha entrevista no podcast da jornalista Renata Cristiane, do canal RC24h”. Se você não assistiu, clique aqui. Imperdível!

ARRAIAL NO LED

Ainda do Cabo, o município teve representante no Festival LED – Luz na Educação, que aconteceu no Museu do Amanhã, no Rio, no fim de semana. A coordenadora de Gestão de Programas e Projetos da secretaria de Educação, Luciana Avelino, participou do evento, que debateu iniciativas e metodologias educacionais para transformar a vida de crianças e jovens brasileiros, com a presença de especialistas renomados em educação. O objetivo foi conhecer propostas e projetos, visando políticas públicas que podem ser somadas na gestão educacional da cidade.

FIM DE SEMANA EM MOVIMENTO

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) se movimentou à beça no fim de semana. Literalmente. No sábado (9) de manhã, acompanhado do secretário de Esporte, Ricardo Ramos, foi prestigiar o 1º Torneio de Integração dos Núcleos Esportivos, que faz parte do projeto Aldeia em Movimento. Depois, à tarde, deu um pulo no bairro do Alecrim para ver o andamento das obras, em parceria com o Estado, da galeria que vai escoar as águas pluviais no bairros. De lá, correu até a Estação onde estava rolando uma festa julina dos moradores. Já no domingo (10), começou o dia participando de uma caminhada ecológica – ele e Ramos – de 9km. E olha que teve gente à beça, parecia aquele filme do Forrest Gump, com uma porção de gente acompanhando o prefeito. “Terminei a caminhada morto? Sim… mas terminei”, postou ele no perfil. Pastel começou a semana em dia.

SAIU DA ASCOM

Continuando pelo município aldeense, o jornalista Max Andrade não trabalha mais na assessoria de Comunicação da Prefeitura. Após receber uma proposta de trabalho em tempo integral na InterTV, ele optou por se desligar da Ascom e se dedicar ao telejornalismo, onde atua como apresentador do RJ1 e na edição também. Max é conhecido no meio e já havia trabalhado na filiada da Globo por um tempo. Mas acabou se afastando após um problema cardíaco, retornando recentemente. E volta mais do que em boa hora, já que a jornalista Ana Paula Mendes – que retornou à telinha nesta segunda-feira (11), terá que se afastar novamente por conta da licença maternidade, a TV precisava de uma pessoa com experiência. O Portal RC24h deseja boa sorte neste recomeço.

RECEBENDO DEPUTADO E PRÉ-CANDIDATO

Em Araruama, dentro do movimento político das pré-candidaturas, a professora e ex-vereadora Valéria Amaral recebeu no fim de semana, em sua casa, o deputado federal Chico D’Angelo (PDT) e o pré-candidato a deputado estadual Vitor Junior (PDT). A reunião foi concorrida juntou cerca de 150 pessoas. Na oportunidade, Chico D’Angelo fez uma prestação de contas de seus mandatos, ressaltando suas ações na Região dos Lagos e no município araruamense, como a atuação no Ministério das Cidades pela vinda do Minha Casa Minha Vida, que hoje é centro de um escândalo por conta da irregularidade na distribuição dos apartamentos. Vítor Junior, por sua vez, ressaltou a urgência de transformar o Estado do Rio “num lugar melhor para se viver, combatendo a violência com políticas públicas”.

TERMO DE COOPERAÇÃO E TÍTULO DE CIDADÃO

Em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) recebeu, na última sexta (7), o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD) para assinarem o termo de cooperação técnica para uso do aplicativo Taxi.Rio, plataforma que vai beneficiar 464 taxistas e reformular a gestão do serviço de transporte na cidade. A iniciativa é fruto da parceria entre as prefeituras. Para Horta, a ferramenta “garantirá facilidades tanto para o taxistas quanto para o cidadão, transformando a dinâmica de utilização dos táxis na cidade.” Paes, quem diria, seis anos depois de falar a Lula que o local era “uma merda de lugar”, enalteceu Maricá como “um ponto fora da curva na história de um estado cheio de fracassos”. E tem mais, o prefeito carioca também recebeu o título de cidadão maricaense. “Agora oficialmente cidadão de Maricá. Recebi essa honrosa homenagem ontem por iniciativa do vereador Felipe Auni, acompanhado do prefeito Fabiano Horta e do ex-prefeito Washington Quaquá. Gente humilde, gente boa que vive nesse lugar. Ê Maricá!”, escreveu ele em seu perfil.

ONDE VAMOS PARAR?

O caso revoltante e deplorável que aconteceu na noite deste domingo (10), onde o médico anestesista Giovanni Quintella foi preso em flagrante por estuprar uma mulher na mesa de parto em São João de Meriti, lembra muito uma situação que aconteceu em Cabo Frio, no Hospital do Jardim, em abril último. Para quem não se lembra, uma jovem de 19 anos denunciou ter sido vítima de abuso sexual – ela havia ingerido álcool, estava zonza e teria sido violentada pelo técnico de enfermagem V.S.S.S. Contudo, apesar da repercussão do caso, que foi noticiado em primeira mão pelo O Dia e RC24h, além de outros portais, diferente do anestesista que foi imediatamente afastado, o técnico de enfermagem segue trabalhando normalmente na unidade de saúde. Vale lembrar que a vítima fez B.O. e exame de corpo de delito, que, segundo a mesma, deu positivo. Além disso, na época, o acusado se recusou a dar sua versão sobre o caso, ou ao menos se defender, optando por excluir as redes sociais e mudar o número de telefone. A situação é de indignar qualquer um, principalmente quando se menciona o fato de, de acordo com o Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP), o município cabo-friense é o que tem maior incidência de estupros na Baixada Litorânea, com 43 vítimas entre janeiro e maio deste ano. Com isso, fica o gostinho da impunidade aos agressores que, mesmo praticando crimes bárbaros, continuam atuando em suas profissões e vivendo em sociedade. Hoje, o suposto agressor da jovem de 19 anos já reativou suas redes sociais, e vive como se nada tivesse acontecido. Péssimo dia para ser mulher no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui