InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (7)

Saiba quem vai cuidar da gestão do hospital Unilagos em Cabo Frio e quando entrará em funcionamento; Vereadores cabo-frienses vão à capital pressionar governador; Zé Bonifácio e os 100 dias de governo; Alexandre Martins coloca Búzios em três consórcios de vacina; Vantoil Martins faz teste rápido para Covid; Lívia de Chiquinho comemora vacinação; Marcelo Magno de malas prontas para outro partido; São Pedro aponta bairros mais infectados pela Covid... E muito mais!

PRESSIONARAM GOVERNADOR

Um dia após o “pedala Robinho” que a prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP) deu em Cláudio Castro (PSC) cobrando medidas mais efetivas para que o combate à Covid seja eficiente na Região dos Lagos, os vereadores de Cabo Frio Davi Souza (PDT) – líder de governo na Câmara – e Leo Mendes (DC) foram ao Rio nesta quarta (7) e entregaram um ofício pessoalmente ao governador Cláudio Castro (PSC). Castro anunciou a reativação do Unilagos para o fim de março e até agora nada. Os parlamentares cabo-frienses estavam acompanhados do ex-deputado estadual Janio Mendes, responsável pelo agendamento do encontro. “Viemos reforçar a necessidade do pleno funcionamento do Hospital”, disse Davi.

ANDOU, MAS NEM TANTO

E nessa via crucis para a reabertura do Unilagos, o Governo do Estado finalmente parece ter tomado alguma atitude mais palpável, porém sem muita precisão. Surpreendentemente, quem está a frente das tratativas da reativação da unidade hospitalar é a secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. O líder da Secti, o candidato derrotado à Prefeitura de Cabo Frio no ano passado, Dr. Serginho (REP), se reuniu nesta terça (6) com a equipe técnica para definir o plano de trabalho para reabertura do hospital. Segundo nota, o documento será encaminhado para a secretaria Estadual de Saúde, que vai analisar a possibilidade de descentralizar os recursos para que a Secti, através da Uerj, administre a unidade com profissionais e equipamentos. Previsão para atendimento? Na nota, “Próximas semanas”. Em português bem claro, “Deus sabe quando”.

10 ANOS E 100 DIAS DE ZÉ

Logo depois de completar 100 dias no governo muncipal cabo-friense no próximo domingo (11), o prefeito José Bonifácio (PDT) anunciou que fará uma coletiva de imprensa na segunda (12), a partir das 16h, para fazer um balanço desse período à frente do município. A informação foi divulgada nesta quarta (7). Ao todo, Zé já governou a cidade de Cabo Frio por 10 anos, exercendo um primeiro mandato entre os anos de 1977 e 1983 e de 1993 a 1996.

ESCLARECIMENTOS E TIRA DÚVIDAS

Por falar em entrevista coletiva, nesta sexta-feira (9), quem vai participar de uma é o secretário de saúde de Cabo Frio, Felipe Fernandes. Porém, quem fará as perguntas serão vocês, internautas do Portal RC24h. Felipe participa de uma live, conduzida pela jornalista Renata Cristiane, a partir das 10h para esclarecer e tirar dúvidas sobre todo o processo em relação ao plano de vacinação de Cabo Frio, que muita gente tem reclamado que anda bem lento. O secretário esteve em sessão ordinária na Câmara Municipal nesta terça (6), após ser requerido pela vereadora Carol Midori (DC), porém a discussão ficou muito centrada ali nos questionamentos trazidos pelos vereadores. E aí, então, a população terá essa oportunidade de tirar as próprias dúvidas nesta quinta. O bate-papo, como é de praxe, será transmitido também pela fanpage da rádio Costa do Sol FM.

80 MIL DOSES PARA BÚZIOS

O prefeito Alexandre Martins (REP) já formalizou intenção de compra de vacina contra a Covid em três consórcios diferentes, incluindo o da russa Sputnik. A lembrar, a lei que autoriza estados, municípios e o setor privado a comprarem vacinas com registro ou autorização temporária de uso foi assinada mês passado. Em Búzios, a última serão 80 mil doses que vão acelerar a imunização no balneário, já que se depender do governo federal isso ainda deve demorar. Com os imunizantes garantidos, a perspectiva é que essa vacinação em massa comece até a segunda quinzena de maio. “Se conseguir pra essa data vai ser ótimo”, disse Alexandre, que chegou a ser criticado pelo ex-prefeito buziano, Mirinho Braga, no Facebook. Numa postagem de dois dias atrás, Mirinho deu uma alfinetada em Alexandre, dizendo que tinha que ser prioridade do prefeito vacinar toda a população, sem esperar o governo estadual. “Eu já teria comprado vacina para toda população”, postou o ex-prefeito buziano, que atualmente é secretário-adjunto de Relações Institucionais da prefeitura de Cabo Frio. Questionado sobre a crítica, Alexandre não deixou barato: “Estamos tentando de tudo. E só queria lembrar que metade dos nossos atendimentos é de paciente de Cabo Frio, que não fez nada para melhorar essa situação”, disparou.

‘BOTE SALVA-VIDAS’

Ainda sobre a situação da Covid em Búzios, o vereador Gugu de Nair (DEM) disse à coluna, nesta quarta (7), que espera que o governo municipal aprove um auxílio emergencial o quanto antes para a população, principalmente os comerciantes que dependem do turismo para fazer a economia girar. “Esse ano não tivemos verão como no ano passado, muita gente quebrou e essa situação tende a piorar nos próximos meses. Orçamento para isso tem, esse ano Búzios tem R$ 330 milhões”, disse ele. Para ele, uma ajuda de custo de R$ 500 durante cinco meses para cerca de 10 mil famílias da península faria toda a diferença. “Vou bater nessa tecla até o prefeito atender”, acrescentou. Para tanto, disse que pretende, inclusive, ir a Maricá para entender como o programa deles funciona. “O auxílio emergencial é mais do que um custo orçamentário; ele é um investimento, porque além de levar um sustento provisório até a mesa da família, faz a roda da economia continuar girando. E se ela gira, a própria prefeitura recebe o investimento em forma de tributos e impostos. Se essa pandemia é comparada a um naufrágio, então o auxílio emergencial é o bote salva-vidas”, finalizou.

TESTANDO A TESTAGEM

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania), realizou o teste rápido para a COVID-19 nesta quarta-feira (7) em uma ação da Prefeitura. O município iniciou essa semana a aplicação da testagem em toda a população. Os trabalhos começaram no bairro Sapeatiba-Mirim e, nesta quarta, a equipe esteve no bairro Cidade Nova. Na quinta (8), será a vez da população que reside nas proximidades da Praça da Nova Estação. O prefeito comemorou e agradeceu a Deus porque o teste dele deu negativo. Quando questionado sobre a situação da compra da vacina, já que Iguaba ingressou em um consórcio de municípios para aquisição de imunizantes, ele disse que, por enquanto, as coisas estão paradas e que o clima é de ansiedade, mas que está acompanhando a situação. Segundo Toil, os governantes estão pressionando a Anvisa para que autorize a liberação da Sputnik V, vacina almejada pelo consórcio.

DECRETO EFETIVO

Ao Portal RC24h, Vantoil também comentou as novas medidas restritivas previstas no decreto que passou a valer nesta terça-feira (6) em Iguaba Grande. Segundo o prefeito, a população entendeu e não está reclamando sobre a proibição de mesas e cadeiras em bares. Inclusive, ele destacou que as praias e lagoas também segue proibidas e parabenizou a população que está sendo compreensiva e acatando as determinações. Vantoil estendeu os parabéns às equipes de fiscalização: “a Postura tem feito um trabalho fantástico em parceria com a Guarda Municipal e a Polícia Militar”. O prefeito parabenizou não só a questão do controle da frequência das pessoas na lagoa, mas também o cumprimento da normativa prevista no decreto que fala que todo o comércio deve fechar até às 22h. Ou seja, em Iguaba, pessoal tá respeitando.

MUDANÇA DE PARTIDO

De Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno está de malas prontas para outro partido, vai deixar o Solidariedade. Nesta quinta-feira (8), ele estará na sede do Partido Liberal (PL), no Rio, para assinar a ficha de filiação. Quem estará lá também é o senador Romário, que sai do Podemos. E pelo que apuramos, o PL está cortejando mais políticos da Região dos Lagos, além de Magno. Parece que tem outros prefeitos que também devem se filiar à sigla em breve.

GRATUIDADE NA LICENÇA

Continuando no município cabista, o ‘Coletivo Arraial’ está na luta pela gratuidade anual na licença aos ambulantes cadastrados. Um petição, inclusive, já está na internet para conseguir o mínimo de 200 assinaturas que possibilitem o envio do documento ao legislativo. Na justificativa da petição está o fechamento das praias por 4 meses ter impossibilitado os ambulantes de trabalharem. “Solicitamos que os nobres vereadores reavaliem os valores cobrados aos ambulantes cabistas, e sugiram ao executivo municipal um desconto aos trabalhadores ambulantes para o exercício de 2021”. Alguns vereadores disseram que vão abraçar a causa. Vamos aguardar.

COMEMOROU VACINAÇÃO

Em Araruama, onde, nesta quarta-feira (7), foi realizada a vacinação dos idosos de 66 anos nascidos entre os meses de julho e dezembro, a campanha de imunização foi motivo de um post comemorativo na página da prefeita Lívia Bello (PP). Segundo o vacinômetro, publicado pela chefe do Executivo municipal, a cidade tem, até esta quarta, 18.290 vacinados, o que corresponde a 13,62% da população. É lógico que o valor é muito distante do ideal, porém está acima da média do Brasil, que é de 9,84% da população vacinada. “Notícias boas merecem ser compartilhadas”, afirmou a prefeita na publicação.

QUANTITATIVO DE COVID POR BAIRRO

São Pedro da Aldeia está entre os poucos municípios no Estado que divulgam o quantitativo diário de novos casos de Covid por bairros. Nesta quarta (7), a Prefeitura divulgou novo panorama que coloca o Campo Redondo com maior número de infectados, 15, seguido pelo São João, com 12. No geral, a cidade – que continua na bandeira vermelha – tem hoje 4.390 casos confirmados de coronavírus e 156 óbitos. A taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Pacientes Graves é de 40%, o índice de ocupação dos leitos de observação é de 10% e o de enfermaria é 100%.

MUMBUCA MUNDO AFORA

Tanto a Prefeitura de Maricá, quanto o prefeito da cidade, Fabiano Horta (PT), comemoraram, nesta quarta-feira (7), a veiculação de uma reportagem na TV Al Jazeera, do Oriente Médio, sobre a mumbuca. A matéria destacou o pagamento dos subsídios para os comerciantes do município, ressaltando a história da comerciante Jandira Freire, apresentada como uma beneficiaria de “um auxílio de U$ 50 mensais, mas não do Governo Federal, e nem em reais”. Incontestavelmente, a moeda mumbuca já é um símbolo maricaense que não para de ser reconhecido mundo afora. Mérito da gestão, reeleita com aprovação soberana nas eleições passadas. Passa a receita, Horta.

NOVO DECRETO EM RIO DAS OSTRAS

O prefeito de Rio das Ostras, Marcelino da Farmácia (PV), fez uma live no início da noite desta quarta-feira (7) para avisar que cerca de 70% das atividades econômicas serão retomadas na cidade, a partir do novo decreto que será divulgado nesta quinta (8). Mas pediu conscientização das pessoas para que cumpram rigorosamente as medidas de segurança e não correrem o risco de terem que suspender o funcionamento novamente. “Só dá certo se cada um se conscientizar porque é um projeto maior”, ressaltou. A live aconteceu logo após a reunião do comitê de enfrentamento e teve picos de 1,2 mil espectadores simultâneos.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content