REUNIÃO DE SANEAMENTO

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), se reuniu nesta quinta-feira (1º), com secretário municipal do Ambiente e Saneamento, Dr. Jorge Oliveira; e o presidente da Fundação do Meio Ambiente, Maycon Victorino, em seu gabinete na prefeitura, para discutir sobre os investimentos em saneamento. A prioridade do encontro foi tratar do desassoreamento do canal da Praia dos Anjos. A expectativa é solucionar a questão ainda este ano. O prefeito quer acabar com aquela língua negra de águas pluviais na praia que, perdoem o trocadilho, não cheira nada bem para o turismo da cidade, sendo constantemente destaque negativo na imprensa. Um problema antigo de Arraial que, entra governo, sai governo, continua intacto e Marcelo, ao que parece, puxou pra si o desafio de trabalhar para solucionar. Será que conseguirá? Segundo o chefe de Gabinete do prefeito, Bernardo Alcântara, o canal construído na praia tem 2m de altura e 1,8m já está assoreado e nunca foi limpo. Com 20cm para passagem da água fica difícil ser diferente do que está, né? Ações de saneamento nos distritos também foram pauta na reunião de Marcelo com as autoridades. Será uma solução no horizonte?

SOB NOVA DIREÇÃO

O ex-vereador de Arraial do Cabo, Ton Porto, assinou nesta quinta-feira (1º), a ficha de filiação do PDT pelas mãos do próprio Carlos Lupi, presidente nacional do partido, e do coordenador regional do PDT, Janio Mendes (PDT), que também é diretor financeiro da Alerj. A filiação teve direito a toda a pompa e circunstância, vide o look dos atores políticos participantes. Um recado claríssimo de que, provavelmente, ainda na outra eleição, o PDT queria compor uma chapa com Ton Porto à frente para a Prefeitura do Cabo, mas o saudoso Henrique Melman brigou pelo partido e acabou, na queda de braço, levando a melhor, conseguindo ser o candidato pela sigla. Com o passamento de Melman, o PDT, ao que parece, está livre para tomar suas decisões políticas e, imediatamente, garantiu ao Ton o comando dos democráticos-trabalhistas para disputar a próxima eleição.

ARTICULAÇÃO PRÓ-JANIO

Acima de tudo, a ocasião também faz uma articulação interessante em favor do pré-candidato a deputado estadual Jânio Mendes, que tem procurado se organizar nesse sentido para estar mais calçado para a disputa do ano que vem. Dadas as circunstâncias da eleição do ano passado, Ton conquistou 3.956 votos e o PDT, com Melman, 2.516 votos. A união dos dois dá a Janio um universo potencial de 6.472 votos em Arraial do Cabo. O que corresponde a 28,21% dos votos da cidade na última eleição. Lógico que não é certo que ele receberá esses votos, mas não deixa de ser um potencial dos mais interessantes. Filiar Ton é também uma forma de evitar que, após a morte de Melman, a galera queira se assanhar no Cabo para tomar o PDT. Movimento interessante e do interesse, notoriamente, de Janio. 22 é logo ali.

“TORÇO POR MARCELO”

Ainda sobre a novidade de Ton Porto assumir o PDT de Arraial do Cabo, conversando com Ana Melman, neta de Henrique Melman e herdeira política do avô, perguntamos como ela avaliava esse novo momento do partido na cidade. Ao que, rapidamente, ela comentou que torce pela cidade que escolheu viver, mas não quer se meter em política. Ana destacou ainda, que o atual governo cabista “não tem nem um ano”. “Eu torço por Marcelo”, completou a advogada. Para bom entendedor…

GENTE ENCIUMADA

De Cabo Frio, ainda reverbera a nomeação de Davi Souza (PDT) como novo secretário de Governo de José Bonifácio (PDT), e tem gerado muitas especulações. Tem gente que acredita que existe um plano do PDT de Zé e Janio Mendes em preparar Davi para ser prefeito ou mesmo buscar uma vaga de vice, entre vários outros comentários nas ruas. A verdade é que a ascensão de Davi à secretaria de Governo dá mais espaço a Janio, que se consolida cada vez mais como o conselheiro mais influente junto ao prefeito. Sem tirar o mérito de Davi, que com seu brilho próprio e seu jeito de fazer política conseguiu cativar a confiança do prefeito. Por outro lado, há que se considerar que, embora Davi ter sido alçado ao executivo agrada ao parlamento cabo-friense, há uma insatisfação dentro do próprio grupo de Zé Bonifácio. Tem gente enciumada demais com esse espaço que Janio está vem ocupando, cada vez mais, no coração e na mente do prefeito cabo-friense. A questão é será que esse ciúme vai ficar apenas no campo do resmungue? Ou a parte descontente dos pedetistas vai se movimentar? Os insatisfeitos que lutem para ver se conseguem reverter ou então que parem de reclamar pelos cantos.

AÇÃO PELA VOLTA ÀS AULAS

O Ministério Público ajuizou ação civil pública contra a cidade de Cabo Frio e o prefeito José Bonifácio (PDT), pedindo à Justiça que determine à cidade que regulamente o serviço público educacional, de maneira presencial, ainda que de forma híbrida. O MP afirma que o município tem violado o direito à educação da sua rede pública de alunos, com a ausência de motivação técnica que justifique a não apresentação de um plano de retomada das aulas presenciais. Vale lembrar aqui que, há um mês o prefeito exonerou o secretário de Educação Flávio Guimarães, justamente porque ainda não havia sido apresentado um planejamento do retorno às atividades escolares. Até porque, atualmente, os professores já estão vacinados e o índice de internações por Covid baixou bastante. Sendo assim, a atual titular da pasta, Elicéa da Silveira vai ter que correr para apresentar esse planejamento. Agora, mais do que nunca.

NOVO PAP

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) está animadíssimo com o adiantado das obras da futura instalação do Posto Avançado da Prefeitura (PAP), em Cem Braças. Ele esteve lá nesta quarta (30), conferindo os trabalhos. A animação é, principalmente, pela descentralização dos serviços para os moradores da região, que não precisarão mais se deslocar ao centro da cidade para resolver. “Está tomando forma, tô gostando de ver”, disse Alexandre.

ETAPA BÚZIOS

O Secretário de Lazer e do Esporte, Gugu Braga, participou nesta quinta-feira (1º), de um café da manhã, com o organizador dos jogos estudantis do Estado, Fernando Simas. Entre um pão de queijo e um dedo de prosa, fecharam parceria para Búzios sediar uma das etapas do campeonato. Os Jogos são classificatórios para as etapas nacionais realizadas pelo COB, junto com o Ministério do Esporte, que classificam para o campeonato Sul-Americano Escolar e o Mundial Escolar.

CHORO DE ALEGRIA OU DE TRISTEZA?

Dida Gabarito (PRTB), suplente do vereador Lorram Silveira (PRTB) é conhecido pela fama de “chorão”, no sentido literal mesmo. Quando foi vereador, chorou por duas ou três vezes e ganhou essa fama. A turma disse que ele deve ter chorado também quando viu seu sonho de sentar na cadeira de vereador se dissipar com o habeas corpus que Lorram conseguiu essa semana. Esse pessoal da praça Santos Dumont não perde uma piada.

TRABALHANDO O ORGULHO

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) passou parte da tarde vistoriando a montagem da estrutura para a feirinha Criatividades da Terra, que acontece neste sábado (3), na Praça Edyla Pinheiro, das 9h às 17h. Inclusive, seria a inauguração da Faetec com o governador Cláudio Castro (PL), que adiou o encontro (novamente) para dia 9 de julho. Com isso, sobrou mais tempo para o prefeito focar no evento, que reunirá apenas os produtores rurais e artesãos da cidade, que irão expor seus produtos e comidas à base de aipim, principal cultivo da zona rural. Na ocasião, também será apresentada a primeira cervejaria artesanal genuína de Iguaba, a “Kranz Bier”. Importante observar que cada ação do governo municipal nesse sentido vai ao encontro do discurso do Vantoil, em fazer o iguabense sentir orgulho da terra. A feirinha acontecerá todo primeiro sábado de cada mês e chega com jeito de que será um sucesso regional.

CLIMA DE TABU

Ainda de Iguaba Grande, o vereador Luciano Silva (CID), líder do governo na Câmara, disse que, por enquanto, as discussões para antecipação da Mesa Diretora no parlamento iguabense estão paradinhas, ninguém quer falar no assunto. Tá meio um clima de tabu, hein? De qualquer maneira, um dos que não toca no assunto é o prefeito Vantoil Martins (CID), que não tem se metido nessa questão, segundo revelou o próprio Luciano Silva. Ainda falando com o vereador, ele destacou que os 11 parlamentares estão muito animados com a importante vitória na justiça com o aumento dos royalties de petróleo. Ele está confiante de que muitos avanços serão conquistados no município. Questionado se ele não tem preocupação com a aplicação desses recursos, já que a Câmara tem o papel de fiscalizar, Luciano disse que tem conversado com o prefeito sobre a questão da transparência na execução de obras com verba desses royalties, colocando a população sempre a par das ações, mas afirmou que está tranquilo. Vantoil já foi vereador, já esteve do lado de lá do balcão, sabe bem como funciona. Com relação à mesa diretora, todos quietinhos, ninguém mexe no assunto. Até porque não existe oposição. Se existe, a gente desconhece. É esperar para ver quem leva.

INAUGURAÇÕES À VISTA

A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), vistoriou as obras de drenagem e asfaltamento na rua José Coutinho, trecho da travessa Guimarães e rua Dr. Danilo Franceschi, no bairro Praça da Bandeira, nesta quinta-feira (1º). De acordo com a chefe do Executivo, a intervenção será entregue em breve parta a população.

SINE E CASA DO TRABALHADOR

O vereador de Araruama, Elói Ramalho (PSD) anunciou nesta quinta-feira (1º), que conseguiu, junto ao governador, Cláudio Castro (PL), e a secretaria Estadual de Trabalho e Renda o retorno do Sine, além da implantação da Casa do Trabalhador no município. Segundo Elói, o programa destaca o desenvolvimento de ações do trabalhador, sobretudo o jovem, através de alinhamento das demandas de ofertas como orientações sobre primeiro emprego, estágio, elaboração de currículo, atendimento à mulher trabalhadora, entre outros. Entre os benefícios, a emissão da carteira de trabalho, que não é feita em Araruama. Ao Portal RC24h, Elói afirmou que não é bravata política e que ele, em pessoa, já está procurando o lugar para a instalação do dispositivo. Na semana que vem, a “galera” deve ir inspecionar a questão e o prazo que o parlamentar deu para funcionamento é de até 90 dias. Ramalho ainda fez uma saudação ao prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), a quem chamou de professor.

ARLINDO VACINADO

Após ficar entre a vida e a morte no mês passado, o jornalista Arlindo Júnior (PATRI), tomou a primeira dose da vacina da AstraZeneca para a COVID-19 em Araruama, nesta quinta-feira (1º). Se antes era opositor ferrenho da prefeita, Lívia Bello (PP), e do primeiro-cavalheiro, Chiquinho da Educação, agora, Arlindo é só elogio e gratidão. Além de parabenizar a chefe do Executivo pela organização da campanha de vacinação, recentemente, Arlindo disse à coluna que foi Chiquinho a primeira pessoa que ele procurou quando foi internado com COVID. “Sou muito grato a ele. Se não tivesse sido acolhido no hospital [de campanha], teria morrido em Saquarema”, declarou Arlindo, que chegou a passar 19 dias intubado.

800 EMPREGOS NA ALDEIA

Os sócios-empreendedores do CEASP, maior centro privado de abastecimento de alimentos do Brasil, assinaram, na noite desta quarta-feira (30), um termo de convênio com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia para viabilizar postos de trabalho para a população. A partir da próxima semana, as vagas serão divulgadas pela secretaria municipal de Agricultura, Trabalho e Pesca, que será a responsável por cadastrar os currículos e fazer a pré-seleção dos candidatos. Segundo o prefeito, Fábio do Pastel (PL), serão 800 vagas de emprego para a população aldeense. “Receber o Centro de Abastecimento no município facilitará não só a vida de quem é comerciante na região, como também dos consumidores que compram a varejo”, comentou o prefeito. Para um dos sócios do empreendimento, Gustavo Scarambone, “ter a Prefeitura como a ‘porta de entrada’ no processo seletivo, é muito gratificante, pois além de possuir uma equipe qualificada, também é conhecedora do perfil dos moradores”, destacou o empresário.

PREFEITOS NO AEROPORTO

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT) recebeu nesta quinta-feira (1º), o prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), e o ex-prefeito daquela cidade, Rodrigo Neves (PDT), na sede da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) para uma visita às instalações do Aeroporto. “Niterói e Maricá são cidades que cada vez mais ganham uma vida comum, tem projetos que discutimos permanentemente de natureza social, econômica, do desenvolvimento. A visita deles simboliza que os projetos de Maricá também representam uma expressão importante de bons exemplos que a gente tem construído na cidade de Maricá que interagem com toda a região”, concluiu Horta. O presidente da Codemar, Olavo Noleto, e o secretário de Governo, João Maurício de Freitas, também acompanharam o encontro.

GUARDA MARIA DA PENHA

A Prefeitura de Saquarema, por meio das secretarias da Mulher e de Segurança e Ordem Pública, inicia o projeto “Guarda Maria da Penha” nesta segunda-feira (5). A iniciativa é voltada à promoção de mais segurança e proteção das mulheres. O projeto conta ainda com apoio das polícias Civil e Militar e consiste no acompanhamento das mulheres vítimas de violência e abusos que procuraram atendimento e assistência na secretaria da Mulher. O grupamento também vai realizar visitas às mulheres que têm medidas protetivas para assegurar e verificar a garantia do seu direito e sua proteção e auxiliará a secretaria em ações de ocorrências. Para mais informações sobre a Guarda Maria da Penha e demais serviços oferecidos pela Secretaria da Mulher e pelo Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), o cidadão deve entrar em contato com a secretaria municipal da Mulher pelo telefone (22) 99859-7841 ou ir até a sede, que fica na rua Estudante Elcira de Oliveira Coutinho, nº16, em Bacaxá. O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A NOVA DO CLAUDINHO GOGÓ

A nova leva de palavras (ao vento) que saíram da boca do governador Claudinho Gogó, digo Cláudio Castro (PL), para a Região dos Lagos nesta quinta-feira (1º) é que a pavimentação da Estrada do Nelore, em Cabo Frio, é uma das prioridades com uso dos recursos da privatização da Cedae. A nova promessa foi feita durante a inauguração dos voos da Itapemirim no Galeão. Com 2,5 quilômetros de extensão, a Estrada do Nelore é uma via que vai promover a ligação dos municípios de Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios, além de beneficiar as demais cidades da Costa do Sol. A pavimentação é uma antiga reivindicação do movimento Amigos do Peró e a luta foi ampliada nos demais municípios da região devido à importância da via para a interligação municipal, que é feita atualmente pelo Jacaré, que tem vias estreitas, com urbanização degradada e áreas de risco. Vamos ver se vai ficar na garganta de Castro igual o Unilagos ou, dessa vez, vai para frente. Todavia, dia 9 de julho, sexta-feira, o governador deve vir à Região dos Lagos para inaugurar o IML de Cabo Frio, a sonhada unidade da Faetec de Iguaba Grande e lançar a pedra fundamental do cinema de São Pedro da Aldeia. Claro, em se tratando de Castro, é ver para crer, né não?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui