InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (30)

Vantoil se reúne com Serginho e teve novidade na Educação; Câmara de Cabo Frio derruba 25 vetos de Zé Bonifácio; Prefeito cabo-friense faz 'autobullying'; Mais amor e menos política na Aldeia; Alexandre Martins anuncia feira; Marcelo Magno corre contra o tempo; Lívia é PP; Passaporte da vacina mantido e outro derrubado... E muito mais!

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NA PAUTA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID) recebeu nesta quinta-feira (30), o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr Serginho. Também acompanharam a reunião os secretários municipais de Governo, Jales Lins, e de Planejamento, Eron Bezerra. Na ocasião, foram tratadas as demandas de expansão dos cursos da Faetec, que acontecerão a partir de outubro, o acompanhamento do projeto do parque de energia solar, que será realizado em parceria com a UFF, e o projeto de cabeamento por fibra ótica, que vai contemplar, inicialmente, dez praças da cidade, oferecendo acesso à internet para cerca de três mil pessoas simultaneamente. Por telefone, Vantoil contou que a reunião foi muito produtiva e destacou que, com relação ao aumento dos cursos, pretende remanejar professores que estão sendo chamados pelo processo seletivo. Serginho também apresentou uma proposta de instalação de uma Universidade de Ensino Superior à distância, com cursos de Pedagogia, História ou Geografia pela UERJ. “Hoje viemos atualizar os projetos para a cidade de Iguaba Grande, estamos sempre atentos e dispostos a auxiliar no desenvolvimento de cada cidade”, disse o secretário estadual. População de Iguaba só ganha com essa parceria produtiva.

EXONERAÇÃO PUBLICADA

A exoneração do assistente da secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) Leonardo da Costa Fonseca foi publicada no Diário Oficial do Estado. O servidor foi desligado da pasta após vazamento de áudio em que ele revelou um suposto esquema de loteamento de cargos no processo seletivo do Hospital UNILAGOS. O documento publicado pela Imprensa Oficial nesta semana informa que a exoneração começou a valer a partir do dia 23 de setembro, conforme o secretário, Dr. Serginho, havia se comprometido a fazer.

CONVOCAÇÕES DOS CONCURSADOS

Continuando em Iguaba Grande, a partir desta sexta (1º), a Prefeitura vai divulgar, no site oficial, o primeiro edital de convocação do Concurso Público 001/2020. Considerando o grande número de candidatos a serem chamados para entrega dos documentos solicitados, serão realizadas três convocações em períodos diferentes, a fim de evitar aglomerações, seguindo a ordem dos cargos disponibilizados no Edital do concurso. Vale lembrar que não serão aceitos documentos fora do prazo.

DERRUBOU IGUAL DOMINÓ

Um a um, 26 vetos a projetos de Lei pela Prefeitura de Cabo Frio foram derrubados pelos vereadores na sessão da Câmara desta quinta-feira (30). Um veto foi feito pela gestão do ex-prefeito Dr. Adriano (DEM) e outros 25 por José Bonifácio (PDT). O projeto que havia sido vetado por Adriano é o do programa “Bueiro Inteligente”, para evitar enchentes através da instalação de cestos com pequenos furos nos bueiros, que funcionarão como filtros, retendo os resíduos sólidos e facilitando a escoação da água. Estes filtros deverão ter sistema eletrônico de monitoramento para facilitar a manutenção. Já no pacote de vetos de Bonifácio derrubados pelos vereadores estão itens em diversas áreas. O prefeito havia vetado, por exemplo, a instalação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e de um polo do Centro de Valorização a Vida (CVV) em Cabo Frio.

DERRUBOU IGUAL DOMINÓ II

E tem mais, no campo religioso, foram derrubados votos sobre considerar setembro como mês da cultura gospel na cidade e a instituição da semana da família cristã. Bonifácio ainda havia vetado a criação do Centro Municipal de Odontologia em Tamoios, instituição de medidas de combate e prevenção à violência doméstica no período de Pandemia, e o projeto que permite anistia sobre os débitos relativos a multas e juros aplicados em decorrência da não quitação de tributos municipais. Em relação à COVID-19, foram vetados pelo prefeito e tiveram o veto derrubado pelos parlamentares os projetos que pediam transparência na fila da vacina e penalidades para os “furões”, fornecimento de cesta básica para ambulantes, criação de programas voltados para a reabilitação e fisioterapia para curados da COVID-19 e prestação de contas quinzenais dos gastos da Prefeitura com a Pandemia. Os vetos derrubados, agora, seguem novamente para sanção do prefeito e, caso não sejam sancionados, serão publicados pela Câmara no Diário Oficial.

O BURACO DO ZÉ

Ainda de Cabo Frio, a situação da buraqueira está tão ruim, mas tão ruim, que nem o prefeito José Bonifácio (PDT) perde a oportunidade de fazer um “autobullying”. Nesta quarta (29), enquanto aguardava a chegada do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Vinícius Farah, no aeroporto (para assinatura de convênio), bebericando um café, aproveitou momento de descontração apra dizer: “O caro botou na internet que o buraco do Zé é enorme, é profundo. Alto lá! O único que conhece o meu buraco é meu médico proctologista”, disse ele. Quem estava perto e ouviu a pérola caiu na gargalhada. “Isso eu não posso admitir”, completou. Aliás, essa situação já caiu no imaginário da população de tal maneira, que o que não falta é gente zoando. Incluindo Zé.

GRATUIDADE A PARTIR DOS 60 ANOS

Continuando no âmbito do legislativo cabo-friense, o vereador Vanderson Bento (PTB) apresentou, na sessão desta quinta-feira (30), Projeto de Lei que reduz a gratuidade de transporte público do idoso de 65 para 60 anos. Segundo o PL, que já está na Comissão de Constituição e Justiça, estão incluídos micro-ônibus, ônibus com ar condicionado, kombis, vans ou similares. A lembrar, Vanderson, que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos e do Idoso, já trabalhava pauta há tempos, entendendo que significa importante avanço dos direitos daqueles que mais necessitam. Agora é aguardar para ver. Ainda falando de Vanderson, o vereador lançou uma enquete na rede social bem interessante: “Já perceberam que em Cabo Frio existem pouquíssimas ruas com nomes de mulheres”? É verdade vereador, nunca percebemos, pelo menos aqui no Portal, onde somos maioria. Excelente observação.

15MINUTOS COM BEBETO CARDOZO

Ainda sobre Cabo Frio, nesta quinta-feira (30) teve o #15MinutosnoRC, com transmissão pela fanpage do Portal RC, com o presidente do Ibascaf, Bebeto Cardozo. O Instituto de previdência do servidor público municipal de Cabo completou 40 anos neste mês e Bebeto falou sobre os avanços que a gestão dele e do prefeito José Bonifácio (PDT) conseguiram para os aposentados e pensionistas. Clique aqui para conferir a entrevista na íntegra.

MAIS AMOR, MENOS POLÍTICA

Para aqueles que se queixam que a coluna Boca Miúda é só crítica política, hoje nós também vamos falar sobre romance. O vereador Isaías do Escolar (PROS) está em Brasília (como vamos falar mais abaixo) e tirou candidamente uma foto para registrar a viagem. Assim que publicou a imagem no Facebook, a esposa Claudia Mello foi a primeira comentar: “Eita homem lindo. Só acho que está faltando ‘euzinha’ aí com você! Te amo!”. Isaías mostrando que antes de ser parlamentar é um marido carinhoso ainda respondeu: “Obrigado, meu amor. ❤️ Com certeza está faltando você aqui do meu lado. Te amo!” Uns fofos, não acham? Um exemplo para mostrar que nem só de política vivem as pessoas.

TODO MUNDO EM BRASÍLIA

Enquanto arrasa corações das seguidoras de seu mandato, o vereador de São Pedro da Aldeia, Isaías do Escolar (PROS) está cumprindo sua agenda programada. Ele e o vereador Fernando Mistura (REP) visitaram o gabinete do deputado federal José Augusto Nalin (DEM), no Palácio do Planalto, na Capital Federal para conhecer o Portal Corporativo do Governo Federal. Para quem não sabe é lá que é onde se encontram as emendas e recursos federais destinados aos municípios. Vale ressaltar que esse portal está disponível apenas para as Câmaras Municipais e as Prefeituras. Os parlamentares também visitaram o gabinete do Secretário Especial de Assuntos Federativos, Flávio Giussani. Será que os moradores de São Pedro podem esperar boas notícias para a cidade? Além de Isaías e Mistura, o presidente da Câmara, Denilson Guimarães (SDD) e os vereadores Vitinho (PL), Chimbiu (SDD), Jean Pierre (PODE) e Marcio Soares (PDT) também estavam em Brasília cumprindo suas agendas parlamentares.

FEIRA DE GASTRONOMIA DO INEFI

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) recebeu nesta quinta-feira (30), em seu gabinete da Rasa, os feirantes do bairro (antiga Feira Nordestina), além de outros moradores. No bate-papo, Alexandre orientou o grupo para se organizarem legalmente, realizando o cadastramento como ambulantes. O prefeito também se comprometeu em ajudar nas barracas e iluminação da feira no INEFI. O cadastramento é específico para os feirantes que já possuem suas barracas. “Nós vamos organizar a feirinha da Rasa, agora será Feira de Gastronomia do INEFI”, explicou Alexandre, que nesta sexta (1º) fará seu atendimento normal no gabinete da subprefeitura na Rasa.

BÚZIOS E O TURISMO LGBTQI+

Armação dos Búzios está ligada na questão de inclusão. O gerente de Eventos da Prefeitura de Búzios, Fernando Bertozzi viajou até São Paulo para representar a cidade no Fórum de Turismo LGBT que aconteceu nesta quinta-feira (30) no Hotel Tivoli Mofarrej. Bertozzi divulgou nas redes sociais o fato que de a cidade está presente como expositora “na divulgação de um turismo sem preconceito”: “Búzios está se tornando uma cidade inclusiva e nossa proposta é que seja atrativo para turistas deste segmento no mundo todo”, comentou ele. Durante o Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2021 foi discutida necessidade de atendimento especializado e consultoria em relação aos roteiros, itinerários e outras demandas específicas do público LGBT.

CORRENDO CONTRA O TEMPO

De Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) está na corrida para que as obras da Prainha, na RJ-140, na entrada da cidade, fiquem prontas dentro do previsto (final de novembro ou início de dezembro). MM acha que pode haver um atraso no calendário, já que os trabalhos tiveram que ser paralisados alguns dias por conta de um remanejamento de postes de energia. Segundo sua assessoria, o prefeito inclusive pediu ao governo do Estado (responsável pela obra) um aumento no número dos trabalhadores para acelerar os trabalhos. “Nem que eu tenha que ir todos os dias bater na porta do governo”, teria dito o prefeito a interlocutores. Nesta sexta (1º) ele fará uma vistoria no local.

‘LÍVIA É PP’

O ex-prefeito e primeiro-cavalheiro de Araruama, Chiquinho da Educação (PATRI), desmentiu o ingresso da esposa, Lívia Bello (PP), no Patriota e afirmou que ela é do PP. Acontece que a própria prefeita, em live no dia 14 de setembro, confirmou que estava em tratativas com o Patriota para concorrer ao Governo do Estado no ano que vem. Conforme publicado na coluna Boca Miúda desta quarta-feira (29), a presidente do Patriota no Rio, Eliane Cunha, tem interesse em concorrer ao Senado e estaria pleiteando montar uma chapa forte puro-sangue feminino, onde Lívia encaixaria como uma luva. Na live há duas semanas, Lívia disse à população que definiria se vai concorrer – ou não – ao Palácio da Guanabara em dezembro. O jeito é aguardar a decisão da prefeita e ver se ela vai mesmo seguir no PP ou abrirá mão do mandato na Prefeitura no ano que vem para alçar voos maiores com o Patriota.

SERVIDOR SORRINDO À TOA

As prefeituras de Araruama, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia informaram nesta quinta-feira (30), que já efetuaram os pagamentos do funcionalismo público. Os servidores já vão entrar no primeiro fim de semana de outubro com dinheiro na conta e aquele sorriso no rosto de quem recebeu antecipado. Quintou com Q de “quase sexta”.

SEGUNDA DOSE NO BRAÇO

Ainda nessa seara, como o exemplo tem que partir de casa, o prefeito, Fabiano Horta (PT), publicou fotos nas redes sociais nesta quinta-feira (30) tomando a segunda dose da vacina contra a COVID-19. “Viva a Ciência que está vencendo a cada dia o obscurantismo negacionista. É fundamental que todos e todas concluam sua vacinação para juntos protegermos nossas vidas e de todas as pessoas que amamos”, escreveu Horta. O prefeito aproveitou o ensejo para anunciar que, para garantir a conclusão do esquema vacinal ainda mais rápido, a segunda dose da Pfizer e AstraZeneca foram antecipadas de 12 para 8 semanas em todas as faixas etárias. “Procure o posto de vacinação mais próximo, complete seu esquema vacinal e ajude nossa cidade e o Brasil na árdua tarefa de parar o vírus”, convidou Fabiano.

PASSAPORTE DA VACINA DERRUBADO

A Prefeitura de Maricá voltou a se posicionar sobre a decisão judicial que suspendeu a obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação em espaços do município. Na nota, compartilhada pelo prefeito, Fabiano Horta (PT), nesta quarta-feira (29), a Prefeitura “reafirma seu respeito e compromisso com o cumprimento de determinações judiciais”. O município recorreu da liminar, mas afirmou que a decisão da Justiça “está sendo observada em consonância com o respeito à independência dos Poderes e sua liberdade para atuar”. “O principal objetivo da medida sanitária antes adotada, e agora obstaculizada, é o estímulo à conclusão mais ágil do sistema vacinal. Esses que se negam reforçam a circulação do vírus e de mais óbitos, a partir de posições negacionistas, levantadas por setores que foram contra a maioria das iniciativas de proteção social e de saúde adotadas pela Prefeitura de Maricá nesse período”, justificou a Prefeitura.

PASSAPORTE DA VACINA MANTIDO

Falando em passaporte da vacina, o ministro Luiz Fux, do STF, aceitou o pedido da prefeitura do Rio e reestabeleceu, na tarde desta quinta-feira (30), a “eficácia plena” do decreto municipal que estabelece o passaporte da vacina na cidade. A decisão também suspende uma liminar concedida na última semana que desobrigava o Clube Militar e o Clube Naval do Rio de Janeiro a pedirem a comprovação vacinal para acesso de seus sócios. Fux ordenou que as partes sejam notificadas e pediu vistas para o pronunciamento da Procuradoria-Geral da República sobre o tema.

NA MIRA DO MP

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) ajuizou uma Ação Civil Pública contra o ex-prefeito de Macaé Aluízio dos Santos Júnior, o Dr. Aluízio, por improbidade administrativa. Durante seu mandato, no ano de 2019, Aluízio destinou um percentual maior de verbas ao Poder Legislativo municipal, conforme constatado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pela própria Câmara Municipal, que reprovou as contas do ex-prefeito em sessão realizada no último dia 14 de setembro. O valor repassado à Câmara foi de R$ 3.188.638,24 acima do limite. A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva Núcleo Macaé quer que o ex-prefeito seja condenado na Lei 8.429/92, que determina perda das eventuais funções públicas, inclusive em se tratando de cargos comissionados que porventura esteja ocupando no momento da sentença, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil, em valor a ser arbitrado em Juízo e proibição de contratar com o Poder Público (inclusive contrato de trabalho ou assinatura de termo de posse em cargo público) e/ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoas jurídicas das quais sejam sócios.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content