BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (23)

O pontapé inicial do Mundial de Surfe em Saquarema com Manoela Peres e secretário Estadual de Esporte; Gago com gogó: a lábia de Cláudio Castro; Alexandre Martins se encontra com Defesa Civil; Thiago Vasconcelos participa do RC Cast; vandalismo com LGBTfobia em Cabo Frio em pleno mês do orgulho; vereadores de Iguaba se reúnem por programa de obras; a inconsistência de Chiquinho; encontro da Educação em Arraial; o troglodita da Aldeia; e muito mais...

1047

MUNDIAL DE SURFE

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (23) começa surfando em altas ondas, porque o maior evento de surfe da América Latina já está rolando bem no comecinho da Região dos Lagos, em Saquarema. A etapa brasileira do Mundial da categoria, o WSL, realizada na Praia de Itaúna, o “Maracanã do Surfe”, tirou a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (UNIÃO), bem cedo da cama. Às 8h15, ela já estava na megaestrutura montada para a competição e, inclusive, já havia concedido entrevista para esta coluna. Manoela conversou com a gente sobre a movimentação turística que um evento como o WSL traz para Saquarema e mencionou os planos de incentivo ao esporte que são colocados em prática pela Prefeitura. A entrevista com a prefeita está disponível nas nossas redes sociais.

ESTADO PRESENTE

Ainda sobre a etapa saquaremense do Mundial de Surfe, o secretário Estadual de Esporte e Lazer, Alessandro Carracena, foi outra autoridade a marcar presença no evento nesta quinta-feira (23). Em entrevista à coluna, ele comentou sobre a importância da Lei de Incentivo ao Esporte para patrocinar a realização de uma competição desse porte e citou alguns eventos que fazem parte do calendário do Governo do Estado nessa retomada pós-pandemia. Entre os citados por Alessandro para o interior, está o Circuito Rei e Rainha do Mar, em Cabo Frio. A entrevista com Alessandro está disponível no link.

GAGO SIM… COM LÁBIA TAMBÉM

A coluna segue falando de Saquarema porque quem também tinha compromisso na cidade nesta quinta-feira (23) é o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). O político confirmou presença no evento de lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Pedro Ricardo (PROS) à reeleição no começo desta noite. A agenda do governador começou no fim da manhã em Rio das Ostras. O almoço foi em Casimiro de Abreu, onde Castro inaugurou uma Casa do Trabalhador. Indicação de Pedro Ricardo, inclusive. Acontece que Pedro é fechado com a prefeita de Saquarema, Manoela. Mas quem estava almoçando com o governador? O adversário de Peres, Paulo Melo (UNIÃO). É, minha gente, paulista de Santos, Cláudio Castro tá saindo é um baita mineiro, comendo pelas beiradas. Não tinha como esperar diferente de quem consegue até reunir na mesma festa André Ceciliano (PT) e Flávio Bolsonaro (PL). Mesmo sendo gago, Castro parece ter lábia e está com com todo mundo, junto e misturado.

ENCONTRO COM A DEFESA CIVIL

A gente vai de uma ponta da Região dos Lagos para a outra, a Defesa Civil de Búzios recebeu, nesta quinta-feira (23), em sua sede, a visita técnica dos coordenadores Regional da Defesa Civil Litorânea (Redec), Ten. Cel. Skinkado, e do adjunto, Ten. Barbosa, e do agente Gabardo, para divulgar os cursos oferecidos pela Escola de Defesa Civil (Esdec) para os agentes de Búzios. Os agentes também realizaram instruções referente ao preenchimento do Programa de Registro de Ocorrências em Defesa Civil (Prodec). Na ocasião o coordenador da pasta, Daniel Rezende, apresentou os visitantes ao prefeito, Alexandre Martins (REP), que estava cumprindo agenda na subprefeitura da Rasa, e para os secretários de Segurança e Ordem Pública, Sérgio Ferreira, e de Serviços Públicos, Marcus Vallerius.

PROJETOS APROVADOS

Continuando em Búzios, mas falando do Legislativo, na sessão da Câmara desta quinta-feira (23), os vereadores aprovaram dois projetos de lei. O primeiro, de autoria do vereador Raphael Braga (UNIÃO), proíbe a utilização de caixinhas de som e aparelhos de amplificação sonora nas praias buzianas, como medida de controle da poluição sonora nesses locais. Já o outro, do Poder Executivo, extingue cargos efetivos da estrutura da Administração Municipal, estabelecidos na Lei 922/2011. No total são 25 cargos e 212 vagas não ocupadas a serem extintas. O projeto também trata da transformação de vagas remanescentes. Ambas matérias seguem para sanção do prefeito e publicação da lei.

PROJETOS SOB ANÁLISE

Na mesma sessão, também foram encaminhados dois Projetos de Lei Complementar do Poder Executivo, que visam instituir o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Agentes de Prevenção de Sinistro e dos Agentes de Defesa, assim como, dos Guardas Municipais Ambientais. Esses projetos serão analisados na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Também foi encaminhado à CCJR, o projeto que visa criar despesa orçamentária para atender serviços da Tecnologia de Informação e Comunicação nas secretarias de Turismo e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda no valor de R$ 462 mil, com recursos provenientes de anulação de dotações nas mesmas secretarias. Por fim, outro PL, que trata da criação da Comissão para a Implantação da Nova Lei de Licitações, está na CCJR. Essa proposta do Poder Executivo trata da composição e competências dessa comissão e estabelece a gratificação para seus integrantes no valor de R$ 300 por reunião, com limite de 10 gratificações por mês.

THIAGO VASCONCELOS NO RC CAST

O assunto agora é Cabo Frio, porque o vereador e pré-candidato a deputado federal Thiago Vasconcelos (Avante) foi o convidado desta quinta-feira (23) do RC Cast, o podcast do Portal RC24h. Entre outros pontos, o advogado afirmou que, caso chegue em Brasília, vai levantar a bandeira do fomento para que grandes empresas se instalem na Região dos Lagos. Thiago contou um pouco de sua história de vida e trajetória e comentou sobre cenário político nas esferas estadual e municipal. Escorregadio ao falar de corrida presidencial, prefeiru não tomar partido. Sobre o prefeito, José Bonifácio (PDT), fez críticas à quantidade de vetos do Executivo aos PLs aprovados pelos vereadores. Vale a pena conferir o bate-papo na íntegra abaixo.

SEM PAZ PARA LGBTs

Em pleno mês de combate à LGBTQIA+fobia, diversos pontos da Avenida Nossa Sra. da Assunção, no Centro de Cabo Frio, amanheceram nesta quinta-feira (23) vandalizados com frases contra essa população. As pichações com frases como “Fora os LGBT’s” e “Os LGBT’s são inimigos de Deus e da família. Fora!” foram feitas no prédio da Prefeitura, em uma parede lateral da matriz histórica da Igreja de Nossa Sra. De Assunção e outros lugares. É por essas e outras que, na próxima terça (28), Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o RC Cast terá uma edição especial debatendo a intolerância aos LGBTs. A jornalista Renata Cristiane vai receber o Grupo Iguais para falar de preconceito; de casos como o da atleta buziana Dara Augusta, que sofreu ameaça, homofobia e racismo de um médico, ex-marido de sua namorada; e da Parada LGBT, que volta às ruas de Cabo Frio em 2022 após dois anos de Pandemia. Fiquem atentos nas páginas e perfis do Portal RC24h na internet.

EXPECTATIVA A MIL

Em Iguaba Grande não se fala em outra coisa. O assunto da semana é a nova etapa do Programa Iguaba Melhor (PIM). Nesta quinta-feira (23), o vereador Paulo Rito (CID) usou as redes sociais para publicar uma foto com os colegas edis em uma reunião de apresentação da segunda fase do PIM. Segundo Rito, serão mais 78 ruas calçadas em Iguaba. Olha o banho de asfalto chegando.

O PUDIM DE CHIQUINHO

Pudim é um doce que é quase unanimidade, né? Tem vários adjetivos que a gente pode usar para caracterizar: doce, saboroso, macio, mas tem um não tão agradável que é inconsistente. Política tem que ser pragmática mesmo, mas a inconsistência que se vê em Araruama beira o inacreditável. Principalmente, quando se fala de Chiquinho do Atacadão (UNIÃO), que se diz pré-candidato a deputado estadual. Se até um dia desses, o vereador de Araruama Elói Ramalho (PSD) era um “moleque político”, agora, ele é chamado para as agendas de Francisco. Inclusive, estava todo pomposo, assim como o primeiro-cavalheiro de Araruama em uma foto desta quarta-feira (22) com o presidente do Detran, Adolpho Konder, acompanhado do deputado estadual Léo Vieira (PSC). Nas ruas adjacentes à Praça do Blindex, teve quem dissesse que, se as páginas governistas chamavam Elói de palhaço, agora, ele teria sido promovido a bobo da corte. Povo não perde uma, né? Maldade…

ENCONTRO DE FORMAÇÃO

A secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia de Arraial do Cabo, em parceria com o Grupo de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Rio de Janeiro (GAFCE/RJ), realizou, nesta quinta-feira (23), o Encontro de Formação dos Conselhos Escolares da Rede de Ensino do município. O evento, , no auditório da Escola Municipal Adolpho Beranger Júnior, que acontece pela primeira vez na cidade, contou com a participação da secretária de Educação, Isalira Gomes; da Coordenadora Geral do GAFCE/RJ, professora Márcia Corrêa; do assessor técnico professor Ivan Emídio e da articuladora em Arraial do Cabo, Rosangela Soares. O Conselho Escolar tem como objetivo zelar pela escola, deliberar e monitorar a aplicação dos recursos destinados à unidade escolar, assegurando também a qualidade do ensino. Além disso, ele deve ser constituído por pais, funcionários da unidade de ensino e membros da comunidade.

MUTIRÃO DE COLETA NA RESTINGA

Ainda em Arraial, o município realizou um mutirão de coleta de lixo com o objetivo de reduzir os impactos ambientais no ecossistema cabista. A ação, em parceria com membros do Grupamento Operacional Ambiental Marítimo (GOPAM), foi nesta quinta-feira (23) no Parque Natural Municipal da Restinga da Massambaba. A operação, que faz parte do cronograma de atividades do projeto “Natureza Limpa”, identificou 27 pontos com descartes de resíduos inadequados dentro da importante Unidade de Conservação da cidade e conseguiu recolher cerca de três toneladas de garrafas de vidro apenas nesta manhã.“Desde a última segunda-feira (20), nosso grupo conseguiu retirar aproximadamente 176 toneladas de resíduos de várias origens e sem aproveitamento. Arraial do Cabo não é um vazador de lixo, nossa natureza precisa ser respeitada e a conscientização ambiental começa por essas ações de limpeza”, disse Leonardo Sandre, chefe de Proteção Ambiental.

VÍDEO POLÊMICO BOMBA NO CANHÃO DA ALDEIA

Em São Pedro da Aldeia, uma lástima que esse vídeo (do print acima) tenha voltado a viralizar nas redes sociais, grupos de WhatsApp e listas de transmissão de toda Região dos Lagos falando do Macega – que se diz blogueiro -, que tem mais de 70 processos, inclusive por discurso homofóbico, intolerante, apoiando nazismo e até Hitler, sem falar que já foi notícia aqui no RC24h por bater na esposa. O registro é de quando ele era candidato a vereador (que vereador seria, hein?). Na ocasião, Bia foi agredida, assediada, intimidada e constrangida por esse elemento sem camisa e fora de si. O pessoal da região sabe bem que ele é um cara conhecido por ter essa postura ameaçadora. Lamentavelmente, esse vídeo voltou à tona e a gente nem sabe dizer o porquê de estar sendo relembrado por todo mundo na Aldeia. Seria para instigar os odientos e as almas sebosas a destilarem mais ódio em pleno mês do Orgulho LGBTQIA+? Macega é conhecido por fazer ameaças de violência e agressão até ao prefeito aldeense, Fábio do Pastel (PL). Nós aqui do RC24h também ficamos muito preocupados, a gente sabe muito bem que a CEO é uma mulher – aliás como a maioria da equipe que trabalha nele; tem homossexuais também. Então, o temor é que esse discurso fascista, intransigente, possa servir de didática a outras pessoas que se afinizam com o fascismo e com a postura da extrema direita. Importante destacar, Macega não anda sozinho. Tem Rasputin com ele, sim, senhor.

JORNADA FORMATIVA LGBTI

O Centro de Cidadania LGBTI da Baixada Litorânea I e II, com apoio da ONG aldeense Aldeia Diversidade, está realizando mais uma Jornada Formativa no município de São Pedro da Aldeia. Na fase atual estão sendo capacitados servidores da secretaria de Saúde. A jornada tem como objetivo levar conhecimento e aprimoramento no atendimento ao público LGBTQIA+. A secretaria de saúde já tem um projeto voltado para o público chamado, que visa oferecer atendimento sem burocratizar os serviços. Através da ONG Aldeia Diversidade foi feito um levantamento e apontado que a população LGBTQIA+, na maioria das vezes não procura a rede por falta de acesso. Esse fato ocasiona, por exemplo, que pessoas trans façam uso de medicamentos inadequados. A articulação para a jornada foi da assessora técnica do Centro de Cidadania e presidente da ONG Aldeia Diversidade, Laysa Jotha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui