InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (7)

Alexandre Martins amplia atendimento fora do gabinete e fala dos próximos eventos; Marcelo Magno fala sobre alta temporada, segurança pública, briga com Chuchu e relação com parlamento; Vereadores se reunirão com Zé Bonifácio no fim de semana; Vantoil Martins acompanha mais um trabalho de pavimentação; Aldeenses vibram com encontro de Pastel e Bolsonaro; Chiquinho da Educação já de olho em novo partido? ... E muito mais!

AMPLIOU ATENDIMENTO

O prefeito Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP) ampliou o atendimento fora da Prefeitura à população. Além de atender toda quinta e sexta na subprefeitura da Rasa, ele agora atende também no Posto Avançado da Prefeitura, o PAP, em Cem Braças, às quartas. Inclusive ontem (6), foi o primeiro dia de atendimento, e a procura foi grande, segundo ele. Alexandre destacou que as pessoas estão “perdendo o medo” de falar cara a cara com o prefeito. “Foi muito bom, tinha bastante gente, é fantástico”, disse ele, num bate papo rápido por telefone, na manhã desta quinta (7). Os pedidos, segundo Alexandre, são dos mais diversos, com ênfase a emprego e saúde, que é o retrato da consequência da pandemia. E como o chefe do executivo buziano não faz esse atendimento sozinho – leva sempre sua equipe junto: secretários, balcão de emprego e autarquias, como o Procon, por exemplo – muitos dos moradores acabam conseguindo o encaminhamento de demanda ali mesmo.

FIM DE ANO PROMETE

Ainda na conversa com o prefeito Alexandre Martins (REP), ele contou também sobre os eventos que a cidade voltou a fazer, tendo em vista o avanço da vacinação, as coisas estão voltando à normalidade. E também dos preparativos para o fim de ano, que promete agitar o balneário, que aliás tem tido cidade cheia todo fim de semana e feriado, especialmente após o 7 de setembro. Para os festejos, que começam junto com a alta temporada, o município promete um Natal e Réveillon iluminados. Esse ano tem cantatas de Natal, programada para os dias 10, 11 e 12 de dezembro, em pontos da cidade, com o coral municipal, composto por 150 voluntários. “Ontem fui ver o ensaio, vai ser lindo”, comentou. Mas Alexandre também está de olho nos preparativos de outro evento, que já acontece na próxima semana, o Degusta Búzios. O festival gastronômico acontece nos três últimos finais de semana de outubro (15, 16, 17/ 22, 23, 24 / 29, 30, 31). Serão nove dias de arte, cultura, degustação e entretenimento. No menu, uma diversidade gastronômica de chefs renomados, com pratos preparados por pescadores buzianos.

CANNABIS EM PAUTA

Búzios saiu na frente na quando o assunto é tratamento com Canabidiol. Chegou à Câmara Municipal buziana nesta quinta-feira (7), o Projeto de Lei 93/2021 que trata da política municipal de uso da Cannabis para fins medicinais. Quem vê de fora, nem imagina que Búzios é uma das cidades mais conservadoras da Costa do Sol, apesar de ser a mais cosmopolita. A maioria da população é evangélica, no entanto, o município avança firme no debate político sobre o tratamento com a polêmica substância. O autor do PL, vereador Aurélio Barros (PATRI) defendeu o programa na sessão plenária: “Esse é um projeto muito importante que pode ajudar muitas pessoas que precisam desses medicamentos para ter qualidade de vida. Se for preciso, podemos discutir mais o assunto em audiência pública”, discursou o parlamentar. O projeto segue para Comissão de Constituição, Justiça e Redação onde será analisado.

ALTA TEMPORADA NO CABO

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), aquele que chega cedo para dar expediente na Prefeitura e tem agenda das mais abarrotadas recebeu a jornalista Renata Cristiane, do Portal RC24h, no gabinete nesta quinta-feira (7). O prefeito disse que está muito focado nos preparativos para a alta temporada e está preocupado com a questão da segurança. O secretário de Turismo, Marcos Simas, afirmou que a expectativa só de day use no verão é de receber de 30 a 40 mil pessoas por dia. Vale lembrar que se trata de uma cidade com 30.593 habitantes. Por isso, a gestão considera muito importante que haja reforço na área de segurança pública. O esforço do prefeito está sendo no sentido de pedir aumento do efetivo. Marcelo considera, inclusive, que deveria diminuir o número de agentes na capital para trazer para o interior, já que, no verão, eles “se mudam” para cá, né? O prefeito comentou ainda a expectativa sobre o Natal, falou que vai preparar um supernatal, com iluminação caprichada, Réveillon também. Enfim, disse que está gostando demais de ser prefeito e superfeliz com o resultado que está tendo em relação a elogios da população, sobretudo as novas inaugurações.

NÃO ERA PRA SER DIFERENTE?

Ainda no Cabo, o prefeito afirmou ao Portal RC24h que, na semana que vem, entrega o Centro de Imagem e voltou a destacar que é importante que aconteça em outubro para que a mulher possa fazer um exame de câncer de mama na cidade mesmo, dentro do Hospital Geral, em um mês tão significativo. Magno ainda deu uma informação curiosa: a rapidez com que ele conseguiu ampliar a maternidade e fazer o centro de imagem deve-se simplesmente ao fato de que ele só precisou fazer obras de reparo estrutural no hospital, melhoras as alas, porque os equipamentos já estavam todos dentro da unidade, encaixotados, zerados, sem nunca ninguém usar. Aí é muito fácil. A única aquisição que terá que ser feita é daquele tubo de ressonância magnética. O prefeito informou que já foi feita licitação para alugar o equipamento e disponibilizá-lo à população.

NA BRONCA COM CHUCHU

Entre diversos outros assuntos, é claro que a tumultuada saída de Junior Chuchu (PV) da liderança do Governo na Câmara esteve em pauta. Até bloqueado no celular do prefeito, o vereador está, viu? Chuchu havia dito que estava tudo certo, que a saída foi sem traumas, que o prefeito estava mais ou menos avisado, mas nada disso. O prefeito também confirmou que Chuchu não comunicou nada que iria deixar a Câmara para concorrer a uma vaga na Alerj ano que vem, o que Marcelo considerou um desprestigio já que sempre deixou o Gabinete com portas abertas para Chuchu. Mágoa que fala, né?

PORTAS ABERTAS

O chefe de Gabinete de Marcelo Magno, Bernardo Alcântara, o líder de Governo na Câmara, Pedro Caju (PSL), e o vereador Juliano do Distrito (PSD) também estiveram pelo Gabinete. Além disso, uns quatro vereadores também deram aquela passadinha por lá. A turma tem porta aberta com prefeito. Marcelo fala muito nisso, que não tem essa de não dialogar com vereador. É conversa aberta e franca. Enquanto isso tem gente que quer governar o Estado mas não recebe nem líder de Governo no gabinete. Voltando para o Cabo, tanto Marcelo quanto Bernardo disseram estar, assim como a equipe, motivados. Dá para ver, né? Além de diversas reuniões, nesta quinta mesmo, MM ainda encontrou um tempinho para dar aquela chegada na Prainha para vistoriar as obras de contenção. O homem não para.

FLEXIBILIZAÇÃO EM PAUTA

O presidente da Câmara de Cabo Frio, Miguel Alencar (DEM) informou durante a sessão desta quinta-feira (7), que no próximo sábado (9), os parlamentares vão se reunir com o prefeito, José Bonifácio (PDT), secretários municipais e comerciantes para discutir sobre a flexibilização do decreto que regulamenta as medidas de enfrentamento à COVID-19. Serão debatidos temas como a ampliação do horário de funcionamento dos bares e restaurantes, aumento do número de guarda-sóis nas praias, dentre outros. No dia 29 de setembro, integrantes da Comissão Especial de Defesa e Direitos dos Ambulantes receberam representantes do setor para ouvir as demandas.

CONTRA O PASSAPORTE DA VACINA

O vereador de Cabo Frio, Leo Mendes (DC) apresentou um projeto de decreto legislativo nesta quinta-feira (7) para sustar os efeitos do decreto do prefeito, José Bonifácio (PDT), sobre a aplicação de penalidades a funcionários públicos que se recusarem a tomar vacina contra a COVID-19. Além disso, o vereador ainda apresentou o PL nº 0389/2021 que “proíbe, no município tratamento diferenciado, constrangedor ou discriminatório de qualquer pessoa que recusar a vacina contra COVID-19”. Na justificativa, o vereador diz que “a vacinação é um direito do cidadão, que pode optar em não tomar a sua dose e nem pode ser obrigado a fazê-lo”. O parlamentar tenta argumentar no texto que “criar um passaporte [da vacina], além de ferir a liberdade individual, é colocar em risco a sanidade da população que se verá sufocada por tantas exigências absurdas, que podem gerar um Estado de Pânico e vigilância permanentes”.

CONTRA O PASSAPORTE DA VACINA II

Mesmo que 600 mil brasileiros, sendo 850 cabo-frienses, tenham morrido por conta da COVID-19, o vereador parece não achar que seja motivo para pânico, né? Enfim, ele ainda conclui a justificativa dizendo que espera “contar com o apoio dos Nobres Pares para aprovação deste Projeto de Lei, em observância à dignidade, aos direitos humanos e às liberdades fundamentais das pessoas”. Como se proteger a vida com um método realmente eficaz ferisse algum desses direitos. De qualquer forma, os dois projetos apresentados por Leonardo foram encaminhados à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, que é presidida pelo próprio vereador. É tanto retrocesso que parece que estamos de volta ao século XIX.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Em nota, a Prefeitura de Cabo Frio reforçou a importância da vacinação para “erradicação e controle de doenças perigosas para a saúde pública” e ainda ressaltou que o decreto do Executivo “estabelece a necessidade de que os servidores públicos municipais estejam vacinados para frequentar o ambiente de trabalho, sem colocar em risco a saúde dos demais funcionários”. Em relação à punição, que pode chegar à suspensão do salário, a Prefeitura diz que “os casos identificados serão analisados para determinar a melhor solução para todos os envolvidos, incluindo os colegas de trabalho de algum funcionário que tenha optado, sem justificativa, por não receber o imunizante contra o vírus causador da COVID-19”.

PIM A TODO VAPOR

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) esteve acompanhando, nesta quinta-feira (7), as obras de pavimentação da Rua Pacheco de Melo, em Iguabela. Ela é uma das 30 ruas que vêm sendo contempladas, num primeiro momento, com pavimentação, prevista no PIM, o Programa Iguaba Melhor. Nesta via, a prefeitura está usando blocos de cimento intertravados, que, diferentemente da massa asfáltica, ficam com a temperatura mais amena nos dias de muito calor. Iguaba tem muitas ruas ainda para serem pavimentadas, e a população tem cobrado isso com frequência. Mas Vantoil disse que é questão de tempo e deu um recado. “Nós ainda vamos chegar no seu bairro”, garantiu.

ORDEM URBANA

Continuando em Iguaba, a cidade vai sediar, no fim deste mês, um curso de Ações de Ordem Urbana para os guardas municipais das sete cidades que compõem a Região do Lagos, com aulas práticas e oficinas. Nesta quinta-feira (7), o chefe de Gabinete e secretário de Ordem Pública, Fábio Costa, o subsecretário de Ordem Pública, Jorge Escada e o comandante da Guarda Municipal, Allen Alves, receberam o diretor e os representantes da Abrapam, Erasmo Gomes, Marcos Peres e Frederico Lemos, respectivamente, para elaboração desse curso. O curso tem data prevista para acontecer nos dias 29, 30 e 31 deste mês, com aulas práticas e sete oficinas simultaneamente para aperfeiçoamento de ações e gerenciamento, que serão oferecidos para guardas municipais das sete e será sediado em Iguaba Grande.

IDA A BRASÍLIA AGRADOU

Em São Pedro da Aldeia não se fala noutra coisa senão no encontro do prefeito Fábio do Pastel (PL) com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que aconteceu nesta quarta-feira (6), em Brasília. Pastel deixou o prefeito de lado, e não escondeu o quanto é fã do presidente ao chegar perto do ídolo. Surpreendente foi a reação de muitos internautas aldeenses. A explicar, Pastel não vive um dos seus melhores momentos diante da opinião pública (assim como Bolsonaro), inclusive tem sido linchado virtualmente quase que todos os dias. Mas essa ida a Brasília parece que mudou muita coisa, a ver pelos comentários que separamos na ilustração, feitos após o prefeito postar imagens dele com chefe da nação na rede social. Bolsonaro pode até estar derretendo nas pesquisas, mas em São Pedro da Aldeia, ele ainda tem muito cacife político e isso se explica (certamente) pela influência da base aeronaval. A propósito, Fábio e sua comitiva retornam nesta noite para Aldeia.

TÁ EM TODAS

O partido União Brasil, fusão entre o DEM e o PSL, mal saiu do forno e a metralhadora giratória de Araruama, mais conhecido como Chiquinho da Educação (PATRI), já dá sinais de que está de olho na sigla. Nesta quinta-feira (6), no feed do ex-prefeito e primeiro-cavalheiro da cidade, no meio de compartilhamentos de material de figuras do PT, PP e PSDB, tem um post do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), comemorando a nova sigla. Será que Chiquinho já vai para uma casa nova antes mesmo de esquentar banco no Patriota, partido ao qual ele acabou de se filiar? Esse aí é artilheiro mesmo, hein? Atira para todo lado. Patriota que não fique de olho para ver se segura Chiquinho…

HORTA PRORROGA PAT DE R$ 600

Em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) anunciou nesta quinta-feira (7), a prorrogação do Programa de Amparo ao Trabalhador até dezembro. O texto com a medida foi encaminhado à Câmara para votação. O auxílio de R$ 600 está garantido em novembro e dezembro para as 23,5 mil pessoas cadastradas. O comunicado do prefeito foi no início da tarde, no gabinete, onde estava acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Aldair de Linda (PT), e do líder de governo no Legislativo, Marcus Bambam (PCdoB). “A campanha de vacinação está no final. Nossos índices são bons, mas a pandemia não acabou. Eu assumi um compromisso de que encerraríamos o programa quando a gente tivesse a cidade com a imunização completa. Avançamos muito, mas ainda há nichos a serem atacados”, disse o prefeito.

BOLSONARO NEGA, MAS EM MACAÉ VAI TER

A questão da pobreza menstrual entrou em pauta nesta quarta-feira (6), depois que o presidente Bolsonaro (Sem Partido) vetou distribuição de absorventes a estudantes e pessoas pobres. Em Macaé, a situação pode ser diferente, já que foi sancionado no mês passado um projeto de Lei da vereadora Iza Vicente (Rede), em parceria com o vereador Thales Coutinho (in memorian), que institui o Programa de Promoção da Dignidade Menstrual em Macaé. O Programa tem por objetivo promover a conscientização do Poder Público de Macaé sobre a importância dos insumos para a higiene menstrual. O PL foi relembrado nesta quinta-feira (7), pela parlamentar que ressaltou sua importância nas redes sociais. “Esperamos ver essa realidade nas escolas e postos de saúde já no próximo ano e lutaremos por isso”, comentou a vereadora.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content